01/01/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

 


.



165-FUTURANDO
Envelhecimento e edição do DNA/5



FONTE: DW Brasil

 .

ꌅꅐꁲꃔꀷꁲ

A ɲơvʌ ʛєɾʌƈ̧ʌ̃ơ ɗє ʌɱƅɪєɲƭʌʅɪƨƭʌƨ



FONTE:  DW Português para áfrica.

.
Carrera a Alta Velocidad de Insectos


gabriel gonzalo
.
.
O Vírus da Gripe/1


BioBira
.

ANA CATARINA CORREIA

 .




Crenças, sonhos…
E a realidade não desenhada 

Hoje trago-vos uma partilha que me inquieta há muito. Certamente concordarão que as nossas crenças e ambições nos servem de impulso e farol para concretizarmos o que queremos e, sobretudo, o que acreditamos. Neste ano que se despede, sinto que fiz isso incessantemente e ávida por obter sucessos... 

Posso dizer, preservando modéstias, que me acompanharam acontecimentos maravilhosos: estreias de representação nacional na modalidade paralímpica que pratico; sentimentos de concretização de âmbito profissional; relações de amizade e familiares extraordinárias que se cultivaram e mantêm... Que cenário de privilégio, este. Bem o sei. Olhando para o ano como um todo, o cenário é positivo!

Mas nem só de coisas positivas a vida é feita e por isso é preciso ver a realidade. Ou melhor, o outro lado da realidade. Lado esse em que aquilo em que acreditamos e sonhamos se desvanece e não há forma alguma de o manter... Falo-vos de perdas. A perda de quem acrescentou muito de positivo àquilo que somos. Por quem se nutre um carinho inexplicável e indescritível... E que sabemos que habitará sempre em nós! Mas que já não estará perto (ou pelo menos, não tão perto). Está a ser e será duro, bem duro. Resta aprender a gerir a saudade (aquela dolorosa, sabem?) e o total desapontamento... Assumindo que isso também é fazer caminho. 

Caminho no sentido do fortalecimento interior. No sentido de retirar aprendizagens de todas as experiências que nos acontecem. Compreender que nem sempre aquilo que acreditamos e sonhamos se vai concretizar (pelo menos na forma em que o desenhamos). Aceitar, que nem só de sucesso e inspiração se faz a nossa jornada. Faz-se também de dor, rejeição, inquietação, negação e saudade... Também são parte dos mundos que construímos. Tal como o são as pausas e os silêncios (apenas recentemente aprendi a sua importância), ainda que por vezes difíceis por tudo o que nos desvendam.

A par desta realidade que não desenhamos, impera a necessidade de estarmos abertos a novos ciclos, a novos acontecimentos, a novos modos de ser, estar e apreender. Confesso-vos que me assusta a forma como enfrentarei este outro lado da realidade. Será um novo ano cheio de renovações e esforços. Muitos esforços para aceitar o não desenhado e me reinventar. 

Acredito que em algum momento, tu que lês esta crónica, sentirás que temos desafios semelhantes. E que isto nada mais é do que viver a vida no sentido mais amplo e intenso da expressão!

Que nos espere um 2023 que além das clássicas concretizações e sonhos realizados traga também uma boa estrutura para acolher as realidades não desenhadas!

* Licenciada e mestre em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto com interesse particular na problemática da deficiência. Foi doutoranda na mesma escola e área disciplinar, num projeto de investigação que versa sobre as políticas para a deficiência em Portugal e na Europa e que dá enfoque à filosofia da Vida Independente e que ainda não foi finalizado.

Atualmente, é técnica no Centro de Apoio à Vida Independente Norte da Associação Centro de Vida Independente. Na mesma organização é dirigente e coordena a delegação do Porto. Colabora, ainda, com outras organizações representativas de pessoas com deficiência. É ainda atleta federada de Boccia pelo Sporting Clube de Espinho e membro da seleção nacional da modalidade desde 2016.
Grande motivação na vida: a crença de que a construção de sociedades justas e inclusivas depende de cada um de nós e que esse será um dos grandes sinais de desenvolvimento humano. E qual é uma das grandes bases para este desenvolvimento? A educação e uma consciência global de Direitos Humanos.

IN "gerador.eu" - 31/12/22.

 .



3216.UNIÃO


EUROPEIA

 .
CROÁCIA
Entra na Zona Euro e
no Espaço Schengen

 
 
FONTE:   euronews

putin  HUYLO

putin é um canalha

 .

 .

 ᚹᛜᛒᚱᛊᛢ ᚧᛊ ᚢᛜ́ᛢ/1 Ⳙᛖᚣ ᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚣᚢᛁᛖᚣᚧᚣ ᚧᚣ ᚹᛜᛒᚱᛊჍᚣ ᚹᛜᚱ ᛰⳘᛊ ᚹᛜᛒᚱᛊჍᚣ?


 FONTE: THE WHY.

.
C-VISITA GUIADA

Três Casas Modernas/1

Minho - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

Anna Netrebko, Elīna Garanča,
Ludovic Tézier e Ramón Vargas

Libiamo Ne' Lieti Calici - Brindisi


Giuseppe Verdi - La Traviata

.


38-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
38.7-𝓛𝓲𝓽𝓮𝓻𝓪𝓽𝓾𝓻𝓪 𝓑𝓻𝓪𝓼𝓲𝓵𝓮𝓲𝓻𝓪,
𝓜𝓲𝓼𝓼𝓪̃𝓸 𝓸𝓾 𝓮𝓷𝓽𝓻𝓮𝓽𝓮𝓷𝓲𝓶𝓮𝓷𝓽𝓸?
João Cezar Castro Rocha


FONTE:Café Filosófico CPFL
145-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝐶𝑜𝑚𝑜 𝑐𝑢𝑖𝑑𝑎𝑟 𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑡𝑜 𝑢𝑚𝑏𝑖𝑙𝑖𝑐𝑎𝑙 𝑑𝑜 𝑏𝑒𝑏𝑒́


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

 Mᥱᑯɩᥴᥲຕᥱᥒto⳽  

Loᑲo⳽
Poᑲɾᥱⱬᥲ ᥱᥒᥱɾɠᥱ́tɩᥴᥲ
 

FONTE: ARTE.tv Documentales.

 .

𝟑𝟏𝟎 𝖉𝖎𝖆𝖘 𝖉𝖊 𝖌𝖚𝖊𝖗𝖗𝖆 𝖀𝖒 𝖗𝖊𝖙𝖗𝖆𝖙𝖔 𝖊𝖒 𝖓𝖚́𝖒𝖊𝖗𝖔𝖘



FONTE:  Observador.

.

FAROFA DE ANO NOVO



De:     Receitas de Pai

.

 .

ᙃᙓᔑƮᗣᙅᗣᙃOᔑ ᙅᗣᖇꙆᙁᕼOᔑ ᒐᙀᔑꙆƮᗣᙁOᔑ


Título original: Os crimes que marcaram 2022


FONTE:  Fala Portugal.

.
3296
Senso d'hoje
DÁRIO GUERREIRO  
HUMORISTA 
YOUTUBER 
STAND UP COMEDYA 
ACTIVISTA POLÍTICO/SOCIAL 
ORDINÁRIO 
ROAST A QUEM ESTRAGOU 2022




FONTE:   Dário Guerreiro..
.

ANIMAL TV

RENAS VIAJANTES


ANIMAL TV
.
.

BOM DOMINGO

.

128-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝒳𝐼𝐼𝐼-Bᥱᥣoᥕ Hᥱr Moᥙth


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝐸́ 𝑢𝑚 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑑𝑒 𝑑𝑟𝑎𝑚𝑎 𝑒𝑟𝑜́𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑟𝑜𝑚𝑎̂𝑛𝑡𝑖𝑐𝑜 𝑐𝑎𝑛𝑎𝑑𝑒𝑛𝑠𝑒 𝑑𝑒 𝟸𝟶𝟷𝟼 𝑑𝑖𝑟𝑖𝑔𝑖𝑑𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝐴𝑝𝑟𝑖𝑙 𝑀𝑢𝑙𝑙𝑒𝑛 𝑒 𝑒𝑠𝑐𝑟𝑖𝑡𝑜 𝑝𝑜𝑟 𝑆𝑡𝑒𝑝𝘩𝑎𝑛𝑖𝑒 𝐹𝑎𝑏𝑟𝑖𝑧𝑖. 𝑆𝑖𝑡𝑢𝑎𝑑𝑜 𝑎𝑜 𝑙𝑜𝑛𝑔𝑜 𝑑𝑒 𝑡𝑟𝑒̂𝑠 𝑑𝑖𝑎𝑠, 𝑜 𝑓𝑖𝑙𝑚𝑒 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑒 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒 𝑎𝑝𝑎𝑖𝑥𝑜𝑛𝑎𝑚. 𝐽𝑎𝑠𝑚𝑖𝑛𝑒 𝑒́ 𝑢𝑚𝑎 𝑒𝑑𝑖𝑡𝑜𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝑚𝑜𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝑠𝑢𝑐𝑒𝑠𝑠𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑚𝑜𝑟𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑛𝑜𝑖𝑣𝑜 𝑒𝑚 𝑇𝑜𝑟𝑜𝑛𝑡𝑜.
𝑁𝑢𝑚𝑎 𝑠𝑒𝑥𝑡𝑎-𝑓𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑎̀ 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒, 𝑒𝑛𝑞𝑢𝑎𝑛𝑡𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑣𝑎 𝑛𝑎 𝑐𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑚 𝑠𝑢𝑎 𝑚𝑒𝑙𝘩𝑜𝑟 𝑎𝑚𝑖𝑔𝑎 𝐶𝑙𝑎𝑖𝑟𝑒, 𝐽𝑎𝑠𝑚𝑖𝑛𝑒 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑒 𝐷𝑎𝑙𝑙𝑎𝑠, 𝑢𝑚𝑎 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟 𝑞𝑢𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑏𝑎𝑙𝘩𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑐𝑎𝑟𝑝𝑖𝑛𝑡𝑒𝑖𝑟𝑎 𝑒 𝑞𝑢𝑒 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑎 𝑠𝑎𝑖𝑟 𝑑𝑒 𝑢𝑚 𝑟𝑒𝑙𝑎𝑐𝑖𝑜𝑛𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜. 𝑆𝑢𝑟𝑝𝑟𝑒𝑠𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑖𝑎𝑛𝑐̧𝑎 𝑐𝑜𝑚 𝑞𝑢𝑒 𝐷𝑎𝑙𝑙𝑎𝑠 𝑠𝑒 𝑎𝑝𝑟𝑜𝑥𝑖𝑚𝑎 𝑑𝑒𝑙𝑎, 𝑎𝑠 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑑𝑖𝑓𝑒𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑛𝑒𝑐𝑡𝑎𝑚-𝑠𝑒. 𝑂 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑢𝑎𝑙 𝑙𝑜𝑔𝑜 𝑠𝑒 𝑡𝑟𝑎𝑛𝑠𝑓𝑜𝑟𝑚𝑎 𝑒𝑚 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑗𝑜 𝑙𝑒𝑣𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑎𝑠 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑚𝑢𝑙𝘩𝑒𝑟𝑒𝑠 𝑎 𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑒𝑟-𝑠𝑒 𝑒𝑚 𝑠𝑒𝑥𝑜 𝑎𝑝𝑎𝑖𝑥𝑜𝑛𝑎𝑑𝑜.
𝐽𝑎𝑠𝑚𝑖𝑛𝑒 𝑙𝑢𝑡𝑎 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑗𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑠𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑝𝑜𝑟 𝐷𝑎𝑙𝑙𝑎𝑠 𝑒 𝑜 𝑚𝑒𝑑𝑜 𝑑𝑒 𝑎𝑟𝑟𝑢𝑖𝑛𝑎𝑟 𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑛𝑜𝑖𝑣𝑎𝑑𝑜 𝑐𝑎𝑠𝑜 𝑖𝑠𝑠𝑜 𝑠𝑒 𝑣𝑒𝑛𝘩𝑎 𝑎 𝑡𝑜𝑟𝑛𝑎𝑟 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑖𝑑𝑜. 𝑆𝑜́ 𝑛𝑎̃𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎𝑣𝑎 𝑎 𝑐𝑜𝑛𝑡𝑎𝑟 𝑎𝑝𝑎𝑖𝑥𝑜𝑛𝑎𝑟-𝑠𝑒!


ELENCO:

𝐸𝑟𝑖𝑘𝑎 𝐿𝑖𝑛𝑑𝑒𝑟 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐷𝑎𝑙𝑙𝑎𝑠
𝑁𝑎𝑡𝑎𝑙𝑖𝑒 𝐾𝑟𝑖𝑙𝑙 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑎𝑠𝑚𝑖𝑛𝑒
𝑆𝑒𝑏𝑎𝑠𝑡𝑖𝑎𝑛 𝑃𝑖𝑔𝑜𝑡𝑡 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑅𝑖𝑙𝑒
𝑀𝑎𝑦𝑘𝑜 𝑁𝑔𝑢𝑦𝑒𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐽𝑜𝑠𝑙𝑦𝑛
𝑇𝑜𝑚𝑚𝑖𝑒-𝐴𝑚𝑏𝑒𝑟 𝑃𝑖𝑟𝑖𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑄𝑢𝑖𝑛𝑛
𝑀𝑒𝑙𝑎𝑛𝑖𝑒 𝐿𝑒𝑖𝑠𝘩𝑚𝑎𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐶𝑙𝑎𝑖𝑟𝑒
𝐴𝑛𝑑𝑟𝑒𝑎 𝑆𝑡𝑒𝑓𝑎𝑛𝑐𝑖𝑘𝑜𝑣𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑀𝐽
𝐷𝑎𝑛𝑖𝑒𝑙𝑎 𝐵𝑎𝑟𝑏𝑜𝑠𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐷𝑒𝑠𝑖𝑟𝑒𝑒
𝐸𝑙𝑖𝑠𝑒 𝐵𝑎𝑢𝑚𝑎𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝐵𝑟𝑖𝑑𝑔𝑒𝑡
𝐽𝑜𝑐𝑒𝑙𝑦𝑛 𝐻𝑢𝑑𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑁𝑖𝑘𝑘𝑖
𝐴𝑛𝑒𝑒𝑠𝑎 𝐵𝑎𝑑𝑠𝘩𝑎𝑤 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑑𝑎𝑛𝑐̧𝑎𝑟𝑖𝑛𝑎 𝑒𝑥𝑜́𝑡𝑖𝑐𝑎