22/04/2018

UMA (DES)GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.

II-ABECEDÁRIO

I
TRANSPARÊNCIAS
6-Irina Shayk


.
.
XIII- SEGUNDOS FATAIS
1- MASSACRE NA NORUEGA


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Canelas desce aos campeonatos distritais

O Canelas 2010, equipa que esteve em foco durante esta época por motivos extra-relvados, foi, este domingo, relegado para os campeonatos distritais do futebol português.
 .
A conjugação dos resultados da 30.ª e última jornada da Série B do Campeonato de Portugal fez com que a equipa nortenha ficasse no primeiro lugar abaixo da linha de água, em igualdade pontual (41) com o Coimbrões mas com desvantagem no confronto direto. 

* Sebo nas canelas.

.
.

II-ABECEDÁRIO

I
TRANSPARÊNCIAS
5-India Westbrooks


.
.

XI -ERA UMA VEZ A VIDA

2- A VISTA



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

II-ABECEDÁRIO

I
TRANSPARÊNCIAS
4-India Reynolds



.
.
Irina Kareva

A matemática pode desvendar
os segredos do câncer


Irina Kareva traduz a biologia para a matemática, e vice-versa. Ela escreve modelos matemáticos que descrevem a dinâmica do câncer, com o objetivo de desenvolver novos medicamentos que atinjam os tumores. 
"O poder e a beleza dos modelos matemáticos estão no fato de que eles nos permitem formalizar, de forma bem metódica, o que achamos que sabemos", diz Kareva."Isso pode nos mostrar onde podemos continuar procurando e onde talvez haja um beco sem saída." 
Tudo se resume a fazer a pergunta certa e traduzi-la na equação certa, e vice-versa
.
.

II-ABECEDÁRIO

I
TRANSPARÊNCIAS
3-Isabel Fontana



.

EDUARDO DÂMASO

.





Rui Rio e os 
cúmplices da bancarrota

A par das negociações de regime que mantém com o Governo em matéria de descentralização e fundos europeus, Rio avançou para um discurso mais acutilante e muito mais certeiro: contra o branqueamento dos grandes devedores da banca

O líder do PSD já percebeu que não chegará a lado nenhum se não tiver um bom resultado nas legislativas de 2019. Se for humilhado nas legislativas nunca chegará a saborear o momento para que quer estar preparado, que é aquele em que os governos perdem eleições. Por isso, a par das negociações de regime que mantém com o Governo em matéria de descentralização e fundos europeus, Rio avançou para um discurso mais acutilante e muito mais certeiro, explorando a margem que lhe é dada pela instabilidade da geringonça, dividida entre consolidação orçamental e mais investimento público, exigido pelo BE e PCP.

Rio evidenciou a fraqueza do Governo perante a função pública, mas não só. Pergunta – e muito bem – porque andamos a pagar a pesada factura do Novo Banco e da CGD, a bater nos 8 mil milhões de euros, e não se aumenta a função pública ou estimula a economia real. Pergunta – e muito bem – porque não temos sequer direito de saber quem são os grandes devedores daqueles dois bancos.

Rio remete para um debate de que todos andam a fugir, pegando num argumento tradicionalmente associado aos partidos de esquerda mas que estes escandalosamente quase largaram. Os rostos deste debate são óbvios, do lado de quem abriu a porta para o mais vergonhoso ciclo de politização da concessão de crédito bancário. Sócrates, Vara, Santos Ferreira, Teixeira dos Santos são os mais óbvios mas a discussão queima também todos os que nesses anos negros de 2005 a 2011 estiveram calados e foram cúmplices pelo silêncio. E este é um tema que não pode ser esquecido, sob pena de estarmos a remeter para uma mera nota de rodapé tudo o que nos levou à desgraça do resgate da troika.

Os mestres do maniqueísmo político e moral já não têm Pedro Passos Coelho como alvo comum, mas continuam a sofrer de uma amnésia selectiva. Pedem a António Costa para não repetir Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque. Certo! Ninguém quer regressar a uma austeridade cega. Mas tenham a coragem de não ficar por aí. Não esqueçam os culpados da loucura que nos empurrou e continua a empurrar para o abismo. Foram eles, nesses governos de Sócrates, que construíram a política de rendas que pagamos na energia, nas estradas e na Saúde. Foram eles que nos conduziram à pré-bancarrota, mas são eles que são estranhamente poupados pela retórica delirante de uma parte da esquerda, que não consegue recuar para lá de 2011.

A equipa especial para o futebol
A procuradora-geral da República determinou a criação de uma equipa especial de magistrados do Ministério Público (MP) para investigar os processos mais importantes do futebol. É um passo importante se representar uma aproximação real entre o MP e os investigadores da PJ e, com isso, corresponder a um elevado padrão de eficácia. Concentrar recursos nesta área tão minada por interesses tão fortes e tão complexos sem pensar em resultados sérios pode ser contraproducente. Se nada acontecer, o sentimento de impunidade atingirá um perigoso zénite num mundo onde já é hoje muito evidente a infiltração de lógicas criminais típicas do crime organizado, seja de colarinho branco ou daquele que acompanha o funcionamento e financiamento das claques.

Um exemplo dado pela ASFIC/PJ

Como pode a doutrinação e o financiamento do terrorismo islâmico passar por investigações realizadas em Portugal, pela Unidade Nacionald de Combate ao Terrorismo (UNCT)? Alguns participantes no congresso da ASFIC, realizado em Braga, explicaram tudo isso muito bem. Desde logo, como instituições fortes, ainda o caso da PJ, e da Europol, podem fazer a diferença. Um exemplo que tem saído do pêlo da meia dúzia de resistentes que ainda há em todas as unidades da PJ.

IN "SÁBADO"
19/04/18

.
.


1569.UNIÃO



EUROPEIA


PRIMEIRO-MINISTRO AUSTRÍACO

.

II-ABECEDÁRIO

I
TRANSPARÊNCIAS
2-Ivanka Trump



.
.


II-"PORQUE  POBREZA?"

2-EDUCAÇÃO



FONTE: THE WHY



.
.

XXXIX-VISITA GUIADA

Ao Infante D. Henrique
e à Fortaleza de Sagres/3
Sagres - PORTUGAL




* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

II-ABECEDÁRIO

I

TRANSPARÊNCIAS
1-Imogen Bailey


.
.

Elīna Garančaa

Ave Maria


.
.

VII. O MUNDO SEM NINGUÉM 

2- A CRIPTA DA CIVILIZAÇÃO



* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

..
.
ESTA SEMANA NO 
"SOL"
Assédio sexual. 
“Se não querem que vos baixem as calças, não 
sejam modelos! Juntem-se a um 
convento de freiras”, diz Karl Lagerfeld


"Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos! Juntem-se a um convento de freiras. 
.
Há sempre um lugar para vocês no convento. Eles até estão a recrutar", disse Karl Lagerfeld – designer cgefe e diretor criativo da Chanel, Fendi e da sua própria moda homónima -, em entrevista à revista francesa Número Magazine.

Lagerfeld, de 84 anos, revelou que critica o movimento #MeToo, que nasceu durante o ano passado depois de várias pessoas terem denunciada crimes de assédio sexual na indústria do cinema e da moda.

“Estou farto disso. (…) O que me choca mais são as vedetas que demoraram 20 anos a lembrar-se do que aconteceu. Isto para não falar do facto de não haver testemunhas de acusação”, declarou o diretor criativo. “Dito isto, não suporto o Sr. [Harvey] Weinstein. Tive um problema com ele na [gala] amfAR”, explicou.

Na mesma entrevista, o criador referiu ainda que movimentos como o #MeToo e #Time’s Up tiveram, claramente, consequências por todo o mundo. “Li em algum lado que agora temos de perguntar a uma modelo se ela se sente confortável a posar. É demasiado. De agora para a frente, como designer, não se pode fazer nada”, ressalvou.

* Será que Karl Lagerfeld não foi para um convento porque não se importou que lhe baixassem as calças?

.
.

De frente com uma 
bomba aérea de 900 kg



FONTE: ONU Brasil

.
.
ESTA SEMANA NO 
"EXPRESSO"
Ana Gomes quer saber como o PS 
“se prestou a ser instrumento de corruptos e criminosos”

As declarações da eurodeputada do PS no Twitter surgem como reação às suspeitas que recaem sobre o ex-ministro socialista Manuel Pinho, que terá recebido meio milhão de euros do GES enquanto governava. Ana Gomes quer que no próximo congresso socialista esta questão seja “escalpelizada” 
 .
Ana Gomes, eurodeputada socialista, defendeu este sábado que o PS "não pode continuar a esconder a cabeça na carapaça da tartaruga", numa reação às suspeitas que se adensam sobre o ex-ministro Manuel Pinho, suspeito de ter quatro offshores e cujas contas bancárias estão a ser investigadas pelo Ministério Público, como noticiou este sábado o Expresso.

"O próximo congresso é uma oportunidade para escalpelizar como [o PS] se prestou a ser instrumento de corruptos e criminosos", escreveu Ana Gomes no Twitter. A eurodeputada acrescentou ainda que essa iniciativa interna deverá ser feita "pela renegeração do próprio PS, da política e do país".

As suspeitas sobre o ex-ministro tomam nova forma com a descoberta de que terá recebido meio milhão de euros do Grupo Espírito Santo enquanto governava, através de uma das suas offshores, a Tartaruga Foundation (do Panamá), como revelou o jornal "Observador" na quinta-feira. A essa offshore, no total, chegaram €1,03 milhões da Espírito Santo Enterprises entre outubro de 2006 e junho de 2012, dos quais €500 mil euros enquanto Manuel Pinho era ministro da Economia.

O próximo Congresso Nacional do PS, no qual Ana Gomes defende que esta questão seja discutida, realiza-se entre os dias 25 e 27 de maio na Batalha.

* Sempre respeitámos Ana Gomes por o repúdio que expressa em relação ao oportunismo de muitos políticos, é uma voz importante.

.
.
CHINA
Purificador de ar gigante


FONTE: afpbr

.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Subcomissário acusado de agredir 
adepto julgado em novo caso de violência

O subcomissário Filipe Silva, que ficou conhecido por ter agredido um adepto do Benfica, em maio de 2015, foi acusado pelo Ministério Público e vai ser julgado por espancar um jovem militar e mentir no relatório que efetuou.
 .
O caso aconteceu em março de 2015, dois meses antes da agressão ao adepto benfiquista. O subcomissário de Guimarães responde por três crimes: ofensa à integridade física qualificada, falsificação de documento, denegação de justiça e prevaricação.

* Por este andar ainda vai continuar a desonrar a farda da PSP por quanto tempo?

.
.
FRANÇA
Micro franchising solidário 
impulsiona centenas de empresas 



FONTE: EURONEWS

.
.
ESTE MÊS NO  
"MOTOR 24"
Responsável de Desenvolvimento
 de Motores Porsche foi preso

Joerg Kerner é o mais recente alvo da justiça germânica devido ao seu envolvimento no Dieselgate. No entanto, tudo aponta para que o responsável de desenvolvimento de motores Porsche foi preso pelas funções desempenhadas anteriormente à chegada a esta marca, quando ainda estava ligado à Audi.

Mais um alto quadro do Grupo Volkswagen foi preso devido à fraude de emissões que ficou conhecida como Dieselgate, que desencadeou um processo em que as autoridades germânicas procuram apurar responsabilidades. 
 .
 Agora o responsável de desenvolvimento de motores Porsche foi preso, com Joerg Kerner a ser detido pelo papel que terá desempenhado quando trabalhava ainda na Audi. Este engenheiro entrou para o Grupo VW através da Audi, em 2004 e oriundo da Bosch, tendo trabalhado no design, software e funcionamento dos motores e transmissões do fabricante dos quatro aros. É preciso ressalvar por isso que a marca dos quatro anéis tem sido considerada como o local de nascimento do ‘defeat device’ que permitiu alterar o comportamento de 11 milhões de motores, o que resultou numa gigantesca fraude relacionada com as emissões de CO2.

Joerg Kerner era considerado próximo de Matthias Muller, que recentemente abandonou a liderança do Grupo VW(que assumiu em 2015 quando era o CEO da Porsche). Além disso, este especialista também trabalhou de perto com Wolfgang Hatz, engenheiro de topo do consórcio germânico que no último ano foi preso devido ao envolvimento no Dieselgate. 

As recentemente tornadas famosas delações, que têm estado na ribalta devido ao papel no caso brasileiro do Lava-Jato, podem também ter sido utilizadas nesta situação. Afinal, existem indicações de que o responsável de desenvolvimento de motores Porsche foi preso devido às informações fornecidas às autoridades por Giovanni Pamio. Este antigo funcionário da Audi, que trabalhava no desenvolvimento de motores, foi detido e novamente libertado em 2017, e terá testemunhado contra os seus antigos colegas, sendo uma importante testemunha da acusação.

No início desta semana começou a apertar-se o cerco a Joerg Kerner. Na altura os investigadores germânicos visitaram dez instalações e confirmaram que recaiam suspeitas sobre dois atuais membros do staff e um ex-funcionário da Porsche. Agora chegou-se à conclusão de quem era um deles, pois o responsável de desenvolvimento de motores Porsche foi preso. Outro dos nomes que estará na mira da justiça alemã, segundo indicam meios de comunicação social germânicos, é o responsável de desenvolvimento e produto, Michael Steiner.

Numa carta enviada aos funcionários da empresa, o CEO da marca, Oliver Blume, reagiu ao caso. Nesse documento ele terá indicado que “rejeitamos estas alegações e vamos fazer todos os possíveis para clarificar este caso”.

* A reacção de Olivier Blume é só fumaça.

.
.

Pargo Assado com Estragão


De: SaborIntenso
.
.
HOJE NA
"SÁBADO"
Portugal vai testar carros que se conduzem sozinhos

Compromissos do Governo e pequenos projectos municipais estão a fazer avançar os primeiros testes em estrada.

Portugal está a começar a testar uma tecnologia que é uma das grandes apostas dos fabricantes de automóveis para os próximos anos – os carros autónomos, sem condutor. Segundo noticia o Público este domingo, compromissos do Governo e pequenos projectos municipais estão a fazer avançar os primeiros testes em estrada. 
 .
Segundo o jornal, Portugal e Espanha assinaram um acordo para criar condições de teste dos veículos autónomos – plano que implica abrir dois corredores rodoviários onde estes veículos poderão circular. Os corredores serão abertos entre Porto e Vigo e outro entre Évora e Mérida.

Contudo, não existe ainda prazo definido para a abertura dos corredores.

O acordo entre Portugal e o país vizinho foi assinado a 10 de Abril, tendo como grande objectivo "transformar a Península Ibérica numa das áreas mais inovadoras para o teste e implementação da automação na mobilidade".

Além do acordo, no plano municipal, Viseu e Cascais estão também a avançar com projectos que pretendem preparar as autarquias para este tipo de tecnologia para o transporte público.

* É fantástico sermos o país protótipo.

.
.

O DIA DA TERRA
 

O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970. Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

 HISTÓRIA

A primeira manifestação teve lugar em 22 de abril de 1970. Foi iniciada pelo senador Gaylord Nelson, ativista ambiental, para a criação de uma agenda ambiental. Para esta manifestação participaram duas mil universidades, dez mil escolas primárias e secundárias e centenas de comunidades. 

A pressão social teve seus sucessos e o governos dos Estados Unidos criaram a Agencia de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) e uma série de leis destinadas à proteção do meio ambiente. Em 1972 se celebrou a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo, cujo objetivo foi sensibilizar aos líderes mundiais sobre a magnitude dos problemas ambientais e que se instituíssem as políticas necessárias para erradicar-los. O Dia da Terra é uma festa que pertence ao povo e não está regulara por somente uma entidade ou organismo, tampouco está relacionado com reivindicações políticas, nacionais, religiosas ou ideológicas. O Dia da Terra refere-se à tomada de consciência dos recursos na naturais da Terra e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis. No Dia da Terra todos estamos convidados a participar em atividades que promovam a saúde do nosso planeta, tanto a nível global como regional e local. "A Terra é nossa casa e a casa de todos os seres vivos. 

A Terra mesma está viva. Somos partes de um universo em evolução. Somos membros de uma comunidade de vida independente com uma magnífica diversidade de formas de vida e culturas. Nos sentimos humildes ante a beleza da Terra e compartilhamos uma reverência pela vida e as fontes do nosso ser..." Surgiu como um movimento universitário, o Dia da Terra se converteu em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas o utilizam como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, água e solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas, e o esgotamento de recursos não renováveis. Utiliza-se este dia também para insistir em soluções que permitam eliminar os efeitos negativos das atividades humanas. Estas soluções incluem a reciclagem de materiais manufaturados, preservação de recursos naturais como o petróleo e a energia, a proibição de utilizar produtos químicos danosos, o fim da destruição de habitats fundamentais como as florestas tropicais e a proteção de espécies ameaçadas. Por esta razão é o Dia da Terra. 


 WIKIPEDIA 

.
.

1587
Senso d'hoje
CYNTHIA KENYON
BIÓLOGA MOLECULAR
DIRECTORA DA CALICO
"A cientista que acha possível
prolongar a juventude"




FONTE: BBC Brasil

.

ESCOLHAS DE DOMINGO

.

COMPRE JORNAIS 

E REVISTAS









.
.

3- BÉBÉS  DIVERSIFICADOS








.
.

BOM DOMINGO


.