07/10/2017

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.
 .
.
.
3- DOIDOS PELO PÉNIS



FONTE: DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
. .
.

 
6-PURE NUDE YOGA



.
.
Greve pelas 35h semanais


FONTE: PROGRAMA "Donos Disto Tudo"  RTP/1
.
.

 
5-PURE NUDE YOGA



.
.


ARRITMIA NA INFÂNCIA
2 - TAQUIARRITMIAS
IDIOPÁTICAS, POLIMÓRFICAS



Uma interessante série conduzida por Eduardo Machado Andréa, Mestre em cardiologia pela Universidade Federal Fluminense.

* Uma produção "CANAL MÉDICO"

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

 
4-PURE NUDE YOGA



.
.

STALINGRADO



FONTE: NERDOLOGIA

.
.

 
3-PURE NUDE YOGA



.

CLÁUDIA SANTOS

.



Olimpismo: 
Manifesto para uma nova 
consciência do Desporto

Émile Durkheim (1858-1917), considerado um dos pais da sociologia, questionava-se como é que, na era da modernidade, a sociedade podia manter a sua integridade e coerência, quando os laços que mantinha com a generalidade das instituições tradicionais estavam a ser postos em causa com o surgimento de novas instituições. Ao fazê-lo, Durkheim levantava a questão da “consciência coletiva” que entendia ser o conjunto de caraterísticas e conhecimentos comuns de uma sociedade, que fazem com que os indivíduos pensem e ajam de forma minimamente semelhante.

O conceito durkheimiano de “consciência coletiva” pode trazer um contributo para o desporto, espreitando para a época em que Pierre de Coubertin (1863-1937), a partir de 1888, enquanto líder do Movimento Olímpico (MO) assumia que, através da prática desportiva, estava a estabelecer uma rutura com as tradicionais escolas de ginástica organizada na Educação Física que, através do “mens sana in corpore sano” do poeta romano Juvenal, caraterizava o pensamento da época. E foi nesta lógica de mudança, de progresso, de inovação e de transformação social que, em finais do século XIX, o Olimpismo surgiu a desencadear uma nova consciência coletiva em matéria de atividades físicas de carácter recreativo consubstanciada nos valores do desporto para a educação, para a cultura e para a paz.

Ao contrário daquilo que é entendido pelo senso comum, para além dos Jogos Olímpicos e das medalhas olímpicas, o Olimpismo é uma filosofia de vida que coloca o desporto ao serviço do desenvolvimento humano. Trata-se duma filosofia social desenvolvida pelo fundador do Movimento Olímpico em finais do séc. XIX, Barão Pierre de Coubertin (1863-1937), com um foco de interesse não só em atletas de elite como também na restante população, não só num curto período de tréguas mas para toda a vida, não só na competição e na vitória mas também nos valores de participação e cooperação, o desporto não só como uma atividade mas também como uma ferramenta pedagógica com influência na personalidade individual e na vida social.

Após cerca de cento e vinte anos da institucionalização do MO moderno, deparamo-nos com dificuldades inerentes à coerência entre a estrutura de princípios e valores do Olimpismo relativamente às dinâmicas da diversidade cultural, económica e política, nos mais diversos países e comunidades do Mundo, em que o Olimpismo na sua diversidade nos surge como um projeto de transformação sócio desportiva.

Muito embora o Olimpismo, segundo a Carta Olímpica, seja uma das propriedades do Comité Olímpico Internacional (COI), o conceito tem vindo a evoluir continuamente desde a sua institucionalização em finais do século XIX. No tempo de Pierre de Coubertin, suportado numa cultura de paz, o Olimpismo apoiava-se em três pilares fundamentais: o desporto, a educação e a cultura. Hoje, podemos dizer que são seis os pilares ideológicos que suportam o Movimento Olímpico. São eles: o desporto, a educação, a cultura, o ambiente, o desenvolvimento e a paz (Cf. Sérgio, M. et al. (2015). Olimpismo & Complexidade. FMH/UL).

Por isso, e dada a importância do desporto no mundo moderno, é fundamental que o Movimento Olímpico ganhe significação social global para além das campanhas de marketing político circunstancialmente desencadeadas pelos países anfitriões dos Jogos Olímpicos sem quaisquer consequências em termos de organização do futuro. Pelo contrário, o futuro e o desenvolvimento do Olimpismo e do seu movimento, passa por uma reflexão prospetiva acerca da sua dimensão axiológica passada, presente e futura, de modo a que, todos em conjunto, possamos dar início à construção de um léxico comum para que nos possamos entender nos discursos que produzimos.

Note-se que o Olimpismo é muito mais do que um sistema de princípios, valores, objetivos e projetos. O Olimpismo é um estado de espírito que integra um sistema de princípios, valores, objetivos e projetos. É, por isso, um denominador comum entre culturas que deve respeitar os sete Princípios Fundamentais da Carta Olímpica (CO), enquanto documento oficial de base, de natureza constitucional no qual, para além dos Princípios Fundamentais, constam as Regras e os Textos de Aplicação determinados pelo Comité Olímpico Internacional (COI) a ser adotados pelo Movimento Olímpico Internacional. Todos aqueles que, formal ou informalmente, pertencem ao Movimento Olímpico, a fim de cumprirem a sua função de difusores do ideal olímpico, devem reger-se pela Carta Olímpica.

No capítulo relativo aos “Princípios Fundamentais do Olimpismo”, o COI expressa a sua posição oficial da ideia olímpica com base na educação e cultura:

“O Olimpismo é uma filosofia de vida que exalta e combina de forma equilibrada as qualidades do corpo, da vontade e da mente. Aliando o desporto à cultura e educação, o Olimpismo procura ser criador de um estilo de vida fundado no prazer do esforço, no valor educativo do bom exemplo, na responsabilidade social e no respeito pelos princípios éticos fundamentais universais”.
Enquanto fundador dos Jogos Olímpicos modernos, Pierre de Coubertin pretendia que o Olimpismo fosse um projeto desportivo de valor pedagógico, político e social através do qual os jovens adquiriam habilidades físicas aliadas a capacidades intelectuais. Para o efeito, a ideia inicial de Coubertin foi a de integrar o desporto no sistema educativo de maneira a torná-lo acessível à generalidade das pessoas.

Em Janeiro de 1919, a poucas semanas do 25º aniversário da fundação do COI, Coubertin, na qualidade de Presidente desta mesma Instituição, após uma interrupção forçada devida à I Grande Guerra Mundial, escreveu uma carta dirigida aos seus membros, na qual propunha que todos os desportos fossem proporcionados a todos: “All sports for all people”. Quer dizer, “todos os desportos para todos”.

É neste sentido que integramos o pensamento de Coubertin no conceito de “consciência coletiva” proposto por Durkheim. Porque, o Olimpismo, enquanto projeto humanista que é, obriga a desenvolver um trabalho axiológico de transmissão e difusão dos valores do desporto enquanto filosofia de vida ao serviço do desenvolvimento humano.

E termino, neste começo do século XXI, com as palavras de Pierre de Coubertin, proferidas no discurso da festa de encerramento do congresso de Paris (1894): “… faço um brinde à ideia Olímpica, que tem atravessado como um raio de sol omnipotente a névoa dos tempos e volta para iluminar com luz de alegre esperança os umbrais do século XX”.

* Doutoranda em Sociologia e Gestão de Desporto, FMH- Universidade de Lisboa

IN "A BOLA"
03/10/17


.
.


1375.UNIÃO



EUROPEIA


A VITÓRIA DE CRISTA

.
.

 
2-PURE NUDE YOGA




.
.
CREDULÁRIO/2



 * Título original: Não seja um cavalo #2


FONTE: Razão ConsCiência


.
.
XX-VIDA SELVAGEM
3- Texugo do Mel
O Caçador mais Destemido
do Reino Animal


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

 
1-PURE NUDE YOGA



.
.
RECORDANDO

The Supremes

Baby Love



.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Aumenta número de catalães 
a abrir contas fora da região

Nos últimos dias, muitos clientes terão questionado as agências bancárias sobre como serão afetados por uma declaração unilateral de independência

Os pedidos de abertura de contas bancárias fora da Catalunha aumentaram nos últimos dias nesta região espanhola, segundo fontes financeiras, coincidindo com a tensão política e a possibilidade de o parlamento catalão aprovar uma declaração unilateral de independência.
.
Estas fontes citadas pela Efe explicaram que nos últimos dias muitos clientes deslocaram-se às agências para saberem como poderiam ser afetados por uma hipotética declaração unilateral de independência.

Segundo a Efe, os diretores ou gestores dessas agências tranquilizaram os clientes e asseguraram que o banco garantia em qualquer momento os interesses dos clientes e que as poupanças dos mesmos estavam seguros perante qualquer contingência.

De facto, tanto o CaixaBank como o Banco Sabadell, os dois maiores bancos catalães, decidiram esta semana mudar as suas sedes para Valencia e Alicante, respetivamente, para garantir que continuariam sob a tutela do Banco Central Europeu (BCE) em qualquer possível cenário.
Contudo, e perante a crescente preocupação dos clientes com as suas poupanças, uma solução que oferecem algumas entidades é a de abrir uma conta noutra comunidade autónoma espanhola, preferencialmente em municípios próximos da Catalunha, como Fraga (Huesca) ou Vinaroz (Castellón), que pode ser gerida a partir da agência habitual.

Os bancos oferecem esta possibilidade para que os depósitos permaneçam em território espanhol no caso de uma eventual declaração de independência.

* A histeria independentista vai levar a Catalunha ao fundo, é o que dá quando a imbecilidade corrói a inteligência.
 
.
.

5- COMO INICIAR

UMA REVOLUÇÃO


ÚLTIMO EPISÓDIO


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro a Julho do próximo ano, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

. .
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"

Dizia sofrer de cancro 
e juntou uma fortuna

Polícia foi chamada à Fundação Champalimaud, em Lisboa, onde mulher despertou suspeitas.

Durante dois anos disse lutar contra um cancro no útero, que se teria estendido a pulmões e depois aos ossos.

Daniela Costa, 32 anos, de Albufeira, enganou tudo e todos e angariou milhares de euros, através de campanhas solidárias promovidas por empresários e associações locais. Na segunda-feira de manhã, quando estava, mais uma vez, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, despertou suspeitas.
.
A ALDRABOSA
A PSP foi chamada e Daniela acabou por ser levada para a psiquiatria da Urgência do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental. Não há registo de que tenha qualquer problema oncológico mas foi-lhe diagnosticada síndrome de Munchausen.

Em Albufeira, a situação causou choque e muitos não acreditam no distúrbio mental como explicação. "Houve quem promovesse jantares, angariações de fundos, concertos, festas. Havia ‘latinhas’ para recolher apoios para a Daniela em muitas lojas e estabelecimentos de restauração", contou uma das pessoas que a apoiou. "Cheguei a promover peditórios para a ajudar. Por fim, ela já só queria dinheiro e vales", revelou.

 A mulher, casada e com três filhos menores, terá convencido a própria família de que sofria de cancro.

PORMENORES 
Síndrome de Munchausen A síndrome de Munchausen é um distúrbio psíquico em que a pessoa age como se sofresse uma doença que não têm. Daniela terá rapado o cabelo para simular a queda.

* Portugal à beira-mar, onde importante é aldrabar.

.
.
UE lança ofensiva contra Amazon
 e Apple por benefícios fiscais



FONTE: AFPBrasil

.
.
 
HOJE NO
"O JORNAL  ECONÓMICO"
Estará o Egipto em risco de desaparecer por causa de uma barragem?

Egipto teme que a construção da barragem na Etiópia corte o abastecimento de água, com consequências profundas para as terras agrícolas.

“O Egipto é a dádiva do Nilo”. É desta forma que o grego Heródoto resumiu a importância que o Rio Nilo tem para o Egipto. Cenário de filmes de Hollywood, pode, no entanto, estar em perigo. Em causa está a construção de uma barragem da Etiópia e que começará a encher o reservatório em breve.
.

O Egipto teme que a construção da barragem corte o abastecimento de água, com consequências profundas para as terras agrícolas, conta a AP News. 
Segundo a agência, o Nilo fornece mais de 90% do abastecimento de água no Egipto e a maioria da população fixou-se na serra do vale. Contudo, cerca de 60% da água do Nilo do Egipto tem origem na Etiópia do Nilo Azul, um dos dois afluentes principais e o problema pode residir precisamente aqui.

Addis Abeba insiste que não irá causar danos significativos ao Egipto ou ao Sudão. Contudo, a AP News nota que as consequências poderão depender da gestão do fluxo e da rapidez com que a Etiópia preencha o reservatório, que pode conter 74 milhões de metros cúbicos de água. 

Um estudo da Universidade do Cairo sobre as consequências para a agricultura do país, a que a agência noticiosa teve acesso, estimou que o Egipto perderia 51% das terras cultiváveis ​​se o preenchimento do reservatório for feito em três anos. 
Um preenchimento mais lento e de seis anos custaria ao Egipto, 17% das terras cultivadas, afirmou o estudo. 

Já estudos do governo estimam que, para cada redução de 1 milhão de metros cúbicos de água, seriam perdidos cerca de 200 mil hectares de terras agrícolas, sendo afetadas um milhão de pessoas, cujo rendimento direto depende da agricultura.

* A guerra da água!

.
.

Nobel da Paz para campanha pela
 ilegalização de armas nucleares



FONTE: EURONEWS

.
.
ESTA SEMANA NA 
"VISÃO"
Orcas fazem aparição surpresa
 na Baía de Cascais

É sempre um avistamento impressionante: orcas enormes aos saltos perto da Baía de Cascais.

Para quem teve a sorte de as ver, foi um momento memorável: as oito enormes orcas aos saltos perto da costa portuguesa não deixaram ninguém indiferente.

Nas passadas quarta e quinta feira, um conjunto de orcas deixaram-se avistar por uma embarcação da Dolphin Explorers, uma empresa de turismo marítimo, numa saída para ver golfinhos ao largo da Baía de Cascais.

A presença de golfinhos em águas portuguesas já não é novidade. E a de orcas também não, como explica João Monarca, dono da empresa, em declarações à VISÃO. "Todos os anos as orcas passam pelo Algarve – e por aqui Cascais também passam sempre".

Mas então o que torna o momento especial? Embora as orcas naveguem por mares portugueses, "nunca as tínhamos conseguido ver", diz João Monarca. "Encontrámo-las a cerca de sete milhas da Baía. Sabíamos que elas andavam naquela zona e já tínhamos saído três vezes à sua procura, sem nunca conseguir avistá-las".
.

O que começou por ser uma viagem para avistar golfinhos, acabou por se transformar numa "boa surpresa", que surpreendeu tanto turistas como guias.

Todos os anos, as orcas "fazem a rota desde o Algarve, dobram o cabo de São Vicente e sobem" para Norte, em busca de várias fontes de alimento pelo caminho.

A orca é o maior membro da família dos golfinhos, frequente e erradamente designada como "baleia-assassina", consequência da tradução direta do inglês “killer whale”. A alcunha surge da forma como as orcas se agrupam para caçar baleias, que fazem parte da sua dieta, assim como peixes, focas ou tubarões.

Tal como o golfinho, é um mamífero muito inteligente. O animal, encontrado em todos os oceanos, pode chegar às nove toneladas de peso.

* Devia ter sido uma visão fantástica.

.
.
LAIKA
A triste história do 
primeiro cão no espaço


.
.

ESTA SEMANA NA 
"TURBO"

Crianças esquecidas no carro? 
Hyundai desenvolve solução

De tempos em tempos surgem, nas mais diversas partes do planeta, histórias trágicas de bebés e crianças pequenas que são esquecidas pelos pais a bordo das viaturas, mas a Hyundai apresentou agora um sistema para resolver este problema…

Esquecer bebés e crianças a bordo de automóveis é uma situação potencialmente fatal, ainda mais durante os dias mais quentes em que a temperatura no interior dos carros atinge valores elevadíssimos. 
.

Mas agora, para evitar que casos trágicos relacionados com esta falta de atenção de repitam, a Hyundai desenvolveu um sistema para alertar os pais caso eles não levem consigo os seus rebentos quando saem das viaturas. A base é um sensor para detetar a presença das crianças, recorrendo depois a alertas sonoros, visuais e por SMS para alertar da situação perigosa que ocorre. A ideia de ter sensores a bordo para monitorizar a presença de crianças está também pensada para solo europeu, sendo um dos sistemas que a EuroNcap quer ver implementado pelos fabricantes até 2022.

Este ano já faleceram 38 crianças nos Estados Unidos por terem sido esquecidas a bordo dos automóveis. Um registo que se soma às cerca de 800 crianças que perderam a vida por esta distração desde 2004. Alarmante é também a estatística que revela que em 55% dos casos os pais nem estavam conscientes da presença dos pequenos a bordo. Segundo especialistas, esta situação é tão fatal porque quando expostos a um calor extremo bastam apenas alguns minutos para que os bebés e crianças percam a capacidade para regular a temperatura interna.

Estas foram as motivações para o novo alerta, que recorre a um sensor ultrassónico para detetar a presença das crianças no banco traseiro, dando essa informação ao condutor através do painel de instrumentos. Caso este saia do veículo, é instantaneamente alertado pelo som da buzina e sinais luminosos para que regresse ao carro, e a marca recorre ainda ao sistema BlueLink para enviar um SMS para o telemóvel do proprietário. Esta tecnologia destina-se não apenas aos casos de crianças esquecidas a bordo mas também para quando elas se trancam inadvertidamente no interior dos carros, e a intenção da Hyundai é integrar o sistema nos Estados Unidos em todos os novos veículos a partir de 2019.

* A tecnologia ao serviço da humanidade.

.
.
HOJE NO 
"RECORD"
Halep 'destrona' Muguruza 
do primeiro lugar do ranking

A romena Simona Halep assegurou este sábado a subida ao primeiro lugar do ranking mundial, destronando a espanhola Garbiñe Muguruza, ao qualificar-se para a final do Open da China, em Pequim.
 .
Halep, de 26 anos, vai subir na segunda-feira pela primeira vez ao primeiro lugar da hierarquia WTA, colocando termo a quatro semanas de liderança de Muguruza, graças ao triunfo por 6-2 e 6-4 frente à letã Jelena Ostapenko, nas meias-finais do torneio chinês.

Vai ser a primeira romena a chegar ao topo do ranking, num ano em que esta posição já foi ocupada por outras quatro jogadoras, casos da alemã Angelique Kerber, da norte-americana Serena Williams e da checa Karolina Pliskova, além de Muguruza, que desistiu na primeira ronda do torneio de Pequim, devido a um vírus.

Na final, Halep vai defrontar a vencedora do encontro entre a francesa Caroline Garcia e a checa Petra Kvitova.

* Todas elas são mulheres de muita garra e trabalho.

.
.



9-ÀS COMPRAS


INFORMALMENTE

















.

1390
Senso d'hoje
ELENISE COSTA  
PROFESSORA BRASILEIRA 
DEPRESSÃO PÓS-PARTO 
"Como você pode estar triste
no momento mais feliz de sua vida?



 FONTE: BBC Brasil


.

ESCOLHAS DE SÁBADO

.
COMPRE JORNAIS 
E REVISTAS








.
.
GATOS DESTEMIDOS


.
.

BOM DIA


.