28/11/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.


ENGENHARIA DE TOPO/47
47.5-Industria Humana-Aço


FONTE:Daniel Colle

.

 .

IV-Q̷

7- ᚣ Ⳗᛜᚱᚢᚣᚧᚣ ᚧᛊ Ⲕᛊᚢᚣᛊ




FONTE:   Web Series
.
O Encanto do Azul Profundo
América do Sul/3


Canal Sepulcro Lírico
.

JOSÉ PAULO DO CARMO

 .



Uma aula chamada
'Os Sopranos'

Quem pensa que é uma série apenas e só sobre um grupo de mafiosos é por isso naturalmente surpreendido, pelos diálogos intensos e mensagens subliminares que nos prendem a cada momento.

Há quem descreva a série sobre a máfia italo-americana como a melhor de sempre, mesmo gravada já lá vão mais de 20 anos. Mas a mesma é muito mais do que um simples programa de televisão. É uma aula sobre a sociedade contemporânea que por mais anos que passem se mantém atual. A relação entre as famílias e os problemas com que cada vez mais pessoas se deparam a nível emocional, as depressões e as dúvidas existenciais, a forma inteligente como a mesma desconstrói já na altura esse dilema da ida ao psicólogo, sobretudo nos homens ou pequenos pormenores como a maneira ardilosa como se tentava escapar à justiça invocando problemas de memória, como no caso do Tio Corrado “Junior” Soprano (será que nos faz lembrar algum caso aqui bem perto?). Um autêntico manual de pequenos casos do nosso dia-a-dia que vamos vendo replicados na vida real e que de uma forma ficcionada nos ajudam a entender um pouco do que nos rodeia, sobretudo a nível comportamental.

A série criada por David Chase para a HBO, acompanha a vida de Tony Soprano e a sua família pouco ortodoxa, viaja pelos seus problemas existenciais, pelo drama do racismo e a desconfiança existente para com os muçulmanos. Retrata de forma clara as desavenças entre pais e filhos e as guerras entre grupos rivais e disseca exaustivamente relações conjugais por entre traições, paixões momentâneas e crises tão típicas entre nós. É por isso difícil, mesmo em programas do género mais atuais, a sociedade ser tão bem retratada nos seus dilemas mais complexos mas sobretudo nas coisas mais simples com que quem a vê se acaba por identificar de uma forma ou de outra. Quem pensa que é uma série apenas e só sobre um grupo de mafiosos é por isso naturalmente surpreendido, pelos diálogos intensos e mensagens subliminares que nos prendem a cada momento.

A gastronomia italiana é outra das particularidades que nos aguçam o apetite e que estão exemplificadas de uma forma absolutamente maravilhosa através das idas ao restaurante Nuovo Vesuvio do melhor amigo de Tony Soprano, Artie Bucco, onde a máfia habitualmente se reúne para jantar mas também nas refeições de família, confecionadas pela sua mulher Carmela. Para quem viu recentemente, com as funcionalidades da internet é recorrente pararmos a série para ir ver ao Google o que é um Ziti no forno, manicotti ou cannoli e de que forma eles fazem a lasanha. A mim cada prato ia-me deixando água na boca, por ser um amante da comida italiana mas pelo aspeto delicioso que nos entra quase “pela boca dentro”. Lembro-me de ficar surpreendido com uma sanduíche Lincoln Log que é uma espécie de cachorro ou com o bife Pizzaiola que não é mais do que um suculento pedaço de carne com mozarela e tomate por cima e que vai ao forno depois de grelhar ligeiramente.

Quem não viu devia obrigatoriamente ver. Vamos sempre a tempo de ver o que vale a pena, sobretudo quando nos aparece algo tão marcante e intemporal. É uma autêntica aula da vida e de cinema com atuações brilhantes de James Gandolfini mas também de Michael Imperioli ( que aparece recentemente no The White Lotus ) e que faz de Christopher Moltisanti ou de Steven Van Zandt o famoso conselheiro de Tony.

* Cronista

IN "iN" - 28/11/23.

 .

 

3538.UNIÃO

EUROPEIA


POLÓNIA

WLADYSLAW e LENA GROCHOWSKI
Prémio Nansen
Casal polaco recebe prémio 
da ONU por ajudar refugiados 




FONTE:   Euronews - 28/11/23  

NR: Ao contrário do governo do país que escraviza trabalhadores norte coreanos, este casal pratica o acto heróico da humanidade que é a solidariedade.

putin  HUYLO

putin é um canalha.


459-BEBERICANDO




COMO FAZER
"GIN BASIL SMASH"

FONTE:Mundo dos Drinks
.
Fausto
O Barco vai de saída


.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
171-ᴛяᴜϙᴜєѕ ᴄαѕєɪяᴏѕ ηα ᴄᴏᴢɪηʜα/25


FONTE:Webspoon World

 .

XXVIX-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

II- ARTE ELÉCTRICA EM PORTUGAL
6-Progressivo versus Punk




FONTE:   Pedro Ramos..
.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰

199) Como O ASSASSINO
Desconstrói
Os Filmes de Vingança


 FONTE:  EntrePlanos
.

 .

SÉCULO XIX

ISABEL MARIA

A Filha Bastarda de

Dom Pedro I e Domitila




FONTE:  Diário de Biologia & História.
.


331-SUBTILEZAS

PORQUE BISBILHOTAMOS TANTO


RESUMO ANIMADO

FONTE:Minutos Psíquicos

 .

ⳲⲆⲘⲞⲊ ⲦⲞꓓⲞⲊ ⲘⲞⲄⲄⲈⲄ/11

ℌ𝔲𝔤𝔬 𝔳𝔞𝔫 𝔡𝔢𝔯 𝔇𝔦𝔫𝔤 

𝔄𝔫𝔞 𝔐𝔞𝔯𝔨𝔩 

𝔗𝔦𝔞𝔤𝔬 ℜ𝔦𝔟𝔢𝔦𝔯𝔬

Hυмσя є cσηнєcιмєηтσ єм ρσятυgυє̂ѕ (cσιѕα яαяα)

JOÃO BRANDÃO

(o terror das beiras)


FONTE:  Antena 3

NR: A pretensão é através duma construção bem humorada diminuir a ignorância dos portugueses relativamente à vida de pessoas de bem sem ter alguma coisa a ver com o partido "que mais parece uma cloaca acústica"..

 .

ѕᴏᴄɪєɗαɗє яєᴄяєαᴛɪᴠα ɗᴏѕ αຕɪɢᴏѕ ɗᴏ αƖʜєɪᴏ


 

* OH ! O HERMAN é intemporal, bem haja

 .

3626
Senso d'hoje
FRANCISCO 
SEIXAS DA COSTA
 EMBAIXADOR JUBILADO
 ANALISTA POLÍTICO
#A ARTE DA GUERRA#
"Sinto-me escandalizado.Israel vive
hoje em completa e total impunidade"


Guerra na Ucrânia resultou numa  
 subordinação da Rússia face à China"


"Com Cameron,a cara internacional
do Reino Unido vai mudar"
 



* Entrevista de ANTÓNIO FREITAS DE SOUSA


FONTE:  Jornal Económico - 19/11/23.
.
O Deslumbrante Gato Siberiano


.
.

BOM DIA


.