06/10/2017

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
VII~MEGA FÁBRICAS

2- BACARDI



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

..
.
 HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
Milhares de pessoas caminham 
no sábado contra o cancro da mama
 na Região centro

Mais de oito mil pessoas participam no sábado, em sete cidades da região Centro, em caminhadas de sensibilização para a importância da prevenção e deteção precoce do cancro da mama.
.
Organizadas pelo Movimento Vencer e Viver, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), as caminhadas realizam-se simultaneamente em Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Guarda, Leiria e Viseu. Até quinta-feira havia já cerca de oito mil inscritos, um número que deve aumentar significativamente no sábado.

“As expectativas são as melhores. As pessoas estão cada vez mais sensibilizadas para este problema que é de todos. É um problema da comunidade, em que todos temos que assumir o compromisso de ajudar”, disse hoje à agência Lusa Olga Brás, coordenadora regional do movimento.

A iniciativa, intitulada “Pequenos Passos, Grandes Gestos”, realiza-se pelo oitavo ano consecutivo, sempre no Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama. Até à edição de 2016, inclusive, estas caminhadas reuniram 60 mil participantes e angariaram 200 mil euros.

Na opinião de Olga Brás, “ninguém está indiferente a esta causa”.

“Todos nós temos de fazer um esforço para conseguir unir e chamar a atenção para a grande necessidade da prevenção e de detecção precoce do cancro da mama. E, mais uma vez, chamar a atenção para a mulher não faltar ao rastreio, porque quando o cancro é detectado atempadamente as coisas têm um final muito mais feliz”, frisou.

As caminhadas são precedidas de várias actividades de animação e terminam num ambiente de confraternização, sendo feito o apelo à participação de pessoas de todas as idades e de ambos os sexos.

A inscrição tem o valor de cinco euros, que revertem na íntegra para o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Segundo Vitor Rodrigues, do Núcleo Regional do Centro da LPCC, trata-se de um ambiente de festa, porque “já lá vai o tempo em que um diagnóstico de cancro era imediatamente acompanhado pela ideia de morte”.

Na sua opinião, importa reforçar a ideia de que, “ao longo das últimas décadas, vários fatores foram alterando essa realidade: armas terapêuticas mais disponíveis, mais eficazes e menos agressivas, técnicas de diagnóstico mais apuradas, maior consciencialização das pessoas para a necessidade e utilidade do diagnóstico precoce, diminuição do medo face ao diagnóstico e ao tratamento”.

Estes foram “factores que influenciaram decisivamente a contínua batalha contra esta doença”, sublinhou.

As caminhadas ocorrem em sete cidades da região Centro onde existem extensões de funcionamento deste movimento de entreajuda, que visa o apoio à mulher desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama.

O trabalho do Movimento Vencer e Viver baseia-se no contacto pessoal entre uma mulher que está a viver uma situação de particular vulnerabilidade e uma voluntária que já passou por uma situação semelhante.

Entre os seus objectivos estão “o apoio emocional à mulher, seus familiares e amigos através do testemunho da voluntária (extensão, hospital, domicílio ou através de linha telefónica de apoio) e a promoção da melhoria de qualidade de vida pela disponibilização de vários serviços tendo em vista o bem-estar físico e emocional da mulher”.

O movimento refere que se estima que, na Europa, “surjam todos os anos 430.000 novos casos de cancro da mama e que uma em cada dez mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos”.

“O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher. Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama e 1.500 mulheres morrem com esta doença”, acrescenta.

* Sensibilizar homens e mulheres.

.
.

IV-MISTÉRIOS
EXTRATERRESTRES
1- APARIÇÕES



2- APARIÇÕES


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores. 

** Por vezes na edição dos vídeos  ocorrem erros de publicação dos quais assumimos a responsabilidade. Neste IV capítulo dos MISTÉRIOS EXTRATERRESTRES foram postados em sequência os nºs 2 e 3 e por lapso o nº1 ficou de fora. Decididos a corrigir o erro publicamos hoje os nºs 1 e 2, ficando para a semana a apresentação dos restantes. Certos da vossa compreensão por este "não crime" apresentamos desculpas.

.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Hospitais deixaram mais 307 milhões
 por pagar até Julho

Os pagamentos em atraso no sector público voltaram a aumentar e a culpa é dos hospitais, de acordo com o relatório pós-avaliação da Comissão Europeia. Apesar de o acesso a cuidados de saúde ter melhorado, a viabilidade financeira continua em terreno negativo.

Não há forma de estancar as dívidas nos hospitais. Os pagamentos em atraso na administração pública voltaram a aumentar ao longo deste ano - até Julho, o montante de compromissos por pagar cresceu 249 milhões de euros, para um total de 1,1 mil milhões de euros. E se no ano passado este indicador estabilizou, ele voltou a crescer este ano e "inteiramente" por responsabilidade dos hospitais públicos, de acordo com o último relatório de avaliação pós-programa da Comissão Europeia, divulgado esta sexta-feira.
.
"Depois de uma estabilização alargada em 2016, em comparação com o final de 2015, com 900 milhões de euros em atraso devido a uma regularização significativa de pagamentos em Dezembro, os pagamentos em atraso no sector público voltaram a aumentar num total de 249 milhões de euros para 1,1 mil milhões de euros até ao final de Julho de 2017", lê-se no relatório de Bruxelas.

Este aumento geral deve-se "inteiramente ao aumento em 307 milhões de euros dos hospitais públicos (EPE)", que levaram o ‘stock’ de dívida do Serviço Nacional de Saúde a "ultrapassar os 850 milhões de euros no final de Julho" deste ano. Os técnicos da Comissão Europeia dizem que o "planeamento e o controlo orçamental continuam a ser um desafio nos hospitais públicos".

O acesso a cuidados de saúde – e a respectiva qualidade – até tem estado a melhorar, lê-se no referido documento, mas não tem acontecido o mesmo na sustentabilidade financeira do SNS. Isto mesmo depois de se terem implementado "diversas medidas para aumentar a eficiência e sustentabilidade do sector da saúde", entre as quais a centralização das compras de bens e serviços através dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), o alargamento da comparticipação de genéricos, a redução dos preços dos medicamentos, a redução das listas de espera e o aumento das Unidades de Saúde Familiar (USF).

Problemas orçamentais na saúde não se resolvem com imposto sobre refrigerantes
Ao mesmo tempo, o "acesso a cuidados primários de saúde e a medidas de prevenção continua a aumentar". No entanto, apesar de a "reforma hospitalar" estar em curso, "o grande aumento dos pagamentos em atraso ao longo do ano evidencia um fraco planeamento e controlo orçamental", comenta a Comissão Europeia. O relatório recorda que o Governo aprovou um imposto sobre as bebidas açucaradas, que deve render 80 milhões de euros este ano, mas diz que não chega.

A taxa "tem como objectivo resolver o problema de sustentabilidade do SNS", mas, apesar de "ajudar a reduzir o stock de pagamentos em atraso", o uso "de dotações no final do ano e da receita do imposto sobre bebidas açucaradas" não "ataca os factores que estão por detrás desta tendência de subida" dos pagamentos em atraso. Bruxelas deixa uma sugestão: será necessário "uma orçamentação mais rigorosa e equilibrada", "controlos mais apertados" e "uma aplicação mais efectiva da lei dos compromissos".

Os hospitais e os metros de Lisboa e Porto são, de acordo com a Comissão Europeia, as áreas do sector empresarial público onde "prevalecem resultados operacionais negativos elevados".

Dados do SNS mostram que situação piorou em Agosto
De acordo com os dados do portal do Serviço Nacional de Saúde, os pagamentos em atraso cifravam-se em 550 milhões de euros em Dezembro de 2016 e desde então não pararam de subir. Se em Julho o valor se cifrava em 855 milhões de euros, em linha com o que afirma a Comissão Europeia, no mês de Agosto a situação voltou a piorar e já estavam 907 milhões de euros em atraso.

A dívida total a fornecedores externos ao SNS também não parou de subir desde Dezembro de 2016. No final do ano cifrava-se em 1,57 mil milhões de euros, mas em Agosto já tinha ultrapassado os dois mil milhões de euros - precisamente 2,02 mil milhões de euros.

No final do ano passado, o Governo fez um pagamento de cerca de 200 milhões de euros de dívidas a diversos fornecedores, incluindo corporações de bombeiros, através de um plano de regularização de dívidas em atraso.

Recentemente, a indústria farmacêutica e os hospitais privados pediram ao Governo um programa de regularização de dívidas na saúde.

* Grandes gestores...

.
.
II-ARMAS E TÁCTICAS
1- Armadura



FONTE: Universo do Documentário

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores. 
.
.
 HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Passadiços do Paiva distinguidos
 com prémio europeu

Os passadiços do Paiva, em Arouca, receberam pelo segundo ano consecutivo a distinção de melhor projeto europeu de desenvolvimento turístico.
.

A cerimónia que decorreu no passado dia 30 em São Petersburgo, na Rússia, distinguiu o programa de turismo de natureza arouquense, enquanto Portugal recebeu pela primeira vez um óscar de melhor destino turístico europeu.

"Os passadiços do Paiva continuam a ser um destino turístico mundial de excelência, no âmbito do turismo de natureza. Este prémio é a confirmação disso mesmo. É também a confirmação da estratégia sustentada que a autarquia e o Arouca Geopark têm vindo a desenvolver em todo o território e um reforçado reconhecimento mundial do trabalho que diariamente é desenvolvido no terreno e no qual o envolvimento dos arouquenses é cada vez mais determinante", refere um comunicado da Câmara.

Inaugurados em junho de 2015, os passadiços sobre as escarpas do rio Paiva tornaram- -se rapidamente uma atração turística da região, pela sua paisagem natural ao longo das margens do rio. O percurso de oito quilómetros deverá apresentar novidades muito em breve.

Vai ser construída uma nova ponte pedonal sobre o rio Paiva, na zona da cascata das Aguieiras, que terá 480 metros de extensão e um piso transparente suspenso a 150 metros de altura. Estas obras deverão estar concluídas no verão do próximo ano.

Além do importante prémio que os passadiços do Paiva arrecadaram na cerimónia, Portugal foi o país que mais prémios recebeu. No total foram 37 óscares, mais 13 do que no ano de 2016.

* Os passadiços do Paiva dão acesso a  um panorama assombroso, já os percorremos antes de tragicamente arderem em incêndio criminoso.

.

HENRIQUE SANTOS

.





Bem-vindo Advogado bufo...

"Pelo facto da Lei não ser clara é que existem os advogados..."

As recentes atribuições dadas aos advogados (se é que assim se podem chamar), estão muito perto de provocar a alteração da sua designação profissional, de “Advogado” para “Advogado Bufo”.

E não, não é uma nova especialidade na classe, é mesmo a designação genérica. Agora vamos ter advogados bufos especialistas em direito laboral, advogados bufos especialistas em direito fiscal, advogados bufos especialistas em direito administrativo e por aí adiante.

Refiro-mo, e sem utilizar grandes referências legislativas, ao facto da transposição para a ordem interna de uma legislação comunitária prever a obrigação dos advogados terem de denunciar os seus clientes, que suspeitem estar envolvidos em branqueamento de capitais (grosso modo). O simples ato de se falar disso deixa-me em pânico.

De facto, é de lamentar que o sigilo profissional a que está obrigado um advogado seja visto como um privilégio da classe e não como um direito do cidadão.

Das duas uma, ou mudam o nome da classe para Advogado Bufo, ou acabam com a profissão. Afinal, se realizarem tal procedimento para todos os crimes tipificados, é muito fácil à justiça culpar uma pessoa, dado que, se o cliente contar os factos de determinado acontecimento ao seu advogado (e já nem falo em suspeitas que este possa ter), obriga este último a ir de imediato contar tuda à justiça e assim fica resolvido o caso. Afinal a prova testemunhal é a rainha das provas, e esta vai servir, de certaza, para o efeito.

O esquema é o seguinte, cometo um crime, conto-o ao meu advogado para ele me defender/representar, e ele vai de imediato denunciar-me e/ou contar ao juíz. Assim sempre é mais fácil a este último tomar uma decisão, sem a polícia ter de investigar.

Não sei que tipo de regime político é esse, mas não é típico de uma democracia.
Na verdade, agora temos dois juízes a quem prestar contas. Ao advogado bufo (que tem de decidir se é relevante denunciar ou não), e ao juíz de direito. Se o primeiro não nos levar à condenação, temos o segundo para ver o que dá.

Antigamente dizia-se que tinha de se contar tudo ao advogado (não podiam existir segredos), para que este melhor nos defendesse/representasse, mas agora é preciso cuidado...
Estarão provavelmente a delirar com a minha estupidez. - Então vens para aqui defender os prevaricadores, não é teu objetivo combater a fraude?, perguntam.

Na verdade tudo é bem mais complexo que isto, mas importa-me neste caso, alertar para o facto de poder estar em causa um direito dos cidadãos, de se defenderem convenientemente. Cabe a outros a investigação e a condenação (se for o caso), não podemos misturar.

Eu costumo dizer que a Lei não é clara, nem objetiva (apesar de muitas vezes o parecer quando a lemos), e a prova disso são os advogados. Pelo facto da Lei não ser clara é que existem os advogados. Uma parte interpreta-a de uma forma, a outra parte de outra, e quem decide é o juiz. Cabe a cada advogado pugnar junto da justiça pela respetiva interpretação.

O papel do advogado é representar o interesse da parte que defende, no natural pressuposto de que essa defesa tenha em atenção a Lei, a ética e a sua consciência (estas últimas por vezes voláteis, ainda que previstas no ordenamento deontológico da classe, que a eles respeita).
Fará algum sentido, em qualquer que seja o crime cometido, que assim não seja?

Eu ainda acredito no Estado de Direito, e no princípio de que todos são inocentes até prova em contrário. Agora que seja o meu defensor/representante jurídico a denunciar-me, é algo que me parece atroplear liminarmente as competências da profissão e a relegam para um estatuto de subalternidade e dependência pouco compatíveis com esta.

O que me deixa mais sossegado é o facto desta legislação nunca vir a ser aplicada (como é óbvio), pois nenhum advogado a cumprirá (nem será punido por isso, porque nunca ninguém descobrirá que este sabia ou desconfiava de algo para denunciar), provando que nem sempre os fins justificam os meios, apesar deste fim último ser de vital importância para todos nós.

Estamos portanto, na minha opinião, perante uma legislação ineficaz.
Vale a pena pensar nisto.

E não... não sou advogado!

IN "VISÃO"
04/10/17


.
.


1374.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE  NO 
"OBSERVADOR"
Mário Machado, antigo líder dos Hammerskins, detido 30 horas na Suécia

O antigo líder dos Hammerskins e da Frente Nacional foi detido durante 30 horas na Suécia mal aterrou no aeroporto. O assumido extremista está proibido de se deslocar ao país nos próximos três anos.


Mário Machado, antigo dirigente da Frente Nacional e do movimento skinhead, esteve preso, no passado dia 29 de setembro, 30 horas na Suécia. 

Tendo-se ido àquele país nórdico para um evento ultra-nacionalista, foi detido mal aterrou no aeroporto de Gotemburgo.

Em declarações à revista Sábado, Machado afirma: “”Estive detido durante 30 horas e fui deportado de volta para Portugal, estando agora proibido de voltar àquele país durante 3 anos”. O líder extremista ainda adiantou: “Senti-me um verdadeiro preso político”.

* Estiveram bem as autoridades suecas.

.
.
 
IX-HUMANIDADE

A HISTÓRIA DE TODOS NÓS

5-AMÉRICA DO NORTE
 BENJAMIM FRANKLIN:
 TEMPESTADES ELÉCTRICAS
 O MUNDO ELÉCTRICO
 COLONIALISMO BRITÂNICO:
 O MOTIM DO PINHEIRO
 INDEPENDÊNCIA DOS USA


* Neste vídeo da série vão cruzar-se vários assuntos, em cada episódio encontra em subtítulo os items correspondentes.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

..
.
O PRIMEIRO A CHEGAR 
 a PORTUGAL



FONTE:  Nuno Agonia


.
.
HOJE NO 
"RECORD"
Becker deve 62 milhões

Boris Becker, antigo nº 1 do ranking mundial de ténis e uma das personalidades desportivas mais importantes da Alemanha, tem uma dívida estimada em 62 milhões de euros. Mais de metade desse valor é reclamado pelo empresário Hans-Dieter Cleven, diretor do Metro Group, e antigo sócio do alemão.
 .
Segundo a revista ‘Bunte’, Becker, que declarou falência durante o verão, tem uma dívida cerca de cinco vezes superior ao que o germânico ganhou enquanto jogador profissional.

A imprensa alemã conta que o tribunal fez uma avaliação detalhada dos bens de Becker e refere mesmo que a penhora já terá ficado com quatro relógios do ex-tenista, com valor a rondar os 40 mil euros.

Emprego na federação
Não se pode sequer dizer que os problemas financeiros de Boris Becker sejam por falta de notoriedade... ou trabalho. O alemão de 49 anos treinou o sérvio Novak Djokovic entre 2014 e 2016 (pago a peso de ouro) e desempenha atualmente a dupla função de comentador no Eurosport alemão e diretor técnico do ténis masculino alemão, desde agosto.

Becker esteve recentemente em Portugal, a acompanhar o playoff da Taça Davis, em que a Alemanha bateu Portugal, e recusou-se sempre a responder a qualquer questão que lhe foi colocada pela imprensa do seu país sobre os seus problemas financeiros.

* Boris complicado, como sempre.

.
.

Matias Damásio

Loucos


.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS

Trump revoga norma de Obama e
 deixa milhões de mulheres em risco

Decisão permite aos empregadores negar seguros de saúde que cubram o planeamento familiar e métodos contracetivos a mulheres

A administração Trump revogou, esta sexta-feira, uma norma do Obamacare que fazia com que os empregadores tivessem de fornecer seguros de saúde que cobrissem planos contracetivos para mulheres. Esta decisão vem no seguimento de uma promessa eleitoral do Presidente dos EUA que agradou bastante os apoiantes de Trump que são cristãos conservadores.
 .
Fontes governamentais afirmaram, segundo a Reuters, que duas novas regras federais vão permitir que qualquer entidade, tenha como objetivo lucrar ou não, possa evocar razões religiosas ou morais para obter uma exceção à lei de contraceção.

A decisão irritou alguns ativistas mas agradou aos cristãos conservadores. Não é ainda claro quantas mulheres vão perder o direito a contraceção e que empresas vão usar a exceção agora permitida.

"A administração Trump atingiu 62 milhões de mulheres", afirmou Cecile Richards, presidente da Federação Americana de Planeamento Familiar.

"É um ataque inaceitável a cuidados de saúde básicos em que a maioria das mulheres confia. Com esta regra, qualquer empregador pode decidir que as funcionárias não tenham um seguro de saúde que cubra a contraceção e o planeamento familiar", acrescentou.

Trump, que criticou o controlo de nascimentos e o planeamento familiar na última campanha eleitoral, ganhou um suporte bastante forte dos votantes cristãos e conservadores. O Presidente assinou uma ordem executiva, em maio, a pedir que as regras permitissem a grupos religiosos negar aos seus funcionários cobertura de seguro de saúde a que se opunham devido a crenças religiosas.

"Devemos ter espaço para as organizações viverem de acordo com as suas ideias religiosas sem enfrentarem discriminação", disse fonte do Departamento de Saúde à BBC.

As novas regras, que entram desde já em vigor, estão a ser criticadas por ativistas dos direitos das mulheres e democratas no Congresso.

* Uma pena a mãe de Trump não ter abordado quando estava grávida deste anormal.

.
.


5- A HISTÓRIA
   
DO AUTOMÓVEL 



ATENÇÃO SRS./AS VISITADORES/AS
Esta série foi difundida pela TVE, Rede Minas, em 1986, é portanto muito datada. No entanto até à data indicada, o seu conteúdo tem rigor histórico.


* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro a Julho do próximo ano, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
Che Guevara 
Mito continuará nos próximos 
300 anos, diz seu irmão



FONTE: AFPBrasil

.
.

SPUTNICK
O primeiro satélite da história
faz 60 anos



FONTE: EURONEWS

.
.
CONCEITOS
26- PARANÓIA



FONTE: Minutos Psíquicos
..
.


12-FIT DANCE



Popa da Bunda


.
.


1389
Senso d'hoje
GLESI HOFFMANN  
SENADORA FEDERAL BRASILEIRA 
PT/PR 
"Linchamento mediático substituiu
a presunção de inocência




FONTE: FORA DO SISTEMA

 * Editamos esta declaração da senhora senadora Glesi Hoffmann por considerarmos que o linchamento mediático é uma consequência da corrupção existente na grande maioria de grandes órgãos de comunicação social, presas fáceis dos "donos do dinheiro" em todo o mundo. Portugal não foge à regra.


.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.

PEQUENO MAS TESO


.
.

BOM DIA


.