14/11/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XIX-OS RIOS E A VIDA
3- RIO PUELO
AVENTURA DOS COLONOS



* Sobre este rio não conseguimos encontrar um documentário de geito em língua portuguesa, mas a qualidade de informação contida no vídeo é muito boa, vale a escolha pela opção castelhana.

FONTE: Canal Megalópolis


. .
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Tancos: 
Ministra da Justiça garante que sabe "zero" sobre furto e encobrimento

"Sobre o desaparecimento das armas sei zero. Só conheço as notícias dos jornais", disse Francisca Van Dunem

A ministra da justiça garantiu esta quarta-feira, no parlamento, que nada sabe sobre o caso do furto e do alegado encobrimento das armas de Tancos.
.
Questionada pelo deputado do PSD Carlos Peixoto sobre o que sabia sobre o processo de Tancos, lembrando que a ex-procuradora-geral da República falou com o antigo ministro da Defesa, Francisca Van Dunem disse saber "zero".

"Sobre o desaparecimento das armas sei zero e do encobrimento zero. Só conheço as notícias dos jornais", disse Francisca Van Dunem durante a audição no parlamento sobre o Orçamento do Estado para a Justiça em 2019.

* Ainda acreditamos nesta ministra. O que vem nos jornais são encenações em sequência, a real verdade os responsáveis militares mentem-na.

.
.

PLUS SIZE FASHION/2

LINGERIE

SEC XXI







.


.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/
/DA MADEIRA"
Cientistas descobrem na Gronelândia
.cratera com 31 quilómetros de diâmetro

Cientistas descobriram na Gronelândia, sob uma camada de gelo, uma cratera com mais de 31 quilómetros de diâmetro, criada pelo impacto de um meteorito, foi hoje divulgado.
.

A cratera, descoberta por uma equipa internacional liderada por especialistas do Museu de História Natural da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, é uma das 25 maiores que existem na Terra fruto do impacto de corpos celestes rochosos ou metálicos.

Segundo a Universidade de Copenhaga, que divulga em comunicado a descoberta, é a primeira vez que uma cratera é encontrada sob uma das camadas de gelo continentais da Terra.

O resultado do trabalho, feito nos últimos três anos e que incluiu pesquisas com radares e recolha de amostras de sedimentos, é descrito na publicação científica de acesso aberto Science Advances.

A cratera, “excecionalmente bem preservada”, de acordo com os investigadores, formou-se quando um meteorito de ferro que teria um quilómetro de largura atingiu o atual norte da Gronelândia, na zona do glaciar Hiawatha.

Os peritos sugerem, apesar de ainda não terem conseguido datar a cratera, que esta se terá formado depois de o gelo começar a cobrir a Gronelândia, situando o intervalo de tempo entre os três milhões de anos e os 12 mil anos.

A equipa científica vai agora tentar datar a cratera, um desafio que requer a recuperação de material que derreteu durante o impacto do meteorito. Sabendo a idade da cratera, será possível perceber como a queda do meteorito terá afetado a vida na Terra num determinado período.

* A ciência explica, a religião mistifica.

.
.


5~FED UP
O filme que a indústria 
alimentar não quer que assista



O documentário “Fed Up”, nos EUA, aborda a questão do consumo exagerado de açúcar e junkfood e a consequente epidemia da obesidade mundial. 

 Em “Fed Up”, Couric quis desmascarar diversos mitos da alimentação e deixar de culpabilizar somente a gula e o sedentarismo pelos altos índices de obesidade a partir da infância. Segundo as informações veiculadas pelo filme, o ganho de peso também é um resultado natural de políticas públicas frouxas e da indústria de alimentos, que se aproveita da alta palatabilidade de produtos cheios de açúcares, sal e gorduras. 

O objetivo do documentário é “que as pessoas fiquem literalmente fartas (fed up) com o sistema que permitiu que a indústria de alimentos atingisse as crianças de uma forma tão perversa, e também que as pessoas se armem com os fatos para que tenham mais controle da situação”. 

 O documentário apresenta também a evolução da obesidade e do diabetes a partir de 1981, quando o presidente Ronald Reagan reduziu em US$1,4 bilhão o orçamento para alimentação nas escolas, abrindo as portas para convênios com redes de fast-food como McDonald's e Pizza Hut nos refeitórios das escolas norte-americanas. Os casos de diabetes juvenil passaram de 0 a 57,938 entre 1980 e 2010, afetando especialmente a comunidade latina, na qual estas empresas se centraram.


FONTE:  #ToPeSQueNTa


.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Holanda e Áustria querem que Bruxelas abra procedimento contra Itália

Considerando insatisfatória a reformulação orçamental feita pelo governo italiano, governantes da Holanda e da Áustria pedem à Comissão Europeia que intervenha abrindo um procedimento por défices excessivos contra Itália.

Não tardou a adensar-se a pressão sobre o governo italiano, com a Holanda e a Áustria a pedirem que seja aberto um procedimento por défices excessivos a Itália, isto por considerarem como "decepcionante" a proposta de orçamento reformulada ontem enviada por Roma para Bruxelas. Uma proposta que mantém as metas orçamentais que suscitaram a rejeição de Bruxelas.
.
MUSSOLÍNICO ROCK
Citado pelo Corriere della Sera, o ministro holandês das Finanças, Wopke Hoekstra, considera que o novo esboço orçamental de Itália "é pouco surpreendente e muito decepcionante" e lamenta que Roma não tenha efectivamente "revisto o seu plano de orçamento".

"Este orçamento viola o Pacto de Estabilidade e Crescimento. Estou profundamente preocupado. Agora cabe à Comissão Europeia dar os passos seguintes", acrescentou o governante holandês.

Antes ainda tinha sido o ministro austríaco das Finanças, Hartmut Loeger, a criticar a inflexibilidade demonstrada pelo executivo anti-sistema de aliança entre o 5 Estrelas e a Liga. "Mais do que nunca Roma tem de ter disciplina [orçamental], não se trata somente de uma questão italiana, mas de uma questão europeia", afirmou citado pelo La Repubblica.

Este elemento do governo conservador austríaco (que governa coligado à extrema-direita) teme que a situação em Itália desemboque idêntica à observada na Grécia durante a crise de 2015 entre Atenas e Bruxelas, pelo que Loeger também insta a Comissão a actuar para evitar males maiores.

A Holanda lidera informalmente a chamada nova liga hanseática que, em traços gerais, pugna pelo rigor e ortodoxia orçamental no âmbito da moeda única. Quanto em Junho passado a França e a Alemanha propuseram a criação de um orçamento para a Zona Euro, foi este grupo informal a liderar a oposição contra o que consideram poder ser o estabelecimento de uma união de transferências.

A própria Comissão Europeia já se pronunciou de forma crítica à posição ontem adoptada pela Itália na data-limite para enviar para Bruxelas um orçamento revisto. "Quando se pertence à Zona Euro, é preciso respeitar as regras que nós próprios criámos", sustentou Andrus Ansip, um dos vice-presidentes do órgão executivo da União Europeia.

Desde que, numa primeira fase, pediu a Itália que esclarecesse os pressupostos da respectiva proposta orçamental entregue em 15 de Outubro, vários elementos da Comissão têm vindo a avisar Roma de que enfrenta a possibilidade de ver iniciado um procedimento por défices excessivos.

E agora?
A data-chave por agora será o dia 21 de Novembro, dia em que a instituição liderada por Jean-Claude Juncker divulga a avaliação feita aos orçamentos de todos os 19 países-membros da área do euro. Será então que a Comissão deverá fazer recomendações ao governo italiano. Na mesma data deverá ainda – embora não seja certo o dia – publicar um relatório sobre a dívida pública transalpina que se fixa em cerca de 131% do PIB (a segunda maior na Zona Euro).

O Eurogrupo de Dezembro deverá depois centrar atenções na questão italiana, cabendo ao Conselho Europeu ratificar, ou não, as eventuais medidas correctivas que venham a ser recomendadas pela Comissão.

E se, de facto, for feita uma recomendação pela Comissão que seja posteriormente validada pelo Conselho, o Eurogrupo de 22 de Janeiro pode formalizar a abertura de um procedimento por défices excessivos, do qual Itália poderá sair após cortar a dívida em 3,5 pontos percentuais ao longo de três anos consecutivos.

* As regras nunca foram iguais para todos, défices da Alemanha e França há poucos anos atrás quase foram abençoados. O povo italiano deu o poder aos novos fascistas, aguente-se.

.

ANA PAULA LABORINHO








Era dos extremos

A semana foi pródiga em boas notícias, sobretudo se preferirmos a versão otimista dos acontecimentos. A grande cimeira tecnológica regressou a Lisboa e a organização já revelou alguns grandes números: 69 304 pessoas de 159 países, 1200 oradores, 1800 startups, 1500 investidores, 2600 jornalistas.

Existem alertas de que as tecnologias e a inovação apresentadas são, na sua maioria, superficiais e não permitem, por isso, criar valor de forma sustentada, mas a Web Summit coloca Portugal numa rota internacional que serve de impulso interno. A principal advertência foi, contudo, para esta nova forma de desigualdade que, se nada fizermos, cavará um fosso ainda maior entre ricos e pobres.

Boa notícia foi também o resultado das eleições intercalares nos EUA, com uma vitória dos democratas no órgão legislativo, o que talvez permita moderar a ação de Trump na sua fúria belicista. 
Não é apenas a guerra comercial ou a retirada do acordo relativo às alterações climáticas, mas sobretudo o deliberado afastamento dos mecanismos de consenso e solidariedade internacional. Que acontecerá nos próximos dias aos milhares de migrantes, na sua maioria hondurenhos, que caminham em direção à terra da esperança? Além dos militares que os esperam, o presidente dos EUA anunciou que vai diminuir a ajuda à América Central, contrariando a solução de apoiar o desenvolvimento dos países de origem.

Outra boa notícia foi a declaração do presidente eleito do Brasil, na sessão comemorativa dos 30 anos da Constituição, de que esse é o único norte da democracia. Claro que a Constituição não impede a nomeação da nova ministra da Agricultura, conhecida como "musa do veneno" pelo empenho na liberalização dos pesticidas, conforme exigido pelo setor do agronegócio. A lei seguirá agora sem obstáculos, como aliás o candidato prometera na sua política dos três bês: bíblia, boi, bala.

Mas talvez a melhor notícia foi ter reencontrado o livro do historiador Eric Hobsbawm "Era dos extremos", em que analisa o breve século XX que situa entre 1914 e 1991 e divide em três eras: a catástrofe das duas grandes guerras com origem no descrédito das democracias, os anos dourados do pós-guerra plenos de renovação e, a partir dos anos 70, a brutalidade destrutiva do domínio financeiro. 

A vantagem da História é que nos ensina a relativizar o presente e compreender que atrás de tempos vêm tempos e outros tempos hão de vir.

* PROFESSORA UNIVERSITÁRIA

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
11/11/18

.
.


1729.UNIÃO



EUROPEIA



.
.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Caso de violação leva deputada a
 mostrar cuecas de renda no Parlamento 

Advogada defendeu que forma de vestir da vítima levou agressor a acreditar que o sexo foi consentido.

O julgamento de um caso de violação está a indignar a Irlanda após uma advogada ter defendido que a roupa interior da vítima poderia indicar disposição para esta ter relações sexuais.
 .

O argumento controverso levou mesmo a que uma deputada se revoltasse e mostrasse umas cuecas de renda no Parlamento contra a culpabilização das vítimas de ataques de violação sexual.

Uma violação a uma rapariga de 17 anos está na base da polémica. O caso levou o agressor a tribunal e a advogada defendeu que a utilização de certos tipos de roupa por parte da vítima levaram a que o agressor acreditasse que ela queria algo mais.

O agressor acabou por ser ilibado das acusações de violação. A deputada é completamente contra esta ideia e criticou-a mostrando umas cuecas de renda em pleno parlamento, em protesto com a decisão do tribunal.

O caso levou a que muitas mulheres se indignassem e fossem para a rua criticar a decisão do tribunal e a explicação da advogada. 

* Estamos solidários com a drástica atitude da deputada RUTH COPPINGER, nós também precisamos de deputadas que defendam as  vítimas com veemência, não há muitas.


.
.


11-DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Pedindo Ajuda


FONTE:  crê.ser.humano

.
.
.
8-HORIZONTES DA MEMÓRIA

8.3- OS MISTÉRIOS  
DE ALVAIÁZERE



 * O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Câmara de Lisboa propõe atribuição
 de chave da cidade a Presidente 
da República angolano

A proposta prevê a atribuição da Chave de Honra de Lisboa ao chefe de Estado angolano quando João Lourenço visitar os Paços do Concelho entre 22 e 24 deste mês.

A Câmara Municipal de Lisboa vai apreciar na quinta-feira, em reunião privada do executivo, a atribuição da chave da cidade ao Presidente de Angola, João Lourenço, por altura da visita de três dias que fará a Portugal. A proposta, assinada pelo presidente da câmara da capital portuguesa, Fernando Medina (PS), prevê a atribuição da Chave de Honra da cidade de Lisboa ao chefe de Estado angolano, e sublinha que a passagem de João Lourenço pelos Paços do Concelho “muito dignifica e honra o município, a cidade e os seus habitantes”.
 .
VAZIO DE IDEIAS
O Presidente de Angola realiza entre 22 e 24 de novembro uma visita a Portugal, que inclui no primeiro dia uma sessão no parlamento e uma cerimónia nos Jerónimos. A Assembleia da República realiza, em 22 de novembro, uma sessão de boas vindas ao Presidente de Angola, na qual João Lourenço fará um discurso aos deputados portugueses.

No mesmo dia, o Presidente de Angola será recebido nos Paços do Concelho de Lisboa, refere a proposta à qual a Lusa teve acesso. Antes disso, João Lourenço irá estar no Mosteiro dos Jerónimos, onde irá colocar uma coroa de flores, disse fonte oficial angolana.

A proposta, que será apreciada pelos vereadores da Câmara de Lisboa, lembra “a cooperação existente a nível político e diplomático, entre Portugal e Angola, quer bilateral, quer multilateralmente, no âmbito da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, bem como os laços de amizade que unem os dois povos”.

O documento aponta também “as relações existentes entre Lisboa e Luanda, concretizadas no Acordo de Geminação entre as duas cidades a 11 de outubro de 1988”. No texto, Fernando Medina realça ainda “as afinidades existentes a nível bilateral, cultural e institucionalmente, e multilateral, no âmbito da UCCLA — União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa”.

O convite para João Lourenço fazer um discurso no parlamento português, durante a sua visita a Portugal, foi concertado pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, com o Governo e com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A 17 de setembro, durante a visita oficial do primeiro-ministro a Luanda, António Costa afirmou que as visitas de alto nível político entre os governos de Portugal e Angola têm de ser menos espaçadas no tempo a partir de agora, evitando a acumulação de “muitas matérias” bilaterais por tratar.

O último primeiro-ministro de Portugal a visitar Angola foi Pedro Passos Coelho em 2011. Já quanto a Presidentes da República de Angola de visita a Portugal, o último foi José Eduardo dos Santos, em 2010.

* Nós dar-lhe-íamos a chave da porta das traseiras para sair fininho, vergonhosa decisão da CML. A CML devia mandar fazer uma chave para JL abrir as celas de todos os presos políticos em Angola. Uma democracia não tem presos por delito de opinião.

.
.

CANÇÕES E VOZES
ETERNAS


Barbara Streisand

Papa Can you Hear Me


.
.
HOJE NO 
"RECORD"
Juve Leo deixa mensagem a Mustafá:
.«Tens um exército a teu lado»

A Juventude Leonina deixou uma mensagem de apoio de Mustafá no Facebook. "Pela tua lealdade e dedicação o nosso total compromisso! O sonho continua Musta! JL76", pode ler-se como suporte de um imagem onde está escrito "Musta tens um exército ao teu lado".
.
SINTONIZADOS
Mustafá foi esta quarta-feira ouvido no Tribunal do Barreiro, o mesmo sucedendo com Bruno de Carvalho, aguardando-se a decisão do juiz.

* Esta posição da juveleo significa uma total falta de respeito pela actual direcção do clube, devia ser expulsa das instalações do Sporting, paninhos quentes não resultam.


.

3 - OPUS DEI
DECIFRANDO O PASSADO



*Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.

Viagens sustentáveis e éticas a 
tendência da indústria do turismo



FONTE:  euronews

.
.

Kyoto Kitcho

O restaurante mais bonito do Japão



Kyoto Kitcho, um restaurante 3 estrelas Michelin situado em Arashiyama. É um dos restaurantes mais respeitados no Japão, e definitivamente um dos mais bonitos, não só no Japão, mas em todo o mundo. Junte-se a nós mostrar-lhe como é uma refeição tradicional Kaiseki enquanto entrevistamos o chef executivo Kunio Tokuoka.


FONTE:  Simon and Martina


Obrigada TÓ CUNHA por esta visita extraordinária.

.
.

DIABETES

PORQUE HOJE É O DIA MUNDIAL DA DIABETES


FONTE:  academiadeciencia

.
.
DIABETES MELITUS


PORQUE HOJE É O DIA MUNDIAL DA DIABETES


FONTE:  Prof. Cássio Rossi


.
.
APRECIAMOS A DISCRIÇÃO













.
.

1792
Senso d'hoje
JOSÉ MANUEL PUREZA
PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
DEPUTADO À A.R.
BLOCO DE ESQUERDA.
'Best of' Carpool com o OBSERVADOR
"O Bloco não se amansou"



.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
A LAGOSTA BOXEADORA-MANTIS



Reefmarinho br

.
.

BOM DIA


.
.


72-CINEMA
FORA "D'ORAS"
V-TUDO SOBRE
A MINHA MÃE



SINOPSE
Uma mãe solteira em Madrid, Manuela, vê seu único filho morrer no seu 17º aniversário quando corre para pegar um autógrafo de uma atriz. Ela vai a Barcelona à procura do pai de seu filho, uma travesti chamada Lola, que não sabe que tem um filho. Primeiro ela encontra sua amiga, Agrado, também travesti; através dela ela conhece Rosa, uma jovem freira que está de partida para El Salvador. Quase que por acaso, torna-se assistente de Huma Rojo, a atriz que seu filho admirava. 

ELENCO 
Cecilia Roth .... Manuela 
Marisa Paredes .... Huma Rojo 
Candela Peña .... Nina 
Antonia San Juan .... Agrado 
Penélope Cruz .... irmã María Rosa Sanz 
Rosa Maria Sardà .... mãe de Rosa 
Fernando Fernán Gómez .... pai de Rosa 
Toni Cantó .... Lola 
Eloy Azorín .... Esteban 
Carlos Lozano .... Mario

Direção Pedro Almodóvar 
Produção executiva Agustín Almodóvar 
Roteiro Pedro Almodóvar 
Género Drama 
Música Alberto Iglesias 
Direção de arte Antxón Gómez 
Direção de fotografia Affonso Beato 
Figurino Bina Daigeler e José María De Cossío 
Edição José Salcedo


FONTE:  Sanket Mistry

NR: Para nós Pedro Almodóvar é um dos grandes realizadores da segunda metade do século XX. Este é o primeiro filme de sua autoria que temos oportunidade de editar. Se os nossos visitadores tiverem nos seus arquivos filmes de bom nível agradecemos que nos enviem para: "apxxdxdocorreio@gmail.com", ficaremos mais que gratos.

.