17/02/2010

SÓ PARA ADULTOS - JEANS

P I A D A S






ALBERTO GONÇALVES

O eng. Sócrates e a pouca vergonha

Segunda-feira, 8 de Fevereiro


No sábado, ao almoço, um colunista do Público irritou-se comigo. Porquê? Se bem percebi, porque o "perigo" (sic) que o eng. Sócrates representa para o País não pode ser tratado em textos irónicos do tipo dos que, de acordo com o meu generoso colega, eu pratico. A hora, diz ele, exige franqueza, indignação, os pontos nos ii. Na altura, sorri e, em tom ligeiro, confessei-lhe falta de apetência para manifestos. Mas no domingo saiu a minha crónica no DN e compreendi, enfim, as armadilhas do duplo sentido.

Uma artigo em que, a propósito do episódio Mário Crespo, "defendi" com o sarcasmo possível o direito do eng. Sócrates a atacar jornalistas e quem lhe aprouver foi, a julgar pelos comentários no site do jornal e pelas citações em blogues, tomado à letra por diversos leitores. Num ápice, e por uma vez na vida, vi-me elogiado por gente que venera o primeiro-ministro e insultado pelos que o abominam. Não gostei. Embora seja indiferente aos elogios e sobretudo aos insultos, não sou indiferente aos motivos que os fundamentam: é chato vermo-nos avaliados a partir de um equívoco. De modo a desfazê-lo, venho por este meio exercer uma rectificação (e dar razão ao meu colega). Aqui vai ela, sem ironia, sem açúcar, sem afecto e, convenhamos, sem grande entusiasmo.

Não concebo que um governante interpele jornalistas em público, como Mário Crespo garante que o eng. Sócrates fez ao director da Sic. Não concebo que um governante interpele jornalistas em privado, como uma multidão de profissionais testemunha que o eng. Sócrates e seus subordinados fazem. Sei que a ingerência dos governos nos media não começou ontem e não terminará amanhã. Sei que este particular Governo elevou a ingerência a níveis inéditos, em parte por inclinação natural, em parte por necessidade: nunca, desde a democracia iniciada em 1975, tivemos um primeiro-ministro de currículo tão dúbio e competência tão nula. O currículo, oficialmente embelezado por uma licenciatura curiosa, é uma sucessão de "casos" cuja inconsequência fala pelo estado da Justiça. A competência está à vista no estado do País.

O mentiroso foguetório da propaganda, que disfarça muito, não disfarça tudo, donde a obsessão (um eufemismo) do eng. Sócrates & Cia. com a imprensa, de que a história da TVI seria pretexto bastante para que, num país menos folclórico, o Governo fosse sumariamente varrido e o seu chefe confrontado com os respectivos actos. Por azar, tocou-nos um presidente da República tolhido pelas próprias artimanhas, uma oposição presa a estratégias eleitorais e um eleitorado abúlico. Resta algum PS, o qual, segundo consta, começa a ponderar livrar-se da desagradável gente que ocupou o partido. Mesmo que improvável, a hipótese serviria. O PS dispõe de legitimidade para governar: esta gente não. Esta gente é inacreditável nos vários sentidos da palavra. Cada dia que resista no poder é um dia que o País perde e que a pouca-vergonha ganha.

E agora, se me permitem, vou descansar a indignação. Ainda acho que, se não for o melhor remédio, o riso é um paliativo.

Terça-feira, 9 de Fevereiro
Mudam-se os tempos, as vontades e o que calha

"Socialistas têm vindo a tentar junto de Jorge Sampaio a substituição imediata do PGR" (DN, 6-7-2005) "Ferro Rodrigues acusa PGR de parcialidade" (JN, 12/11/2005). "Altos dirigentes do PS tentaram promover a demissão do procurador-geral da República logo a seguir à vitória de José Sócrates nas eleições legislativas." (Público, 25/11/2005). "Vera Jardim disse que as palavras do PGR não contribuem para cimentar a confiança dos cidadãos na Justiça nem o prestígio das instituições judiciárias." (Expresso, 10/12/2005). "Alegre defendeu a demissão do PGR." (JN, 14/1/2006). "O porta-voz do PS, Vitalino Canas, sugeriu no Parlamento que o PGR foi penalizado politicamente pela forma como lidou com o caso do envelope 9." (Público, 4/10/2006). Alberto Martins exigiu que "o PGR assuma as responsabilidades perante os erros processuais cometidos." (Público, 10/12/2005).

Isto era dantes, quando o PGR se chamava Souto Moura. Agora o PS, justamente pela voz do ministro da Justiça, Alberto Martins, considera que a crítica, qualquer crítica, ao dr. Pinto Monteiro "reveste-se de enorme gravidade" e "não pode ser aceite por quem tenha apego aos valores do Estado de direito democrático". Estranho? Nem por isso. A verdade é que, em quatro ou cinco anos, não foi só o titular da procuradoria-geral que mudou: os valores do Estado de direito mudaram imenso, e a democracia, ou o que resta dela, também.

Sexta-feira, 12 de Fevereiro
Velhas oportunidades

Nem tudo é mau na novela das "escutas". Pelo menos o percurso de um dos escutados permite-nos constatar os méritos socialistas em matéria de formação profissional: o mundo está ao alcance de quem ignore as Novas Oportunidades e suba através das velhas, leia-se o "aparelho" do PS.

O jovem Rui Não Sei Quê Soares, que os conhecidos dele acham "inteligente" e "capaz", trepou à administração da PT em dez anos, os que separam o tempo em que andava pela JS a estampar T-shirts com a cara do "Che" e o tempo em que, levando a sério a concepção de liberdade do argentino, interpôs a providência cautelar ao Sol.

Pelo meio, o jovem Rui vendeu créditos na Cetelem, desenhou websites, passou pela TV Cabo e, na PT propriamente dita, correu postos em sentido ascendente até atingir o cargo actual, pago a um milhão e duzentos mil euros anuais. Nada mau. Principalmente porque as regalias do jovem Rui incluem disponibilidade para continuar a frequentar a vida partidária, onde concorreu a líder da "jota", dirigiu o Grupo de Estudos, colaborou na campanha que elegeu o eng. Sócrates e estabeleceu interessantes vínculos entre a PT e o PS, ao fornecer telemóveis substitutos dos destruídos pelos acessos de fúria do "chefe maior" (sic) e, não menos importante, ao representar ambas as entidades no admirável negócio da TVI. Nos telefonemas interceptados (sempre o bichinho das telecomunicações), o jovem Rui trata empresas e bancos teoricamente privados por "os nossos", prova cabal da importância do moço.

Não sei a que alturas esta esperança pátria ainda chegará. A história mostra-nos que já chegou longe, e que, logo que possua ambição e duas ou três virtudes adicionais que me abstenho de enumerar, neste igualitário país qualquer um pode imitar o exemplo do jovem Rui. E o "qualquer um" é literal.

Sábado, 13 de Fevereiro
Para que serve o PSD?

No jornal Metro, o meu amigo Luciano Amaral pergunta: o que tem o PSD a oferecer de diferente? Muito pouco, responde o próprio Luciano e responde a amostra da recentíssima sondagem do Expresso, que reproduz quase até às décimas os resultados das últimas "legislativas".

Eu também acho que o eng. Sócrates já provou com abundância não possuir capacidade nem carácter (sim, o famoso "carácter" conta) para mandar nisto. Mas as trágicas limitações do primeiro- -ministro não legitimam excessivamente a ambição de qualquer dos candidatos à liderança do PSD. Um quer "mudar", o outro quer "romper" e um terceiro quer "unir". Infelizmente para eles, não consta que boa parte do eleitorado se excite com tão louváveis propósitos, ou porque não os percebe, ou porque percebe demasiado o vazio que encerram.

Se Paulo Rangel parece o melhor candidato é apenas devido aos remoques que recebe do lado socialista. Nessa linha, a simpatia que o PS lhe dedica fazem de Passos Coelho o pior (e a ausência de insultos ou louvores tornam Aguiar-Branco irrelevante). Por aí, os congressistas do PSD têm a tarefa facilitada. Os restantes cidadãos, não. Ser o alvo preferencial dos adversários talvez constitua critério para remendar o PSD: não é condição suficiente para resgatar o fosso em que o País caiu. Assim como a tese da "asfixia democrática" talvez chegue para demonstrar que o eng. Sócrates está a mais: a liberdade respiratória prometida pelo dr. Rangel (e sobre a qual os antecedentes do PSD suscitam algumas reservas) não chega para demonstrar que o PSD está a menos.

Com Paulo ou Pedro, o PSD só será alternativa de poder se alargar o discurso à economia e apresentar um programa de contenção potencialmente impopular e francamente oposto ao ruinoso legado do eng. Sócrates. E só será poder se ultrapassar o velho dilema: aquilo de que o País precisa é aquilo que o País deseja?

Um gigante

O ministro Silva Pereira jura que as "escutas" do Sol mostram que o Governo nunca teve qualquer ideia de controlar os media. Logo, conclui-se que o dr. Silva Pereira ficou radiante com a respectiva divulgação, certo? Errado: considerou-a um "acto criminoso". Se é verdade que os grandes homens são complexos, eis um gigante, para não lhe chamar outra coisa.

in "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

DANÇA D'AGUA

UM BOM CLIENTE

Esta vale a pena, este HOMEM criou a maior empresa do mundo, com vendas anuais de 350 Bil/U$ .

PALAVRAS DO DONO DO WAL MART

Discurso de Sam Walton, fundador do WAL MART, fazendo a abertura de um programa de treino para os seus funcionários.

" Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o empregado faz tudo, menos o meu pedido.

Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.

Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com os seus amigos, e espera.

Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas.Engana-se.

Sabe quem eu sou???
EU SOU O CLIENTE QUE NUNCA MAIS VOLTA!!!

Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para me levar de novo à sua firma.
Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de CORTESIA".

C
LIENTES PODEM DEMITIR TODOS DE UMA EMPRESA, DO ALTO EXECUTIVO PARA BAIXO, SIMPLESMENTE GASTANDO O SEU DINHEIRO EM OUTRAS EMPRESAS DA CONCORRÊNCIA

(WAL MART É A MAIOR REDE DE VAREJO DO MUNDO)

Nunca devemos deixar que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor do que quando chegou. (Madre Tereza de Calcutá)

enviado por LUÍSA SANTOS

METALLICA E ORQUESTRA SINFÓNICA DE S. FRANCISCO

SEMPRE A MÃE TERRA

..



 

enviada por PROTEA

Armada em CALONA, depois querem subsidios de desemprego...


clique para ampliar

enviado por BÉ

INTERPRETANDO CAMÕES


Mudou a Universidade de S Paulo ou mudaram as vestibulandas??
O Vestibular da USP cobrou dos candidatos a interpretação do seguinte trecho de um poema de Camões:

"Amor é fogo que arde sem se ver
é ferida que dói e não se sente, é um contentamento descontente, é dor que desatina sem doer ".
Uma vestibulanda de 19 anos deu a sua interpretação em forma de poesia:

'Ah! Camões, se vivesses hoje em dia , tomavas uns antipiréticos , uns quantos analgésicos e Prozac para a depressão. Compravas um computador, consultavas a Internet e descobririas que essas dores que esses calores que te abrasavam, essas mudanças de humor repentinas, esses desatinos sem nexo, não eram feridas de amor, mas somente falta de sexo!'

Ganhou nota máxima!!!!!!!!!! Foi a primeira vez que, ao longo de mais de 500 anos , alguém desconfiou que o problema de Camões era falta de mulher...

4 - LISBOA DEBAIXO DA TERRA - o reservatório da patriarcal

VÍDEO CONFERÊNCIA COM O CHEFE




enviado por E. FRANÇA

Advogados e policias

ADVOGADO INQUIRINDO UM POLICIA DURANTE O JULGAMENTO

Lição fundamental para advogados principiantes: Jamais faça perguntas sem ter certeza da resposta...

Inquirição em Juízo de um policia pelo advogado de defesa do réu, que tentava abalar a sua credibilidade:

Advogado: Você viu o meu cliente fugir da cena do crime?

Policia: Não, senhor. Mas vi-o a alguns quarteirões do local do crime e prendi-o como suspeito, pois ele é que trajava conforme a descrição dada do criminoso...

Advogado: E quem forneceu a descrição do criminoso?

Policia: O policia que chegou primeiro ao local do crime...

Advogado: Um seu colega policia forneceu as características do suposto criminoso? Você confia nos seus colegas policias?

Policia: Sim, senhor. Confio a minha vida...

Advogado: A sua vida? Então diga-nos se na sua esquadra existe um vestiário onde vocês trocam de roupa antes de sair para trabalhar!

Policia: Sim senhor, temos um vestiário...

Advogado: E vocês trancam a porta à chave?

Policia: Sim, senhor, nós trancamos...

Advogado: E o seu armário, você também o tranca com um cadeado?

Policia: Sim, senhor, eu tranco...

Advogado: Porquê, então, o sr. policia tranca o seu armário, se quem divide o vestiário consigo são colegas a quem você confia a sua vida?

Policia: É que a nossa esquadra está no mesmo edifício do Tribunal e por vezes nós vemos advogados a andar perto do vestiário...

Uma gargalhada geral da plateia obrigou o Juiz a suspender a sessão...

MÃE ADOPTIVA

4 - H I V

JORNAIS DE HOJE

clique para ampliar



















































































































COMO CONSULTAR A PXXDX

NA COLUNA VERTICAL DA ESQUERDA TEM EM SEQUÊNCIA

1 - O nome dos PENSIONISTAS (editores manhosos claro!!!!)

2 - O nome dos PERSEGUIDORES (gente que não se sabendo porquê, gosta de nós)

3 - A descrição das ETIQUETAS
3.1 - Cada etiqueta armazena edições de temas sobre o mesmo conceito, ex: "AÇIM-NOS-VÃO- À-PEIDA" credo salvo seja, edita temas dolorosos.


4 - ARQUIVO
4.1 - Por ordem cronológica decrescente aparecem primeiramente os dias do mês corrente e em seguida os meses anteriores.

4.2 - Se clicar num dos dias do mês em curso surgirão os temas editados nesse dia.

4.3 - Se clicar num dos meses anteriores, do ano de 2009, aparecem no ecran os dias desse mês e em seguida proceda como em 4.2.


5 - A PEIDA AOS SITES - Cada título refere um site que consideramos cu rioso e informativo, basta clicar e aceder.


6 - A PEIDA É CU SCA - É uma lista que refere onde cus cámos blogues melhores que este, peida sincera hein, se estiver farto de nós vá a um dos vizinhos.


Sempre a considerá-la (o)


A Redacção