09/10/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.


59-ARTE ARRISCADA

ORE ILLEGALI

Dança de:
Alessandra Cristiani
Canto:
Tiziana Tiberio  
Autoria
Voz
Marzia Ercolani



FONTE: atto nomade marzia ercolani
.
.

GRANDES LIVROS/52

AUTORES DO MUNDO

4- CÓDIGO VOYNICH


de Autor Desconhecido




* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
Presidente da República realça que Forças Armadas são motivo de orgulho

O Presidente da República defendeu que as Forças Armadas constituem “motivo de orgulho para os portugueses” e exortou a que todos, dos menos aos mais responsáveis, contribuam para o sublinhar todos os dias.

“Os portugueses reveem-se e confiam nas suas Forças Armadas. A relevância da sua missão, os seus valores e princípios, o firme sentido do dever, e o seu exemplar desempenho na defesa da nossa soberania, prestigiam Portugal e constituem motivo de orgulho para todos os portugueses”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.
 .
Um orgulho que, acrescentou, “todos, dos menos aos mais responsáveis devem contribuir para sublinhar dia após dia”, realçou o Comandante Supremo das Forças Armadas no seu discurso, numa cerimónia na Base Aérea do Montijo, após condecorar a Esquadrilha de Helicópteros da Marinha, inaugurada em 1993 por Aníbal Cavaco Silva, então primeiro-ministro.

Cavaco Silva, na qualidade de “pai da esquadrilha”, como se lhe dirigiu Marcelo Rebelo de Sousa no momento da “foto de família” após a condecoração, mereceu lugar de destaque na cerimónia, ao lado do Presidente da República, com quem trocou cumprimentos.

A Esquadrilha de Helicópteros da Marinha foi agraciada com a medalha de membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique, pelos seus 25 anos ao serviço da Marinha, registando 23 mil horas de voo em missões nacionais e internacionais.

“Foram 25 anos, iniciados na governação do então primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva, por isso aqui hoje, a muito justo título homenageado”, assinalou Marcelo Rebelo de Sousa.

A frota de cinco helicópteros constitui um “enorme trunfo para a missão da Marinha e das Forças Armadas, na dissuasão, na versatilidade, na decisão tática e nos seus efeitos”.

“Os helicópteros Lynx rapidamente se tornaram a linha da frente da Marinha e sempre estiveram onde ela esteve e portanto onde esteve Portugal”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

Antes, o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), Almirante Mendes Calado, agradeceu o “empenho determinante” de Cavaco Silva “para que a Marinha voltasse a ter asas” e frisou que o emprego dos helicópteros Lynx foi um dos momentos mais transformadores da Marinha.

“A operação de aeronaves embarcadas exigiu das guarnições dos navios a adoção de padrões de elevado rigor e profissionalismo que hoje, passado 25 anos, se disseminaram pela esquadra” e se “constituem como referência” em particular no domínio da segurança, destacou.

O almirante CEMA adiantou que o primeiro dos Lynx modernizado e com novo motor estará operacional em 2019. Atualmente, estão três destas aeronaves em Inglaterra no âmbito do programa de substituição dos motores e modernização visando estender o ciclo de vida útil dos Lynx.

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Almirante Silva Ribeiro, o secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, general Teixeira Rolo, o vice-presidente da comissão parlamentar de Defesa Nacional, Miranda Calha, entre outras altas patentes militares e convidados civis, marcaram presença na cerimónia na Base Aérea do Montijo.

* É democrático não concordar com tudo o que o PR diz.

.
.

5-ECOS DA ESCRAVIDÃO



* Fosse nos engenhos de açúcar, nas lavouras de café ou na mineração, o serviço pesado estava nas mãos dos cativos. E em homenagem aos 127 anos da Lei Áurea, o Caminhos da Reportagem traça o longo e difícil caminho do cativeiro à abolição, a luta pela liberdade, as formas de alforria, os principais abolicionistas. Ainda analisa uma polêmica: é possível ou não reparar os males deixados à população negra por anos e anos de trabalho escravo?


FONTE:   tvbrasil

.
.
HOJE NO 
"DESTAK"
Código de conduta impede árbitros de receber ofertas superiores a 150 euros

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou hoje o código de conduta para a arbitragem, que impede os árbitros de aceitar ofertas de valor igual ou superior a 150 euros nas provas nacionais. 
 .
Não obstante os árbitros poderem receber ofertas até ao valor acima referido, o CA da FPF insta-os a "absterem-se de aceitar qualquer tipo de oferta, independentemente do valor e a qualquer título, de pessoas singulares e coletivas privadas ou públicas, nacionais ou estrangeiras", como reza o ponto 1 do artigo 9.º do código de conduta, que entra em vigor de imediato.

O ponto 2 do mesmo artigo, especifica que tipo de ofertas os juízes podem aceitar, considerando apenas as "simbólicas, bem como ofertas correspondentes aos usos e costumes sociais e culturais locais no exercício das suas funções". 

* É preciso um código de conduta, não chega a ética individual, fantástico.

.
HOJE NO   
"i"
“Portugal é o país da Europa que vai sofrer mais com as alterações climáticas”

Os especialistas portugueses analisam o caso nacional à luz do relatório apresentado pela ONU

O cenário apresentado pelas Nações Unidas sobre as alterações climáticas para 2030 prevê mudanças fatais no ecossistema mundial. E Portugal irá ser dos países da União Europeia que será mais prejudicado por estas mudanças.
 .
Segundo o relatório da ONU, o mundo tem até 2030 – daqui a 12 anos – para evitar o agravamento do aquecimento global em 1,5º Célsius, um valor possível de atingir devido ao aumento registado de emissões de gases efeito de estufa.
O aumento em 1,5º Célsius pode trazer uma subida do nível das águas do mar de 10 centímetros em 2100, o que terá impacto também nas chuvas e nas secas, que trarão consigo ainda mais danos.

De acordo com os especialistas contactados pela TVI, “Portugal é o país da Europa que vai sofrer mais com as alterações climáticas”, isto devido à “extensa zona costeira”. A subida dos níveis das águas do mar é uma das maiores alterações, caso não sejam tomadas medidas contra o aquecimento global.

Os especialistas falam ainda do agravamento da qualidade da água e do ar, causado pela subida das temperaturas e influenciado pelos fogos florestais que se podem vir a transformar “em mega fogos à custa da seca e do calor”.

* Mas os portugueses continuam a fazer asneiras e a pensar que não se extinguem.

.

FERNANDA CÂNCIO

.






Aquela grande galdéria 
e o nosso Cristiano

O país que se escandalizou com o acórdão da "sedução mútua" é o mesmo que olha para o vídeo de Las Vegas e diz: olha para ela a fazer-se a ele, esperava o quê?

Confesso que quando escrevi sobre o já famoso acórdão do Tribunal da Relação do Porto não esperava que o caso causasse tanto escândalo. Por dois motivos: porque me pareceu, no seu sexismo e moralismo punitivo da vítima, mais do mesmo em relação a muitos outros que foram sendo notícia, e porque considero o machismo da justiça portuguesa um espelho do da sociedade (demonstrando a negação, pela associação sindical dos juízes, do machismo da judicatura a evidência de quanto ele é estrutural e perigoso, por nem sequer refletido e consciencializado).
Assim, foi para mim uma agradável surpresa constatar que não só os comentadores formais se indignaram com os termos da decisão como até no mundo cavernoso nas caixas de comentários dos jornais e do Facebook poucos foram os que se atreveram a julgar a vítima. No entanto, não fiquei convencida de que algo tinha realmente mudado. Não foi preciso esperar muito para constatar o quanto a minha desconfiança era fundada.
Não; não foi decerto por prezar a liberdade e a autodeterminação pessoal e sexual da vítima de Gaia, então com 26 anos, que tanta gente se enraiveceu com o acórdão, nem por dar como assente a definição de violação como penetração sem consentimento e, já agora, porque parece haver muito quem se questione sobre, o consentimento como ausência de dúvida (na dúvida pergunta-se).
Não pode ter sido: fosse esse o motivo e não assistiríamos agora a este coro de gente que critica e julga uma pessoa sobre a qual nada sabe, que fala dela - então com 25 anos - como "uma mulher madura" (querendo dizer "sabidona"), que certifica que se uma mulher dança com um homem e o abraça e a seguir sobe - sozinha ou em grupo - para a sua suite "só pode saber o que lhe vai acontecer". Pessoas - incluindo mulheres -- que afirmam que "ela sabia o risco que corria quando o seduziu". Gente que acha que se uma mulher flirta com um desconhecido numa discoteca só pode ser puta, e que se sobe para o seu quarto só pode ser puta, e se é puta a noção de consentimento não se lhe aplica - porque, pelos vistos, as putas não podem ser violadas, existem mesmo para isso, para não poderem dizer não, para se lhes fazer tudo sem pedir licença.
Gente - homens e mulheres - que falam dos homens como incapazes de controlar os seus instintos sexuais, de não "aproveitar uma ocasião", e das mulheres como presas por definição, que devem por isso ter o máximo cuidado para não se colocarem "a jeito". Gente para quem, obviamente, a noção de violação no casamento ou no seio de uma relação existente não deve fazer o menor sentido - então, se uma mulher está com um homem, por hipótese, na cama, tem de lhe dar o que ele quiser mesmo que não lhe apeteça, certo? --; gente que crê que no momento em que uma mulher se aventura com um homem, conhecido ou desconhecido, em sexo consensual, não pode dizer ao fim de dez minutos "olha já não me apetece" ou "anal nem penses", ou "sem preservativo não faço" porque se está ali habilitou-se, tem de se submeter.
Gente que ao assim argumentar, achando que está a defender Cristiano Ronaldo, não sabe que está a descrever aquilo a que se dá o nome de "cultura da violação", ou seja, todos os motivos pelos quais é possível que ele ou outro homem qualquer, se colocado numa das situações descritas, possa achar que não está a fazer nada de mais, muito menos a violar, se "se servir até ter vontade", mesmo que pelo meio oiça um não. Porque o que toda esta gente acha, fervorosamente, é que nessas circunstâncias o não de uma mulher a um homem nada significa, não é para ligar, o mais certo é ser, como até pouco tempo, antes da entrada em vigor da Convenção de Istambul, se lia nas doutas anotações de grandes penalistas ao nosso Código e nas fundamentações das sentenças (a mais recente das quais em 2011, no caso da paciente grávida de um psiquiatra), "apenas o jogo de simulada esquivança", "não devendo ser confundido com efetiva resistência".
Não sei - o que li até agora não me permite sequer ter opinião - o que sucedeu naquele hotel em Las Vegas. Mas uma coisa sei: as reações que vejo, até de comentadores encartados que fingem não ter "lado" para pelo meio certificarem que Kathryn Mayorga "não pode ser nenhuma santa porque subiu ao quarto", são em absoluto repugnantes no seu machismo visceral. E ofendem-me pessoalmente - como mulher livre e dona de si, que se arroga o direito de dançar e flirtar com quem quiser, de subir a quartos quando apetecer, de dizer não e vê-lo acatado. Se isso é ser galdéria e pedi-las, é o que sou - e estarei do lado de qualquer mulher que seja vilipendiada por tal.
Como esperaria que comigo - e com Kathryn - estivessem, nisso, todas as mulheres que não querem viver num mundo em que a sua vontade vale menos do que a dos homens e os homens que não se veem como predadores à espera de uma oportunidade.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS
07/10/18

.
.


1693.UNIÃO



EUROPEIA


.
HOJE NO 
"A BOLA"
Federação internacional oficializa nacionalidade de Pedro Pichardo
.
A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) oficializou, esta terça-feira, a mudança de nacionalidade de Pedro Pablo Pichardo, que poderá assim representar Portugal em termos internacionais a partir de 1 de agosto de 2019.

Natural de Cuba, Pichardo naturalizou-se português em dezembro de 2017, depois de ter sido contratado pelo Benfica em abril do mesmo ano. Recentemente renovou contrato com o clube encarnado até 2022. Tem como recorde pessoal 18,08 metros, mas desde que representa o Benfica que tem como melhor registo 17,95 metros, constituindo atualmente recorde nacional.

Num total de 14 pedidos, a IAAF oficializou ainda outras sete mudanças de nacionalidade, que podem competir desde já competir pelos novos países.

* Desejamos que Pichardo seja um atleta português de sucesso.

.
.
202-BEBERICANDO


COMO FAZER
DRAG GIN


.
1-LENDAS DA CIÊNCIA
1.4-PREVER




FONTE:  DocumentariosCiencia

.
.
HOJE  NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Tesoureiro da Faculdade de Economia do Porto acusado de desviar 27 mil euros

Mais de 27 mil euros cobrados a estudantes da Faculdade de Economia do Porto (FEP) ao longo de cinco anos foram desviados por um tesoureiro da instituição, acusa o Ministério Público.

Uma nota divulgada esta terça-feira na página de Internet da Procuradoria-Geral Distrital (PGD) do Porto refere que o Ministério Público "considerou indiciado que o arguido, enquanto tesoureiro da tesouraria da Faculdade de Economia da Universidade do Porto entre 14 de fevereiro de 2012 e 12 de janeiro de 2017, fez seus 27.246,97 euros que lhe haviam sido entregues por estudantes em numerário para efetivação de pagamentos diversos".
 .
Ainda segundo a acusação, o arguido, "para ocultar a apropriação e aparentar no sistema informático que as dívidas dos estudantes estavam devidamente regularizadas perante a faculdade, introduziu naquele dados falsos".

Com isso "conseguia que a conta-corrente de cada estudante ficasse, sempre na aparência, saldada".
O homem está acusado por um crime de peculato e outro de falsidade informática.

* Devia ser contratado para dar aulas de vigarice aos alunos da faculdade


.
.
Frank Sinatra

Lady Is A Tramp


.
.
HOJE NO 
"DINHEIRO VIVO"
Dos transportes às propinas:
 as dívidas não fiscais que o fisco cobra

Há já vários anos que o fisco passou a cobrar outras dívidas que não apenas as relacionadas com impostos. Da lista constam propinas ou portagens.

Em julho de 2011, com a assinatura de um protocolo com o então InIR (Instituto das Infraestruturas Rodoviárias), o fisco passou a cobrar as multas das taxas de portagem. Este foi um dos primeiros casos em que a AT começou a assegurar o pagamento de outro tipo de dívidas que não as relativas a impostos e foi também o que mais queixas gerou. 
 .

Ainda que as queixas tivessem por base a forma como a lei permitia que fosse feita contabilização destas multas por parte das concessionárias de autoestradas (que permitia que o simples atraso no pagamento de um ou dois pórticos se transformasse numa conta de muitos euros), acabava por ser a AT o alvo da indignação dos automobilistas visados, já que era esta entidade que avançava com a cobrança e com a penhora.

Mas a lista de cobrança extra fiscais por parte da AT não se fica pelas portagens. Mais recentemente o leque foi alargado às propinas das universidades, com o fisco a poder avançar com processos de execução sobre os alunos que falhem o pagamento de propinas por frequência do ensino superior. 

As multas para quem anda de transportes públicos sem título valido são outra das áreas cuja cobrança passou para a AT, assim como as quotas em atraso nas Ordens profissionais. 

As dívidas relativas a taxas moderadoras da saúde também chegaram a passar para a alçada da Autoridade Tributária e Aduaneira, mas esta função foi revogada no Orçamento do Estado para 2017, pelo que atualmente a AT não instaura processos de contraordenação neste tipo de situações.

* Um assalto absolutamente legal.

.
.
.

XVI-TABU

PELO MUNDO

4. SÍNDROMES ESTRANHAS



* Nesta senda de retrospectiva de "bloguices" retomada em Setembro/17 iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.
.
**  As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
Ao fim de 55 anos, Donna veio dizer 
que as mulheres na Ciência existem





FONTE: Observador

.
.
Daoussiya
7 anos 
Crianças Desenraizadas




FONTE: ONU Brasil

.
.
PARIS
UM PASSEIO NA CIDADE
1896-1900


(speed corrected w/ added sound)

0:08 - Notre-Dame Cathedral (1896)
0:58 - Alma Bridge (1900) 
1:37 - Avenue des Champs-Élysées (1899
2:33 - Place de la Concorde (1897) 
3:24 - Passing of a fire brigade (1897) 
3:58 - Tuileries Garden (1896) 
4:48 - Moving walkway at the Paris Exposition (1900) 
5:24 - The Eiffel Tower from the Rives de la Seine à Paris (1897)


FONTE:  guy jones


.

DROGAS E ÁLCOOL

.



.
.


1756
Senso d'hoje
ROSA MONTEIRO
SECRETÁRIA DE ESTADO
DA CIDADANIA E IGUALDADE
"Combate à discriminação,
racismo e xenofobia"




FONTE:  Canal Q- programa INFERNO, moderação de AURÉLIO GOMES.

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.
 DIVERSÃO DE PINGUINS


.
.


BOM DIA


.