26/05/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .



 ..

XXXVII-OS RIOS E A VIDA
5- RIO ZÊZERE
ALBUFEIRAS DE BARRAGENS
Castelo de Bode, Bouçã e Cabril



* Tão belas imagens mereciam um comentário áudio com a mesma qualidade.


FONTE:  cgau

.

 .

WARNING! 
BEST OF BRALESS
FASHION SHOWS
RETROSPECTIVA/1
SECsXX E XXI


(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)


FONTE:   Red Signal
.

 .

5-O QUE É O JANTAR AMANHÃ?


* Grande Reportagem SIC

FONTE:  Ricardo Almeida

.

Rui Soucasaux Sousa

 .




E-commerce e sustentabilidade: 

amigos ou inimigos?

A análise do impacto ambiental do e-commerce deve ser feita numa perspetiva global. O desenho de incentivos para uma logística de entregas eficiente e amiga do ambiente (e.g. carros elétricos) poderá ser eficaz.

Em 2020, o e-commerce cresceu de forma explosiva. Um estudo da Digital Commerce 360 estima que nos Estados Unidos as vendas online aumentaram cerca de 44% em relação ao ano anterior, representando 21% do volume total das vendas no retalho. As razões para este crescimento são diversas. À medida que os consumidores se habituam a realizar as suas atividades diárias online (e.g., operações bancárias, aulas, reuniões), ficam mais recetivos a comprar digitalmente, prescindindo das lojas físicas. Adicionalmente, os retalhistas têm consistentemente melhorado os seus níveis de serviço online, reduzindo os prazos de entrega das compras para um ou dois dias, ou até algumas horas em alguns casos. As taxas de entrega têm vindo a descer e as políticas de devolução são generosas. Finalmente, estima-se que as restrições colocadas pela pandemia às compras em lojas físicas tenham acelerado entre três e cinco anos a conversão de compras físicas para compras online. 

Neste contexto, têm surgido preocupações com o impacto ambiental do e-commerce (Tokar et al. 2021. "A guide to the seen costs and unseen benefits of e-commerce. Business Horizons"). Este impacto inclui o desperdício associado à embalagem dos produtos para entrega (e.g., caixas de cartão, revestimento plástico protetor), assim como as emissões de CO2 e aumento do tráfego urbano resultantes dos veículos de entrega, cada vez mais visíveis na paisagem urbana. Tendo por objetivo limitar este impacto, alguns decisores públicos contemplam a possibilidade de implementar regulamentação própria para o setor, por exemplo, incentivando o uso de veículos elétricos ou restringindo entregas em horas de pico.

No entanto, a investigação que tem sido feita sobre o impacto ambiental do e-commerce alerta para o risco das análises simplistas. Em particular, devem ser considerados e equilibrados não apenas os custos, mas também os benefícios ambientais, porventura menos óbvios, mas igualmente presentes, no e-commerce. Por exemplo, uma embalagem de cartão usada numa entrega online pode potencialmente significar a não utilização de um ou mais sacos de plástico por parte de um cliente para transportar as compras de uma loja física até sua casa. Mais ainda, não devemos esquecer que disponibilizar produtos em prateleiras numa loja envolve também um rasto de desperdício de materiais e energia (sinalética, acondicionamentos em pequenos locais refrigerados na loja em vez de armazéns frigoríficos centralizados mais eficientes, etc.). Igualmente, o trajeto feito por um veículo de entrega que parte de um armazém e faz entregas a vários clientes substitui as viagens que cada um desses clientes teria de realizar entre a loja e a sua casa, muitas vezes em automóveis com um único ocupante e com emissões de CO2 pouco escrutinadas. Se os veículos de entrega usados no e-commerce forem amigos do ambiente (elétricos, ou, até, movidos a força humana, como as bicicletas), o impacto ambiental pode ser mitigado e, até, ter um saldo global positivo.

Adicionalmente, têm emergido modelos de entrega inovadores e eficientes do ponto de vista da utilização de recursos. Empresas como a Uber Eats, Glovo, Mercadão, entre outras, recorrem a voluntários ou trabalhadores em part-time, que utilizam as suas próprias viaturas. Deste modo, aproveita-se o parque automóvel existente, sem necessidade de entrada em circulação de novos veículos. Na Holanda, os retalhistas Wehkamp e Picnic encetaram uma parceria para distribuírem em conjunto as suas encomendas online, partilhando recursos logísticos (Sousa al. 2020. "How to serve online consumers in rural markets: Evidence-based recommendations. Business Horizons"). 

Em resumo, a análise do impacto ambiental do e-commerce deve ser feita numa perspetiva global. O desenho de incentivos para uma logística de entregas eficiente e amiga do ambiente (e.g. carros elétricos) poderá ser eficaz. Mas dever-se-ão evitar abordagens fundamentalistas, eventualmente precursoras de mais "taxas e taxinhas" que penalizem a economia sem gerar ganhos ambientais ou, pior ainda, causando danos ambientais.  

*Dean da Católica Porto Business School, Professor Catedrático, Diretor do Service Management Lab

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS" - 26/05/21

.

  .

2643.UNIÃO

EUROPEIA

PORTUGAL
OEIRAS
Um concelho de classe média alta
 e também de muita pobreza!




FONTE:  Carlos Narciso
.
.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
55 -Pɾɩᥒᥴɩ́ρɩo ᑯᥲ RᥱᥲꙆɩᑯᥲᑯᥱ


FONTE:Universo da Psicologia TV

.
71-HORIZONTES DA MEMÓRIA
71.2-Melhor-Tarde-que-Nunca


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
Ana Moura

Fado Dançado


.

 .

5-POLIOMIELITE

E A VACINA QUE MUDOU O MUNDO


* Este documentário pode fazer-nos pensar sobre esta pandemia que também mudou o mundo, COVID19, e sobre tanta ignorância manifestada nas redes sociais sobre o papel fulcral da ciência no combate ao vírus. Infelizmente há muito quem pense que o vírus é um bichinho minúsculo que anda atrás de nós.


FONTE:   DocumentariosCiencia

.

 .

JAPÃO

A polémica sobre a realização 

da Olimpíada em plena pandemia


FONTE:   BBC News Brasil

,

 .

Depósito mundial de elementos patogénicos


FONTE:   AFP 

.



Ⲟ⳽ ⲙⲇⲓⲟⲅⲉ⳽ ⲣⲇⲓ́⳽ⲉ⳽ ⲣⲅⲟ𝖽ⳙⲧⲟⲅⲉ⳽ 𝖽ⲉ ⲟⳙⲅⲟ
𝖽ⲟ ⲙⳙⲛ𝖽ⲟ 𝖽ⲉ 1913 ⲇ 2019


FONTE:Animated Stats

 .

ALERTA VINÍCOLA




.

. 2712
Senso d'hoje

DIOGO BATÁGUAS
HUMORISTA
ANALISTA SOCIAL E POLÍTICO
RELATÓRIO DE ABRIL/21







FONTE:   Diogo Bataguas
.
.
Rory


.
.

BOM DIA

.