13/07/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

 .

 ᗣᙏOᖇ ᗣⱿᙀᒐ


FONTE: Marcelo Rego.
.
   The Beatles

A História do seu Percurso/6


DOC-Documentários
.

 .

CLXIV- Cidades e soluções
A ARTE DAS ROTUNDAS/5
CONTORNAR E SEGUIR EM FRENTE
EUROPA
 

 
 
 
 FONTE: Portugal XXI.

PAULA CARDOSO

 .



Mais do menos
racista dá quanto?

Se houvesse um ranking global para medir o racismo estrutural, Portugal distinguir-se-ia como corolário do “racismo melhor", assente numa ideia lusotropicalista de especial predestinação para o contacto com outras culturas. Esta ideia cai por terra quando 62% dos portugueses expressam pelo menos uma ideia racista.

Se houvesse um barómetro para medir o grau de racismo estrutural presente no mundo, que lugar do ranking global caberia a Portugal? Como se construiria essa escala?

O exercício, assumidamente descabido, serve o único propósito de expor uma imbecilidade que volta e meia ganha espaço na discussão racial: a ideia de um “racismo melhor” em oposição a um “racismo pior”.

Neste confronto, o exemplo dos Estados Unidos vem repetidamente à baila, com o balanço de pessoas negras que nos dias de hoje são assassinadas em crimes de ódio racial – nomeadamente policial –, e a herança da histórica luta pelos direitos civis. “Racismo pior”, portanto.

Já Portugal distingue-se como corolário do “racismo melhor”, assente numa ideia lusotropicalista de especial predestinação para o contacto com outras culturas.

A narrativa romântica cai, contudo, por terra, a partir dos resultados do European Social Survey. Segundo este inquérito europeu, 62% dos portugueses expressam pelo menos uma ideia racista, nomeadamente de que há culturas mais inteligentes e civilizadas.

Não surpreende por isso quem, até mesmo diante de um caso de racismo declarado – como aquele que no último fim-de-semana inundou de discurso de ódio a página da Polícia de Segurança Pública (PSP) no Twitter –, a fantasia de um país excepcional subsista.

Entre comentários a uma notícia sobre uma onda de reacções racistas a um anúncio de recrutamento protagonizado por um agente negro, não falta mesmo quem desculpe as pessoas que discriminam e aponte o dedo a um erro de casting.

“Ainda bem que há negros em posições transversais à sociedade portuguesa. Fazem parte da nossa sociedade e ainda bem que assim é. Agora convenhamos que fazer publicidade institucional com um figurante negro não é muito inteligente, unicamente porque não representa o país”, refere um internauta, que insiste na leitura excludente. “Que alguém me diga um país africano ou asiático que use um branco num anúncio institucional, para uma função pública e de autoridade”, prossegue, sublinhando o “ridículo” da situação. “Esta acção publicitária é infeliz”.

Pelo direito democrático a ser racista

A obsessão pela ideia de um Portugal branco inspira mesmo invenções estatísticas, num país que não recolhe dados étnico-raciais: “Terem utilizado um agente negro, num país onde são menos de 2% da população, é um autêntico tiro nos pés”.

A justificação do indefensável chega a inspirar denúncias absurdas de censura, a partir da decisão da PSP de apagar os comentários racistas. “Então vamos regressar ao fascismo! Quem tiver uma opinião de que eu não goste, vai para a prisão! Deve-se diferenciar entre opinião e acção. Eu posso não gostar de laranjas, posso mesmo odiar laranjas, mas isso não é crime. É crime se eu for destruir árvores de laranja”.

A ideia de que ser racista é uma conquista democrática (!) – e de que os portugueses são menos racistas do que todos os outros – “Existe racismo em Portugal? Sim. Portugal é um país racista? Não” – acentua aquela ficção de um “racismo melhor”.

Como se fosse possível descortinar um lado bom à violência racial. Como se os comentários racistas ao anúncio da PSP não fossem expressão de um problema estrutural. Como se ostentar uma população do “menos racista” que há fosse motivo de gáudio. Mas nunca será. Porque mais do “menos racista” não deixa de subtrair a nossa humanidade. E isso mata.

*Jornalista, militante anti-racista luso-moçambicana.

. .
IN "SETENTA E QUATRO" - 22/06/23..

 .



3405.UNIÃO


EUROPEIA

"Lei de Recuperação da Natureza"
Aprovada pelo PE
 com muitas alterações!




FONTE:   Euronews - 12/07/23

putin  HUYLO

putin é um canalha..


.

𝒳𝒳𝒳𝒱-OH MAR SALGADO

2-Aѕ Coreѕ dα Áɢυα


FONTE:Weyder

·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡·ï¡÷¡ï·
2-𝒞𝒪𝒩𝒮𝒯𝑅𝒰𝐼𝒩𝒟𝒪 𝒰𝑀 𝐼𝑀𝒫𝐸́𝑅𝐼𝒪
2.4-𝒪𝓈 𝑀𝒶𝒾𝒶𝓈


FONTE:Zanegrey Mançano Bessa
.
Afaf Rady
Hawa Ya Hawa


.
.

ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
28.2-Tɾês é Deɱɑis 🔪💃👭🔫


FONTE:tbrsete

.
.

O que é HIDROSSALPINGE?


FONTE:Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia

 .

PSP ɑpresentɑ queixɑ devido ɑ cɑrtoon


FONTE:  Fala Portugal

𝗡𝗥: 𝗝𝗔́ 𝗡𝗔̃𝗢 𝗣𝗔𝗣𝗔𝗠𝗢𝗦 𝗚𝗥𝗨𝗣𝗢𝗦
𝗤𝘂𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗮 𝘂𝗺 𝗶𝗻𝗼𝗳𝗲𝗻𝘀𝗶𝘃𝗼 𝗰𝗮𝗿𝘁𝗼𝗼𝗻 𝘀𝗲 𝗹𝗲𝘃𝗮𝗻𝘁𝗮𝗺 𝘁𝗮𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗽𝗿𝗼𝘁𝗲𝘀𝘁𝗼𝘀 𝗲́ 𝗽𝗼𝗿𝗾𝘂𝗲 𝗵𝗮́ 𝘂𝗺 𝗮𝗰𝗼𝗿𝗱𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘁𝗲𝗻𝘁𝗮𝗿 𝗱𝗲𝘀𝘃𝗶𝗮𝗿 𝗮 𝗮𝘁𝗲𝗻𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝘃𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲𝗶𝗿𝗼𝘀 𝗽𝗿𝗼𝗯𝗹𝗲𝗺𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗳𝗲𝗰𝘁𝗮𝗺 𝗼𝘀 𝗲𝗹𝗲𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗮𝘀 𝗳𝗼𝗿𝗰̧𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝗴𝘂𝗿𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝘅𝗶𝗺𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗮𝗼𝘀 𝗾𝘂𝗮𝗶𝘀 𝘀𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲 𝗺𝗮𝗻𝗶𝗳𝗲𝘀𝘁𝗮́𝗺𝗼𝘀 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗿𝗲𝘀𝗽𝗲𝗶𝘁𝗼.

𝗥𝗶𝗱𝗶́𝗰𝘂𝗹𝗼 𝗲́ 𝘁𝗲𝗻𝘁𝗮𝗿 𝗱𝗮𝗿 𝘂𝗺𝗮 𝗮𝗿 𝗱𝗲 𝗽𝘂𝗿𝗲𝘇𝗮 𝗮̀𝘀 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗶𝘁𝘂𝗶𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗾𝘂𝗮𝗻𝗱𝗼 𝘀𝗲 𝘀𝗮𝗯𝗲 𝗾𝘂𝗲 𝗵𝗮́ 𝗮𝗴𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗮 𝗣𝗦𝗣 𝗲 𝗚𝗡𝗥 𝗾𝘂𝗲 𝘀𝗮̃𝗼 𝗿𝗮𝗰𝗶𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗲 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝘁𝗲́ 𝗺𝗮𝗻𝗶𝗳𝗲𝘀𝘁𝗮𝗺 𝘀𝗲𝗿 𝗮𝗱𝗲𝗽𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗽𝗮𝗿𝘁𝗶𝗱𝗼 𝗿𝗮𝗰𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝘅𝘁𝗿𝗲𝗺𝗮 𝗱𝗶𝗿𝗲𝗶𝘁𝗮. 𝗦𝗲𝗿𝗮́ 𝗽𝗿𝗲𝗰𝗶𝘀𝗼 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗿 𝘂𝗺𝗮 𝗰𝗼𝗹𝗵𝗲𝗶𝘁𝗮 𝗱𝗲 𝗻𝗼𝘁𝗶́𝗰𝗶𝗮𝘀 𝗮 𝗱𝗲𝗺𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝗮𝗿 𝗼 𝗰𝗮𝗿𝗮́𝗰𝘁𝗲𝗿 𝗿𝗮𝗰𝗶𝘀𝘁𝗮 𝗲 𝘅𝗲𝗻𝗼́𝗳𝗼𝗯𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝗹𝗴𝘂𝗻𝘀 𝗮𝗴𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀?
𝗔 𝗽𝘂𝗿𝗶́𝘀𝘀𝗶𝗺𝗮 𝗲 𝗮𝗹𝘁𝗲𝗿𝗻𝗮𝗱𝗶́𝘀𝘀𝗶𝗺𝗮 𝗶𝗴𝗿𝗲𝗷𝗮 𝗰𝗮𝘁𝗼́𝗹𝗶𝗰𝗮 𝘁𝗲𝗺 𝗻𝗮𝘀 𝘀𝘂𝗮𝘀 𝗵𝗼𝘀𝘁𝗲𝘀 𝗺𝗶𝗹𝗵𝗮𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝗽𝗮𝗱𝗿𝗲𝘀 𝗽𝗲𝗱𝗼́𝗳𝗶𝗹𝗼𝘀 𝗰𝘂𝗷𝗮 𝗺𝗮𝗶𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗮𝗶𝗻𝗱𝗮 𝗴𝗼𝘇𝗮 𝗱𝗲 𝗶𝗺𝗽𝘂𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲. 𝗛𝗮́ 𝗰𝗲𝗻𝘁𝗲𝗻𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗰𝗮𝗿𝘁𝗼𝗼𝗻𝘀 𝘀𝗼𝗯𝗿𝗲 𝗼 𝗮𝘀𝘀𝘂𝗻𝘁𝗼.
 
𝗔𝗹é𝗺 𝗱𝗼 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗼𝘀 𝗮𝘂𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗷𝗮́ 𝗮𝗳𝗶𝗿𝗺𝗮𝗿𝗮𝗺 𝗻𝗮̃𝗼 𝘀𝗲 𝘁𝗿𝗮𝘁𝗮𝗿 𝗱𝗲 𝗿𝗲𝗳𝗲𝗿𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗮̀𝘀 𝗮𝘂𝘁𝗼𝗿𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗽𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲𝘀𝗮𝘀 𝗲 𝗼 𝗳𝗶𝗹𝗺𝗲 𝗲𝗺 𝗻𝗲𝗻𝗵𝘂𝗺 𝗳𝗼𝘁𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗿𝗲𝘃𝗲𝗹𝗮 𝗶𝘀𝘀𝗼.

𝗣𝗮𝗴𝘂𝗲𝗺 𝗮𝗼𝘀 𝗣𝗼𝗹𝗶́𝗰𝗶𝗮𝘀 𝘀𝗮𝗹𝗮́𝗿𝗶𝗼𝘀 𝗱𝗶𝗴𝗻𝗼𝘀, 𝗱𝗲̂𝗲𝗺 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗮𝗹𝗮𝗰̧𝗼̃𝗲𝘀 𝗰𝗼𝗻𝗱𝗶𝗴𝗻𝗮𝘀 𝗲 𝗻𝗮̃𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗱𝗶𝗲𝗶𝗿𝗼𝘀 𝗻𝗮̃𝗼 𝗹𝗵𝗲𝘀 𝘁𝗶𝗿𝗲𝗺 𝗮𝘀 𝗳𝗲́𝗿𝗶𝗮𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗽𝘂𝗹𝘀𝗶𝘃𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗻𝗮 𝗽𝗿𝗶𝗺𝗲𝗶𝗿𝗮 𝘀𝗲𝗺𝗮𝗻𝗮 𝗱𝗲 𝗔𝗴𝗼𝘀𝘁𝗼 𝗽𝗼𝗿 𝗰𝗮𝘂𝘀𝗮 𝗱𝗮 𝘃𝗶𝗻𝗱𝗮 𝗱𝗼 𝗖𝗵𝗲𝗳𝗲 𝗲𝘀𝘁𝗿𝗮𝗻𝗴𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗱𝘂𝗺 𝗘𝘀𝘁𝗮𝗱𝗼 𝘀𝗲𝗺 𝗽𝗼𝘃𝗼..

 

Para cozer os miolos/323
AEROPORTO DE LISBOA.

* Bem haja JCS por este belo aditamento informativo, sugerimos aos visitadores que tenham dificuldade no inglês que peçam ajuda a alguém amigo, o vídeo tem muito interesse.

 .

Ɛ∂υαя∂σ Ɗυѕѕєк

ᴘɪƖᴏѕᴏғɪα ᴠᴜяᴛᴜɢᴜєѕα


FONTE:  tvdussek

* Bem haja ALEX CARIOCA por tanta maldade dita em público, ele é extraordinário..

 


3488
Senso d'hoje
ÁLVARO BELEZA
MÉDICO PORTUGUÊS
PRESIDENTE DA SEDES
As polémicas são óptimas senão os
jornalistas não tinham que fazer!
A democracia vive das polémicas!



*Programa "DIRETO AO ASSUNTO" com jornalistas JUDITE FRANÇA E MIGUEL CORDEIRO.

FONTE:  Observador -10/07/23.
.
Uma cama Macia


.
.

BOM DIA

.