21/06/2025

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

 .

XXIV-A HISTÓRIA 
DO SEXO
9- 𝕺 𝖉𝖊𝖘𝖕𝖚𝖉𝖔𝖗 𝖓𝖆̃𝖔 𝖊́ 𝖔𝖗𝖉𝖎𝖓𝖆́𝖗𝖎𝖔
ᙁᥲtᥲ⳽ᖾᥲ Ʈɾɩᥒᑯᥲᑯᥱ
 Nยภςค ภเภɠยє́๓ tєvє 
ς๏гคɠєภ ๔є Ŧคlคг ภเรร๏ 




FONTE: Pagode da Ofensa na Web
ANATOMIA HUMANA
20- SISTEMA RESPIRATÓRIO
20.1-ESTRUTURA E FUNÇÕES GERAIS DAS VIAS AÉREAS
Órgãos e funções

 (CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)

 
* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.

FONTE:  Anatomia Fácil com Rogério Gozzi

𝟷𝟿𝟻-𝐸 𝑠𝑒 𝑜𝑠 𝑛𝑎𝑧𝑖𝑠 𝑡𝑖𝑣𝑒𝑠𝑠𝑒𝑚 𝑔𝑎𝑛𝘩𝑜 𝑎 𝑔𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎


FONTE:Nerdologia

JOÃO LOPES

 .




As cadeiras de Van Gogh

𝖭𝗈 𝗉𝖺𝗌𝗌𝖺𝖽𝗈 𝗆𝖾̂𝗌 𝖽𝖾 𝖺𝖻𝗋𝗂𝗅, 𝗇𝗈 𝖬𝗎𝗌𝖾𝗎 𝖽𝗈 𝖯𝖺𝗅𝖺𝗓𝗓𝗈 𝖬𝖺𝖿𝖿𝖾𝗂, 𝗇𝖺 𝖼𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝗂𝗍𝖺𝗅𝗂𝖺𝗇𝖺 𝖽𝖾 𝖵𝖾𝗋𝗈𝗇𝖺, 𝖾𝗌𝗍𝖺𝗏𝖺 𝖾𝗑𝗉𝗈𝗌𝗍𝖺 𝗎𝗆𝖺 𝗉𝖾𝖼̧𝖺 𝗂𝗇𝗍𝗂𝗍𝗎𝗅𝖺𝖽𝖺 𝖠 𝖢𝖺𝖽𝖾𝗂𝗋𝖺 𝖽𝖾 𝖵𝖺𝗇 𝖦𝗈𝗀𝗁, 𝖽𝖺 𝖺𝗎𝗍𝗈𝗋𝗂𝖺 𝖽𝗈 𝖺𝗋𝗍𝗂𝗌𝗍𝖺 𝖭𝗂𝖼𝗈𝗅𝖺 𝖡𝗈𝗅𝗅𝖺, 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗇𝖺𝗀𝖾𝖺𝗇𝖽𝗈 𝗈 𝗊𝗎𝖺𝖽𝗋𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖵𝖺𝗇 𝖦𝗈𝗀𝗁 𝗉𝗂𝗇𝗍𝗈𝗎 𝖾𝗆 𝟣𝟪𝟪𝟪. 𝖠𝗈 𝗌𝖾𝗋 𝗈𝖻𝗌𝖾𝗋𝗏𝖺𝖽𝖺 𝗉𝗈𝗋 𝗎𝗆 𝖼𝖺𝗌𝖺𝗅 𝖽𝖾 𝗍𝗎𝗋𝗂𝗌𝗍𝖺𝗌, 𝗈 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗆 𝖺𝗉𝗋𝗈𝗑𝗂𝗆𝗈𝗎-𝗌𝖾 𝖽𝖺 𝖼𝖺𝖽𝖾𝗂𝗋𝖺 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝖺 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋 𝗈 𝖿𝗈𝗍𝗈𝗀𝗋𝖺𝖿𝖺𝗌𝗌𝖾 𝖼𝗈𝗆 𝗈 𝗌𝖾𝗎 𝗍𝖾𝗅𝖾𝗆𝗈́𝗏𝖾𝗅; 𝗌𝖾𝗇𝗍𝗈𝗎-𝗌𝖾, 𝖺 𝖼𝖺𝖽𝖾𝗂𝗋𝖺 𝖼𝖾𝖽𝖾𝗎 𝖾 𝖿𝗂𝖼𝗈𝗎 𝖺𝗆𝗈𝗅𝗀𝖺𝖽𝖺 - 𝗈 𝖼𝖺𝗌𝖺𝗅 𝗌𝖺𝗂𝗎 𝗋𝖺𝗉𝗂𝖽𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖽𝖺 𝗌𝖺𝗅𝖺 𝗈𝗇𝖽𝖾, 𝗇𝖺𝗊𝗎𝖾𝗅𝖾 𝗆𝗈𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈, 𝗇𝖺̃𝗈 𝗁𝖺𝗏𝗂𝖺 𝗆𝖺𝗂𝗌 𝗇𝗂𝗇𝗀𝗎𝖾́𝗆.

𝖮 𝗆𝗎𝗌𝖾𝗎 𝖽𝖾𝗎 𝖼𝗈𝗇𝗍𝖺 𝖽𝖾𝗌𝗍𝖺 𝗈𝖼𝗈𝗋𝗋𝖾̂𝗇𝖼𝗂𝖺 𝗁𝖺́ 𝗉𝗈𝗎𝖼𝗈𝗌 𝖽𝗂𝖺𝗌, 𝖺𝖼𝗋𝖾𝗌𝖼𝖾𝗇𝗍𝖺𝗇𝖽𝗈 𝗊𝗎𝖾, 𝖺𝗉𝖾𝗌𝖺𝗋 𝖽𝖾 𝗈 𝖺𝖼𝗈𝗇𝗍𝖾𝖼𝗂𝗆𝖾𝗇𝗍𝗈 𝗍𝖾𝗋 𝗌𝗂𝖽𝗈 𝗋𝖾𝗀𝗂𝗌𝗍𝖺𝖽𝗈 𝗉𝗈𝗋 𝗏𝖺́𝗋𝗂𝖺𝗌 𝖼𝖺̂𝗆𝖺𝗋𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝗏𝗂𝗀𝗂𝗅𝖺̂𝗇𝖼𝗂𝖺, 𝗈 𝖼𝖺𝗌𝖺𝗅 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗂𝗇𝗎𝖺 𝗉𝗈𝗋 𝗂𝖽𝖾𝗇𝗍𝗂𝖿𝗂𝖼𝖺𝗋 (𝗈 𝗋𝖾𝗌𝗉𝖾𝗍𝗂𝗏𝗈 𝗏ı́𝖽𝖾𝗈 𝖾𝗇𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺-𝗌𝖾 𝗇𝗈 𝖸𝗈𝗎𝖳𝗎𝖻𝖾 𝖾 𝗍𝖺𝗆𝖻𝖾́𝗆 𝖾𝗆 𝗌𝗂𝗍𝖾𝗌 𝖽𝖾 𝗏𝖺́𝗋𝗂𝖺𝗌 𝗉𝗎𝖻𝗅𝗂𝖼𝖺𝖼̧𝗈̃𝖾𝗌, 𝗂𝗇𝖼𝗅𝗎𝗂𝗇𝖽𝗈 𝗈 𝗃𝗈𝗋𝗇𝖺𝗅 𝖻𝗋𝗂𝗍𝖺̂𝗇𝗂𝖼𝗈 𝖳𝗁𝖾 𝖦𝗎𝖺𝗋𝖽𝗂𝖺𝗇). 𝖭𝖺 𝗌𝗎𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗎𝗇𝗂𝖼𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈, 𝖺𝗊𝗎𝖾𝗅𝖺 𝗂𝗇𝗌𝗍𝗂𝗍𝗎𝗂𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗅𝖾𝗆𝖻𝗋𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗁𝖺𝗏𝗂𝖺 𝖺𝗏𝗂𝗌𝗈𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗇𝖺̃𝗈 𝗍𝗈𝖼𝖺𝗋 𝗇𝗈 𝗈𝖻𝗃𝖾𝗍𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖾́, 𝖽𝖾 𝖿𝖺𝖼𝗍𝗈, 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝖿𝗋𝖺́𝗀𝗂𝗅 - 𝗍𝗋𝖺𝗍𝖺-𝗌𝖾 𝖽𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝖾𝗌𝗍𝗋𝗎𝗍𝗎𝗋𝖺 𝗈𝖼𝖺, 𝗎𝗇𝗂𝖽𝖺 𝖼𝗈𝗆 𝗉𝖺𝗉𝖾𝗅 𝖽𝖾 𝖺𝗅𝗎𝗆ı́𝗇𝗂𝗈 𝖾 𝖼𝗈𝖻𝖾𝗋𝗍𝖺 𝖼𝗈𝗆 𝖼𝖾𝗇𝗍𝖾𝗇𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝖼𝗋𝗂𝗌𝗍𝖺𝗂𝗌 𝖲𝗐𝖺𝗋𝗈𝗏𝗌𝗄𝗂.

𝖤𝗇𝗍𝗋𝖾𝗍𝖺𝗇𝗍𝗈, 𝖿𝗈𝗂 𝗉𝗈𝗌𝗌ı́𝗏𝖾𝗅 𝗋𝖾𝗌𝗍𝖺𝗎𝗋𝖺𝗋 𝖺 𝗈𝖻𝗋𝖺 𝖽𝖾 𝖭𝗂𝖼𝗈𝗅𝖺 𝖡𝗈𝗅𝗅𝖺 𝖾 𝗏𝗈𝗅𝗍𝖺𝗋 𝖺 𝖾𝗑𝗉𝗈̂-𝗅𝖺 𝗇𝗈 𝗆𝗎𝗌𝖾𝗎. 𝖲𝖾𝗃𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖿𝗈𝗋, 𝗁𝖺́ 𝗊𝗎𝖺𝗅𝗊𝗎𝖾𝗋 𝖼𝗈𝗂𝗌𝖺 𝖽𝖾 𝗂𝗇𝗌𝖺𝗇𝗈 𝖾𝗆 𝗍𝗎𝖽𝗈 𝗂𝗌𝗍𝗈, 𝗊𝗎𝖺𝗅𝗊𝗎𝖾𝗋 𝖼𝗈𝗂𝗌𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗇𝖺𝖽𝖺 𝖼𝗈𝗇𝗌𝖾𝗀𝗎𝖾 𝖺𝗍𝖾𝗇𝗎𝖺𝗋, 𝗇𝖾𝗆 𝗆𝖾𝗌𝗆𝗈 𝗊𝗎𝖺𝗇𝖽𝗈 𝗍𝖾𝗆𝗈𝗌 𝖺 𝗍𝖾𝗇𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝗈𝗅𝗁𝖺𝗋 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗈 𝖺𝗉𝖺𝗋𝖺𝗍𝗈 𝖽𝗈 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗆 𝖺 𝖼𝖺𝗂𝗋 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗎𝗆𝖺 𝗂𝗆𝗂𝗍𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗂𝗇𝗏𝗈𝗅𝗎𝗇𝗍𝖺́𝗋𝗂𝖺 𝖽𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝖼𝖾𝗇𝖺 𝖻𝗎𝗋𝗅𝖾𝗌𝖼𝖺 𝖽𝖾 𝗎𝗆 𝖿𝗂𝗅𝗆𝖾 𝗆𝗎𝖽𝗈.

𝖢𝗅𝖺𝗋𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗈 𝗆𝗎𝗌𝖾𝗎, 𝖺𝗍𝗋𝖺𝗏𝖾́𝗌 𝖽𝖺 𝖽𝗂𝗋𝖾𝗍𝗈𝗋𝖺 𝖵𝖺𝗇𝖾𝗌𝗌𝖺 𝖢𝖺𝗋𝗅𝗈𝗇, 𝗇𝖺̃𝗈 𝖽𝖾𝗂𝗑𝗈𝗎 𝖽𝖾 𝗅𝖾𝗆𝖻𝗋𝖺𝗋 𝗊𝗎𝖾 𝗁𝖺𝗏𝗂𝖺 𝖺𝗏𝗂𝗌𝗈𝗌 𝖼𝗅𝖺𝗋𝗈𝗌 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝖺 𝖿𝗋𝖺𝗀𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖺 𝗉𝖾𝖼̧𝖺, 𝗌𝗎𝖻𝗅𝗂𝗇𝗁𝖺𝗇𝖽𝗈 𝗍𝖺𝗆𝖻𝖾́𝗆 𝗈 𝖼𝗁𝗈𝗊𝗎𝖾 𝗊𝗎𝖾 𝖾́ 𝗉𝖾𝗋𝖼𝖾𝖻𝖾𝗋 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗅𝗀𝗎𝖾́𝗆 𝖿𝗈𝗀𝖾 𝖽𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝗌𝗂𝗍𝗎𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾𝗌𝗍𝖾 𝗍𝖾𝗈𝗋 𝗌𝖾𝗆, 𝗉𝖾𝗅𝗈 𝗆𝖾𝗇𝗈𝗌, 𝖼𝗈𝗆𝗎𝗇𝗂𝖼𝖺𝗋 𝖺𝗈𝗌 𝖿𝗎𝗇𝖼𝗂𝗈𝗇𝖺́𝗋𝗂𝗈𝗌 𝖺𝗊𝗎𝗂𝗅𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝖼𝗈𝗇𝗍𝖾𝖼𝖾𝗎. 𝖮𝗋𝖺, 𝖺 𝗆𝖾𝗎 𝗏𝖾𝗋, 𝖾𝗌𝗍𝖾 𝖾́ 𝗈 𝗍𝗂𝗉𝗈 𝖽𝖾 𝖽𝖾𝗍𝖺𝗅𝗁𝖾 𝗌𝗈𝖼𝗂𝖺𝗅 𝗊𝗎𝖾 𝗏𝖺𝗅𝖾𝗋𝗂𝖺 𝖺 𝗉𝖾𝗇𝖺 𝖾𝗌𝖼𝖺𝗅𝗉𝖾𝗅𝗂𝗓𝖺𝗋 𝖺 𝗉𝖺𝗋𝗍𝗂𝗋 𝖽𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝗉𝖾𝗋𝗌𝗉𝖾𝗍𝗂𝗏𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗉𝗅𝖾𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺𝗋, 𝖾𝗇𝗏𝗈𝗅𝗏𝖾𝗇𝖽𝗈 𝖽𝗈𝗂𝗌 𝖽𝖺𝖽𝗈𝗌 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝖼𝗈𝗇𝖼𝗋𝖾𝗍𝗈𝗌: 𝗉𝗋𝗂𝗆𝖾𝗂𝗋𝗈, 𝗁𝖺́ 𝗎𝗆 𝗉𝗎́𝖻𝗅𝗂𝖼𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝗆𝖺𝗇𝗍𝖾́𝗆 𝗎𝗆𝖺 𝗋𝖾𝗅𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖻𝖺𝗇𝖺𝗅𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗂𝗇𝗌𝗍𝗋𝗎𝗆𝖾𝗇𝗍𝖺𝗅 𝖼𝗈𝗆 𝗈𝗌 𝗈𝖻𝗃𝖾𝗍𝗈𝗌 𝖺𝗋𝗍ı́𝗌𝗍𝗂𝖼𝗈𝗌; 𝗌𝖾𝗀𝗎𝗇𝖽𝗈, 𝗈 𝗇𝗎́𝖼𝗅𝖾𝗈 𝗉𝗋𝖺́𝗍𝗂𝖼𝗈 𝖾 𝗌𝗂𝗆𝖻𝗈́𝗅𝗂𝖼𝗈 𝖽𝗈 𝗌𝖾𝗎 𝗈𝗅𝗁𝖺𝗋 𝗌𝗈𝖻𝗋𝖾 𝗈 𝗆𝗎𝗇𝖽𝗈 𝖾𝗌𝗀𝗈𝗍𝖺-𝗌𝖾 𝗇𝖺 𝗉𝗈𝗌𝗌𝗂𝖻𝗂𝗅𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖾 𝗈𝖻𝗍𝖾𝗋 𝖺𝗅𝗀𝗎𝗆𝖺 𝗂𝗆𝖺𝗀𝖾𝗆 𝗊𝗎𝖾 “𝗍𝖾𝗌𝗍𝖾𝗆𝗎𝗇𝗁𝖾” 𝗈 𝗏𝖺𝗓𝗂𝗈 𝖽𝖺𝗊𝗎𝖾𝗅𝖺 𝗋𝖾𝗅𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈.

𝖤𝗆 𝖻𝗈𝖺 𝗏𝖾𝗋𝖽𝖺𝖽𝖾, 𝗈𝖻𝗌𝖾𝗋𝗏𝖺𝗇𝖽𝗈 𝖼𝗈𝗆 𝖺𝗍𝖾𝗇𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗈𝗌 𝟤𝟩 𝗌𝖾𝗀𝗎𝗇𝖽𝗈𝗌 𝖽𝗈 𝗏ı́𝖽𝖾𝗈 𝖽𝗂𝗏𝗎𝗅𝗀𝖺𝖽𝗈 𝗉𝖾𝗅𝗈 𝗆𝗎𝗌𝖾𝗎, 𝗉𝖾𝗋𝖼𝖾𝖻𝖾𝗆𝗈𝗌 𝗊𝗎𝖾, 𝗇𝗈 𝗂𝗇ı́𝖼𝗂𝗈, 𝖾́ 𝗃𝖺́ 𝖺 𝗆𝗎𝗅𝗁𝖾𝗋 𝗊𝗎𝖾 𝗌𝗂𝗆𝗎𝗅𝖺 𝖾𝗌𝗍𝖺𝗋 𝗌𝖾𝗇𝗍𝖺𝖽𝖺 𝗇𝖺 𝖼𝖺𝖽𝖾𝗂𝗋𝖺 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗈 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗆 𝖺 𝖿𝗈𝗍𝗈𝗀𝗋𝖺𝖿𝖾. 𝖣𝗂𝗍𝗈 𝖽𝖾 𝗈𝗎𝗍𝗋𝗈 𝗆𝗈𝖽𝗈: 𝖺 𝗎́𝗇𝗂𝖼𝖺 𝗆𝗈𝗍𝗂𝗏𝖺𝖼̧𝖺̃𝗈 𝗉𝖺𝗅𝗉𝖺́𝗏𝖾𝗅 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝗉𝗋𝖾𝗌𝖾𝗇𝖼̧𝖺 𝖽𝗈𝗌 𝖽𝗈𝗂𝗌 𝗇𝖺𝗊𝗎𝖾𝗅𝖾 𝖾𝗌𝗉𝖺𝖼̧𝗈 𝖾́ 𝖺 𝗈𝖻𝗍𝖾𝗇𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 𝗎𝗆𝖺 𝗂𝗆𝖺𝗀𝖾𝗆 𝗈𝗎 𝗂𝗆𝖺𝗀𝖾𝗇𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝗈𝗌𝗌𝖺𝗆 “𝗉𝗋𝗈𝗏𝖺𝗋” 𝖺 𝗌𝗎𝖺 𝗉𝖺𝗌𝗌𝖺𝗀𝖾𝗆.

𝖭𝗈 𝗌𝖾𝗎 𝖼𝗈𝗆𝗎𝗇𝗂𝖼𝖺𝖽𝗈, 𝗈 𝗆𝗎𝗌𝖾𝗎 𝗉𝖾𝖽𝖾 𝗍𝖺𝗆𝖻𝖾́𝗆 𝖺𝗈𝗌 𝗏𝗂𝗌𝗂𝗍𝖺𝗇𝗍𝖾𝗌 𝗊𝗎𝖾 “𝗋𝖾𝗌𝗉𝖾𝗂𝗍𝖾𝗆 𝖺 𝖺𝗋𝗍𝖾”. 𝖮 𝗉𝖾𝖽𝗂𝖽𝗈 𝗉𝗈𝗌𝗌𝗎𝗂 𝖺𝗌 𝗅𝗈𝗎𝗏𝖺́𝗏𝖾𝗂𝗌 𝗏𝗂𝗋𝗍𝗎𝖽𝖾𝗌 𝖽𝖺 𝗅𝗈́𝗀𝗂𝖼𝖺 𝖾 𝖽𝖺 𝗌𝖾𝗇𝗌𝖺𝗍𝖾𝗓, 𝗆𝖺𝗌 𝗇𝖺̃𝗈 𝗉𝗈𝖽𝖾, 𝗉𝗈𝗋 𝗌𝗂 𝗌𝗈́, 𝖺𝗇𝗎𝗅𝖺𝗋 𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗌𝗍𝖺́ 𝖾𝗆 𝗃𝗈𝗀𝗈. 𝖠 𝗌𝖺𝖻𝖾𝗋: 𝗁𝖺́ 𝗎𝗆 𝗉𝗎́𝖻𝗅𝗂𝖼𝗈 𝖼𝗈𝗇𝗍𝖾𝗆𝗉𝗈𝗋𝖺̂𝗇𝖾𝗈, 𝖼𝖾𝗋𝗍𝖺𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝖼𝗈𝗇𝗌𝗍𝗂𝗍𝗎ı́𝖽𝗈 𝗉𝗈𝗋 𝖽𝗂𝗏𝖾𝗋𝗌𝖺𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖼𝖾𝗅𝖺𝗌 𝖽𝖾 𝗉𝗎́𝖻𝗅𝗂𝖼𝗈𝗌, 𝗊𝗎𝖾 𝖿𝗈𝗂 (𝖽𝖾𝗌)𝖾𝖽𝗎𝖼𝖺𝖽𝗈 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗇𝖺̃𝗈 𝗍𝖾𝗋 𝗊𝗎𝖺𝗅𝗊𝗎𝖾𝗋 𝗋𝖾𝗌𝗉𝖾𝗂𝗍𝗈 𝗉𝖾𝗅𝖺 𝖺𝗋𝗍𝖾. 𝖤 𝗉𝗈𝗋 𝗎𝗆𝖺 𝗋𝖺𝗓𝖺̃𝗈 𝗆𝗎𝗂𝗍𝗈 𝗌𝗂𝗆𝗉𝗅𝖾𝗌: 𝗇𝖺̃𝗈 𝖼𝗈𝗇𝗁𝖾𝖼𝖾 𝗇𝖾𝗆 𝗋𝖾𝖼𝗈𝗇𝗁𝖾𝖼𝖾 𝖺 𝖾𝗌𝗉𝖾𝖼𝗂𝖿𝗂𝖼𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝖽𝖺 𝖺𝗋𝗍𝖾 𝖾 𝖽𝗈 𝗍𝗋𝖺𝖻𝖺𝗅𝗁𝗈 𝖺𝗋𝗍ı́𝗌𝗍𝗂𝖼𝗈 - 𝗈𝗅𝗁𝖺 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗈 𝗆𝗎𝗇𝖽𝗈 𝖺̀ 𝗌𝗎𝖺 𝗏𝗈𝗅𝗍𝖺 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗌𝖾 𝖿𝗈𝗌𝗌𝖾 𝗎𝗆 𝖼𝗅𝗂𝗉, 𝗍𝖾𝗅𝖾𝗏𝗂𝗌𝗂𝗏𝗈 𝖾 𝖽𝖾𝗌𝖼𝖺𝗋𝗍𝖺́𝗏𝖾𝗅, 𝖾𝗆 𝗊𝗎𝖾 𝗇𝖺𝖽𝖺 𝖾́ 𝗋𝖾𝖺𝗅𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗉𝖾𝗋𝗍𝗂𝗇𝖾𝗇𝗍𝖾 𝗈𝗎 𝗆𝖾𝗋𝖾𝖼𝖾𝖽𝗈𝗋 𝖽𝖾 𝖺𝗅𝗀𝗎𝗆𝖺 𝗉𝖺𝗋𝖺𝗀𝖾𝗆 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗉𝗋𝖾𝗌𝗍𝖺𝗋 𝖺𝗍𝖾𝗇𝖼̧𝖺̃𝗈.

Há um público contemporâneo que não tem qualquer respeito pela arte: a sua arma de eleição é o telemóvel.

𝖯𝖺𝗋𝖺 𝗈 𝖼𝖺𝗌𝖺𝗅 𝗇𝖺̃𝗈 𝗂𝖽𝖾𝗇𝗍𝗂𝖿𝗂𝖼𝖺𝖽𝗈, 𝖺 𝖼𝖺𝖽𝖾𝗂𝗋𝖺 𝗇𝖺̃𝗈 𝖾𝗑𝗂𝗌𝗍𝖾 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗈𝖻𝗃𝖾𝗍𝗈 𝗌𝗂𝗇𝗀𝗎𝗅𝖺𝗋, 𝗆𝖺𝗌 𝖺𝗉𝖾𝗇𝖺𝗌 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝗏𝖾ı́𝖼𝗎𝗅𝗈 𝗆𝖺𝗍𝖾𝗋𝗂𝖺𝗅 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝖺 𝗈𝖻𝗍𝖾𝗇𝖼̧𝖺̃𝗈 𝖽𝖾 (𝗆𝖺𝗂𝗌) 𝗎𝗆𝖺 𝗂𝗆𝖺𝗀𝖾𝗆. 𝖮 𝗊𝗎𝖾 𝗊𝗎𝖾𝗋 𝖽𝗂𝗓𝖾𝗋 𝗍𝖺𝗆𝖻𝖾́𝗆 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗌 𝗉𝗋𝗈́𝗉𝗋𝗂𝖺𝗌 𝗂𝗆𝖺𝗀𝖾𝗇𝗌 𝗊𝗎𝖾 𝗉𝗋𝗈𝖽𝗎𝗓𝖾𝗆 𝗇𝖺̃𝗈 𝖾𝗇𝗏𝗈𝗅𝗏𝖾𝗆 𝗊𝗎𝖺𝗅𝗊𝗎𝖾𝗋 𝗏𝖺𝗅𝗈𝗋, 𝗅𝗂𝗆𝗂𝗍𝖺𝗇𝖽𝗈-𝗌𝖾 𝖺 𝖿𝗎𝗇𝖼𝗂𝗈𝗇𝖺𝗋 𝖼𝗈𝗆𝗈 𝖻𝖺𝗇𝖽𝖾𝗂𝗋𝖺 𝗉𝗎𝖾𝗋𝗂𝗅 𝖽𝗈 𝗍𝗎𝗋𝗂𝗌𝗍𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗀𝗈𝗌𝗍𝖺 𝖽𝖾 𝗋𝖾𝖽𝗎𝗓𝗂𝗋 𝖺𝗌 𝗌𝗎𝖺𝗌 𝗏𝗂𝖺𝗀𝖾𝗇𝗌 𝖺 𝗎𝗆𝖺 𝗆𝖾𝗇𝗌𝖺𝗀𝖾𝗆 𝗆𝖾𝖼𝖺̂𝗇𝗂𝖼𝖺: “𝖤𝗎 𝖾𝗌𝗍𝗂𝗏𝖾 𝗅𝖺́.” 𝖮𝗇𝖽𝖾? 𝖳𝖺𝗇𝗍𝗈 𝖿𝖺𝗓, 𝗆𝖺𝗌 “𝖾𝗎 𝖾𝗌𝗍𝗂𝗏𝖾 𝗅𝖺́” 𝗉𝗈𝗋𝗊𝗎𝖾 𝖺 𝗆𝗂𝗇𝗁𝖺 𝖿𝗈𝗍𝗈𝗀𝗋𝖺𝖿𝗂𝖺 𝖺𝗌𝗌𝗂𝗆 𝗈 𝖼𝗈𝗆𝗉𝗋𝗈𝗏𝖺.

𝖨𝗇𝖿𝖾𝗅𝗂𝗓𝗆𝖾𝗇𝗍𝖾, 𝖺 𝖼𝗎𝗅𝗍𝗎𝗋𝖺 𝗆𝖾𝖽𝗂𝖺́𝗍𝗂𝖼𝖺 𝖾𝗆 𝗊𝗎𝖾 𝗏𝗂𝗏𝖾𝗆𝗈𝗌, 𝗉𝗈𝗏𝗈𝖺𝖽𝖺 𝖽𝖾 𝗋𝖾𝖽𝗎𝗇𝖽𝖺𝗇𝗍𝖾𝗌 “𝖺𝗇𝖺́𝗅𝗂𝗌𝖾𝗌” 𝗉𝗈𝗅ı́𝗍𝗂𝖼𝖺𝗌 𝖾 𝖿𝗎𝗍𝖾𝖻𝗈𝗅ı́𝗌𝗍𝗂𝖼𝖺𝗌, 𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝗂𝖻𝗎𝗂 𝗍𝗈𝖽𝗈𝗌 𝗈𝗌 𝖽𝗂𝖺𝗌 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝗈 𝖽𝗈𝗆ı́𝗇𝗂𝗈 𝖺𝗋𝗍ı́𝗌𝗍𝗂𝖼𝗈 𝗌𝖾 𝗍𝖾𝗇𝗁𝖺 𝖾𝗌𝗏𝖺𝗓𝗂𝖺𝖽𝗈 𝖽𝖺 𝖽𝗂𝗆𝖾𝗇𝗌𝖺̃𝗈 𝗌𝖺𝗀𝗋𝖺𝖽𝖺 𝗊𝗎𝖾 𝖾𝗇𝖼𝖺𝗋𝗇𝗈𝗎 - 𝖾 𝗉𝖺𝗋𝗍𝗂𝗅𝗁𝗈𝗎 𝖼𝗈𝗇𝗇𝗈𝗌𝖼𝗈 - 𝖽𝗎𝗋𝖺𝗇𝗍𝖾 𝗌𝖾́𝖼𝗎𝗅𝗈𝗌. 𝖠𝗀𝗈𝗋𝖺, 𝗈 𝗁𝗈𝗆𝖾𝗆 𝖺 𝖾𝗌𝗆𝖺𝗀𝖺𝗋 𝖺 𝖼𝖺𝖽𝖾𝗂𝗋𝖺 𝖽𝖾 𝖵𝖺𝗇 𝖦𝗈𝗀𝗁 𝖾𝗇𝖼𝗈𝗇𝗍𝗋𝖺-𝗌𝖾 𝗆𝗎𝗅𝗍𝗂𝗉𝗅𝗂𝖼𝖺𝖽𝗈 𝖾𝗆 𝖽𝖾𝗓𝖾𝗇𝖺𝗌 (𝗍𝖺𝗅𝗏𝖾𝗓 𝖼𝖾𝗇𝗍𝖾𝗇𝖺𝗌) 𝖽𝖾 𝗏ı́𝖽𝖾𝗈𝗌 𝖽𝗈 𝖳𝗂𝗄𝖳𝗈𝗄. 𝖭𝖺̃𝗈 𝖾́ 𝗉𝗋𝖾𝖼𝗂𝗌𝗈 𝗆𝗎𝗂𝗍𝖺 𝗉𝖾𝗋𝗏𝖾𝗋𝗌𝗂𝖽𝖺𝖽𝖾 𝗉𝖺𝗋𝖺 𝗂𝗆𝖺𝗀𝗂𝗇𝖺𝗋 𝗊𝗎𝖾 𝖺𝗅𝗀𝗎𝗆 𝖽𝖾𝗌𝗌𝖾𝗌 𝗏ı́𝖽𝖾𝗈𝗌 𝗉𝗈𝗌𝗌𝖺 𝗍𝖾𝗋 𝗌𝗂𝖽𝗈 𝖼𝗈𝗅𝗈𝖼𝖺𝖽𝗈 𝖾𝗆 𝗋𝖾𝖽𝖾 𝗉𝖾𝗅𝗈𝗌 𝗉𝗋𝗈́𝗉𝗋𝗂𝗈𝗌 𝗉𝗋𝗈𝗍𝖺𝗀𝗈𝗇𝗂𝗌𝗍𝖺𝗌 - 𝖽𝗂𝗓𝖾𝗆 𝗈𝗌 𝗌𝖾𝗇𝗁𝗈𝗋𝖾𝗌 𝖽𝖾𝗌𝗍𝖾 𝗆𝗎𝗇𝖽𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖾́ 𝗂𝗌𝗌𝗈 𝗊𝗎𝖾 𝖿𝖺𝗓 𝗎𝗆𝖺 𝗋𝖾𝖽𝖾 “𝗌𝗈𝖼𝗂𝖺𝗅”.

* Jornalista

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"- 20/06/25 .



4097.UNIÃO


EUROPEIA

URSULA POLUENTE
E AS ALVÍSSARAS DOS POLUIDORES?
Comissão retira proposta sobre "greenwashing",  
mais um golpe para o Pacto Ecológico.


FONTE:   Euronews em Português-20/06/25

NR: Não somos apologistas de armas nucleares para ninguém mas a sra. Ursula não se importa que os assassinos putin, xi, jong-un, bibi e o traste do trump a possuam.
Continuamos a lembrar que a única responsável por um massacre com armamento nuclear é a democracia americana com o lançamento de bombas no Japão.
 
 putin  HUYLO

putin é um canalha


trump is also a killer
 of innocent people Ukrainians

 .

CIV -VIDA SELVAGEM
6 - GALÁPAGOS
PREDADORES DO OCENAO
EQUADOR



Por acreditarmos em Paraísos na Terra, em mais nenhum lado existem, estivemos por lá seis dias, divulgamos agora um extraordinário mundo de beleza realizado por excelentes profissionais. Cada episódio é um deslumbramento mas o melhor mesmo é arranjar 'massa' para lá ir. Já agora percorra o país de Quito até Guayaquil, suba os Andes e vá ao local onde começa a Amazónia. O povo equatoriano é excelente e hospitaleiro. a comida idem. Sabe que é em Cuenca que se fabrica o famoso chapéu 'panamá'?


(CONTINUA PRÓXIMO SÁBADO)


FONTE:  Beautiful World (Español) 
    
.
Annie Lennox

Walking on Broken Glass


.
..

295-UM POEMA POR SEMANA

ADÉLIA PRADO

EX-VOTO



dito por
ELISA LUCINDA




FONTE:  Saraiva

 .

𝒫𝒶𝓇𝒾𝓈, 𝒸𝒶𝓅𝒾𝓉𝒶𝓁𝑒 𝒹𝑒 𝓁’𝒶𝓂𝑜𝓊𝓇
𝑒𝓉 𝒷𝑜𝓇𝒹𝑒𝓁 𝒹𝑒 𝓁’𝐸𝓊𝓇𝑜𝓅𝑒 



No ѕécυlo XIX, α cαpιтαl do αмor erα o вordel dα Eυropα. A proѕтιтυιçα̃o ɴα̃o erα ɴovιdαde eм Pαrιѕ, мαѕ eѕтαvα α αвυrɢυeѕαr-ѕe. Dιαɴтe dαѕ ɢrιѕeттeѕ qυe ѕe veɴdιαм pαrα ѕoвrevιver, нαvια cocoттeѕ ѕedeɴтαѕ de oυro e ιɴdepeɴdêɴcια. Dαѕ cαlçαdαѕ ὰѕ мαɴѕõeѕ, α Pαrιѕ dαѕ proѕтιтυтαѕ тrαɴѕpιrαvα lυхo e poвrezα. Erα υм ѕυвмυɴdo ɴo qυαl αѕ мυlнereѕ тeɴтαvαм eхιѕтιr e coɴqυιѕтαr υм lυɢαr pαrα ѕι ɴα ѕocιedαde.


FONTE:  Invitation au voyage -16/06/25 .

 .

TEM ALGUMAS BREJEIRICES

ፕቿዐረዐኗጎልន-1





 

 

  

  

  

  

  

.

* Bem haja a TODOS os emissários destas pérolas. 

 

60-ADEGA SUPERIOR

lเς̧๏̃єร ๔๏ ร๏๓єllเєг г๏๔гเɠ๏ Ŧєггคz

111- #VINHOS FRANCESES#
BORDEAUX, BORGONHA, BEAUJOLAIS
FRANÇA
(Cabernet Sauvignon + Merlot
 + Cabernet Franc)
(Pinot Noir)
  (Gamay) 
.

 
FONTE:   Vinhos de Bicicleta-18/06/25

NR:  A análise do Somellier Rodrigo Ferraz é um certificado de muita qualidade. 
A etiqueta "ENOPEIDA" proporciona muito saber em tudo o que se refira à viticultura.

 .

IMPRÓPRIO PARA TÍMPANOS DELICADOS 
 
 TÃO MALCRIADO COMO A PIROSA
da miss mtias
MAS MUITO MAIS INTELIGENTE
SAÚƊƐ ƐM ƲƐRƝAƇULƐ̂S
4- A N SI E D A D E




FONTE:   dr.sinceramente  .

.
217-FUTURANDO

Especial pesquisadores brasileiros na Alemanha/2


 FONTE:DW Brasil

 

O ᥴoɾρo tᥱᥒtᥲ Ꮷιᴢᥱɾ-ᥣhᥱ ᥲᥣɡo
(ᛢᛜ́ ᚪᚣᚳᚾᚣ ᛜⳘꓦᛁᚱ).


FONTE: Posso Explicar ?

 .

CAMÕES
𝒜́𝔤𝔲𝔞 𝔭𝔬𝔱𝔞́𝔳𝔢𝔩 𝔢 𝔦𝔡𝔢𝔞𝔦𝔰 𝔡𝔢 𝔟𝔢𝔩𝔢𝔷𝔞
OUTROS 500

*"Camões | Outros 500" é uma iniciativa que assinala os 500 anos do nascimento de Luís de Camões, através de uma série de episódios curtos em vídeo, em que revisitamos, com um olhar contemporâneo e provocador, a lírica do poeta. Com o apoio do Plano Nacional das Artes e da Estrutura de Missão para as Comemorações dos 500 anos de Camões. A autoria e curadoria do projeto é de Clara Almeida Santos e Francisco Sena Santos
A voz é de Maria Flor Pedroso e a música de Máximo Francisco.   
 
 FONTE:   Antena 1-10/06/25.
.
ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL


4188
Senso d'hoje
RICARDO
ARAÚJO PEREIRA
ESCRITOR, HUMORISTA
 ANALISTA POLÍTICO
#HUMOR À PRIMEIRA VISTA#
GUSTAVO CARVALHO ENTREVISTA
“É grotesca a condenação do Léo Lins a 8 anos de prisão por piadas,é impensável”



A justiça de São Paulo condenou o humorista brasileiro Léo Lins a 8 anos e 3 meses de prisão. Tem ainda de pagar uma multa 1,4 milhões de reais e 303 mil reais por danos morais coletivos. Em causa estão piadas consideradas preconceituosas feitas no especial de stand-up comedy “Perturbador”, que já tinha sido retirado do YouTube em maio de 2023. 
Na altura com mais de 3 milhões de visualizações. O humorista argumentou então que estavam a igualar “expressão artística a um ato criminoso” e que “a justificação usada para remover o especial podia ser aplicada a 95% dos shows de stand-up.” Esta decisão da justiça foi provocada por um pedido realizado pelo próprio Ministério Público. 
Na sentença expõe-se piadas do espetáculo que são consideradas “declarações depreciativas e injuriosas contra as pessoas idosas, gordas, portadoras do vírus HIV, homossexuais, judeus e negros, inclusive exaltando o período esclavagista como época em que negros gozavam de privilégios.
” No Humor À Primeira Vista, com Gustavo Carvalho, o humorista Ricardo Araújo Pereira discute as implicações desta sentença, afirma que é uma decisão “grotesca a um ponto inimaginável”, critica o “silêncio ou até compreensão” de alguns humoristas e ironiza que sendo um crime muito grave, “as pessoas que se riram” também deviam cumprir pena.



FONTE:   Expresso - 14/06/24.
.

BOM DIA

.