08/12/2016

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.



.

116-ACIDEZ
 

FEMININA


ELE NÃO É BEM DOTADO



A IMPRESCÍNDIVEL TATY FERREIRA


* Uma produção "ACIDEZ FEMININA" - BRASIL


.
.
A Partir de Agora

Curta Metragem

.
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS 

DA MADEIRA"

Centenas no Estreito para ver a
 ‘Matança do Porco’ neste feriado 
da Imaculada Conceição

Tinham prometido e cumpriram. Os responsáveis pela Confraria Gastronómica da Madeira realizaram nesta manhã de 8 de Dezembro aquele a que chamam “um dos preparativos iniciais da ‘Festa’, a função da morte do Porco”.
.

O PORCO SEM MÁCULA

E nem o facto de ser feriado da Imaculada Conceição nem o tempo estar ‘escuro’ afastou o público da zona exterior do salão paroquial da igreja do Estreito de Câmara de Lobos.

De facto foram centenas as pessoas que marcaram presença neste acontecimento, para uns tradição essencial do Natal madeirense, para outros um acto cruel e desnecessário.

De salientar que, à semelhança de anos anteriores, o animal foi abatido a tiro e depois degolado, “de forma a minimizar a dor sentida por este conforme exige a legislação vigente”, já explicara a Confraria Gastronómica da Madeira.

* A matança do porco imaculado.

.
.
XLVIII- O UNIVERSO

2- Uma Janela

para o Universo


.
.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Portugal terá 41 congressos internacionais em 2017 
 .
Os congressos respondem à estratégia do Governo num turismo descentralizado no território e no ano. Ana Mendes Godinho lembrou ainda a importância dos feriados para o turismo interno.

Portugal já assegurou a realização de 41 congressos internacionais no próximo ano. A informação foi avançada esta quinta-feira, 8 de Dezembro, pela secretária de Estado do Turismo.
.
Ana Mendes Godinho falava no 42º congresso da Associação das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), a decorrer em Aveiro.

A responsável lembrou que o programa de captação de congressos internacionais iniciado em Maio tenho tido como " grande preocupação " que os eventos decorram fora dos destinos tradicionais das épocas altas.

No início do seu discurso, a responsável relembrou que esta quinta-feira se " celebra" um feriado reposto, com "impacto" notório na subida do turismo interno.

Ana Mendes Godinho recordou que este último ano foi de "construção" de uma estratégia que procura descentralizar a procura no território, ao longo do ano e reforçar o valor do turismo.

"Se acreditarmos que está tudo bem, perdemos a competitividade ", alertou a secretária de Estado do Turismo, pedindo que o sector saiba aproveitar novos fluxos de turistas e fidelizá-los.

Só até Outubro, Portugal já recebeu 491 prémios internacionais, o que compara com os 158 do ano anterior. Foram 12 mil as referências na imprensa internacional sobre destinos portugueses.

Ana Mendes Godinho apelou ainda o auditório para que promova Portugal junto da China, uma vez que arranca uma nova rota da companhia HNA em Junho do próximo ano.

* Oxalá!
.
.
 III-HISTÓRIA 
DO TERRORISMO

4-OS ANOS DA GUERRA SANTA
1989 a 2011



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE  NO
"DESTAK"

Girafas estão a desaparecer e vulneráveis a extinçao, alerta organismo ambientalista

O número de girafas selvagens caiu 40% nas últimas três décadas e a espécie está "vulnerável" à extinção, alertou hoje a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
.
A entidade salientou que em 2015 o número de exemplares daquele que é o mais alto mamífero terrestre do mundo estava abaixo dos 100.000, especialmente devido à redução do habitat e à caça ilegal.

"Esses majestosos animais estão a sofrer uma extinção silenciosa", disse Julian Fennessy, vice-presidente do grupo especializado em girafas do UICN, citado num comunicado.

* O homem predador a caminho do suicídio

.

FRANCISCO MENDES DA SILVA

.





A religião da dívida

No congresso do último fim-de-semana, o PCP insistiu na sua tese de que Portugal, de uma forma mais ou menos negociada, deve repudiar parte da dívida pública. O que dá razão à qualificação popular do comunismo como uma religião.

Tocqueville, que admirava na democracia americana a religiosidade dos seus políticos, dizia que quem acredita que a recompensa da vida terrena só nos espera na vida além da morte é alguém que tenderá a pensar as políticas consoante os efeitos estruturais e de longo prazo, não segundo as suas contrapartidas imediatas.

No PCP, que também se define pela demanda de um futuro longínquo, passa-se algo semelhante. Com uma diferença: como há séculos que o capitalismo insiste em não ser derrubado pelas suas "contradições internas", a esperança dos comunistas portugueses nos "amanhãs que cantam" já é mais uma melancolia inconsequente do que um programa. É por isso que o PCP, ao mesmo tempo que diz não haver futuro com esta dívida pública, apoia um Governo do PS que jamais tomará uma iniciativa sobre o assunto. Não é para esta vida que os nossos comunistas trabalham.

Diga-se em abono da verdade que saber o que o PS pensa realmente sobre a questão da dívida requer um esforço bíblico de exegese. Dos socialistas têm vindo posições bastante diferentes, consoante a circunstância política. Talvez o PCP veja nessa relação sinuosa e oportunista com o tema uma abertura para os seus próprios aventureirismos.

Até 2011, o PS defendia que a dívida pública era por natureza virtuosa e sustentável. Só por um atavismo salazarento se podia dizer o contrário. Basta lembrar a campanha para as legislativas de 2009 e como José Sócrates respondia aos alertas da oposição de direita sobre os riscos do excesso de endividamento (em especial a forma reles com que destratava Manuela Ferreira Leite).

Com a chegada da troika e do Governo PSD-CDS, o PS, numa espécie de epifania, passou a achar finalmente que a dívida pública portuguesa é um problema. Escreveram-se manifestos, conspicuamente assinados por notáveis dirigentes e apoiantes socialistas, e andou-se quatro anos a defender que o crescimento do peso da dívida no PIB do país era um dos grandes falhanços da liderança de Passos Coelho.

Foi uma estratégia mentirosa, emblemática do que entretanto se começou a chamar de "política da pós-verdade". O aumento da dívida não foi culpa da "austeridade", mas da ameaça de bancarrota a que o PS conduziu Portugal - com o inevitável resgate, os seus efeitos recessivos, o empréstimo de emergência e a obrigação de inclusão das empresas públicas e das PPP no perímetro da dívida. Para além disso, uma vez que a dívida é uma realidade dinâmica, antes de começar a regredir o seu crescimento teria necessariamente de abrandar. E foi ainda durante o anterior Governo que a dívida começou, de facto, a regredir.

Seja como for, esta preocupação com o assunto já era um avanço saudável relativamente ao keynesianismo desregrado do passado. E um avanço do qual, aliás, corremos o perigo de ainda vir a ter saudades, já que com o actual Governo o peso da dívida no PIB voltou a crescer para níveis recorde.

Ou seja, voltámos ao antigamente, ao PS pré-2011, que exerce o poder afundando o país em dívida e que parece acreditar que esta é eternamente gerível, que a disponibilidade dos credores é eterna e que o dinheiro cai do céu. Vendo bem, também é uma forma de religião.

Advogado

IN  "JORNAL DE NEGÓCIOS"
06/12/16

.
.


1074.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE  NO
"i"

Gripe já começou a “atacar”

Desde o início do ano, o Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e Outros Vírus Respiratórios analisou 137 casos de síndrome gripal.

A taxa de incidência gripal entre 28 de novembro e 4 de dezembro foi de 30 por 100 mil habitantes, apresentando uma tendência crescente. Os dados foram revelados pelo Boletim de Vigilância Epidemiológica  divulgado, pelo Instituto Nacional Ricardo. Neste período “foram analisados 10 casos de síndrome gripal, dos quais seis positivos para gripe A (H3).
 .
Desde o início do ano, o Laboratório Nacional de Referência para o Vírus da Gripe e Outros Vírus Respiratórios analisou 137 casos de síndrome gripal, dos quais 62 deram positivo para o vírus da gripe A (H3N2).

O boletim refere também que foram internadas nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) 10 pessoas com gripe.

Os doentes internados tinham idades compreendidas entre os 50 e 87 anos e quatro não tinham sido vacinados contra a gripe sazonal.

* Aqueles que não se vacinam sem razão aparente devem pensar que sabem mais do que os especialistas.


.
.

Diga não à violência
contra a mulher



.
.
.
VII-CAÇADORES 

DE TEMPESTADES

2- REVOLTA NAS PLANÍCIES



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

** Por lapso na passada quinta-feira não foi editado a 1ª parte do episódio VII, as nossas desculpas.

.
.
HOJE  NO 
"A BOLA"

Futebol
FIFA pede tolerância zero 
contra a pedofilia

A investigação a decorrer em Inglaterra sobre alegados casos de abusos sexuais por parte de treinadores a jovens jogadores de futebol deixa preocupada a FIFA e motivou uma reação firme.
.
«Tolerância zero», foi a mensagem deixada por Gianni Infantino, presidente do organismo que tutela o futebol mundial.

«Há poucas coisas na vida, não só na vida futebolística, piores do que o abuso sexual de crianças, por isso isto tem de ser levado a sério. Tem de haver tolerância zero de uma perspetiva do futebol, mas também do ponto de vista criminal», defendeu Infantino, em Singapura, à margem de uma conferência.
 .
Lembre-se que a polícia britânica já anunciou mais de 300 processos abertos por suspeita de pedofilia e que em causa está, também, uma alegada tentativa da federação inglesa de futebol para abafar alguns casos no decorrer dos anos.

* Não nos lembramos de qualquer outro dirigente da FIFA ser tão claro sobre este assunto, ficamos contentes.

.
.

Jorge Palma e João Gil

Senta-te aí


.
.
HOJE  NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"

Bruxelas age contra sete
 Estados-membros devido 
ao escândalo da Volkswagen

A Comissão Europeia decidiu hoje agir contra sete Estados-membros na sequência do escândalo da manipulação de emissões poluentes pela Volkswagen, entre os quais a Alemanha, por terem falhado na aplicação das sanções previstas na lei comunitária.
  .
 Por ocasião da adoção do seu pacote mensal de processos de infração, o executivo comunitário anunciou, mais de um ano após as revelações sobre a manipulação de emissões, que decidiu "tomar medidas" contra sete Estados-Membros -- Alemanha, Espanha, Reino Unido, Luxemburgo, Grécia, Lituânia e República Checa -- "que não instituem sistemas de sanções para dissuadir os fabricantes de automóveis de violar a legislação em matéria de emissões dos veículos a motor ou que não aplicam tais sanções em caso de violação da lei".

Os sete países visados têm agora sete meses para responder aos argumentos apresentados pela Comissão, após o que o executivo comunitário pode decidir agravar os procedimentos e eventualmente apresentar queixa perante o Tribunal de Justiça da UE.

O executivo comunitário recorda que, de acordo com a lei comunitária aplicável, "os Estados-Membros devem prever sanções efetivas, proporcionadas e dissuasivas para dissuadir os fabricantes de automóveis de violar a lei" e "quando existe infração à lei, por exemplo a utilização de dispositivos manipuladores para reduzir a eficácia dos sistemas de controlo de emissões, estas sanções devem ser aplicadas".

A Comissão precisa que enviou então hoje cartas de notificação para cumprir à República Checa, à Lituânia e à Grécia por não terem introduzido tais sistemas de sanções na sua legislação nacional, e lançou processos por infração contra a Alemanha, o Luxemburgo, Espanha e o Reino Unido -- os mesmo Estados-Membros que emitiram homologações para a Volkswagen Group AG na UE -- por não aplicarem as disposições nacionais em matéria de sanções, apesar da utilização pela empresa de dispositivos manipuladores.

Além disso, a Comissão considera que Alemanha e Reino Unido "não cumpriram a lei quando se recusaram a divulgar, a pedido da Comissão, todas as informações técnicas recolhidas nos inquéritos nacionais relativos às irregularidades potenciais das emissões de óxido de azoto por veículos a motor do grupo Volkswagen AG e outros fabricantes de automóveis no respetivos territórios".

Em setembro de 2015 rebentou o escândalo da manipulação de emissões poluentes pela Volkswagen, estimando-se que em todo o mundo tenham sido afetados 11 milhões de veículos pela fraude cometida pelo grupo, dos quais oito milhões na Europa (em Portugal são 125.491 veículos).
Desde então já avançaram centenas de processos judiciais contra o grupo.

A Volkswagen garante que apenas alguns técnicos estavam envolvidos na manipulação dos motores a gasóleo, sem conhecimento da gestão de topo.

Em Portugal, a associação de defesa dos consumidores DECO fez saber que avançou com um processo judicial contra a Volkswagen, tendo dito um responsável da associação que em causa está a "diferença insuportável de tratamento entre consumidores europeus e norte-americanos".

Para os consumidores norte-americanos a Volkswagen "disponibilizou já dez mil milhões de dólares [cerca de nove mil milhões de euros] para compensações diretas pelos danos causados pela fraude que provocou", disse Bruno Santos.

A ação apresentada pela DECO é contra o fabricante alemão, a SIVA (importador português das marcas Volkswagen, Audi e Skoda), a SEAT e a Volkswagen espanhola.

* A acção da CE não passa de uma teatralização grosseira já que a Alemanha se pagar alguma coima irá buscar o respectivo valor por uma porta dos fundos.

.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"

Gang do azeite leva 310 mil litros
 em camiões-cisterna

A GNR e a Guardia Civil de Espanha detiveram oito pessoas suspeitas de roubar 310 mil litros de azeite em lagares de Portugal e Espanha. Só em Monte Trigo, no concelho de Portel, o grupo levou 160 mil litros de azeite com a ajuda de camiões-cisterna.
.
De acordo com as autoridades espanholas, que lideraram a operação de captura, os detidos, todos espanhóis, residentes em Córdoba, usavam veículos camuflados e atacavam em dias de festa nas localidades próximas dos lagares.

Roubavam durante a noite, depois de vigiarem os passos dos funcionários dos lagares. Bastava ligar uma mangueira à cisterna, carregar o azeite e fugir. O crime só era detetado na manhã seguinte. O valor do azeite furtado pelo grupo nos dois lados da fronteira – num total de 310 mil litros – ascende a quase um milhão de euros. Segundo o CM apurou, os camiões com o azeite roubado seguiam em direção a Espanha, onde era colocado em contentores e depois comercializado como se fosse um produto legítimo.

Alguns dos detidos são empresários do setor que já estavam sinalizados por crimes semelhantes nos últimos anos.

* Peculiar que nestas vigarices estão sempre "empreendedores" a dirigir, trabalhadores nem pó.

.
.
Brexit 
Sacode mercados em 2016



FONTE: AFPBR

.
.
HOJE  NO
"OBSERVADOR"

Portugal recebeu 720 migrantes
. recolocados da Grécia e de Itália

Portugal recebeu, até agora, 720 migrantes recolocados da Grécia (459) e de Itália (261), num total de 8.162 pessoas já distribuídas pela União Europeia (UE), segundo dados divulgados, esta quinta-feira, pela Comissão Europeia.
.
Do total de 8.162 pessoas na UE, 6.212 foram recolocadas a partir da Grécia e 1.950 a partir da Itália. E a França é o país que mais pessoas recebeu desde o início do programa, em julho de 2015, num total de 2.373, seguindo-se a Holanda (1.098), a Finlândia (901), Portugal (720) e a Alemanha (615).

A Comissão considera que, até setembro de 2017, deverá ser possível transferir para os outros Estados-membros todos os requerentes elegíveis que se encontrem na Grécia e na Itália.

Para alcançar este objetivo, os Estados-Membros deverão efetuar mensalmente, a partir de agora, pelo menos 2.000 recolocações a partir da Grécia e 1.000 a partir da Itália.

A partir de abril de 2017, terão de ser efetuadas pelo menos 3.000 recolocações mensais a partir da Grécia e 1.500 a partir da Itália.

* Pouca acção para um enorme sofrimento.

.
.

HOJE  NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Ex-ministro francês condenado a três
. anos de prisão por fraude fiscal

Jérôme Cahuzac foi considerado culpado de fraude fiscal e branqueamento de capitais por esconder a sua fortuna em paraísos fiscais em todo o mundo

A justiça francesa condenou hoje um antigo ministro do Orçamento, Jérôme Cahuzac, a três anos de prisão por fraude fiscal e branqueamento de capitais no âmbito de um escândalo ocorrido no Governo de François Hollande.
.
O outrora defensor da luta contra a evasão fiscal, que deixou o cargo de ministro em 2013, também foi condenado a cinco anos de inelegibilidade.

A ex-mulher, Patricia Menard, foi condenada a uma pena de prisão de dois anos.

Cahuzac foi considerado culpado de fraude fiscal e branqueamento de capitais por esconder a sua fortuna em paraísos fiscais em todo o mundo. O tribunal disse que o antigo ministro cometeu irregularidades "de extraordinária e rara gravidade".

Cahuzac e a sua ex-mulher reconheceram possuir contas bancárias estrangeiras ilegais por duas décadas. Ambos já pagaram 2,3 milhões de euros em impostos atrasados às autoridades francesas.
O tribunal de Paris também sentenciou François Reyl, um banqueiro suíço, a uma pena de prisão suspensa de um ano e multou-o em 375.000 euros por ajudar o casal.

O escândalo alimentou a desconfiança pública em relação aos políticos tradicionais e aumentou as exigências de maior transparência, sendo que as eleições gerais em França decorrem no próximo ano.

* Igualzinho em Portugal onde a vigarice anda à solta.

.
.
TIRIRICA
A SUA VIDA SEXUAL



FONTE: RISO & IMPROVISO


.
. 
HOJE  NO
"RECORD"

Adiado sonho europeu
 de Bruno de Carvalho

Assim que Gianluca Rocchi apitou para o final do jogo, Bruno de Carvalho deixou de imediato o relvado. De semblante fechado, o presidente verde e branco não escondia a óbvia desilusão pelo adeus às competições europeias. 

Na verdade, o líder dos leões já assumiu publicamente que vencer uma competição europeia é um sonho que gostava de ver concretizado durante a sua passagem pelo clube, sendo que a derrota de ontem deixa a equipa sem a possibilidade de concretizar esse objetivo ainda esta época.
.
Consciente que a equipa tem um jogo extremamente importante no próximo domingo, no Estádio da Luz, frente ao líder Benfica, onde o Sporting, em caso de vitória, pode isolar-se no primeiro lugar, BdC optou pelo silêncio no final da partida. E, sabe Record, não foi ao balneário.

* O sr. Bruno de Carvalho está a colher o que tem semeado, basófia e provocação.

.
.

HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

BCE mantém previsão 
de crescimento na zona euro

O Banco Central Europeu (BCE) manteve, esta quinta-feira, as suas previsões de crescimento da zona euro para 2016 em 1,7%, valor que agora antecipa também para 2017, o que representa uma ligeira revisão em alta face à anterior projeção (1,6%).

Em conferência de imprensa em Frankfurt, o presidente do BCE, Mario Draghi, indicou ainda que também relativamente à inflação a instituição a que preside mantém a previsão de crescimento da taxa para este ano (0,2) mas para 2017 antecipa igualmente uma décima mais do que previa em setembro passado, projetando agora 1,3%.
 .
Para 2018, o BCE prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no espaço monetário único de 1,6%, que deverá manter-se no ano seguinte, e uma inflação de 1,5%, que a instituição projeta agora que cresça em 2019 para 1,7%, já muito próximo do seu objetivo, perto dos 2%.

O BCE anunciou hoje que vai aumentar o programa de compra de ativos ou prolongá-lo no tempo se isso for necessário para garantir a solidez da moeda única e garantir uma inflação perto de 2%.

* Todas as medidas que o BCE tem tomado servem sobretudo para desmascarar a farsa que é o euro, para beneficiar França e Alemanha e manter as mordomias dos eurocratas de Bruxelas.
Ferreira do Amaral, o professor, teve sempre razão.
.
.
.

56- JARDINAGEM E

HORTICULTURA

Roseira que não dá rosas,


aprenda a podar



FONTE: CAROL COSTA

.
.

1088
Senso d'hoje
RITA REDSHOES
CANTORA E COMPOSITORA 
"SOBRE O 'HER'"



Espaço de entrevista com a música Rita Redshoes, a propósito do lançamento do seu novo álbum "Her",no Canal "Q" - Programa "INFERNO"

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS












.
.
ROMANTICO


.
.

BOM DIA


.
.


1-SÉRIES
FORA "D'ORAS"

XLIV-BALLET ROSE


VIDAS PROÍBIDAS



Ballet Rose - Vidas Proibidas foi uma série de televisão portuguesa produzida pela NBP em 1997 e exibida pela RTP 1 em 1998, que tinha como cabeça de cartaz a actriz Sofia Alves, que protagonizava cenas íntimas na série. Esta baseava-se no escândalo que rebentou em 1967 em Portugal, em que diversos homens ligados às mais altas cúpulas do Estado Novo participavam em orgias com crianças entre os 8 e os 12 anos e em práticas de sado-masoquismo, as quais levaram à morte de, pelo menos, uma mulher.

...