17/07/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XLI~MEGA FÁBRICAS
1-PEDRAS DE PORTUGAL
FÁBRICA DE MACEIRA-LIZ
1932



"MEGA FÁBRICAS" não tem apenas a ver com a grandeza da unidade de produção mas também com a excepcional qualidade do produto.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


FONTE:      CDI Maceira-Liz  .
.
.
HOJE  NO
"JORNAL DE  NOTÍCIAS"
Rui Moreira: 
"Não tenho responsabilidade sobre
 as questões de ordem pública, 
é a PSP que manda em mim"

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, falou no programa "Dois à Quinta", no Facebook, na quinta-feira à noite, sobre os festejos dos adeptos do F. C. Porto na Avenida dos Aliados, na qual não havia qualquer dispositivo montado para controlar os ânimos, terminando de madrugada com a Polícia de Segurança Pública a dispersar as pessoas à bastonada e ao pontapé.

O tema da conversa conduzida pela jornalista Chynthia Valente e pelo treinador de futebol Francisco Chaló até era o Turismo do Norte, e para além do autarca, contou com a presença de outros convidados, como Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, Aurora Pedro Pinto, administradora da Livraria Lello, e António Ponte, diretor da Direção Regional de Cultura do Norte.
.
Os festejos na baixa do Porto foram abordados e Rui Moreira justificou a falta de controlo dos adeptos com o facto de o futebol ser um fenómeno diferente de todos os outros, embora considere que tudo foi feito pela autarquia para "controlar" a situação.

"No São João fizemos uma campanha de sensibilização da população e depois decidimos que não havia necessidade de fechar a cidade. Só fechámos a Ponte Luís I porque a Metro do Porto nos pediu. Depois, exigimos que os restaurantes fechasssem mais cedo. Quarta-feira, essa situação não se colocava, porque o jogo acabava às 23.30 horas e os cafés e restaurantes estavam fechados. Fechava a Avenida dos Aliados? E se não ganhasse? Voltava-se a fechar e depois abria-se?", questionou o presidente da Câmara Municipal Porto.

E vai mais longe atribuindo às forças de segurança o ónus de controlar os adeptos. "Não tenho responsabilidade sobre as questões de ordem pública, é a PSP que manda em mim, que me pediu os meios que coloquei a disposição: Polícia Municipal, ambulâncias e bombeiros por causa de engenhos pirotécnicos. Falámos com o F. C. Porto e o F. C. Porto percebeu que não se podiam fazer as celebrações. Os jogadores nem à varanda do estádio foram. Aquilo que aconteceu no Porto, aconteceu em Liverpool e Nápoles. O futebol é diferente, para o bem e para o mal", frisou Rui Moreira.

* Um discurso patético de quem pertence à "Cúria pontifícia" do FCP. Alguém acredita?
.
.
XII- HISTÓRIAS
INEXPLICÁVEIS

2- O disco voador
que derrubou um avião


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

Gileanes74

.
.
HOJE  NO
" JORNAL DE NEGÓCIOS"
Benfica oficializa contratação
 de Jorge Jesus

O Benfica confirmou,em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a contratação de Jorge Jesus para o cargo de treinador.
 .
"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD (Benfica SAD) informa, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, que entrou em contacto com o CR Flamengo, dando conta da sua intenção de contratar o treinador Jorge Jesus, tendo encetado negociações para o efeito", refere o documento.

"Mais se informa que a Benfica SAD apresentou uma proposta de contrato de trabalho desportivo ao treinador Jorge Jesus, tendo a oferta sido aceite pelo mesmo".

* Uma muito boa notícia para o futebol português.

.

11.6- 𝑴𝑨𝑹𝒀 𝑺𝑻𝑼𝑨𝑹𝑻

.
AS MULHERES NA HISTÓRIA
11.6-  𝑴𝑨𝑹𝒀 𝑺𝑻𝑼𝑨𝑹𝑻
𝓐 𝓻𝓪𝓲𝓷𝓱𝓪 𝒅𝒐𝒔 𝒆𝒔𝒄𝒐𝒄𝒆𝒔𝒆𝒔



FONTE:  Canal História e Tu

.
.
HOJE  NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Açores implementam projeto 
para prevenção de dependências
 na gravidez precoce

A secretária regional da Saúde dos Açores assinou esta sexta-feira um acordo de cooperação financeira para a implementação do projeto piloto “Trajeto 0”, em Rabo de Peixe, que pretende prevenir dependências em “contextos vulneráveis”, dirigido para a gravidez precoce.

O projeto em causa, que será implementado em Rabo de Peixe, “visa criar uma rede de acompanhamento de grávidas no período pré e pós-natal e dos respetivos filhos até aos três anos”, explica a nota de imprensa enviada hoje pelo executivo regional.
.
Na assinatura do protocolo entre a Secretaria Regional da Saúde e o Centro de Terapia Familiar a Intervenção Sistémica, que se realizou hoje, em Ponta Delgada, Teresa Machado Luciano destacou que esta iniciativa permite “uma intervenção de proximidade, precoce e que procura prevenir os problemas emocionais que levam a comportamentos de risco”.

A governante adiantou que este projeto pode ser estendido a outros territórios dos Açores, dependendo “da avaliação da implementação do projeto em Rabo de Peixe”, e garantiu que vão ser privilegiados “os territórios identificados como prioritários no âmbito da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social”.

Para a secretária regional, agora importa “ajudar as famílias a construírem o seu projeto de futuro, procurando garantir também a sua integração na comunidade”.

Em fases posteriores, a intervenção “irá incidir primeiro em crianças até aos 3 anos e depois em crianças dos 3 aos 6 anos de idade”, lê-se na nota.

Este projeto irá funcionar sob a coordenação da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências e em parceria com a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, através da Unidade de Saúde de Rabo de Peixe.

O Centro de Terapia Familiar e Intervenção Sistémica já desenvolve, em Rabo de Peixe e nos Fenais da Ajuda, em São Miguel, o projeto "Prevenir em Família e Comunidade”, para o qual conta, também, com a parceria da Secretaria Regional da Saúde, através da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências.

* A notícia é excelente, falta a concretização!

.

ALEXANDRA VIEIRA

.






Trará a pandemia a formação
 contínua de professores de volta?

Ao mesmo tempo que praticamente desapareceu a formação contínua de professores, a última alteração do Estatuto da Carreira Docente removeu a possibilidade de poderem frequentar congressos, seminários e colóquios.

A formação contínua de professores está consignada no Estatuto da Carreira Docente (ECD) e, até há cerca de uma década, permitia que professores e professoras pudessem fazer formação gratuita nas áreas didática, pedagógica ou noutras relevantes para a docência.

A utilização educativa da Internet, a literacia digital básica nas principais ferramentas e nas plataformas digitais, do que viria a ser designado por ensino a distância (EaD), as bases da robótica, entre outras áreas relacionadas com as novas tecnologias de informação e comunicação digital e a generalização da utilização dos computadores pessoais, rapidamente levaram à multiplicação de ações de formação contínua, um pouco por todo o país.

Uma das vantagens da formação contínua nestas áreas é poder acompanhar o ritmo da inovação tecnológica, à velocidade a que estes sistemas evoluem, num percurso formativo dinâmico e que respeita as necessidades, os interesses e a motivação quanto à sua utilização e integração no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento de projetos. Como ferramentas, as tecnologias digitais são auxiliares do trabalho docente nas tarefas a executar e na dinamização de aulas com pendor inovador.

Ora, esta dinâmica foi interrompida quando terminou o financiamento do POPH. Muitos centros de formação de professores ajustaram-se a esta nova realidade: de 50 a 60 ações de formação por ano, passaram a garantir 10 ou 12 financiadas pelo Ministério da Educação, assim como todas aquelas que os professores tivessem disponíveis para pagar, contrariando o definido no ECD, ou que o formador cedesse em dinamizar gratuitamente. Outras ainda foram promovidas a nível local e regional, com financiamento vindo de outros ministérios, de que são exemplo a formação para a educação para a sexualidade, entre outras.

No momento atual, a formação contínua limita-se àquela que é promovida pelo Ministério de Educação, mas que têm uma finalidade. São ações de formação pré-formatadas, dinamizadas em cursos de formação de formadores, que depois têm a incumbência de formar formadores na mesma área, que formam professores, que, por sua vez, são focos de dinamização junto dos pares, frequentemente em formato de “reunião geral de professores”. Até este momento, podemos aceitar a bondade deste tipo de formação não fosse o facto de esta resultar mais da necessidade do Ministério da Educação do que dos professores. Os exemplos mais recentes são as ações promovidas no âmbito dos decretos-lei n.º 54 e n.º 55. Como muitos professores e professoras perceberam, estas ações não visam enriquecer e refletir sobre a prática pedagógica e didática, nem promover a inovação dos processos de ensino-aprendizagem, mas familiarizar com os decretos, enunciar as suas virtualidades e o caráter inquestionável no que toca ao seu cumprimento e garantir a sua execução, a partir de apresentações pré-formatadas, não vá esse formador ter laivos criativos ou críticos. A que soa este tipo de formação? Deixo a resposta ao leitor.

Ao mesmo tempo que praticamente desapareceu a formação contínua de professores, a última alteração do Estatuto da Carreira Docente removeu a possibilidade de poderem frequentar congressos, seminários e colóquios promovidos por instituições de ensino superior, associações de professores e até sindicatos. Os cinco dias de licença por ano para esse efeito foram removidos. Os cursos de mestrado e de doutoramento perderam relevância para a progressão mais rápida na carreira, o que era uma forma de recuperar uma parte do investimento pessoal, muitas vezes de vulto, em formação pós-graduada. Esta realidade levou também as instituições de ensino superior a ajustes, diminuindo a quantidade e frequência de encontros científicos e de cursos de pós-graduação.

A razão que obriga à reflexão sobre a necessidade de inverter esta dinâmica tem a ver com, pasme-se, uma pandemia. Esta dinâmica de formação contínua de professores perdeu-se há dez anos e notou-se a falta que fez no momento em que se decidiu encerrar as escolas e migrar para uma modalidade do ensino, vagamente a distância (EaD). Nunca como agora ficou visível a falta que fazem as ações de formação contínua, os encontros científicos e as especializações aos docentes.

Devido ao quase desaparecimento da formação contínua de professores, a pandemia tornou visível a literacia digital baixa de uma grande parte do corpo docente, que na transição para o EaD teve de adquirir equipamentos e expandir pacotes de dados. Através do autodidatismo, da ajuda entre pares e por tentativa e (muitos) erros, os professores procuraram soluções a distância de modo a não abandonar os seus alunos e manter o contacto. No entanto, o problema da literacia baixa de professores, e até dos alunos, não se resolve apenas distribuindo equipamentos, como já foi anunciado. Será esta razão quanto baste para pensar no regresso da formação contínua de professores? Veremos.

* Professora. Deputada do BE.

IN "PLATAFORMA MEDIA"
15/07/20

.
.


2333.UNIÃO



EUROPEIA

PENSÕES DE MISÉRIA EM PORTUGAL



FONTE:  euronews 
.
.

HOJE  NA
"EXAME INFORMÁTICA"
Maria Carmo-Fonseca é a primeira cientista portuguesa à frente
 da RNA Society

A presidente do Instituto de Medicina Molecular foi eleita para a presidência da sociedade científica internacional, que promove o estudo desta molécula, cada vez mais importante na Medicina

Praticamente desde o início da sua carreira científica que Maria Carmo-Fonseca faz parte da RNA Society, sociedade científica internacional que junta estudiosos da molécula essencial à expressão dos genes, RNA. Eleita presidente para o biénio 2021-2022, a cientista é a primeira portuguesa à frente desta organização internacional.
.
Professora Catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e presidente do Instituto de Medicina Molecular, o seu grupo de investigação estuda as vias moleculares e os mecanismos que envolvem o RNA na saúde e nas doenças humanas.

Nos últimos tempos temos ouvido falar mais desta molécula à conta da Covid, uma vez que uma das vacinas em teste, a da empresa Moderna, se baseia precisamente na manipulação do Ácido Ribonucleico. Já existem também dois medicamentos baseados neste tipo de tratamentos, designados como terapias de RNA, aprovados a nível mundial: um para a atrofia muscular espinal e outro para a paramiloidose familiar, conhecida em Portugal como doença dos pezinhos.

Da RNA Society, que promove a disseminação e partilha de resultados experimentais e conceitos emergentes na investigação do ácido ribonucleico (RNA), fazem parte mais de 1800 cientistas de todo o mundo, alguns deles laureados com o Prémio Nobel. “Somos na essência uma comunidade de cientistas apaixonados por entender melhor o fascinante mundo da biologia do RNA”, resume a cientista.

* Excelente representante da inteligência portuguesa e no feminino, valentaça!

.
.
22-Falsidade.com
22.1-ENCONTRO FATAL


FONTE:tbrsete

.

Sony XPERIA 1 II

. .
Sony XPERIA 1 II 
CINEMA Display 4K OLED



FONTE:  Nuno Agonia

.
.
HOJE  NO 
"i"
Cristina Ferreira sobre regresso à TVI:
."Trata-se de um regresso à casa-mãe, 
era impossível dizer que não".

Cristina Ferreira será Directora de Entretenimento e Ficção da TVI.

A apresentadora Cristina Ferreira deixa à SIC e volta à TVI, onde deverá ter uma participação no capital social da dona da TVI.

A informação já foi confirmada pela Media Capital e pela própria Cristina Ferreira que deixa a SIC, cerca de dois anos depois de ter sido contratada, para ser Diretora de Entretenimento e Ficção.
 .
“É um regresso à casa mãe, com funções distintas e um projeto ambicioso ao qual era impossível dizer que não. É uma escolha conduzida pelo afeto com a firme vontade de contribuir para recolocar a TVI no coração de todos os portugueses”, afirmou Cristina Ferreira, citada no comunicado da Media Capital.

A apresentadora fez ainda questão de dirigir uma palavra à estação que agora deixa, pouco mais de dois anos. “Neste momento de saída, não posso deixar de agradecer à SIC, à sua Administração, a oportunidade que me foi concedida e a possibilidade de trabalhar com profissionais de excepção. O meu muito obrigada a todos. A SIC é uma estação de televisão de referência, onde fui muito bem acolhida e para a qual formulo votos de maior sucesso profissional para o futuro”.

Apresentadora regressa à TVI e deverá iniciar funções já em setembro.

SIC já reagiu à saída de
 Cristina Ferreira para a TVI 

A SIC já reagiu ao regresso de Cristina Ferreira à TVI e confirmou que a apresentadora cessou o contrato que tinha com o canal até novembro de 2022

"Cristina Ferreira decidiu cessar unilateralmente a sua ligação à SIC, colocando termo ao contrato que a vinculava até 30 de novembro de 2022", lê-se no comunicado da estação de Paço de Arcos, onde a apresentadora esteve cerca de dois anos.

"A SIC lamenta a decisão abrupta e surpreendente mas apesar da desilusão, quer agradecer o trabalho de Cristina Ferreira desenvolvido ao longo deste curto mas intenso período, no seio de uma equipa vencedora, que continuará a empenhar o seu talento e profissionalismo para merecer a confiança do público”, refere o canal.

Por último, a SIC informa ainda que “reserva todos os seus direitos em face desta situação".

Sublinhe-se que a Media Capital adiantou no comunicado no qual confirmou o regresso de Cristina Ferreira à estação que detém, como diretora de entretenimento e ficção, que a apresentadora deverá iniciar funções já no início de setembro.

* Não há qualquer dúvida de que Cristina Ferreira é a grande vedeta da televisão portuguesa, não porque não tenha concorrentes mas porque ela arrasa a concorrência.
Porque é ultra trabalhadora merece ser notícia.

.
.
Live at Home Tribute

Ellie Goulding

Love Me Like You Do


.
.
HOJE  NO
"A BOLA"
Nélson Oliveira falha nacionais,
 europeus e mundiais

Nélson Oliveira está desiludido. A estagiar com a Movistar em Andorra, de onde seguirá diretamente para a cidade polaca de Chorzów a fim de iniciar, dia 5 de agosto, a Volta à Polónia, o bairradino já sabe que não vai poder participar tanto nos campeonatos nacionais, como nos europeus e mundiais. A alteração da data dos Campeonatos Nacionais, que se vão disputar em Paredes e que foram antecipados para de 14 a 16 de agosto, inviabiliza a presença do corredor português.
.
«Quando conversei com o diretor da federação sobre a minha disponibilidade para alinhar nos nacionais, dei-lhe conta de que já tinha falado com a equipa e que as datas de 21 a 23, coincidentes com o campeonato espanhol, eram as melhores. Posteriormente tive conhecimento de que a federação antecipara as provas uma semana. Acontece que no dia 15 estarei a correr a clássica  Il Lombardia, pelo que não poderei estar em Paredes», justificou Nélson a A BOLA sobre a sua indisponibilidade.

Situação idêntica à verificada para os europeus, a disputar em Plouay, de 24 a 26 de agosto. «O contrarrelógio corre-se a 24, precisamente o dia em que tenho de estar em Pamplona para realizar testes com vista à Volta à França. Embora o Tour se inicie dia 29, a equipa decidiu viajar de autocarro em vez de avião, pelo que teremos de estar em Nice no dia 26 à noite, o que também impede a minha presença nos campeonatos da Europa.»

E como não há duas sem três, igualmente a presença nos Campeonatos do Mundo, a realizar na Suíça, entre 20 e 27 de setembro, ficaram fora de questão para o corredor da Movistar.

«Contra todas as expectativas, a UCI decidiu manter o contrarrelógio para o dia 20, data que coincide com o final da Volta à França em Paris. Para estar presente, teria de desistir no Tour na quarta-feira, situação pouco provável já que, e sabendo como se trabalha na equipa, não são muito recetivos a este tipo de cenários. Mais do que ninguém lamento estas situações, porque é sempre uma honra representar a seleção nacional e sei que este ano não o poderei fazer», argumenta ainda o português da Movistar, que depois da Polónia e Lombardia, correrá, no dia 18, o Giro dell’Emília, antes de participar, pela quinta vez, na Volta à França.

* Hão-de vir anos melhores sem covid para não baralhar datas.

.

5.4- GENEALOGIA-HEREDOGRAMA

.
5-GƐŊƐ́TICA MARAƲILHƆSA
5.4- GENEALOGIA-HEREDOGRAMA



* Um programa para pessoas que gostam de aprender.


FONTE:  Kennedy Ramos

.
.
BOLSONASNO
𝐆𝐫𝐢𝐩𝐞𝐳𝐢𝐧𝐡𝐚, 𝐜𝐥𝐨𝐫𝐨𝐪𝐮𝐢𝐧𝐚 𝐞 𝟐 𝐦𝐢𝐥𝐡𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐞 𝐢𝐧𝐟𝐞𝐜𝐭𝐚𝐝𝐨𝐬:
𝐯𝐞𝐣𝐚 𝐚𝐬 𝐟𝐚𝐥𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐁𝐨𝐥𝐬𝐨𝐧𝐚𝐫𝐨 𝐞𝐦 𝟏𝟒𝟑 𝐝𝐢𝐚𝐬 𝐝𝐞 𝐩𝐚𝐧𝐝𝐞𝐦𝐢𝐚


Retrato do idiota que os brasileiros levaram à presidência.


FONTE:  BBC News Brasil
.
.
BCE avalia recuperação económica na Europa



FONTE:  euronews

.

SEMENTES

.
SEMENTES
Emicida - Drik Barbosa 



* O cantor e rapper Emicida lançou uma música para alertar para a exploração do trabalho infantil no Brasil e para a possibilidade de esse crime aumentar diante dos impactos da pandemia de COVID-19. “Sementes” tem a participação da cantora Drik Barbosa e faz parte de campanha nacional contra o trabalho infantil realizada por Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

FONTE:  ONU Brasil

.
.
MAIS UMA MORTE COVID 19



.

2400 - JOSÉ GOMES FERREIRA

.


2400
Senso d'hoje
JOSÉ GOMES FERREIRA
JORNALISTA
ASSUNTOS ECONÓMICOS
Corrupção Instalada com fundos  
 do COVID 19 para a EDP



FONTE:  Quero Emigrar
.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.

PRECISO DE ATENÇÃO


.
.

BOM DIA


.

99.𝐼𝐼𝐼 -Códıgos Mortαıs



99-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝐼𝐼𝐼 -Códıgos Mortαıs




Sιɴopѕe:

Mαrıα Von gαll (Gıovαnnα Mezzogıorno) é umα mulher de belezα encαntαdorα e muıtα corαgem.
Arrıscαndo α próprıα vıdα, elα se dedıcα de corpo e αlmα α sαlvαr judeus dαs gαrrαs de nαzıstαs durαnte α 2º guerrα mundıαl.
Suα fé nα humαnıdαde α tornα forte e ınαbαlάvel. Ou quαse.

A polı́cıα secretα αlemα̃ sαbe que só exıste umα formα de enfrαquecer Mαrıα: 𝗌𝖾𝗊𝗎𝖾𝗌𝗍𝗋α𝗋 seu fılho Thomαs (Thomαs Sαngster), um brılhαnte gαroto de 11 αnos de ıdαde, mestre em xαdrez.

Porém αlgo sαı errαdo nα trocα entre mα̃e e fılho.
E o menıno é resgαtαdo pelo pαı αmerıcαno (Stephen Moчer), que ele nuncα hαvıα conhecıdo. Ambos fogem pαrα α Espαnhα, mαs Mαrıα hαvıα contαdo α Thomαs um precıoso segredo, que αgorα, mαıs do que nuncα, pode α vıdα de todos estαr em rısco e mudαr os rumos dα Guerrα.


Eleɴco:

Clαıre Keım - Cαtherıne Lαmıel
Gıovαnnα Mezzogıorno - Mαrıα von Gαll
Klαus Mαrıα Brαndαuer - Gregor Lα̈mmle
Stephen Moчer - Dαvıd Quαtermαın
Thomαs Brodıe-Sαngster - Thomαs von Gαll
Bruno Cécıllon - Bertrαnd
Cédrıc Brelet - Sαverıo
Dıdıer Bourguıgnon - Lorrч Drıver
Domınıque Pınon - Henrı Lαfont
Gıorgıo Pαsottı - Mıchele
Gottfrıed John - Thomαs von Gαll, αvô
Ken Duken - Jürgen Müller 
Mαrısα Leonıe Bαch - Louıse (αs Mαrısα Duken)
Rufus (I) -  Prof. Bergot
Thıerrч Lhermıtte -  Andreαs Lαzık
Thomαs Heınze - Joαchım Görtz



FONTE:diegobit nascimento