26/12/2017

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
.
18-ARTE ARRISCADA

Tanz im Quadrat

Interpretação de: NoD  FKK



FONTE: V ABC


.
.


GRANDES LIVROS/44

AUTORES DO MUNDO

2-CONTOS DE TERROR

Edgar Allan Poe



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

HOJE NO
"A BOLA"
George Weah mais próximo de ser
.presidente da Libéria 

A antiga estrela do futebol mundial, George Weah, 51 anos, está cada mais pertode chegar a presidente da Libéria.
 .

Tal pode até acontecer já esta terça-feira, na segunda volta das eleições. George Weah ganhou a primeira volta (20 candidatos) com 39 por cento dos votos.


* Será mais um cacique oriundo do futebol ou um bom presidente?

.
.

I-CARGAS

IMPOSSÍVEIS

1- UM NOVO LAR



FONTE: NATGEO


.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Telespetadora salva apresentador de
.cancro com diagnóstico pela TV

Uma telespetadora atenta do programa britânico "Serial Killer", de Piers Morgan, alertou esta semana o apresentador para uma mancha suspeita no peito, que, mais tarde, se confirmou serem indícios de cancro.
.
O apresentador de "Good Morning Britain", de 52 anos, revelou que recebeu um e-mail de uma telespetadora, Gillian Nuttall, fundadora da instituição de solidariedade "Melanoma UK", preocupada com uma mancha na zona do peito do jornalista.

"Piers, correndo o risco de parecer lunática, estava a ver o seu programa e reparei que tinha uma mancha no seu peito. Já a foi verificar?", escreveu.

Em resposta, Piers adiantou que foi a um dermatologista que, "imediatamente cortou a mancha", e confirmou que poderia se tornar em cancro. "Deem àquela mulher um prémio! Obrigada, Gillian. Oh a ironia de um "serial killer" inadvertidamente ter ajudado a salvar a minha vida. Feliz Natal!", agradeceu.

* Fantástica Gillian.

.
.
IV-EXPEDIÇÃO AVENTURA

4- PARAÍBA
2- LUCENA


COM RICHARD RASMUSSEN

As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Cerca de 6.500 alojamentos locais 
ilegais registados este ano

Quase um terço dos estabelecimentos de alojamento local registados este ano dizem respeito “única e exclusivamente” a legalizações, devido à obrigação de as plataformas eletrónicas exigirem o número de registo, de acordo com a associação do setor. 
 .
 “Com a nova legislação que obrigou as plataformas a exigirem os números de anúncios, o número de legalização teve um crescimento importantíssimo. Estima-se que este ano, das novas aberturas, que foram cerca de 18 mil, 6.500 digam respeito única e exclusivamente a esta ação de legalização”, declarou à agência Lusa o presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), Eduardo Miranda, advogando que esta “foi talvez das ações de legalização mais importantes e com maior efeito que já se fizeram até hoje”.

Segundo dados do Registo Nacional de Estabelecimentos de Alojamento Local (RNAL), disponibilizado pelo Turismo de Portugal, o alojamento local em Portugal mais do que quadruplicou nos últimos três anos, passando de cerca de 13 mil estabelecimentos registados até 2014 para mais de 55 mil espaços hoje existentes um pouco por todo o país.

Até 15 de dezembro deste ano, estavam registados 55.345 espaços desta tipologia de empreendimentos turísticos, localizados maioritariamente nos concelhos de Lisboa (10.611), Porto (4.881) e Albufeira (4.815).

Ao longo do ‘boom’ do alojamento local, o maior crescimento foi registado este ano, com 19.493 estabelecimentos licenciados até 15 de dezembro, um número ainda superior ao indicado pela ALEP. Em 2016 foram abertos 11.733, em 2015 foram 10.535 e em 2014 foram 4.041 espaços.

Para o responsável da ALEP, um dos maiores obstáculos ao futuro do setor é a instabilidade legislativa, nomeadamente as propostas apresentadas por vários grupos parlamentares para limitar o alojamento local devido ao arrendamento tradicional, que se preveem que sejam discutidas no início do próximo ano.

“As constantes alterações trazem sempre instabilidade e ninguém quer investir, arriscar a sua vida, o seu futuro, num ambiente que é instável”, afirmou Eduardo Miranda, defendendo que é necessário “estabilizar em termos fiscais o setor”.

Na perspetiva do representante dos titulares de alojamento local, as propostas dos grupos parlamentares são “precipitadas” e “desajustadas”, pelo que “podem colocar milhares e milhares de famílias em causa, podem colocar o próprio setor como um todo em causa”.

Para discussão na Assembleia da República estão projetos de lei do PS, que propõe a obrigatoriedade de a assembleia de condóminos autorizar o titular da exploração do estabelecimento a exercer a atividade numa fração do prédio; do PCP, que quer que o alojamento local seja autorizado pelos restantes condóminos e que as câmaras possam limitar até 30% a ocupação deste tipo de atividade; e do BE, que pretende “delimitar o conceito de alojamento local, considerando-o uma partilha temporária de habitação, parcial ou na totalidade, mas que é ocupada como tal apenas numa parte do ano, até 90 dias, quando se trata de apartamentos ou moradias por inteiro”.

Visando também alterar o Regime Jurídico de Exploração dos Estabelecimentos de Alojamento Local, o CDS-PP apresentou um projeto de lei para clarificar que “qualquer oposição do condomínio à exploração de estabelecimentos de alojamento local deve constar do título constitutivo da propriedade horizontal”.

Sobre o impacto do alojamento local no arrendamento tradicional, o presidente da ALEP advogou que é uma questão pontual, considerando que “todo o debate que está a ser gerado em torno da habitação diz respeito a três freguesias quando o alojamento local está em 1.587 freguesias”.

Neste sentido, qualquer medida que seja restritiva ao alojamento local “só pode ser pensada em situações excecionais, ou seja, não se vai criar restrições onde não há problemas”, defendeu Eduardo Miranda, acrescentando que “com algum bom senso e alguma criatividade se encontram soluções construtivas”.

Para a ALEP, o principal desafio “é tornar o arrendamento tradicional mais atrativo”.

* Este número elevado de legalizações de alojamento local espelha a relação de amor que o tuga tem com a ilegalidade.

.

CRISTINA AZEVEDO

.




 O Pilar Europeu 
dos Direitos Sociais

"Gotemburgo, 17 de novembro de 2017 - Os dirigentes da União Europeia proclamaram hoje solenemente o Pilar Europeu dos Direitos Sociais na Cimeira Social para o Emprego Justo e o Crescimento em Gotemburgo, na Suécia. O Pilar foi primeiramente anunciado pelo presidente Juncker no seu discurso de 2015 sobre o estado da União e apresentado pela Comissão em abril de 2017. Foi hoje assinado pelo presidente Jean-Claude Juncker pela Comissão Europeia, o presidente Tajani pelo Parlamento Europeu e o primeiro-ministro Ratas pelo Conselho da União Europeia".

Eis, provavelmente, a melhor notícia vinda de uma Europa que nos últimos anos nos habituou a um discurso castrador e muito pouco humanista.

A ideia de poder contar com uma Carta de Compromisso, especificamente dedicada à criação de novos direitos mais eficazes a partir de 20 princípios fundamentais todos diretamente ligados à igualdade de oportunidades e acesso ao mercado de trabalho, às condições de trabalho mais justas e à proteção e inclusão sociais, é um sinal de esperança no sentido de uma construção europeia que não esqueceu as pessoas nem o Estado social que as protege e lhe garante a dignidade em todas as circunstâncias.

A aplicação do Pilar apoiar-se-á numa série de indicadores sociais em linha que permitirão seguir as tendências e os resultados em todos os países da UE.

Caberá a cada Estado-membro aproveitar as orientações e/ou normativos da União para o desenho de políticas públicas que possam contribuir para esta Europa mais ativa, mais igual e mais justa.

O primeiro passo já foi dado com a publicação de um retrato social (o European Union Social Scoreboard) dos 28 países da União, ficando claros quais os domínios sobre os quais é importante agir ou sobre os quais devemos tirar as devidas consequências.

Falo de abandono escolar, igualdade de género, desigualdade e mobilidade social, condições de vida e pobreza, igualdade de oportunidades no acesso ao mercado, estrutura da força de trabalho, participação em ações de ativação do emprego, rendimento disponível, custo /hora do trabalho, impacto das políticas públicas na redução da pobreza, disponibilidade de creches e jardins de infância, acesso ao sistema de saúde e competências digitais.

Procurarei, em próxima crónica explicar em que posição relativa nos encontramos.

Entretanto, teria sido um bom ponto de partida para explicar as opções do OE 2018. Certo?

Caberá a cada Estado-membro aproveitar as orientações e/ou normativos da União para o desenho de políticas públicas que possam contribuir para esta Europa mais ativa, mais igual e mais justa.

IN "O JORNAL DE NOTÍCIAS"
21/12/17

.
.


1453.UNIÃO



EUROPEIA




.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Preços a retalho no Reino Unido
 subirão após ‘brexit’

Os consumidores do Reino Unido vão enfrentar uma subida dos preços depois do ‘brexit’ caso o país não faça novos acordos comerciais idênticos aos negociados entre a União Europeia e os países terceiros, advertiu hoje o consórcio britânico de Comércio Retalhista. 
 .

A conselheira-delegada do consórcio britânico (BRC), Helen Dickinson, advertiu, numa entrevista à emissora britânica BBC Radio 4, que o custo dos produtos de consumo diário, nomeadamente a alimentação e o vestuário, aumentarão logo que se concretize a saída do Reino Unido e da União Europeia, uma vez que este país perderá os acordos preferenciais que possui com os países-membros do bloco comunitário.

Uma diretiva comunitária estabelece ainda que o Reino Unido beneficia de taxas alfandegárias nulas ou taxas alfandegárias baixas sobre as importações devido aos acordos de comércio preferencial estabelecidos entre a União Europeia e 73 países fora do bloco comunitário. 

Estes acordos terminarão no momento em que este país perder o vínculo com os 27 Estados-membros da União Europeia. “A 29 de março de 2019 ficaremos fora de todos os acordos. A partir de então, esses acordos preferenciais deixarão de aplicar-se ao Reino Unido”, disse Dickinson em declarações hoje à BBC Radio 4. 

 A conselheira-delegada do BRC realçou também que “o que é importante, desde agora até 2019, é prosseguir com trabalho que o Reino Unido tem entre mãos, isto é, centrar-se em assinar novos acordos preferenciais idênticos aos atualmente existentes”.

* Os britânicos nem sabem a camisa de onze varas que vão ter de vestir.

.
.
162-BEBERICANDO


COMO FAZER "PUNHETA RUSSA"


. .
.


9-O UNIVERSO
SUBMARINO


(ÚLTIMO EPISÓDIO)

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

..
.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Governo britânico perde milhares
 de documentos oficiais da história 
do Reino Unido

Milhares de documentos oficiais do Governo britânico, alguns deles com informações sensíveis sobre episódios controversos da história do Reino Unido do século XX, desapareceram dos Arquivos Nacionais, noticia hoje o jornal The Guardian. 
 .
Segundo o diário britânico, entre o material desaparecido figuram documentos sobre a Guerra das Malvinas ou sobre o conflito na Irlanda do Norte.

O The Guardian salienta que os documentos foram levados dos Arquivos Nacionais por funcionários do executivo britânico para Whitehall (edifícios governamentais), dando, posteriormente, conta do desaparecimento. 

* A culpa é do Brexit.

-
.

José Cid e Tozé Britoa

A lenda del Rei D. Sebastião


.
.
HOJE NO 
"i"
IURD
Mães alegadamente vítimas das adoções ilegais querem ser ouvidas por Marcelo

Algumas mães que, alegadamente, foram vítimas das adoções ilegais por parte da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) pretendem ser ouvidas pelo Presidente da República numa audiência. Marcelo afirma não saber das intenções das famílias.

Várias mães, alegadamente vítimas das adoções ilegais por parte da IURD, através de uma rede de adoções ilegais, manifestaram intenção de serem ouvidas por Marcelo Rebelo de Sousa, informa a TVI.
 .
O Presidente da República falou à margem da sua visita às famílias afetadas pelos incêndios de Pedrógão Grande, e quando questionado sobre este assunto afirmou “que não sabia disso”. “Está a dar-me uma novidade”, garantiu Marcelo.

Sobre o mesmo assunto, o chefe de Estado adiantou que vê “com apreço o facto de o Ministério Público estar a reabrir uma investigação para apurar o que se terá passado [na IURD]. E para saber se o Estado teve, ou não, responsabilidade."

* O sr. Presidente da República tem sido um elemento de importância relevante como pacificador de emoções ao rubro pelas circunstâncias trágicas ocorridas em 2017. Também como refreador de ânimos apostados em envenenar as relações com o governo.
Só que o Presidente não é o solucionador-mor de todos os problemas, este é um caso que tem de ser resolvido pelo Ministério Público se os crimes não prescreveram.

.
.
 IV-TABU
AMÉRICA LATINA
1.Dietas Exóticas


* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

Avô sul-coreano faz sucesso 
no Instagram, com aguarelas 
criadas para os netos




FONTE: BBC Brasil


.
.
 FORMULA 1


PELOS OLHOS DUM CONDUTOR
.
.


BELGRADO

1945

TROPAS SOVIÉTICAS LIBERTAM

A CIDADE DOS NAZIS



FONTE: CriticalPast

.
.

Cuidado com o cão













.
.


1470
Senso d'hoje
NÁDIA
MENINA DO LAR DA IURD
"Mensagem de Nádia
para o Bispo Edir Macedo"




FONTE: TVI24

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
Porque os esquilos são imunes
ao veneno da Cascavel


.
.


BOM DIA


.
.

3-BIZARRO

FORA "D'ORAS"

XXIII-MOUNT OLYMPUS/3



*Quem diz que os artistas não são atletas?

 O artista belga Jan Fabre e 27 outros artistas conceberam uma apresentação de 24h sem paragem nem intervalos, intitulada de Mount Olympus, que foi estreada no Berliner Festspiele. 
O incrível feito de resistência foi escrito, dirigido e coreografado por Fabre, que novamente empurra os limites do teatro.

Depois de 12 meses de ensaios, Mount Olympus tentou unir todas as facetas do trabalho anterior do artista. 

Descrito como 'um projecto excepcional' no site do Berliner Festspiele, os artistas  'dançaram, actuaram, amaram, sofreram, dormiram e sonharam ao percorrerem os mitos da Grécia antiga'.  Levaram os espectadores através duma actuação entre o acordar e o sonhar, entre o sonho e a realidade.

Actuações anteriores baseadas na resistência, tal como a sua peça de oito horas 'Isto é Teatro Como Era Esperado e Antecipado'  (1982), revolucionaram o conceito da arte de teatro e actuação.

Desde 1951 que o Berliner Festspiele une uma variedade de entre-cruzamentos de disciplinas artísticas e de eventos culturais para promover a rica e colorida paisagem artistica de Berlim.


** Somos suficientemente incultos e incapazes para considerar como arte este espectáculo, não há como aprender e digerir.

*** A primeira parte da encenação foi editada neste blogue entre 07 e 25 de Abril.

**** A segunda parte da encenação foi editada neste blogue a partir de 02/06/17.
Disfrute.