29/01/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

..
XXXI-OS RIOS E A VIDA
4- RIO LI
China
Uma viagem em GUANGXI




FONTE:  El Diario de Aníbal

rio Li Li (em chinês: 漓江 ; pinyin : lí jiāng) é um rio da República Popular da China, na região autónoma de Guangxi. É afluentedo rio Xi, que por sua vez é afluente do rio das Pérolas. é um rio muito visitado por turistas, dadas as características e espetaculares paisagens das suas margens.

O rio Li atravessa as cidades de Guilin e Yangshuo antes de encontrar o rio Xi em Wuzhou. O rio atravessa, a sul de Guilin, florestas de karst. A paisagem inspirou o desenho da nota chinesa de 20 yuans. No século III a.C. sob ordens de Qin Shi Huangdi, o rio Xiang foi ligado pelo canal Lingqu ao rio Li.
WIKIPÉDIA

** Não encontrámos videos descritivos com explicações esclarecedoras sobre a história deste rio que já percorremos.
Assim priviligiámos filmes com boas imagens, desejamos que apreciem.


.
.
HOJE  NO 
"A BOLA"
Surto do coronavírus obriga ao 
adiamento dos Mundiais de pista coberta

A federação internacional de atletismo anunciou esta quarta-feira o adiamento dos Campeonatos do Mundo de pista coberta, agendados para março, em Nanjing, China, na sequência do novo surto do coronavírus.
.
«A nossa equipa médica, que está em contacto com a Organização de Saúde Mundial, alertou-nos que o coronavírus está a alastrar-se a um nível preocupante, tanto na China como no resto do mundo, pelo que ninguém deverá sujeitar-se a um possível contágio», explicou a World Athletics.

«É lamentável que tenhamos de concordar com os organizadores dos Campeonatos Mundiais de atletismo em adiar o evento para março de 2021», pode ler-se em comunicado divulgado pelo organismo.

A federação optou por «não cancelar os campeonatos a pensar na vontade dos atletas», que inicialmente iriam disputar a prova entre os dias 13 e 15 de março, em Nanjing, pelo que agora terão de esperar para que a federação chegue a acordo sobre uma nova data. O organismo admite que gostaria de manter o local em Nanjing, «dado o planeamento e preparação colocados neste evento».

* A situação é grave, da China exporta virus e ditaduras empresariais com frequência.

.
.

LISE CHARMEL
LINGERIE SHOW
OUTONO/INVERNO
2019


FONTE:  Sexy Lingerie Fashion TV

.
.
 HOJE  NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Vigília pela libertação 
de Rui Pinto em Lisboa

Duas dezenas de pessoas concentraram-se, esta quarta-feira, em Lisboa para exigir que seja aplicado a Rui Pinto a diretiva europeia contra o branqueamento de capitais para que o 'hacker' seja libertado e colabore com as autoridades no combate à corrupção.

A vigília à porta do Estabelecimento Prisional anexo à polícia Judiciária (PJ), em Lisboa, foi promovida pelo Movimento Mais Cidadania e juntou cerca de duas dezenas de pessoas, que empunhavam fotografias de Rui Pinto e acenderam velas, encontrando-se entre elas a dar apoio à causa a psicóloga e comentadora Joana Amaral Dias.
.
A antiga política disse que a concentração destina-se a exigir ao Estado português que aplique a 4.ª diretiva que diz respeito ao branqueamento de capitais e que determina que todos os Estados-membros da União Europeia (UE) protejam todas as pessoas que fazem denúncias desse tipo de crimes, "coisa que efetivamente Rui Pinto fez e não está a ser protegido, porque está detido [preventivamente] ao contrário de estar a ser defendido".

"Temos os ladrões à solta e aqueles que são os denunciantes estão presos. Isto existe porque a justiça não fez o seu papel, a justiça não fez o seu caminho. Esta situação do saque, do esbulho ao povo angolano é conhecida há muito tempo, foi denunciada por muitas pessoas, desde o Rafael Marques, a muitas outras, e a justiça fez alguma coisa. Se era assim tão falado porque é que não avançou, quando o próprio Rui Pinto terá feito denúncias ao Ministério Público (MP) sobre esta matéria que não foram ouvidas nem atendidas?", questionou, em declarações à agência Lusa.

Joana Amaral Dias considerou que, "entre o vazio legal que não protege o denunciante e uma justiça completamente castrada e refém de outros interesses, não havia qualquer outra possibilidade que restasse ao Rui Pinto senão cometer este ato de cidadania".

"Rui Pinto não devia estar preso, devia estar a ser chamado a colaborar com a justiça portuguesa, como tem sido na justiça belga, alemã, angolana e francesa, que já deu consequências quando foi o caso do "Football Leaks".

Entende que o estatuto de denunciante, que ministra da Justiça disse que será transposto para a lei portuguesa no prazo de um ano, "não se aplica a Rui Pinto, o que num caso lato seria o ideal, mas no concreto é restrito e tem uma aplicação muito limitada, por isso bastaria, se o Estado português quisesse aplicar a 4.ª diretiva".

"É inaceitável o que está a acontecer em Portugal atualmente, porque temos efetivamente alguém que está a contribuir para a resolução de crimes que está preso, enquanto todas as outras, desde Ricardo Salgado, a Oliveira e Costa, a Isabel dos Santos estão soltas, perante os crimes de milhões e milhões", vincou.

Joana Amaral Dias acrescentou que Rui Pinto "terá cometido os seus erros, mas deu um contributo muito importante, muito valioso para a sociedade portuguesa e ainda pode contribuir mais e por isso é que tem de ser solto".

Da mesma opinião é Carlos Magalhães, do Movimento Mais Cidadania, que entende, "sem querer meter a foice em seara alheia porque este é um problema da justiça", que na situação do Rui Pinto pode-se falar num pequeno crime porque tentou extorquir, um crime de pirataria, mas o que ele sabe poderia ser aproveitado pelas autoridades policiais e judiciárias para chegar à grande criminalidade, como é o crime de corrupção".

Também acha que devia ser libertado para colaborar com a justiça, independentemente de ser julgado e condenado 'a posteriori', nesta fase devia colaborar com as autoridades, não faz sentido estar em prisão preventiva.

"Era mais positivo do ponto de vista da cidadania e do erário público saber estas questões do submundo e dessas vigarices todas ao nível da corrupção seria mais importante libertá-lo e a polícia aproveitá-lo, de forma controlada, e depois sim, se houve crime de extorsão tem de pagar por isso", declarou à Lusa.

Apoiante, mas não favorável à libertação do 'hacker' por motivos de segurança, Hernâni Pinho compareceu na vigília, como cidadão interessado, "por uma questão de cidadania", por considerar "uma injustiça e um passo atrás, em termos civilizacionais até" que não se use a colaboração de Rui Pinto, detido preventivamente desde de 22 de março de 2019, para combater crimes de corrupção.

"Não sei se libertar, por uma razão simples, não é que ele não tenha que pagar pelo ilícito, mas já houve um que se enforcou, não sei se ele não estará mais seguro lá dentro. Agora lá dentro, mas a colaborar com a Polícia Judiciária", concluiu.

Rui Pinto, que se encontra preso preventivamente por suspeita de crime informático e tentativa de extorsão, já assumiu, segundo os seus advogados, a responsabilidade de ter entregue, no final de 2018, à Plataforma de Proteção de Denunciantes na África (PPLAAF), um disco rígido contendo todos os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna de Isabel dos Santos, sua família e todas as pessoas que podem estar envolvidos nas operações fraudulentas cometidas à custa do Estado angolano e, eventualmente, de outros países estrangeiros.

* Deixemo-nos de idiotices! Alguém quer que uma polícia entre em nossa casa sem mandato judicial? Alguém quer ser alvo de escuta policial sem autorização dum juíz? Então aceitam que o Rui Pinto o possa fazer e tentar extorquir dinheiro com isso e seja levado ao colo, não é crime? 
20 gatos pingados podem ser notícia?

.
.
2-DOENÇAS DE INVERNO



* Por vezes o fim de cada episódio não termina convenientemente por não termos meios técnicos de precisão, na semana seguinte encontrará  a situação corrigida.
Fique atento porque este "SOCIEDADE CIVIL" da RTP/2 é de excepcional qualidade.

.
.
HOJE  NO 
"DINHEIRO VIVO"
Queixas contra ginásios disparam 64%

Cancelamentos do contrato e cobranças indevidas estão entre os principais motivos das queixas apresentadas em 2019

Os portugueses apresentaram 369 reclamações contra ginásios no ano passado, totalizando um aumento de 64%, face às 225 registadas no ano anterior, de acordo com um comunicado do Portal da Queixa. Mas, já este ano, o Portal adianta ter contabilizado 34 reclamações contra o mesmo tipo de instituições.
 .
Na origem da insatisfação dos consumidores surgem, em primeiro lugar, as queixas relacionadas com com dificuldades no momento de cancelar/rescindir o contrato, num total de 147 registos, o que representa um aumento de 71% face a 2018.

Ao longo do ano passado, as cobranças indevidas atingiram também números expressivos, situação que o Portal da Queixa relaciona com o facto de o pagamento ser quase sempre por débito direto. Contabilizaram-se, neste caso, 87 queixas, mais 32% em relação ao ano anterior. 
.
Reclamações por mau atendimento e falta de condições completam o top 3 dos motivos das queixas, ao terem gerado 80 registos, o que representa um aumento anual de 38%. 
.
Quanto aos três ginásios mais reclamados, o Portal da Queixa identificou: o Fitness HUT, com 136 reclamações (+37%); o Fitness UP, com 50 registos (+625%) e o Solinca Health Clubs, com 17 queixas (+50%). 
.
 O top 5 inclui ainda o Pump Fitness Spirit, com 20 registos (+167%), e o Holmes Place, com 27 reclamações (+4). 
.
Apesar dos protestos, o Portal da Queixa, considerando as taxas de resposta e resolução às reclamações, classificou o Holmes Place, o Fitness UP e o Pump Fitness Siprit como as três marcas que registam o maior Índice de Satisfação atribuído pelos consumidores.

DICAS DO PORTAL DA QUEIXA PARA EVITAR PROBLEMAS COM GINÁSIOS:
Fidelizações 
Antes de assinar qualquer contrato, leia-o muito bem. Deve esclarecer todas as dúvidas que possam surgir, junto da entidade. Se estiver perante uma cláusula que imponha a duração do contrato, esta não é ilegal ou inválida, desde que atribua ao consumidor uma vantagem económica como contrapartida. 
Débitos diretos 
Este é um tipo de pagamento muito comum nos ginásios, no entanto deverá sempre existir uma alternativa, que poderá ser por transferência bancária, referência de pagamento por multibanco ou por entrega em dinheiro. Poderá sempre utilizar como argumento as diretrizes do Banco de Portugal: o consumidor tem sempre liberdade de aceitar ou recusar o pagamento de débito direto. No fim, cabe ao consumidor a decisão de aceitar ou não o débito direto, tendo em conta que até pode compensar. É sempre recomendado verificar o extrato da conta todos os meses. 
Rescisões de contrato 
Se não existir vínculo contratual, será mais fácil rescindir. Basta uma comunicação por carta registada ou entregue no próprio ginásio, ficando sempre com um comprovativo. Se existir uma fidelização, tem de apresentar uma razão objetiva (não apenas referir situações de doença ou desemprego). Tem de invocar um motivo válido, caso contrário, pode ter uma penalização por parte do ginásio.

* As pessoas estoiram o dinheiro onde lhes apetecer mas os "Qualquercoisa centers", os "Coisaqualquer place" e quejandos não passam de slotmachines...

.

HELENA TECEDEIRO

.





A arte de tirar cortiça do tio Zé

Quando se passa pelas estradas do Alentejo, é cenário comum o daquelas árvores de tronco avermelhado em contraste com os ramos escuros e rugosos. São sobreiros aos quais acabaram de tirar a cortiça. Tirar. Porque a cortiça não se recolhe nem se apanha, tira-se. De nove em nove anos, os homens sobem ao sobreiro e com o seu machado, a sua arte e o seu amor tiram a cortiça, um material usado nas rolhas das garrafas de todo o mundo e de que Portugal é o maior produtor.

Nunca assisti a uma tirada da cortiça, com alguma pena minha. Mas tenho bem fresco na memória a minha mãe a contar como o irmão, o meu tio Zé, era grande perito nessa arte. "O tio Zé era muito bom a tirar cortiça. Nos outros trabalhos não se destacava, mas a subir aos sobreiros era o melhor", lembra ainda hoje com orgulho naquele irmão dez anos mais velho. O segredo? "Ele subia ao sobreiro e andava lá em cima como os outros no chão. Até nos sobreiros mais altos. Não tinha medo. E nunca caiu!"

E a verdade é que tirar cortiça não é para todos. O calor - o trabalho é feito do final da primavera ao pico do verão -, as formigas, manter o equilíbrio em cima da árvore enquanto se manobra o machado, não é para todos. Talvez por isso só seja entregue a especialistas, capazes de tirar a cortiça sem danificar a árvore. Um trabalho, diz quem sabe, feito em seis etapas em que o trabalhador começa por abrir a cortiça com um golpe certeiro de machado, antes de separar a prancha do tronco, segue-se a traçagem, que define o tamanho da prancha. Esta é depois extraída com todo o cuidado para não se partir - quanto maior for, mais valor comercial tem. O trabalhador tem ainda de descalçar - ou seja retirar os restos de cortiça que ficaram agarrados ao tronco e, por fim, marcar a árvore com o último algarismo do ano em que foi tirada a cortiça.

Das rolhas aos chapéus vendidos aos turistas, do revestimento dos solos aos bancos do metro, são muitas as utilizações dadas à cortiça. Mas é preciso lembrar que por detrás daquele material tão português se esconde o esforço de muitos "tios zés", esses cada vez mais raros tiradores de cortiça.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
21/01/20

.
.


2168.UNIÃO



EUROPEIA


.
.
HOJE  NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Festa do Queijo Açoriano começa amanhã

Começa quinta-feira, dia 30 de janeiro, a 2ª edição da Festa do Queijo Açoriano - Azorean Cheese Fest, numa organização da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo.

A iniciativa, cofinanciada pelo POAçores2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, tem diversas vertentes, desde a restauração, workshops, fórum e conferência, juntando, na ilha Terceira, várias indústrias de toda a Região. 
.

De acordo com comunicado da CCAH, o evento começa quinta-feira, com menus especiais e tábuas de queijo na restauração da ilha Terceira e, conta com nove restaurantes.

Estes menus especiais prolongam-se até dia 9 de fevereiro.

Previsto para o dia 5 de fevereiro está um workshop sobre "Como criar tábuas de queijo", a decorrer na Escola Profissional da Praia da Vitória, pelas 18h30. O workshop é ministrado por Paulo Pires, da EPPV, e terá como conteúdos o fatiamento do queijo, apresentação do queijo e as melhores companhias para os queijos locais.

No dia 7 de fevereiro realiza-se um fórum com industriais de Queijo dos Açores, de várias ilhas, desde a Terceira, Graciosa, Faial, Pico, São Jorge ou São Miguel. O objetivo passa por debater questões ligadas ao setor, por forma a identificar constrangimentos, encontrar soluções e possibilitar eventuais parcerias, com o intuito de valorizar o queijo produzido nos Açores e aumentar as suas vendas.

Após o fórum, as indústrias presentes vão ter a oportunidade de participar num workshop sobre novas tendências e inovação, com Gastão Reis, concorrente da edição 2019 do Masterchef Portugal.

No dia 8 de fevereiro decorre uma conferência aberta ao público, no Auditório da Escola Profissional da Praia da Vitória. O evento conta com palestras sobre a temática do queijo, exposição de trabalhos dos alunos das escolas da ilha e degustação de queijos. A iniciativa decorre entre as 9h e as 14 horas.

No âmbito da conferência estão agendados dois painéis, sendo que o primeiro, abordará a produção e a transformação e o segundo será sobre mercados e exportação.

A participação na conferência é livre, mas necessita de inscrição prévia, de modo a garantir lugar para todos os interessados. As inscrições podem ser feitas através da CCAH, pelo email marketing@ccah.eu, telefone 295 204 810 ou diretamente no link https://forms.gle/5PkAv5RGm7jNTyfk6.

Refira-se que a iniciativa conta com o apoio da Escola Profissional da Praia da Vitória e dos municípios de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.

* Nos Açores, há dezenas de queijos todos muito bons, que pena não nos podermos deslocar até lá.

.

.


74-DESENVOLVIMENTO INFANTIL

DENGUE



FONTE:  crê.ser.humano


.
37-HORIZONTES DA MEMÓRIA
37.1-Nas margens do Tua



* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.


.

.
HOJE NO
"DESTAK"
Filipe Sambado cancela concerto no Hard Club depois de comício do Chega no local

O músico português Filipe Sambado cancelou o concerto que tinha marcado para 14 de fevereiro, no Hard Club, no Porto, por o espaço ter acolhido um encontro "de ideologia de extrema direita", do partido Chega. 
.
"Soube-se que no passado sábado dia 24 de Janeiro, ocorreu um encontro do partido Chega, no Mercado Ferreira Borges, na sala 1 do Hard Club. O Filipe, a sua banda e a Maternidade não se podem mostrar coniventes com um espaço que se permite a compactuar com um encontro de ideologia de extrema direita, contando com membros que manifestam uma agenda e um programa racista, xenófobo, homofóbico, transfóbico, misógino e tantos outros adjetivos depreciativos de opressão e intolerância, contra os quais nos posicionamos, expressamos e lutamos", lê-se numa nota divulgada hoje nas redes sociais, nas páginas oficiais da empresa de agenciamento, promoção e produção musical Maternidade e de Filipe Sambado.

Apesar do cancelamento, Filipe Sambado irá atuar no Porto, em 14 de fevereiro, mas no espaço Maus Hábitos.

* Os nossos maiores respeitos Filipe Sambado.

.
.
Diogo Piçarra e Carolina Deslandes

“Anjos”


 The Voice Portugal
.
.
 ONTEM NO
   "i"
André Ventura sugere que Joacine "seja devolvida ao seu país de origem"

O comentário do deputado único do Chega surge depois de Joacine Katar Moreira ter proposto que o património das ex-colónias portuguesas seja identificado e devolvido aos países de origem.
.
Depois de Joacine Katar Moreira ter proposto que o património das ex-colónias portuguesas seja identificado e devolvido aos países de origem, o deputado único do Chega, André Ventura, “sugeriu” que Joacine também “seja devolvida ao seu país de origem”, escreveu na sua página oficial de Facebook.
.
"Eu proponho que a própria deputada Joacine seja devolvida ao seu país de origem. Seria muito mais tranquilo para todos… inclusivamente para o seu partido! Mas sobretudo para Portugal!”, pode ler-se na publicação.

* Não gostamos nem acreditamos em Joacine mas do energúmeno do Chega sentimos asco.

.
.
10-𝚂𝙴𝙶𝚁𝙴𝙳𝙾𝚂 𝙾𝙱𝚂𝙲𝚄𝚁𝙾𝚂



FONTE:  Plantando Consciencia

.
.
O FUNICULAR DE STOOS - SUIÇA

O PERCURSO MAIS ÍNGREME DO MUNDO



FONTE:  TrainJJ

.
.
UM GORILA DE ZEDU EM BARCELONA
Jornalista perseguido e intimidado por 
segurança de José Eduardo dos Santos



FONTE:   SachenSachenSachen

.
.

𝔔𝔲𝔞𝔩 𝔢́ 𝔬 𝔟𝔲𝔯𝔞𝔠𝔬 𝔪𝔞𝔦𝔰 𝔭𝔯𝔬𝔣𝔲𝔫𝔡𝔬
𝔮𝔲𝔢 𝔭𝔬𝔡𝔢𝔪𝔬𝔰
𝔠𝔞𝔳𝔞𝔯?



FONTE:RealLifeLore


.
.
O NOVO LÍDER DA DITADURA CRISTÃ
EM PORTUGAL



.
.


2230
Senso d'hoje
ALEXANDER VUCIC
CHEFE DE ESTADO
REPÚBLICA SÉRVIA
 Sérvia não desiste
da União Europeia




FONTE:    euronews

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.

Cães Protetores


.
.

BOM DIA


.
.

92-CINEMA
FORA "D'ORAS"
II - Moᥣᥣყ -Exρᥱrιmᥱᥒtᥲᥒdo ᥲ vιdᥲ


Sιᥒoρsᥱ:
Moᥣᥣყ MᥴKᥲყ ᥱ́ ᥙmᥲ ᥲdoᥣᥱsᥴᥱᥒtᥱ ᥲᥙtιstᥲ qᥙᥱ sᥱmρrᥱ vιvᥱᥙ ᥒᥙm hosριtᥲᥣ.

Mᥲs sᥙᥲ vιdᥲ ᥱ́ vιrᥲdᥲ do ᥲvᥱsso qᥙᥲᥒdo, dᥱρoιs dᥱ sᥱ sᥙbmᥱtᥱr ᥲ ᥙm ρrogrᥲmᥲ dᥱ trᥲtᥲmᥱᥒto ᥲᥣtᥲmᥱᥒtᥱ ᥱxρᥱrιmᥱᥒtᥲᥣ, dᥱsᥴobrᥱ-sᥱ qᥙᥱ ᥒᥲ vᥱrdᥲdᥱ ᥱᥣᥲ ᥱ́ ᥙm gᥱ̂ᥒιo.

Bᥙᥴk, ιrmᥲ̃o dᥱ Moᥣᥣყ, ρrᥱᥴιsᥲ dᥱιxᥲr o ᥱstιᥣo dᥱ vιdᥲ dᥱsρrᥱoᥴᥙρᥲdo ρᥲrᥲ ᥴᥙιdᥲr dᥲ ιrmᥲ̃.

Eᥣᥱᥒᥴo:

Eᥣιsᥲbᥱth Shᥙᥱ ᥴomo Moᥣᥣყ MᥴKᥲყ

Aaron Eckhart como Buck McKay

Jιᥣᥣ Hᥱᥒᥒᥱssყ ᥴomo Sᥙsᥲᥒ Brookᥱs

Thomᥲs Jᥲᥒᥱ ᥴomo Sᥲm

D. W. Moffᥱtt ᥴomo Mᥲrk Cottrᥱᥣᥣ

Eᥣιzᥲbᥱth Mιtᥴhᥱᥣᥣ ᥴomo Bᥱvᥱrᥣყ Trᥱhᥲrᥱ

Robᥱrt Hᥲrρᥱr ᥴomo Dr. Sιmmoᥒs

Eᥣᥲιᥒᥱ Hᥱᥒdrιx ᥴomo Jᥱᥒᥒιfᥱr Thomᥲs

Mιᥴhᥲᥱᥣ Pᥲᥙᥣ Chᥲᥒ ᥴomo Domιᥒgo

Lᥙᥴყ Lιᥙ ᥴomo Brᥱᥒdᥲ


FONTE: Efivest