03/04/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XXIV-OS RIOS E A VIDA
1- RIO URUGUAI
HISTÓRIAS DO OESTE




FONTE:  Filmesquevoam
.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Treze refugiados da Síria e Iraque chegaram a Portugal

Treze refugiados da Síria e Iraque chegaram esta quarta-feira a Portugal, provenientes da Turquia, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Num comunicado conjunto, da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e do ministro da Administração Interna, explica-se que se trata de sete adultos e seis menores e que são os primeiros a partir da Turquia, no âmbito do programa.

Segundo o Governo, são três famílias e um cidadão isolado, acolhidos em Lisboa e Braga e que foram recebidos pela Câmara Municipal de Lisboa, pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados e pela Plataforma de Apoio aos Refugiados.
.
As 13 pessoas estavam na Turquia, sob proteção do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e tinham integrado uma seleção feita, em novembro passado, por uma equipa do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e do Alto Comissariado para as Migrações (ACM).

Na altura as duas entidades fizeram 171 entrevistas a 39 famílias de nacionalidade síria e iraquiana.
A missão, como outra que fora feita no Egito, fez-se na sequência da resposta de Portugal a um pedido da Comissão Europeia aos Estados-membros de reinstalarem até ao fim do ano 50 mil pessoas que precisam de proteção internacional.

Portugal mostrou-se disponível para reinstalar até 1010 refugiados sob proteção do ACNUR na Turquia e no Egito.

Portugal recebeu já 127 pessoas no âmbito do Programa a partir do Egito, acolhidas por entidades como o Centro Português de Refugiados, Peaceful Paralell, vários municípios ou a Cruz Vermelha Portuguesa.

Segundo o Governo, em maio será feita uma última missão ao Egito e em junho uma missão de seleção à Turquia.

* Que sejam bem vindos!


.
.


LULI FAMA

WAPISIMA/1

PRIMAVERA/VERÃO
Resort 2019


CONCLUI PRÓXIMA QUARTA-FEIRA
FONTE:  TRAFFIC-CHIC

.
.
HOJE  NO 
"DINHEIRO VIVO"
Ikea vai começar a alugar móveis.
.Portugal está na rota para 2020

Serviço de aluguer de móveis chega a Portugal em 2020, depois de testes em quatro mercados europeus piloto

O Grupo Ingka vai começar a testar o serviço de aluguer de móveis nos 30 mercados em que a Ikea está presente. O serviço chega a Portugal a 2020, depois de testes em quatro mercados piloto. Funcionará por assinatura.

“Em Portugal, a Ikea vai testar o serviço de leasing de produtos de mobiliário e decoração, durante 2020, com base nas aprendizagens e recomendações partilhadas pelos mercados piloto”, informa fonte oficial da cadeia sueca. Holanda, Polónia, Suécia e Suíça são os mercados piloto.

“O nosso sucesso no futuro estará na nossa capacidade de reformular e melhorar o modelo de negócio da Ikea. Testar a oferta de leasing é uma das maneiras pelas quais nos desafiamos a cumprir a nossa estratégia de transformação e de nos tornarmos um negócio mais acessível, conveniente e sustentável. As alterações climáticas e o consumo insustentável estão entre os maiores desafios que enfrentamos na sociedade – o desenvolvimento de negócios como este mostra como estamos focados em concretizar a nossa visão de criar uma vida melhor para a maioria das pessoas”, justifica Jesper Brodin, CEO do Grupo Ingka, citado em nota de imprensa.

A cadeia sueca tem vindo a trabalhar no âmbito da economia circular, tendo desenvolvido, inclusive em Portugal, programas para a troca de móveis antigos por vouchers presente. A companhia quer, até 2030, ser uma empresa neutra para ambiente e baseada numa economia totalmente circular, e é nesta estratégia que se insere este novo serviço através do qual a cadeia sueca pretende “ajudar os seus clientes a adquirir, manter e reutilizar os produtos Ikea de uma forma sustentável, prolongando a sua vida.”

“Mais do que uma abordagem de financiamento, o objetivo é oferecer um serviço de leasing através de um modelo de assinatura, permitindo à Ikea manter a propriedade do produto para garantir a reutilização tantas vezes quanto possível antes da reciclagem de materiais e componentes no final da vida útil.”

* Aguardamos com expectativa que uma cadeia farmacêutica  alugue preservativos, ou uma sexshop alugue vibradores.

.
.

5-TOXINAS À MESA
A AMEAÇA DO GLIFOSATO


* Uma importante reportagem gravada em castelhano, fique alerta.

FONTE:  RT en Español

.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Juncker só aceita "curta extensão" 
se parlamento britânico 
aprovar Acordo até 12 de abril

O presidente da Comissão Europeia defendeu que nenhuma extensão de curta duração do ‘Brexit’ será possível se a Câmara dos Comuns não ratificar o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE) até 12 de abril.
.
“Se o Reino Unido estiver em condições de aprovar o Acordo de Saída, com uma maioria viável, até 12 de abril, a UE deverá, nesse caso, aceitar uma extensão até 22 de maio. Se a Câmara dos Comuns não se pronunciar antes desta data, nenhuma extensão suplementar de curta duração será possível”, declarou Jean-Claude Juncker.

Numa intervenção no Parlamento Europeu, na mini-sessão plenária a decorrer em Bruxelas, o presidente do executivo comunitário argumentou que conceder uma nova extensão curta do Artigo 50.º ao Reino Unido poria em causa o normal decurso das eleições europeias, assim como o bom funcionamento da UE.

* Será que o 'povo é quem mais ordena?'

.

PAULO BALDAIA

.





Bolsonaro lusitano 
em construção

O tiro de partida, é preciso recordar, foi dado pela Esquerda, que surpreendeu toda agente e se uniu, tendo como cimento dessa união a necessidade de impedir Passos Coelho e a Direita de continuarem a governar.

Tendo ganho as eleições, os militantes da Direita Alternativa passaram a ter como desígnio único a recuperação do poder, custe o que custar, demore o tempo que demorar. A Esquerda unida deu o pretexto para o sonho de federar toda a Direita. Pouco importa que existam direitas que estão mais próximas do PS e até direitas que estão mais próximas dos radicais de Esquerda, porque os extremos se tocam. O inimigo é o socialismo, mas também o PSD que não se resigna a entregar o partido como barriga de aluguer para um assalto ao poder.

Este tipo de movimentos não vive sem um líder carismático e é a falta desse Messias que mais tem contribuído para atrasar a afirmação do populismo de Direita em Portugal. É um populismo que transforma toda a classe política em potenciais corruptos, os imigrantes num foco de conflitos e os verdadeiramente pobres em caçadores de subsídios.

Sejamos honestos, se eles espreitam a oportunidade de se afirmar, e nós vemos como o populismo cresce em todo o lado, são os partidos tradicionais que tudo fazem para lhes escancarar a porta. Por cá, o bloco central não perde uma oportunidade para aparecer como uma agência de lobistas, mais interessada no seu próprio bem-estar do que no bem-estar de todos os portugueses.

A alteração, à última hora, do diploma que previa mais restrições para os deputados-advogados e oriundos do setor financeiro, contrariando o que o PSD e o PS andaram a defender nos últimos três anos de trabalho no Parlamento, mais as notícias sobre as nomeações de familiares para os gabinetes governamentais, institutos e empresas públicas, são o pólen com que se faz o mel de que se alimenta o populismo. Nestes processos, o urso parece sempre um animal inofensivo, até ao momento em que dá o abraço. O que preocupa em movimentos como o 5.7 é a quantidade de pessoas capazes e sérias e que dão um ar normal à coisa, sabendo todos que essas serão as pessoas que vão saltar fora quando derem conta do radicalismo que está na sua génese. Quem lá vai ficar são mesmo os mais 
desqualificados, porque só esses estarão dispostos a viver do medo, para sobreviverem politicamente.

P.S.: E sobre Rio? Nem um pio?
Não passou assim tanto tempo desde que foi suspensa a novela com críticas diárias à liderança de Rui Rio e que culminaram com um desafio à sua liderança. Tudo era um desastre na ação política do líder do PSD, diziam os críticos internos e repetia a maioria do comentariado. Dele só se poderia esperar o desastre e, por isso, era preciso substituí-lo. Agora, estão calados porque já perceberam que andaram a trabalhar para o futuro político de Rio. 

Colocaram as expectativas tão em baixo, que até lhes custa a engolir que o partido esteja a recuperar nas sondagens. A perspetiva de ficarem muito tempo no desemprego acabará por levar muitos deles para outro lado.

*JORNALISTA

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
02/03/19








.
.


1870.UNIÃO



EUROPEIA




EX-VICE-GOVERNADOR DO BCE
COM FALTA DE MEMÓRIA

.
.
 HOJE NO 
"DESTAK"
Governo quis tirar palavra corrupção de
.relatório da OCDE sobre Portugal 
- Álvaro Santos Pereira

O antigo ministro Álvaro Santos Pereira disse hoje no parlamento que houve "algum incómodo" e que um membro do Governo e a delegação portuguesa na OCDE quiseram remover a palavra corrupção do relatório da OCDE sobre Portugal, divulgado em fevereiro.
.
Especial Corrupção em Portugal -Inferno
com AURÉLIO GOMES-08/02/19
.
"Houve pelo menos algum incómodo. Quer a delegação portuguesa na OCDE, quer mais tarde um membro do Governo revelaram algumas preocupações com o relatório, nomeadamente manifestaram a sua intenção de remover a palavra corrupção do relatório, porque disseram que o problema da corrupção em Portugal não é dos mais graves", afirmou hoje Álvaro Santos Pereira, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

O antigo ministro falava na qualidade de relator do relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre as perspetivas económicas para Portugal - Economic Survey, na parte que se refere à reforma da justiça e à corrupção, a requerimento do PSD.

* Parece este governo mais preocupado com notícias ou relatórios sobre corrupção do que com a corrupção propriamente dita que é muito grave em Portugal.

.
.


31-DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Desconstrução de Género



A dra. Silvia Maia recebe Joana Moraes para falar sobre a desconstrução de gênero e as descobertas naturais e individuais do corpo de cada criança. 

FONTE:  crê.ser.humano


.
.
.
17-HORIZONTES DA MEMÓRIA

17.1- ALJUBARROTA



* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

FONTE:  JAFMVideos

.
.
HOJE  NO 
"i"
Governante que contratou o primo
 para adjunto tinha já dado morada 
falsa para receber subsídio

Carlos Martins deu uma morada de uma casa no Algarve para receber um subsídio, apesar de viver em Cascais.
.
ALGARVIO....
Além ter contratado o primo, Armindo dos Santos Alves – entretanto já afastado -  para ser seu adjunto na secretaria de Estado do Ambiente, Carlos Martins já tinha sido notícia por usar uma morada falsa no Algarve para receber um subsídio de 753 euros, apesar de viver numa moradia em Cascais.
Este caso, que foi na altura avançado pelo Expresso, fez com que Carlos Martins prescindisse do subsídio, apesar de este insister na “legalidade” desta atribuição.

“Com a absoluta consciência da legalidade da atribuição do subsídio de alojamento, porque este injusto caso se alastra e com o objetivo de preservar a minha imagem, o bem-estar dos meus, e a normalidade do funcionamento do Ministério do Ambiente, irei, a partir de hoje prescindir do subsídio de alojamento”, afirmou, na altura, o secretário de estado, citado pelo mesmo jornal.

Recorde-se que na passada segunda-feira, o Ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, foi confrontado com o facto de Carlos Martins ser primo de Santos Alves, adjunto nomeado em 2016, relação que desconhecia.

* Uma família séria.

.
.

CANÇÕES E VOZES
ETERNAS

CARLOS DO CARMO

Os Putos


.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Portugal discute título europeu
 de sub-20 com a Espanha

A Seleção Nacional de râguebi de sub-20 venceu a Holanda, por 22-12 (15-0 ao intervalo), na segunda jornada do Campeonato da Europa do escalão que decorre em Coimbra.

Com este resultado, Portugal fica no segundo lugar da competição a dois pontos da Espanha e está obrigado a vencer domingo (18 horas) o rival ibérico para revalidar o título conquistado nos últimos dois anos.

* Valentes jovens.

.
.


4- O MARKETING
DA LOUCURA



VENDER DOENÇAS A PESSOAS SÃS, PREOCUPADAS


Os psiquiatras dizem--nos que a forma de resolver comportamentos indesejáveis é alterando a química cerebral com um comprimido.

Mas ao contrário de um medicamento comum como a insulina, os medicamentos psicotrópicos não têm uma doença alvo mensurável para tratar, e podem transtornar o equilíbrio delicado dos processos químicos que o corpo precisa para funcionar bem.

Não obstante, os psiquiatras e as companhias farmacêuticas têm usado estes medicamentos para criar um mercado enorme e lucrativo.

E eles têm feito isto nomeando cada vez mais comportamentos indesejáveis como "perturbações médicas" que requerem medicação psiquiátrica

Mas será que estas realmente se deviam chamar doenças?

A questão é portanto:

Como é que os medicamentos psicotrópicos, sem uma doença alvo, sem poderes curativos conhecidos e uma lista longa e extensa de efeitos secundários, se transformam no tratamento indicado para todo o tipo de distúrbios psicológicos?

E como é que os psiquiatras que apoiam estes medicamentos conseguiram dominar o campo do tratamento mental?


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

** Nesta senda de "bloguices" iniciadas em Setembro/17, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.
.
.
.
HÁ LÁ DESPORTO MAIS LINDO QUE ESTE?

 Dentadas no desporto (outra vez)
Kash Ali morde Price em combate de boxe



FONTE:  Observador

.
.

12-RUMO ÀS
ELEIÇÕES EUROPEIAS

DIA8- Barcelona-ESPANHA
Catalães divididos no nosso sofá vermelho



* A Euronews arrancou segunda-feira 18/03/19 numa viagem de dois meses para perceber o espírito dos cidadãos da Europa antes das eleições de maio.

Começando em Lisboa, os nossos jornalistas vão viajar por Espanha, França, Itália, Grécia, Bulgária. Roménia, Hungria, Áustria, República Checa, Polónia, Alemanha e Holanda, antes de terminarem em Bruxelas nas vésperas da votação.
Em cada etapa da viagem, dois jornalistas da Euronews vão viajar juntos e ouvir as pessoas que vivem longe das grandes cidades.

Em Espanha a jornalista Cristina Giner olha para a recuperação económica do país e confere se os desenvolvimentos positivos já estão a ser sentidos pelos cidadãos.

Como pensionistas europeus e atentos iremos divulgar a viagem que pressupomos com muito interesse.


FONTE:  euronews

.
 Como lidar com o ataque
 de trolls nas redes sociais



 FONTE: DW Brasil

.
.
Euronews Noite 
02.04.2019



FONTE: euronews

.
.
Perguntas e respostas
Como vai funcionar o passe único da 
Área Metropolitana de Lisboa?

Os novos passes Navegante Municipal e Navegante Metropolitano entraram em vigor no início de Abril, mas ainda há dúvidas sobre o que vai mudar.

Há novos passes? Quanto custam?
Sim, a partir de Abril passam a existir novas modalidades de passe na Área Metropolitana de Lisboa. Chamam-se Navegante Municipal e Navegante Metropolitano e têm um preço fixo de 30 euros e 40 euros respectivamente.

# Com o Navegante Municipal (30 euros), passa a poder circular em todos os transportes dentro de um município;

# Com o Navegante Metropolitano (40 euros), pode andar em todos os transportes da área metropolitana, isto é, nos municípios de Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Quanto aos passes sociais que custam menos de 40 euros, vão continuar a esse preço.

Como faço para aderir aos novos passes?  
Não tem de fazer nada. Quando carregar o passe, já será com o novo título.

Quando entram em vigor? Quando começam a ser vendidos? Onde posso comprar? 
Os novos passes começam a ser vendidos no dia 26 de Março, e serão válidos desde o primeiro dia de Abril até ao último. Pode carregá-lo nas máquinas multibanco e nas bilheteiras dos operadores.

Qual é a validade do novo passe? 
O passe será valido de mês a mês e não por 30 dias, como até agora. Isto é: compra o passe para o mês de Abril e não para os próximos 30 dias. Portanto, passa a ter de carregar o passe nos primeiros dias do mês.

E se o meu passe acabar a meio de Abril?
Foi criado um passe com o custo de dez euros e validade de sete dias para assegurar esse período de transição. Este passe temporário tem um âmbito geográfico equivalente ao do passe Navegante Metropolitano. Estão disponíveis a partir do dia 8 de Abril de 2019 e até ao final desse mês.

E se acabar a meio de Março? 
Pode comprar o passe de 30 dias, que irá terminar em meados de Abril. A seguir, aplica-se a mesma lógica da pergunta anterior.

É preciso fazer um cartão novo? 
Depende. Quem já tem o cartão Lisboa Viva não tem de fazer nada. Este cartão passa a ser único e vem substituir os passes locais. Quem ainda não tem o cartão Lisboa Viva deve pedi-lo – mas apresse-se porque a emissão pode demorar até dez dias úteis.

Há passes para crianças? 
Sim. Os jovens até aos 13 anos não pagam – algo que já acontece em Lisboa e que agora vai ser alargado a toda a área metropolitana. Quem já tiver o passe Viva 4_18 (que é válido entre os quatro e os 18 anos), e puder usufruir do passe gratuito até aos 13 anos, deve dirigir-se a um balcão de atendimento para fazer a alteração do perfil do cartão.

Continua a haver passes para maiores de 65 anos? 
As pessoas com mais de 65 anos também vão pagar 20 euros pelo passe para a área metropolitana e o passe que permite que os reformados circulem nos transportes em Lisboa continua a custar 15 euros.

E passes para estudantes? 
Sim. Os passes Viva 4_18 (para jovens até aos 18 anos, estudantes do básico e do secundário) e Sub_23 (para estudantes do Ensino Superior até aos 23 anos) continuam activos. Os descontos são de 60% para os beneficiários de Acção Social e 25% para todos os outros e o valor é aplicado sobre o novo preço.

Há alguma modalidade para famílias? 
Será criado um passe familiar, um agregador de todos os cartões da família. O preço limite para qualquer agregado familiar, independentemente do número de pessoas, ficará tabelado nos 60 euros para transportes dentro do mesmo município e 80 euros para toda a área metropolitana.

Quando entra em vigor o passe família? 
Carlos Humberto de Carvalho, primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa,​ admitia, no início de Março, que esta é uma das questões mais desafiantes do ponto de vista técnico. “Há muitas coisas que é preciso ter em conta e precisamos da cooperação de várias entidades do Estado central se não as pessoas têm de andar com vários papéis atrás. O passe família é o que é tecnologicamente mais difícil.” Por isso, o seu lançamento ficou adiado para Julho.

Com o aumento esperado da procura, vai haver reforço dos transportes? 
Não está previsto nenhum reforço dos transportes. Sabe-se a que frota da Transtejo deverá ser reforçada, ainda que a primeira entrega de navios só esteja prevista para 2021, e que o reforço da oferta faz parte da estratégia definida por Fernando Medina, presidente a Área Metropolitana de Lisboa.

Como surgiu a ideia? 
Em Setembro de 2018, Fernando Medina dava uma entrevista ao Expresso onde propunha uma alteração no preço dos passes – que, de acordo com o presidente da Câmara de Lisboa, não deveria ultrapassar os 40 euros para quem vem dos outros concelhos da Área Metropolitana de Lisboa.

O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, fez questão de pôr os pontos nos ii: “Esta ideia nasce a partir das áreas metropolitanas, numa cimeira com o Governo, o ano passado, e foi mesmo construída por nós e em conjunto.”
“A ideia é tão boa que logo muitos a quiseram por sua, fundando a sua génese num vago desejo um dia formulado. Um bocado como o invariável desejo das candidatas a misse: a paz no mundo. Não creio que, quando houver paz no mundo, alguém vá agradecer às misses o seu empenho”, comentou.

IN "PÚBLICO"
18/03/19

* Obrigado ACR por nos ter enviado tão útil informação.

.
.

1932
Senso d'hoje
CLARA FERREIRA ALVES
PEDRO MARQUES LOPES
ANALISTAS POLÍTICOS
ESCRITORES
"A FAMÍLIA SOCIALISTA" 



* Comentários produzidos no programa EIXO DO MAL, SIC Notícias, de 28/03/19

FONTE: News HD

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
BICHOS ESPIÕES/2


Robots são infiltrados para entender comportamento dos animais
.