16/02/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
.
IX-A HISTÓRIA 
DO SEXO
6- COMO O SEXO
MUDOU O MUNDO

6.4- REBELDES DO SEXO



* Depois de uma perspectiva histórica e global do sexo, passaremos a editar factos circunscritos a períodos mais datados, civilizações regionais ou locais.



FONTE:  Canal Historia


.

Bumba na Fofinha

A DOR DE SER
O FILHO MAIS NOVO


Bumba na Fofinha
.
.


6-ORIENTE LATENTE


.
.
1-SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
1.5-NERVO CIÁTICO/2


* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Disfrute.


FONTE: Anatomia Fácil com Rogério Gozzi

.
.


5-ORIENTE LATENTE


.
.
História dos Submarinos



FONTE: Nerdologia

.
.


4-ORIENTE LATENTE



.

VITOR ROSA

.






O que é 
um fenómeno desportivo? 


O fenómeno desportivo repousa inteiramente sobre uma procura social constituída por dois elementos. De um lado, o praticante joga, salta, lança, evita, visa, corre, nada; do outro lado, o praticante vê jogar, lançar, saltar, lançar, evitar, visar, correr, nadar, etc. De um lado, são os praticantes desportivos; do outro lado, são os não praticantes, que vão ao estádio, aos circuitos, veem a televisão ou leem as páginas especializadas. Estes dois tipos não são opostos e não se excluem mutuamente. Eles são o complemento, alternativamente os mesmos: quando são jovens, a maior parte dos casos, e sucessivamente os mesmos quando a idade, o modo de vida ou uma incapacidade reduz as suas capacidades ou, simplesmente, quando o seu desejo de conseguir os esforços físicos se escapa.

O fenómeno desportivo divide-se em dois sistemas.
Um sistema no qual os indivíduos (sozinhos ou em grupo) entram em competição uns contra os outros (exemplo: as grandes maratonas de Londres, Nova Iorque, Paris, Berlim). Comparamo-nos uns aos outros. É a confrontação de um adversário contra si que sai da avaliação. Os encontros têm um sentido e um interesse para os competidores e espetadores (quando estes existem) e só devem opor desportivos de valor sensivelmente igual. É, por isso, que existem classificações, separando os grupos por níveis extremamente ténues. Procura-se a homogeneidade dos confrontos.  
Os melhores sobem de divisão ou categoria de valor, os menos bons descem. Em princípio, quanto mais se aproximam do alto nível, mais as distâncias de valor se esbatem. Este sistema compreende todos os desportos de competição conhecidos (futebol, râguebi, ténis, ciclismo, andebol, basquetebol, judo, etc.). A grande maioria dos praticantes é amadora. Os atletas de alto rendimento são, essencialmente, profissionais. A “elite” são “os melhores iguais”, ou seja, indivíduos selecionados na ordem da excelência, que se separam, regra geral, em distâncias ténues, quase ínfimas, por vezes, invisíveis a olho nu, distâncias que podem ser reversíveis a cada novo encontro. Os concorrentes são tão próximos uns dos outros que é preciso aumentar o tempo do jogo (competição) até ao surgimento da diferença: é o caso dos prolongamentos, no futebol. Em muitos desportos, faz-se apelo ao “foto-finish” e nas provas contrarrelógio aos centésimos e milésimos de segundo, à medida do objetivo e incontestável. Neste primeiro sistema existe uma organização da incerteza. É o espetáculo de massas, capaz de federar milhões de telespetadores, aos estádios superiores, quando entram em confronto a “elite dos melhores iguais”. O desporto-espetáculo, organizado sempre da mesma forma, segundo as três regras do teatro clássico: unidade de lugar, unidade de ação e unidade de tempo, surge como uma “liturgia de identificação”. Terá ela um carácter religioso? Sim, se utilizarmos o seu sentido forte e etimológico de “religare” (latim). Sim, se consideramos que ele repousa sobre uma crença (illusio) na permanência de uma coletividade e mesmo de uma personalidade coletiva. Esta liturgia testemunha a reconstrução de um tipo de sacralidade, nova, e emerge diretamente no seio do universo profano e para (re)encantar o mundo.

No segundo sistema, os indivíduos (sozinhos, raramente em grupo) entram em competição com eles próprios. Avaliamo-nos a nós próprios, não temendo espetacularizar as desigualdades (de capacidades, de treino, de motivação). O desporto assenta sobre uma curiosa e fecunda combinação de igualdade e de desigualdade. Ele não é apenas a simples diversão. Ele não é apenas uma atividade e um complemento de aprendizagem e de formação. Ele é, hoje, o que reúne os homens, mesmo quando eles se confrontam numa banal competição. A política do desporto é a de participar na construção de uma ligação social. De uma certa forma, o desporto assume um papel outrora assumido pela Igreja, a estrutura militar, o trabalho. Ele participa na reestruturação da sociedade, a começar pelos modos de vida, que marca os ritos sazonais que acompanhava a vida rural e, durante estes eventos de grande ressonância que reúne os membros de uma sociedade, o desporto permite a existência da vida coletiva de uma comunidade de homens e de mulheres que a constituem e se reconhecem.


* Doutor em Educação Física e Desporto, Ramo Didática. Investigador Integrado no CPES – Centro de Pesquisa e Estudos Sociais, da Universidade Lusófona de Lisboa.

IN "A BOLA"

16/02/19

.
.


1824.UNIÃO



EUROPEIA



A NOVA MOEDA DEPOIS DO BREXIT
.

.


3-ORIENTE LATENTE



.
.

FALHAS BÍBLICAS




FONTE: Razão ConsCiência

.


XXXVI-VIDA SELVAGEM
2- Os últimos Leões da Ásia



FONTE:  Natureza Brasil 

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.


2-ORIENTE LATENTE



.
.
VIDEOS DE SEMPRE

Tina Turner

Private Dance


.
.


1-ORIENTE LATENTE



.

Richard Dawkins 

1-O Serviço Irracional de Saúde


Filme que mostra a absurda realidade de um mundo onde ciência e tecnologia é deixada de lado para dar lugar a crenças e superstições infundadas ou intrujices que pretendem ser medicinas. Bilhões de dólares são gastos todos os anos com tratamentos que a ciência já demonstrou claramente não terem nenhum resultado, a não ser, enriquecer médiuns, videntes e homeopáticos por todo o mundo, aproveitando-se da ignorância do povo. Assistam ao vídeo e tirem suas próprias conclusões, obrigado!

FONTE:  Diablo Acrata

* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
ESTE MÊS NA 
"PCGUIA"




* Um teste útil, mantenha-o numa pasta.

.
.
ERA UMA VEZ UM
LAVADOR DE VIDROS



* Obrigado GILDA por esta maravilha

.
.
ESTA SEMANA NA 
"SÁBADO"
Crítica a um restaurante Michelin:
."Levei a minha chavala... (...) Comemos uma raia que 'tava à patrão. Do crl"

Utilizador do TripAdvisor deixou um curioso texto sobre o que achou do jantar que teve no restaurante The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, que tem duas estrelas no guia gastronómico

O The Yeatman está habituado a prémios - por exemplo, em 2016 ganhou a segunda estrela Michelin, que conserva desde então. Está habituado também a elogios. Um deles, colocado online há poucos dias deverá ter surpreendido os responsáveis pelo hotel e o chef do restaurante, Ricardo Costa.
.

Foi colocado por um cliente do espaço na plataforma TripAdvisor. Num estilo informal e coloquial - nada habitual neste contexto de alta cozinha - o cliente mostra-se totalmente satisfeito, pese embora o preço da refeição (que pode chegar aos €200 por pessoa com bebidas).

"A passada quarta-feira com a minha chavala, fui comer ao Yeatman porque um amigo meu, o Chico, disse-me que eu ia bater mal. Eu entro, olho pas paredes e disse txiiii, ainda bem que trouxe a carteira. lol

Sentamo-nos e batemos os dois mal com a vista. Muito bonita!!
Comemos a Beringela Mediterrânea com a Infusão do chefe, tava do crl!!! Comemos também uma raia com côco que tb tava á patrao. Comemos tb um polvinho com uma espuma, uma qualidade incrivel.
Do crl, nota 10."

Richard Bowden, diretor de marketing do The Yeatman, diz à SÁBADO que a crítica despertou um sorriso: "Qualquer avaliação com pontuação máxima desperta o sorriso do Chefe e estamos todos muito contentes que este cliente tenha gostado tanto da experiência no nosso restaurante gastronómico."

* Um cliente bem humorado a classificar muito bem um dos melhores restaurantes de Portugal. Mesmo ao lado fica a TAYLORS que tem Vinhos do Porto poderosíssimos, visite as caves e admire a vista soberba sobre o Douro.

.
.

Manobra do 'Estado Maior'

da cúria vaticana  convence quem?

Igreja forma batalhão contra abusos sexuais




FONTE:  afpbr

.
.
HOJE NO
"A BOLA"
Portugal na final do Europeu
 para duelo ibérico

Na meia-final do primeiro Campeonato Europeu de Futsal feminino, Portugal bateu a Ucrânia por 5-1, garantido assim o acesso à final da competição, onde vai encontrar a Espanha.
.

A seleção das Quinas adiantou-se por Janice, resultado que se manteve até ao intervalo. A Ucrânia igualou no arranque do segundo tempo, mas Portugal garantiu uma vitória expressiva com golos de Fifó (bisou), Carla Vanessa, e outro golo de Janice.

A final contra a Espanha está agendada para as 18:30 deste domingo, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

* Vimos o jogo pela TV e ficámos estarrecidas pela determinação das jovens futebolistas e qualidade de jogo praticada. Só falta serem campeãs europeias.

.
.

Marielle Franco 
Ainda 'vive' em obras de artistas negras




FONTE:  EFE BRASIL

.
.
ESTA SEMANA NO 
"SOL"
Sobe número de escolas 
que inflacionam notas

Este ano há 244 escolas secundárias, públicas e privadas, onde os professores deram uma nota três valores acima da classificação conseguida pelos alunos no exame nacional. São mais 12 escolas a inflacionar notas face ao ano passado.

O número de escolas, públicas e privadas, que inflacionam notas tem vindo a aumentar todos os anos. As recomendações do Ministério da Educação às escolas e os inquéritos da Inspeção Geral da Educação não têm sido eficazes para travar a inflação das notas atribuídas pelos professores aos alunos (nota interna).
 .
PROFESSORES ESFORÇADOS
Os dados divulgados pelo Ministério da Educação revelam que há, este ano, 244 escolas secundárias públicas e privadas, onde os professores atribuem notas aos alunos três valores acima face às classificações conseguidas pelos alunos nos exames nacionais, sendo este o critério seguido pelo b,i.

O número traduz quase metade (47,8%) do total de 510 escolas secundárias analisadas este ano no ranking do b,i. São mais 12 escolas a inflacionar notas face a 2017, quando houve 232 escolas a seguir esta prática.

E este aumento regista-se tanto nas escolas públicas como nas privadas. Das 244 escolas que inflacionam notas, a esmagadora maioria continuam a ser públicas (210) sendo as restantes 34 privadas, havendo mais dez colégios a inflacionar notas face a 2016.

A análise feita pelo b,i. teve como base as avaliações dos professores aos alunos internos (os que frequentam as aulas o ano inteiro) e as notas obtidas nos 22 exames. Foram consideradas as escolas onde foram realizadas mais de 100 provas e o desvio de três valores foi pensado tendo em conta a opinião de quatro ex-ministros da Educação que consideram ser este o máximo aceitável.

Entre as dez escolas que mais inflacionam notas, a Secundária de Alcácer do Sal ocupa a primeira posição. Os alunos desta escola não ultrapassaram os 7,89 valores nos exames nacionais (numa escala de 0 a 20). Mas, em média, os professores atribuíram 13,71 valores de nota interna. Ou seja, 5,82 valores acima da nota conseguida no exame. (ver tabelas ao lado)

As notas com que os alunos terminam o secundário são fundamentais para entrar no ensino superior tendo um peso entre os 50% a 65% da nota de candidatura. Desta forma, a inflação de notas pode ser decisiva na hora da candidatura a uma licenciatura.

Em traços gerais, os professores e diretores das escolas defendem que a inflação de notas é uma «falsa questão». Isto porque entendem que o «exame é apenas um momento na vida do aluno» que pode ser influenciado por várias circunstâncias como doença, nervos, etc.

O desvio de notas foi denunciado em 2014 pelo Conselho Nacional da Educação (CNE) – órgão consultivo do Ministério da Educação. Na altura, o presidente do CNE, ex-ministro da Educação e agora vice-presidente do PSD, David Justino, alertou que «os alunos que em provas de exame obtêm resultados mais fracos tendem a ser favorecidos pela avaliação interna».

Depois disso, em 2015, o ex-ministro Nuno Crato ordenou à Inspeção Geral da Educação (IGEC) que analisasse eventuais «inconsistências ou incumprimentos» e revelou, na altura, que 24 escolas inflacionaram as notas internas dos seus alunos, de forma constante, entre 2009 e 2013. Desse grupo, 14 eram escolas privadas e a maioria (22) do norte do país. 

Posteriormente, houve escolas que foram objeto de recomendações e de correções de procedimentos na avaliação dos alunos. Em 2017 o Ministério da Educação realizou 12 intervenções (quatro em estabelecimentos públicos e oito em escolas privadas), explicou na altura fonte oficial. Questionado pelo b,i. sobre o aumento do número de escolas que inflacionam notas, o Ministério da Educação garante que «os fenómenos de inflação e deflação são bastante residuais e têm suscitado intervenções e recomendações por parte da IGEC, bem como o reforço da formação na área da avaliação». 

A inflação das notas não tem enquadramento legal e, por isso, a IGEC não pode penalizar as escolas que sigam esta prática sistematicamente. A inspeção pode apenas emitir recomendações e aconselhar mudanças de procedimentos.

* Trata-se duma fraude inimputável. É uma inonestidade dos docentes.

.
.
ESTA SEMANA NO 
"EXPRESSO"
Casa de família está à venda por
 20 milhões de euros, avança 
o Jornal Económico 

A casa da família Espírito Santo, na Boca do Inferno, em Cascais, está à venda por 20 milhões de euros. O imóvel cor-de-rosa está à venda integrado na alienação da sociedade Casa dos Pórticos, dos herdeiros de Maria da Conceição Cohen do Espírito Santo Silva, mãe do banqueiro, notícia o Jornal Económico. 

A sociedade é detida em partes iguais (20%) pelos quatro irmãos de Ricardo Salgado e pela sua mulher. Maria João Salgado, tendo como principal ativo esta propriedade com uma área de 8.681 metros quadrados, quatro pisos, 45 divisões, terraço, piscina, balneários e garagem. Apesar do imóvel cor-de-rosa não ter sido arrestado judicialmente, o facto de ter a mulher de Ricardo Espírito Santo como acionista tem criado dificuldades à venda. Por isso, diz o jornal, o preço pedido começou nos 20 milhões de euros e haverá candidatos de várias partes do mundo, mas também já há propostas abaixo do valor inicial.
 .

"O facto de haver receios de que o imóvel venha a ser arrestado depois da venda não ajuda à concretização do negócio", diz o Económico, referindo, também, a existência de dificuldades ao nível das garantias bancárias.

No histórico dos negócios imobiliários da família na área da Boca do Inferno, o jornal refere vendas em 2017 e 2018, envolvendo terrenos de 3.127 m2 e 2.095 m2 , respetivamente. Nos dois casos havia, já licenças de construção aprovadas pela Câmara de Cascais, mas a venda do primeiro terreno fez soar o alerta na Polícia Judiciária e no Ministério Pública ainda a tempo de arrestar parte do dinheiro. No segundo terreno, o dinheiro da operação não foi para Ricardo Salgado, mas para a sociedade do advogado Proença de Carvalho, a título de honorários por serviços prestados.

A casa onde o banqueiro vive atualmente, no mesmo quarteirão da casa cor-de-rosa, agora à venda, também está arrestada pelo Ministério Público. Mas os arrestos não abrangem os bens herdados da mãe do banqueiro, precisa o Jornal Económico. Aliás, não há ninguém do ramo do banqueiro no Conselho de Administração da Sociedade Casa dos Pórticos, que tem como presidente a sua irmã mais velha, Maria Salgado.

*  Aguardamos com expectativa o dia em que RS irá passar a ver o sol aos quadradinhos. Se tal não acontecer será o maior  desastre da justiça portuguesa. Alves dos Reis bem comparado era um menino de coro.

.
.
NA COZINHA/39
 MESMO QUE NÃO SEJA ALÉRGICO
EVITE O GLÚTEN





.
.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Enfermeiros marcam 
greve nacional para 8 de março

A Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) vai decretar greve nacional para dia 8 de março, para permitir a participação dos profissionais numa marcha em homenagem à enfermagem que está programada para Lisboa.

O anúncio foi feito na página oficial da Associação Sindical na rede social Facebook.
A ASPE indica que a "marcha branca" de homenagem à enfermagem não está a ser organizada pelos sindicatos, mas decidiu avançar para a marcação de um dia de greve geral "para facilitar a participação de todos os enfermeiros" no desfile.
.

A marcha tem sido divulgada também através das redes sociais pelo Movimento Nacional de Enfermeiros, que dizem que estes profissionais "continuam focados" em "demonstrar o verdadeiro papel do enfermeiro como agente fulcral na persecução de qualidade de cuidados de saúde para todos".

Coincidindo com o Dia da Mulher, a "marcha branca" pretende homenagear ainda "uma das figuras centrais da enfermagem", Florence Nightingale, enfermeira que no século XIX mudou o paradigma da profissão, tendo sido considerada pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Crimeia.

Entre os motivos que fundamentam a marcação da greve para dia 8 de março, a ASPE refere a "dignificação da profissão" e o descongelamento das progressões na carreira, um dos pontos que mantém em oposição sindicatos e Governo e que motivou já duas greves em blocos operatórios, uma delas em curso ainda em dez hospitais.

A ASPE é um dos dois sindicatos responsáveis pela convocação das duas greves cirúrgicas.

* A sra. ministra da tutela lançou alegremente foguetes quando revelou o parecer da PGR sobre a greve cirúrgica, não a aconselhamos a apanhar as canas por que se pode queimar.

.
.


1886
Senso d'hoje
ANA SANTOS
ECONOMISTA-INVESTIGADORA
UNIVERSIDADE DE COIMBRA
"Se as atividades de reprodução social
fossem valorizadas, o PIB seria o dobro"



FONTE: EsquerdaNet

.

ESCOLHAS DE FIM DE SEMANA

.

COMPRE JORNAIS 

E REVISTAS









.
.

A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS





.
.

BOM DIA


.
.


75-CINEMA
FORA "D'ORAS"
III-A SOMBRA DOS ABUTRES


Elenco 
Vítor Norte - Daniel 
Diogo Infante - Zé José Eduardo  
António José Wallenstein - Pide 
Fátima Belo - Helena 
Raquel Maria - Maria Ivo Serra 
Abílio Orlando Costa - Polícia n.º 1 
António Melo - Polícia n.º 2 
José Pires - Diamantino Leandro Vale 
Luís Alberto - professor 
Canto e Castro - Coronel 
Begoña Hernando - Carmen 
Artur Grande - Sargento Alves 
Valdemar Correia - Condutor do Inspector


SINOPSE
Trás os Montes, 1962. Daniel (Vítor Norte), o seu cunhado Zé (Diogo Infante) e o seu filho Abílio (Ivo Serra) vivem uma vida de pobreza e sonham emigrar. Daniel sustenta os três como pode trabalhando numa mina, onde faz circular propaganda contra o regime, acções que o fizeram no passado ser perseguido e preso pela PIDE. Apesar disso, Daniel planeia sabotar o trabalho da mina em resposta às condições de trabalho desumanas às quais ele e os colegas de trabalho são sujeitos. Quando dois agentes surgem para o deter, Abílio tenta impedi-los, acabando baleado. Os agentes levam Daniel, mas Zé intercepta-os e acaba por matar ambos os agentes. Os dois fogem na viatura dos agentes, juntamente com Abílio, que está gravemente ferido, e tentam chegar à fronteira, mas quando se apercebem que nunca vão conseguir atravessar a alfândega de carro decidem tentar chegar a Espanha pelo Rio Douro. Entretanto, o carro onde se deslocam fica sem combustível. Daniel e Zé atiram-no por uma ribanceira. Sem transporte e sem comida, acabam por encontrar uma quinta perto de Miranda do Douro, cujo dono (José Eduardo) os acolhe e protege. Apesar de ser atendido por um médico, Abílio acaba por morrer e é enterrado na quinta. António decide ajudar Zé e Daniel a fugirem para França, por intermédio de um passador. Entretanto, um inspector da PIDE (José Wallenstein) é destacado de Lisboa para lidar com o caso, mobilizando os activos da GNR na região para empreender uma caça ao homem, interrogando o médico e acabando por chegar à quinta de António. De início não descobre indícios, mas quando o carro da fuga é descoberto, os cães-polícia acabam por levar os agentes até ao local onde Abílio foi enterrado. António é preso e torturado para revelar o nome do passador que ajudou Daniel e Zé a fugir. Em Espanha, a carrinha onde ambos viajam às escondidas é interceptada pela Guardia Civil e pelo inspector da PIDE numa ponte. Quando percebe que foram descobertos, Zé tenta fugir mas é morto a tiro pelos soldados. Daniel pega na arma que tem no bolso e dispara sobre o inspector da PIDE, atirando-se do alto da ponte, ao mesmo tempo que os soldados disparam sobre ele. 

Texto explicativo: WIKIPÉDIA


FONTE:   PUA CHANNEL 

NR: Se os nossos visitadores tiverem nos seus arquivos filmes de bom nível agradecemos que nos enviem para: "apxxdxdocorreio@gmail.com", ficaremos mais que gratos.

.