25/11/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


123-SUBTILEZAS

De onde vem o sentido da vida?


RESUMO ANIMADO


FONTE:   Minutos Psíquicos
..

.
8-𝑳'𝑰𝑵𝑪𝑶𝑹𝑶𝑵𝑨𝒁𝑰𝑶𝑵𝑬 𝑫𝑰 𝑷𝑶𝑷𝑷𝑬𝑨 
Cʟᴀᴜᴅɪᴏ Mᴏɴᴛᴇᴠᴇʀᴅɪ


INTÉRPRETES
Davide Pozzi-Cembalo e Leitung 
Giuseppina Bridelli-Nerone 
Emanuela Galli-Poppea 
Xenia Mejer-Ottavia 
Filippo Mineccia-Ottone 
Salvo Vitale-Seneca 
Luca Dordolo-Lucano 
Alberto Allegrezza-Arnalta 
Alessio Tosi-Nutrice 
Vittoria Giacobazzi Virtù-Damigella 
Lucia Cortese-Amore e Valletto 
Riccardo Pisani-Soldato e Liberto 
Silvia Rosati-Fortuna e Drusilla 
Sophia Patsi-Cori 
Massimo Altieri-Soldato coro familiari 
Davide Benetti-Mercurio e Littore 


SINOPSE
L'Incoronazione di Poppea, de Monteverdi, trata de um caso de amor para além de todas as regras morais e sociais: o imperador Nero, um fraco, viola a esposa para elogiar a amante calculista, Poppea Empress; a imperatriz traída incita o marido traído de Poppea a assassinar a mulher infiel.

Esta ópera não é sobre amor, mas sobre ambição, gratificação submissa, falta de escrúpulos. 

Com um cinismo incomparável na história da ópera, o libretista Francesco Busenello repudiou todos os personagens. E assim a conclusão da ópera não pode ser chamada senão a apoteose do sarcasmo: os adúlteros em triunfo no trono romano; o garoto assassino e seu novo companheiro alegremente unidos; o autor da tentativa de assassinato pingando de autopiedade. Monteverdi foi mais gracioso: a música devolveu dignidade aos papéis traçados com grotesca decadência romana tardia e permitiu vislumbrar  sentimentos ocultos,  esperanças e medos.

Atenção: esta ópera é uma obra extensa muitíssimo bonita e com excelentes cantores, à medida que os vídeos forem editados aconselhamos a rever pelo menos parte do anterior.


FONTE:  SWR Classic

.
.
HOJE  NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Assembleia Municipal de 
Ponta Delgada chumba recomendação 
de suspender incineradora

A Assembleia Municipal de Ponta Delgada, chumbou, esta segunda-feira, a recomendação apresentada pelo Bloco de Esquerda para a suspensão do projeto da construção da incineradora na ilha de São Miguel.
 .
A recomendação mereceu o voto favorável da única deputada do Bloco de Esquerda, Vera Pires, a abstenção do presidente da Junta de Freguesia de Santa Clara e os votos contra dos restantes deputados.

Os bloquistas defendem a suspensão do projeto da construção da incineradora de São Miguel e pedem à Câmara de Ponta Delgada que use “a sua voz no seio da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Ilha de São Miguel (AMISM) para reverter o processo" e para a definição "de soluções alternativas à valorização energética por incineração na ilha de São Miguel, tendo em conta a capacidade de processamento de resíduos já instalada na região e as experiências dos Centros de Processamento de Resíduos nela existentes".

Tanto o PS como o PSD remeteram o debate da questão para quando terminar o processo judicial.

Vera Pires considerou que “não é extemporânea a possibilidade de pensar em alternativas”.
“O tempo da política é sempre. Não querendo a política atropelar o tempo da justiça, é dever da política pensar em soluções”, afirmou.

Em dezembro de 2016, a AMISM decidiu, por unanimidade, avançar com a construção de uma incineradora de resíduos, orçada em mais de 60 milhões de euros.

O concurso para a construção da incineradora na maior ilha dos Açores esteve sob alçada da justiça devido a queixas por parte de um dos concorrentes, a empresa Termomeccanica, que foi excluída em detrimento do consórcio luso-alemão formado pelas CME e Steinmüller Babcock Environment.

Em outubro passado, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Ponta Delgada decidiu anular a adjudicação da construção da incineradora ao consórcio CME/Steinmuller Babcok Environment, por parte da Musami - Operações Municipais do Ambiente, EIM SA.

Na altura, o movimento "Salvar a Ilha", composto por várias associações ambientalistas, congratulou-se com a decisão judicial de anular a adjudicação, pedindo que o projeto fosse "blindado".

No início deste mês, o conselho de ilha de São Miguel, após proposta do presidente da AMISM, José Manuel Bolieiro, avançou que irá sugerir ao Governo Regional que repense o projeto.

* E as alvíssaras, esqueceram-se que existem?

.
.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/256

Raiz Quadrada
resolvida em 3 Segundos




FONTE: Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio


.
.
HOJE  NO
"DESTAK"
SPA congratula-se com proclamação 
do Dia Mundial da Língua Portuguesa

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) congratulou-se hoje com a proclamação pela UNESCO de 05 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, considerando que é "um passo importante" para que esta se torne "língua de trabalho na ONU".

"A Sociedade Portuguesa de Autores congratula-se com o facto de a UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura] ter tomado, em Paris, a decisão de dedicar o dia 05 de Maio à comemoração da importância da língua portuguesa no mundo como instrumento de comunicação e de civilização para mais de 260 milhões de pessoas em quatro continentes", referiu, em comunicado, a SPA. 
 .

Na nota, a SPA assinalou que "este é também um passo importante para que a língua portuguesa venha a tornar-se língua de trabalho na ONU [Organização das Nações Unidas], estatuto de que gozam hoje o inglês, o francês, o espanhol, o chinês, o árabe e o russo".

* A língua portuguesa é a quinta mais falada no mundo.

.


XLI - MEGA MÁQUINAS

LOCOMOTIVAS A DIESEL
2-PRODUÇÃO



O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


FONTE: Canal Decapod
   
.
.
HOJE  NO 
"i"
Hacker Rui Pinto dizer que PJ 
"blindou" acesso a dados eletrónicos
 de dono da Doyen

Pirata informático acusa autoridades de protegerem Doyen.

Rui Pinto acusou, esta segunda-feira,  a Polícia Judiciária (PJ) de ter feito uma cópia forense aos dispositivos eletrónicos de Nélio Lucas e de os ter blindado para “impossibilitar a sua utilização contra” o dono da Doyen.
.
"A Polícia Judiciária fez uma cópia forense aos dispositivos eletrónicos de Nélio Lucas, mas blindou-os para impossibilitar a sua utilização contra ele. E esta informação é ainda mais revelante pelo facto de Nélio Lucas e a Doyen Sports estarem a ser alvo de um processo-crime em Espanha por crimes de branqueamento de capitais e fraude fiscal", lê-se na publicação partilhada no Twitter oficial de Rui Pinto.

“Sendo previsível que nesses equipamentos existam elementos que poderiam ser muito importantes para robustecer a acusação, num processo que, como reconheceu o juiz José de La Mata, surgiu após as denúncias realizadas através da plataforma Football Leaks, e exigirá mecanismos de cooperação judiciária internacional, e análise de documentação abundante e complexa.

Numa altura em que se tornou por demais evidente o protecionismo das autoridades portuguesas para com a Doyen, falta saber se estas autoridades chegaram ao ponto de omitir estes dados à congénere espanhola”, acrescenta ainda.

* Afirmações graves do hacker, a PJ tem uma palavra a dizer.

.

JOSÉ FILIPE PINTO

.






A ministra e 
as obras de misericórdia

Nada teria a opor se a visita fosse feita pela cidadã Francisca Van Dunem. Só que a visita foi feita na qualidade de membro do Governo. A titular de uma pasta que tem nas suas mãos a condução do processo.

A visita que a ministra da Justiça fez à jovem mãe, que abandonou o filho recém-nascido num caixote do lixo e que se encontra em prisão preventiva, tem sido objeto das mais variadas leituras.

Assim, não faltou quem criticasse Francisca Van Dunem acusando-a de, com essa visita, estar a desrespeitar o poder judicial, uma vez que o ato pode ser visto como uma forma de solidariedade com alguém que está acusada de um crime que toda a sociedade portuguesa repudia. Com a agravante de as imagens gravadas não permitirem dúvidas sobre a circunstância de a presunção de inocência ser, neste caso, um mero formalismo jurídico.

Em sentido oposto, ouviram-se murmúrios, mais do que vozes, favoráveis à decisão da ministra. Lembraram que só alguém em situação de total desespero pode ver-se obrigada a cometer um ato tão hediondo. Uma prova de que a opinião pública tanto coloca a tónica na acusação sem julgamento como se deixa levar por uma compaixão quase doentia.

Como é óbvio e apesar do articulado da Constituição proibir que a cor da pele seja usada como fator de discriminação, negativa ou positiva, também não faltou quem ligasse a visita ao facto de a detida e a ministra terem o mesmo tom de pele, esquecendo que, se esse fosse o critério, Francisca Van Dunem teria muitas prisioneiras para visitar.

Como católico sei que visitar os presos corresponde à sexta obra de misericórdia temporal. Uma lista feita por Jesus Cristo no Juízo Final, que começa em dar de comer a quem tem fome e termina em enterrar os mortos. Por isso, nada teria a opor se a visita fosse feita pela cidadã Francisca Van Dunem.

Tal como não manifestaria o mínimo incómodo – bem pelo contrário – se Francisca tivesse ido visitar os enfermos que neste país se veem quotidianamente abandonados em camas de hospitais. Um ato que considero como uma espécie de câmara de uma eutanásia por negligência e abandono familiar.

Só que a visita foi feita na qualidade de membro do Governo. A titular de uma pasta que tem nas suas mãos a condução do processo. Não se trata de uma ministra com a tutela da área que, se devidamente operacional, teria diminuído grandemente o risco ou a possibilidade de o crime ter acontecido.

No final da visita, a ministra manifestou a sua satisfação pelo facto de a detida estar a receber apoio psicológico. Do ponto de vista humano trata-se de uma atitude compreensível e louvável. Só que a satisfação transforma-se em preocupação pelo facto de se estar a fazer a posteriori aquele que deveria ser o procedimento habitual a priori.

Voltando às obras de misericórdia, não é à ministra da Justiça que cumpre dar de beber a quem tem sede, vestir os nus e dar pousada aos peregrinos. Uma lista que se mantém atual, embora com a substituição da figura do peregrino pela do sem-abrigo. A condição que marcava a vida da jovem detida.

Porém, talvez convenha pensar que a ministra é apenas um dos membros do órgão colegial que dá pelo nome de Governo. É a este, qualquer que seja a sua composição, que compete criar condições para que uma mãe se recuse ou se veja obrigada a negar a maternidade. Até porque, como os portugueses estão a descobrir nos casos das crianças açorianas “adotadas” por militares norte-americanos, numa altura em que a figura da adoção não existia em Portugal, a miséria é mais profunda do que a pobreza.

* Professor catedrático

IN "O JORNAL ECONÓMICO"
22/11/19

.
.


2103.UNIÃO



EUROPEIA




.
.
HOJE  NO 
"A BOLA"
Filipe Azevedo
Vice-campeão europeu, reforça Estoril

Filipe Azevedo, vice-campeão europeu de triatlo (média distância), vai representar o Estoril na próxima época desportiva.

Atualmente a viver no Dubai, Filipe Azevedo é o primeiro reforço dos canarinhos para 2020.
.
«Depois de um ano sem competir em Portugal, vou ter a oportunidade de voltar a competir nas provas de longa distância e representar o melhor clube português», congratula-se.

Os atuais campeões nacionais de clubes de longa distância apostam forte com a contratação do terceiro classificado no Ironman 70.3 Portugal Cascais.

Para Bruno Pais, coordenador da equipa da Linha, «era um desperdício e uma pena o Filipe não competir em Portugal.»

«Felizmente, as provas de longa distância em 2020 vão ter os melhores atletas nacionais a competir. Consideramos que é um serviço que prestamos ao triatlo nacional num ano em que Portugal vai receber, pela primeira vez, a distância completa do Ironman em Cascais», salientou.

* Desejamos a Filipe Azevedo o maior sucesso mas consideramos a prova Ironman uma desumanidade.

.
.
HOJE  NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Lobo d"Avila é candidato ao CDS
 e já tem prioridades

Filipe Lobo d"Ávila é o quarto militante centrista a avançar com uma candidatura, depois de João Almeida, Abel Matos Santos e Carlos Meira. Ao JN, diz querer "devolver a credibilidade" ao CDS, que considera precisar de melhorar "o modo de funcionamento, a transparência e a participação dos militantes". E aponta três prioridades.

"O CDS é um partido decisivo para encontrar soluções do ponto de vista fiscal, da segurança social e da saúde", diz Lobo d"Ávila, sublinhando "que é nestas três áreas que o partido deve atuar". O candidato acrescenta que "o frentismo de Esquerda" precisa de "uma alternativa agregadora" da qual o CDS deve ser "o motor" - sendo que, para isso, os centristas precisam de voltar a ser "um partido amigo da classe média, que vive estrangulada com impostos".
 .

Para Lobo d'Ávila, o CDS tem, antes de tudo, de "clarificar o seu posicionamento, devendo assumir-se como um partido da direita democrática sem constrangimentos e com orgulho" de modo a acomodar, da melhor forma possível, as sensibilidades democtratas-cristãs, conservadoras e liberais que coabitam no interior do partido.

Na publicação na sua página do Facebook, na qual anunciou a intenção de ser candidato, o integrante do grupo Juntos Pelo Futuro garantiu ainda que esse passo "não está dependente de candidaturas anunciadas ou por anunciar" e deixou claro que nunca será candidato "com moções de outros".

Congresso é em janeiro
O primeiro a anunciar a candidatura à presidência do CDS foi Abel Matos Santos, da Tendência Esperança em Movimento - conotada com a ala mais à Direita do partido. Fê-lo logo na noite eleitoral, após Assunção Cristas ter dito que se afastava, em virtude de os democratas-cristãos terem baixado de 18 para 5 deputados no Parlamento.

Depois disso, Carlos Meira, ex-presidente da concelhia de Viana do Castelo e crítico de Cristas, deu a conhecer a intenção de se candidatar contra o "centralismo". No sábado foi João Almeida, deputado e porta-voz do CDS, a divulgar um vídeo onde considerou que o período complicado que o partido vive "não é irreversível".

O Congresso do CDS está marcado para os dias 25 e 26 de janeiro de 2020, em Aveiro.

* Quando o CDS estava no governo foi conivente na responsabilidade de mandar muitos pequenos empresários para a falência e milhares de cidadãos para o desemprego, neste natal desejamos que os "democratas cristãos" vivam uma enorme crise.

.
.

Núbia um Reino Esquecido/2


  Documentários Online
.
.


6. Inesquecíveis Viagens
de Comboio

6.1-Passeio pela ROMÉNIA



* Estas viagens que desfrutaremos são também observação atenta às pessoas com que o viajante se cruza, problemas sociais, conformismo e também ilusões, vai perceber porque as viagens são inesquecíveis.


FONTE: DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.

José Mário Branco

Eu vim de Longe


.
.
HOJE  NO 
"DINHEIRO VIVO"
Matos Fernandes: 
Descontos da Black Friday são 
“expoente máximo do capitalismo”

Ministro do Ambiente critica dia de descontos que vê como marca negativa de uma sociedade capitalista.

O ministro do Ambiente e Ação Climática disse hoje que a Black Friday, dia de descontos nas lojas, é um “contrassenso” e classificou-a de “expoente máximo e negativo de uma sociedade capitalista”, quando há “evolução de consumidores para utilizadores”. 
.
 “Nesta evolução de consumidores para utilizadores, com todo o respeito por quem promove os Black Fridays da vida, eles são, de facto, um contrassenso”, afirmou João Pedro Matos Fernandes à margem de uma conferência sobre financiamento sustentável, que decorreu hoje no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O ministro considerou que atualmente se verifica a passagem de uma ótica de consumo de produtos e serviços, dando como exemplo as diferenças entre “ter uma lâmpada ou ter luz”, “ter uma máquina de lavar roupa ou ter ciclos de lavar roupa”, ou entre “ter um berbequim ou um furo na parede”. “O que eu quero é mesmo um serviço e não necessariamente um bem. E por isso cada vez mais vamos ter uma sociedade orientada a serviços que têm bens lá dentro”, prosseguiu. 
Matos Fernandes catalogou ainda a Black Friday como “um expoente máximo e negativo de uma sociedade capitalista”, não sem antes dizer que acredita “na livre escolha e na iniciativa” numa “democracia aberta”.

“Acho que é fundamental nós mudarmos de hábitos para podermos aguentar esta mesma democracia e este regime aberto e de livre iniciativa e de livre oportunidade”, continuou, manifestando também receio de que “alguém o faça por nós e o faça mal” Porém, o ministro lamentou ainda ver “muitas entidades financeiras a dizerem como é que vão apoiar as compras que nós vamos fazer no Black Friday”.
 O Black Friday, dia em que várias lojas vendem produtos com acentuadas promoções, ocorre esta sexta-feira e inaugura a época das compras natalícias.

* Nós que não nutrimos grande simpatia pelo sr. ministro diremos que ele tem toda a razão nas afirmações proferidas, por momentos até nos pareceu que era de esquerda.

.
.
.

Portugal bem português

V-História a História África/3
3- Império de Salazar



O moderno colonialismo começa com a corrida pela partilha de África entre os impérios e países coloniais europeus. Proibido o tráfico de escravos, tratava-se de ocupar militar e administrativamente os territórios e de os explorar economicamente em novos moldes. É o início do ciclo africano do Império. 

Com autoria do historiador Fernando Rosas, “História a História” regressa aos ecrãs, desta vez exclusivamente dedicada à história colonial portuguesa em África. “História a História África é uma revisitação do colonialismo moderno português desde finais do séc. XIX até 1975, que contempla as políticas coloniais dos vários regimes deste período – Monarquia Constitucional, República, Estado Novo – das resistências a elas e dos seus desenlaces. 

O programa é baseado numa investigação feita em arquivos documentais e audiovisuais e vem inserir-se no debate em curso sobre as políticas coloniais portuguesas no mundo da sua época”, conta o Prof. Fernando Rosas. Filmada em Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Portugal, “História a História África” começa nas guerras de ocupação e nas “campanhas de pacificação”, no século XIX, e atravessa diversas dimensões da história imperial portuguesa: as políticas coloniais da Primeira República e do Estado Novo; os projetos de povoamento branco; as diferentes formas de exploração da mão-de-obra nativa e as políticas segregacionistas; as atrocidades cometidas pela PIDE nos territórios africanos; a manutenção da escravatura; os massacres não reconhecidos oficialmente; a origem dos movimentos de libertação; as grandes obras do império em Moçambique e Angola; a Guerra Colonial; a organização das lutas armadas; a insurreição dos colonos; o retorno. 

Pela mão do historiador Fernando Rosas visitam-se os espaços mais simbólicos e marcantes da história do antigo Império Português. Uma oportunidade única para ficar a conhecer alguns dos episódios da nossa história comum, como nunca antes foi contada. “História a História: África” é o resultado de dois anos de trabalho de investigação própria, recolha de materiais iconográficos e documentais, escrita dos guiões e gravações em África. 
Ao longo de 13 episódios serão abordados temas inéditos em televisão e mostrados locais de difícil acesso.

Um excelente trabalho de investigação  do Prof. FERNANDO ROSAS e uma extraordinária equipa da RTP para a execução desta série.


* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: Lusotropical

.. . .
.

Cientista propõe represar água
 de degelo nos Alpes suíços



FONTE:  DW Brasil

.
.
JORGE JESUS
Jorge Jesus após título da Libertadores 
com o Flamengo 'Sou diferenciado'




FONTE:  FOX Sports Brasil
.
.
Oposição ganha eleições em Hong Kong




FONTE:  euronews

.
.
201-NO GINÁSIO
Treino de 12 minutos
para derreter gordura




COM PROFESSORA BIA

UM AVISO SÉRIO:
Quem deseje acompanhar estes exercícios mais exigentes deve ter compleição física adequada, não pretenda ser o Tarzan ou a Jane, não está no cinema.

A Bia ou qualquer pessoa associada ao Home Fit Home não se responsabilizará por lesões ou qualquer dano sofrido após a realização dos treinos exibidos pelo Home Fit Home. Procure assistência médica antes de começar qualquer programa de exercício.



FONTE:  Home Fit Home 

.
.

2168
Senso d'hoje
CLÁUDIO FONSECA
PODCASTER
HISTORIADOR
Joker e a Política



FONTE:   Podcast Conversa

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
Filhotes de Bicho Preguiça


.
.

BOM DIA


.
.

20-TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝐼-𝑈𝑚 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑚𝑢𝑛𝑑𝑜



𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸

𝐶𝘩𝑎𝑚𝑎𝑚 “𝑉𝑖𝑙𝑎 𝑑𝑜 𝐶𝑜𝑛𝑑𝑒 — 𝑈𝑚 𝑃𝑜𝑟𝑡𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑀𝑢𝑛𝑑𝑜” 𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑗𝑒𝑐𝑡𝑜 𝑑𝑒 𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑟𝑣𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑡𝑟𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑛𝑎𝑣𝑎𝑙 𝑒𝑚 𝑚𝑎𝑑𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑥𝑝𝑙𝑜𝑟𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑡𝑟𝑎𝑑𝑖𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑞𝑢𝑒, 𝑛𝑎 𝑓𝑜𝑧 𝑑𝑜 𝐴𝑣𝑒, 𝑡𝑒𝑚 𝑠𝑒́𝑐𝑢𝑙𝑜𝑠, 𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑏𝑒𝑚 𝑑𝑒𝑚𝑜𝑛𝑠𝑡𝑟𝑎𝑑𝑎 𝑛𝑎 𝑛𝑎𝑢, 𝑓𝑢𝑛𝑑𝑒𝑎𝑑𝑎 𝑗𝑢𝑛𝑡𝑜 𝑎̀ 𝐴𝑙𝑓𝑎𝑛𝑑𝑒𝑔𝑎 𝑅𝑒́𝑔𝑖𝑎.
𝐸𝑥𝑒𝑚𝑝𝑙𝑜, 𝑎𝑞𝑢𝑖 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑡𝑟𝑢𝑖́𝑑𝑜 𝘩𝑎́ 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑑𝑒́𝑐𝑎𝑑𝑎𝑠, 𝑑𝑎𝑠 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑎𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑎𝑖́𝑟𝑎𝑚 𝑑𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑝𝑜𝑟𝑡𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎𝑠 𝑠𝑒𝑡𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑡𝑖𝑑𝑎𝑠 𝑑𝑜 𝑚𝑢𝑛𝑑𝑜.

𝐸𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑎𝑠 𝑣𝑎́𝑟𝑖𝑎𝑠 𝑒𝑡𝑎𝑝𝑎𝑠 𝑑𝑎 𝑣𝑖𝑎𝑔𝑒𝑚 𝑎 𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑔𝑟𝑢𝑝𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑏𝑎𝑙𝘩𝑜 𝑐𝑟𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑠𝑒 𝑝𝑟𝑜𝑝𝑜̃𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎̃𝑜 𝑎 𝑟𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑐𝑜𝑛𝑔𝑟𝑒𝑠𝑠𝑜 𝑖𝑛𝑡𝑒𝑟𝑛𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑠𝑡𝑟𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑛𝑎𝑣𝑎𝑙 𝑒 𝑜 𝑜 𝑎𝑢𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑑𝑎 𝑝𝑟𝑜𝑑𝑢𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑐𝑖𝑒𝑛𝑡𝑖́𝑓𝑖𝑐𝑎 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑒 𝑡𝑒𝑚𝑎.

𝑀𝑎𝑠, 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑗𝑎́, 𝑜 “𝑎𝑛𝑜 𝑧𝑒𝑟𝑜”(2015), 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑥𝑝𝑒𝑟𝑖𝑒̂𝑛𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑡𝑒𝑎𝑡𝑟𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑢𝑛𝑖𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜, 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝟤𝟧𝟢 𝑝𝑟𝑜𝑓𝑖𝑠𝑠𝑖𝑜𝑛𝑎𝑖𝑠 𝑒 𝑎𝑚𝑎𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑝𝑟𝑒𝑡𝑒𝑛𝑑𝑒𝑚 𝑚𝑎𝑛𝑡𝑒𝑟 𝑣𝑖𝑣𝑎 𝑛𝑎 𝑚𝑒𝑚𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑙𝑜𝑐𝑎𝑙 𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑚𝑎𝑟𝑐𝑎 𝑑𝑎 𝑖𝑑𝑒𝑛𝑡𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑣𝑖𝑙𝑎𝑐𝑜𝑛𝑑𝑒𝑛𝑠𝑒.

𝑂 𝑚𝑢𝑛𝑖𝑐𝑖́𝑝𝑖𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑎𝑝𝑜𝑠𝑡𝑎𝑑𝑜 𝑒𝑚 𝑖𝑛𝑠𝑐𝑟𝑒𝑣𝑒𝑟 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑠 𝑡𝑟𝑎𝑑𝑖𝑐̧𝑜̃𝑒𝑠 𝑛𝑜 𝑖𝑛𝑣𝑒𝑛𝑡𝑎́𝑟𝑖𝑜 𝑛𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑙 𝑒, 𝑎 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑖𝑟, 𝑛𝑜 𝑞𝑢𝑎𝑑𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝘩𝑜𝑛𝑟𝑎 𝑑𝑎 𝑈𝑁𝐸𝑆𝐶𝑂, 𝑒 𝑒𝑠𝑠𝑒 𝑐𝑎𝑚𝑖𝑛𝘩𝑜 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑐̧𝑎 𝑢𝑛𝑖𝑛𝑑𝑜 𝑎 𝑝𝑜𝑝𝑢𝑙𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑛𝑢𝑚𝑎 𝑟𝑒𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑠𝑜𝑏𝑟𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑒𝑠 𝑠𝑎𝑏𝑒𝑟𝑒𝑠.

𝑂 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑐𝑡𝑎́𝑐𝑢𝑙𝑜 𝑓𝑎𝑧-𝑠𝑒 𝑑𝑒 “𝑓𝑎𝑙𝑎𝑠 𝑐𝑎𝑛𝑡𝑎𝑑𝑎𝑠”. 𝐸́ 𝑢𝑚 𝑚𝑢𝑠𝑖𝑐𝑎𝑙 𝑒𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝑎𝑠 𝑠𝑎𝑟𝑑𝑖𝑛𝘩𝑎𝑠, 𝑜𝑠 𝑝𝑒𝑠𝑐𝑎𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠, 𝑎 𝑣𝑒𝑙𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝐶𝑟𝑢𝑧 𝑑𝑎 𝑂𝑟𝑑𝑒𝑚 𝑑𝑒 𝐶𝑟𝑖𝑠𝑡𝑜 𝑒 𝑜𝑠 𝑚𝑎𝑠𝑡𝑟𝑜𝑠 𝑝𝑒𝑟𝑐𝑜𝑟𝑟𝑒𝑚 𝑢𝑚𝑎 𝑜𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑟𝑖́𝑡𝑖𝑚𝑎. 𝑁𝑎 𝑡𝑟𝑎𝑚𝑎 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑎 𝑓𝑖𝑔𝑢𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝐺𝑎𝑠𝑝𝑎𝑟 𝑀𝑎𝑛𝑢𝑒𝑙, 𝑐𝑎𝑣𝑎𝑙𝑒𝑖𝑟𝑜 𝑑𝑎 𝑂𝑟𝑑𝑒𝑚 𝑑𝑒 𝐶𝑟𝑖𝑠𝑡𝑜 𝑒 𝑝𝑖𝑙𝑜𝑡𝑜-𝑚𝑜𝑟 𝑑𝑎 𝑐𝑎𝑟𝑟𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑑𝑎 𝐼́𝑛𝑑𝑖𝑎, 𝐶𝘩𝑖𝑛𝑎 𝑒 𝐽𝑎𝑝𝑎̃𝑜 𝑛𝑜𝑠 𝐷𝑒𝑠𝑐𝑜𝑏𝑟𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜𝑠.


FONTE:   Câmara Municipal de Vila do Conde