08/02/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

..
.

XXXIX-OS RIOS E A VIDA
5-RIO VOLGA
Um rio converte-se em mar




FONTE:  Elefante Verde.

.

CELIA KRITHARIOTI

Haute Couture
PRIMAVERA
2023


FONTE:  Fashion Channel.

 .

Xᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ

ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ

4 - LOGARITMO



(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)
 
* Professor: João Bosco Pitombeira


FONTE:   Prof. Leo Akio
.
NR: De novo o sábio professor Pitombeira para explicar mais história da matemática, se acha que não gosta de matemática aprenda a gostar com este mestre.

A "trigonometria logarítmica" é um quebra cabeças, não é fácil mas suscita curiosidade. Para quem não é matemático aconselhamos a rever o vídeo anterior, o conjunto é de SEIS, coisa pouca... 

PATRÍCIA CALCA

 .



O clientelismo eleitoral 
e os partidos políticos

Os eleitores não consideram o clientelismo como algo positivo, mas agem com um nível de aceitação para com esse fenómeno que se baseia numa espécie de conformismo face à sua “imutabilidade”.

Há muita investigação que atesta que o clientelismo eleitoral é usado, em democracias, por partidos políticos, um pouco por todas as latitudes. Isto será muito mais notório quando esses mesmos partidos políticos têm acesso a recursos do Estado. Por exemplo, em Portugal, todos os partidos políticos com representação parlamentar recebem financiamento de acordo com o seu resultado eleitoral.

Estou, com isto, a dizer que os partidos políticos em Portugal são clientelistas? Promovem o clientelismo? Não, não estou. O que estou a dizer é que se sabe da relação entre clientelismo e partidos políticos, mas não se sabe muito bem como é que as atitudes dos cidadãos sobre clientelismo são afectadas pelos partidos políticos, e muito menos se isso é assim na maioria dos países.

Muito recentemente, tive oportunidade de visitar a ilha da Madeira. Não fui em lazer, mas pude, ainda assim, constatar uma série de dinâmicas societais. Lembrei-me, por várias vezes, como no continente português não é raro associarmos o arquipélago a algumas práticas mais dúbias. Aliás, em geral, associamos o país a altos níveis de clientelismo, corrupção e outros aspectos com eles relacionados.

Se o fazemos, justa ou injustamente (não vou por esse caminho), certo é que, durante a minha estadia naquela ilha, não deixei de me questionar sobre as dinâmicas sociais em sociedades mais limitadas territorialmente. Não me refiro a um fechamento (há muitas ligações entre as ilhas e o exterior, mais que não seja os cruzeiros vindos do Reino Unido), mas à realidade de maiores constrangimentos próprios de um “território contínuo”.

Recordo, a propósito, um artigo publicado na revista científica “Party Politics”, no qual Sergiu Gherghina e Raluca Lutai demonstram, para o caso da Roménia, que os partidos políticos são motores de clientelismo social, pois além de o alimentarem via actividades de networking, estes surgem também como meios de aceitação de actividades clientelísticas na sociedade. Não se referem a unidades territoriais em específico, mas podemos, certamente, fazer paralelismos.

Curiosamente, tal não significa que os eleitores consideram o clientelismo como algo positivo, mas agem com um nível de aceitação para com esse fenómeno que se baseia numa espécie de conformismo face à sua “imutabilidade”.

Aliás, para o caso em específico, mas também bastante conhecido de outras investigações, sabe-se que práticas clientelistas são relativamente comuns por parte de partidos políticos fora da dita campanha eleitoral. Ainda assim, estes dados são importantes para avaliarmos como é que em democracias existem mecanismos que são “menos democráticos” do que poderíamos esperar à partida.

Ou seja, os partidos políticos quase que funcionam (esta conclusão é minha) como agregadores de dependências, quase “prestadores de serviços”, a quem os serve a eles. Isto, claro está, acontece na Roménia, mas parece que também acontece noutros sítios. Em Portugal ainda temos de investigar e saber se assim é.

*  Politóloga, ISCTE-IUL

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 07/02/23.

 

 

3254.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
Temos um 1º ministro optimista
Ana “implorou” por um quarto para
continuar a estudar em Lisboa




FONTE:  PÚBLICO  

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
144-Pɩᥲɠᥱt x Vყɠot⳽ƙყ


 
FONTE:Universo da Psicologia

.
95-HORIZONTES DA MEMÓRIA
95.1-Do Lado De Lá - Barreiro


  (CONTINUA NA PRÓXIMA QUARTA)
 
* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.
.
.
Equipa Dino
It’s Beginning to Look a Lot Like Christmas


The Voice Portugal 2022

.

 .

ē¢ ค́fri¢/3

A agrofloresta pode reverter

 as alterações climáticas?

 

FONTE:  DW Português para África.

 .

 III- A ƤRIMƐIRA ARƬƐ

4- ๔เรร๏ภค̂ภςเค 


* A Primeira Arte é uma produção da Brasil Paralelo sobre a música. Entenda o que é música, como surgiu e como afeta o ser humano. Para produzir este documentário, muitos especialistas foram entrevistados, como:

Alvaro Siviero: Pianista, diretor artístico e professor;
Iñigo Pirfano: Maestro, compositor e escritor, autor do livro "Inteligência Musical";
Tomasz Wabnic: Produtor musical, violinista e fundador da Vienna Morphing Orchestra;
Ricardo Peres: Pianista e fundador da Specialtones;
Lord Vinheteiro: Pianista e fundador da Lord Music Academy;
João Nogueira, O Rasta: Músico formado pela Berklee College of Music;
Guilherme Freire: Professor de filosofia, educação e literatura.

Juntos eles abordam aspectos da história da música, dos efeitos da música no cérebro, incluindo os efeitos da música em bebês na barriga da mãe ou em recém nascidos e do envolvimento da música na construção da personalidade humana em geral.

Os efeitos sociais da música na sociedade são matéria de reflexão, bem como o impacto da música na inteligência das pessoas, como aborda o Dr. Nghiem em seu livro “Música, Inteligência e Personalidade - O comportamento do homem em função da manipulação cerebral”.

O desenvolvimento da música na história humana é fruto de estudo, porque da música clássica ao jazz, do blues ao rock n’roll, em todas existe uma história e uma mensagem. 

 

 FONTE:  Brasil Paralelo 

 .


7.9



FONTE: Ultramix tv.



Ƥσяqυє є́ qυє Ɛѕραηнα ηα̃σ αηєχσυ Ƥσятυgαℓ

FONTE:FYI Conhecimento

 .

PłϾUłЛHłϾΞS ϾФЛTЯΛÐłTФ́ЯłΛS

 TERÁ SIDO PIONEIRA?












 * Bem haja JCS pela ideia!.

3334
Senso d'hoje
DANIEL SUSSKIND 
PROFESSOR DE ECONOMIA 
INVESTIGADOR
KING'S COLLEGE LONDON
Como será a economia do futuro?
 Mundo sem Trabalho




* Investigador associado Sénior no Institute for Ethics in AI da Universidade de Oxford.


** A moderação é do jornalista Pedro Pinto na rubrica "Isto não é assim tão simples"

FONTE:  ffmsp....

 ..

12-ESTA MERDA CUSTA 

4,2 MILHÕES DE EUROS+IVA

(O EQUIPAMENTO DE LUZ, VÍDEO E SOM NO RECINTO AUMENTOU PARA 8 MILHÕES DE €s)





E PARA QUÊ?

Ora para quê, para o líder da mais antiga e maior organização criminosa do mundo assentar a peida durante meia dúzia de horas.

Ele que na quinta-feira 26/01, discriminou os homossexuais católicos dizendo que são pecadores! Ainda comentou que a homossexualidade não devia ser considerada crime, "uma no cravo, outra na ditadura", para que o "chico esperto" pareça bonzinho.

NR: No dia 31/01 o presidente Carlos Moedas, não se cansa de ser ridículo, afirmou no jornal das 13h da RTP-1 que íamos receber  um Chefe de Estado, é verdade, vamos receber um ditador, presidente ou monarca(?), não se sabe, dum estado com uma ditadura secular, a mais antiga do mundo.
Pelos vistos é importante para a Câmara de Lisboa receber presidentes de Estado, ditadores ou não tanto faz, com a actual presidência da Câmara a cidade pode vir a receber putin, kim jong-un ou xi jinping tão chefes de predadores como o do vaticano.
Não se esqueçam que sob a responsabilidade do anterior edil Medina, a Câmara de Lisboa "bufava" para putin as actividades dos cidadãos russos residentes em Portugal.


De há alguns dias para cá há a notícia de que os comparsas da "jmj" se reúnem amiúde para reduzir possíveis custos, conversa fiada pois ninguém quer ficar sem alvíssaras. Vai ser um fartar vilanagem.

A 06/02/23  já confirmaram a construção de mais um palco no Parque Eduardo VII, dizem mais barato e tentam reduzir os custos à beira Tejo em poucos milhares de euros.
 
O QUE FAZ CORRER MOEDAS 
ATRÁS DAS SAIAS DO CLERO

Voltamos ao incêndio da Mouraria à procura da razão porque não se investe na humanização de bairros super lotados de emigrantes pobres em vez de na ostentação e soberba católica, mais de 40 milhões de €s, destacamos o depoimento de uma candidata vencedora da coligação Novos Tempos liderada por Carlos Moedas. 

MADALENA NATIVIDADE Prᥱsιdᥱᥒtᥱ dᥱ Jᥙᥒtᥲ Frᥱgᥙᥱsιᥲ dᥱ Arroιos


CONCLUSÃO: 
FALTA DE VONTADE POLÍTICA
DE QUEM?
GOVERNO E CÂMARA?
Os 35 milhões camarários vão 
para os não necessitados!
𝓝𝓮𝓼𝓽𝓪 𝓯𝓻𝓮𝓰𝓾𝓮𝓼𝓲𝓪 𝓷𝓪̃𝓸 𝓼𝓸́ 𝓼𝓮 𝓪𝓵𝓾𝓰𝓪𝓶 𝓺𝓾𝓪𝓻𝓽𝓸𝓼 𝓬𝓸𝓶𝓸 𝓬𝓪𝓶𝓪𝓼 𝓹𝓸𝓻 𝓽𝓾𝓻𝓷𝓸𝓼

* Programa "CONTRA.CORRENTE" na Rádio Observador

FONTE:  Observador.


"ⳎⲀⳎⲀ ⳎⲀⳐⲤⲞⲊ"

ⲎⳔⲊⲦⲞⲄⳔⲀꓓⲞⲄⲀ ⲄⲀⲪⳘⲈⳐ ⳲⲀⲄⲈⳐⲀ



FONTE: Raquel Varela.

.
ASSEADO


.
.

BOM DIA

.