09/02/2024

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
.
.
LXXIV~MEGA FÁBRICAS
1- INDÚSTRIA 4.0
A 4ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

(CONTINUA PRÓXIMA SEXTA)

* MEGA FÁBRICAS é um título e dentro dele a fábrica sempre é mega, assim como o espírito inventivo mesmo que sejam pequenos.

** O documentário revela os objectivos da novíssima indústria e como já influencia o quotidiano.

FONTE:  Deloitte Brasil 
.
UNIVERSO

Lugares Incríveis

LXXVIII - Calisto, a lua de Júpiter


Viagens pelo Universo
.
.
AS MULHERES NA HISTÓRIA
78.2-𝑴𝑨𝑹𝑰𝑬 𝑪𝑼𝑹𝑰𝑬-
𝑐𝑖𝑒𝑛𝑡𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑒 𝑎 𝑝𝑟𝑖𝑚𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑚𝑢𝑙ℎ𝑒𝑟 𝑎 𝑣𝑒𝑛𝑐𝑒𝑟 𝑢𝑚 𝑝𝑟𝑒́𝑚𝑖𝑜 𝑁𝑂𝐵𝐸𝐿

FONTE:Canal História e Tu .

 .



3610.UNIÃO


EUROPEIA


PARLAMENTO EUROPEU INFILTRADOS de putin
Eurodeputados adotam resolução que
pede medidas para travar ingerência russa




FONTE:  Euronews - 08/02/24

NR: eurodeputados subsidiados por putin já se sabe há muito tempo, mas não são sancionados.

putin  HUYLO

putin é um canalha..

PATRÍCIA CALCA

 .



Identidade e corrupção,
o que está errado?

Em “democracia não há espaços vazios”. Daí que muitos movimentos, tornados partidos e com representação parlamentar, sejam os herdeiros quase naturais de uma desestruturação do sistema.

Sabemos, pelo menos quando estudamos Ciência Política, que as percepções dos cidadãos são mais benevolentes para com os partidos políticos de quem são simpatizantes ou em que votaram. Portanto, fazer análises de grande envergadura, ou seja, com muitos respondentes, implica sempre ter este enviesamento em consideração.

Curiosamente, ou não, quando falamos de percepções sobre corrupção algo similar acontece. Por exemplo, no artigo que publiquei em conjunto com dois investigadores sobre corrupção e futebol, disponível aqui, provamos empiricamente que o maior ou menor interesse no desporto não é influenciado pela percepção de corrupção que possa existir no seu clube de preferência.

Não querendo fazer-vos chegar a conclusões cujos dados não nos permitem fazê-lo, parece-me que há aqui uma componente identitária que claramente direcciona as nossas percepções. Sendo que não nos podemos esquecer da agenda mediática, experiências vividas, etc.

Também sabemos que há um constante descrédito nos partidos ditos tradicionais, e eu avançaria que o “clubismo partidário”, “partitocratite”, etc., têm diminuído, fazendo com que haja uma menor identificação partidária por parte de várias franjas da população, inclusive jovens, indivíduos que normalmente não votavam e/ou com um voto, por norma, volátil.

Um aspecto interessante: isto acontece numa linha mais ou menos idêntica com o que aconteceu nos processos de declínio da sindicalização, apesar de aí haver razões conhecidas e distintas, pelo que acredito que o movimento nem sequer esteja desconectado, apesar de essa ser uma outra conversa.

Portanto, e como tanto se diz na gíria, em “democracia não há espaços vazios”, chegam-nos outros movimentos identitários (apesar de, muitas vezes, haver uma variedade de alvos, argumentações ideologicamente distintas e até contradições), anti-sistema, verdadeiramente, uma “outra identidade”.

Muitos destes movimentos, tornados partidos e com representação parlamentar, e até executiva, são os herdeiros quase naturais de uma desestruturação do sistema. Sobre o caso português, é interessante olhar para um artigo aqui sobre a ascensão da extrema-direita em Portugal nos últimos anos, e aqui sobre a história recente da mesma.

Ao utilizarem tópicos caros à população, como a corrupção e a imigração, estes movimentos, no geral, acabam por simplificar realidades que são complexas, não a preto e branco. Sendo assim, podem navegar numa espécie de forma de olhar o mundo (identidade) que é o não alinhamento tradicional ou realinhar outras identidades um pouco menos fortes.

Nesta alienação e “reagrupamento”, as instituições políticas têm responsabilidades: há um distanciamento e elitismo que falha para com alguns dos cidadãos comuns, dispostos a abrir uma caixa de Pandora por oposição a manter tudo na mesma. Acende-se um fogo em casa que não sabemos onde parará, pode arder só um bocado, pode não sobrar pedra sobre pedra.

Mas, uma coisa é certa, no final, seja qual forem o resultado, todos nós teremos que lidar com as consequências que se avizinham: os custos costumam ser colectivos, apesar de não gerais, os dividendos é que não.

* Politóloga, ISCTE-IUL

IN "JORNAL ECONÓMICO" - 07/02/24.

.
Xiaomi 13 Ultra vs
Xiaomi Mix Fold 3
Comparação de câmera


FONTE:   Cymye

.
.
Camille Lellouche
L'hymne à l'amour


.
.
A vida na

Noruega/1


Lifeder Portuguese
.

 

GUERRA NO MÉDIO ORIENTE

Qual é a capacidade da

 FORÇA AÉREA SÍRIA?


FONTE:  Aero Por Trás da Aviação- 12/11/23.

.
50-Falsidade.com
50.1-CRIMES OCULTOS


FONTE:Canal IDDupont e Dupond

 .

ረ ዐ ሁ ጎ ន ቿ



FONTE:  GOBELINS Paris.

 .

Iᥒvᥱstιgᥲdᥲ vᥱᥒdᥲ dᥱ bᥱbᥱ́s brᥲsιᥣᥱιros ᥱm Portᥙgᥲᥣ



FONTE:  Fala Portugal.

 .

LAVAGΣM ΣXPЯΣSSO

ᛈᛜᚢᚾᛁᚢⳘᛊᛖ ᚣ ᚣᛢᛢᛜᛒᛁᚣᚱ ᚹᚣᚱᚣ ᛜ ᚳᚣᚧᛜ


 FONTE:   volksvargas.

.
3699
Senso d'hoje
CAMILA VERAS MOTA
JORNALISTA BRASILEIRA
BBC NEWS BRASIL
𝟚𝟙 𝕟𝕠𝕥𝕚́𝕔𝕚𝕒𝕤 𝕢𝕦𝕖 𝕞𝕒𝕣𝕔𝕒𝕣𝕒𝕞 𝕠 𝕤𝕖́𝕔𝕦𝕝𝕠 𝟚𝟙
8-Como e por que o 11 de Setembro 
mudou os rumos do mundo




FONTE:  BBC News Brasil10/09/21


* A jornalista CAMILA VERAS MOTA construiu uma interessante série que o título indica e nós com o devido respeito vamos editar um episódio em cada nove dias, fique atento porque o passado recente tem a maior importância para o futuro..
.
GALINÁCEOS


.
.
BOM DIA

.