17/02/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.









  Obrigado ACT pelo envio

.
.
.
III-A HISTÓRIA 
DO SEXO
  
1- IDADE MÉDIA



FONTE: André Luis Karpinski

..
.

6-ANJOS



NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL


.
.
Dia dos Namorados
no colchão


FONTE: PROGRAMA "Donos Disto Tudo"  RTP/1
.
.

5-ANJOS



NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL


.
.

PAPEL DE FORMAÇÃO DO
ANESTESIOLOGISTA NA PREVENÇÃO
DE ELEMENTOS ADVERSOS
8 -Estratégias Preventivas/2



Uma interessante série conduzida por Luís Bomfim Pereira da Cunha, Título Superior de Anestesiologia, Hospital Universitário-Rio de Janeiro

* Uma produção "CANAL MÉDICO"

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

4-ANJOS



NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL


.
.
Como ser inventivo

FONTE: NERDOLOGIA

..
.

3-ANJOS



NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL


.

AMÍLCAR CORREIA

.







A violência 
é demasiado normal 

Os adolescentes têm uma noção de violência ampla e espúria, na qual não cabem o controlo do vestuário, o insulto, a humilhação nas redes sociais, a violência psicológica nas suas variadas e perversas facetas. Violência é a agressão física, caso deixe marcas – acham eles.

O que há de mais inquietante e assustador quando falamos de violência no namoro, a par da sua dimensão, é a estranha naturalidade com que as vítimas e os agressores a referem. Os adolescentes reproduzem acriticamente uma desigualdade de género, uma relação de poder que ainda repercute uma masculinidade datada e subdesenvolvida. E, como se isso não bastasse, têm uma noção de violência restrita e espúria, na qual deveria caber o controlo do vestuário, o insulto, a humilhação nas redes sociais, a violência psicológica nas suas variadas e perversas facetas. Acham eles que violência é apenas a agressão física, caso deixe marcas.

Se nesta faixa etária a violência é encarada como uma banalidade numa relação entre duas pessoas, não é de estranhar que enquanto adultos venham a exibir o mesmo modelo. Se não é que já o fazem, ao reproduzirem um modelo conjugal e familiar próprio de uma sociedade que persiste patriarcal e machista. E na qual o feminismo é erradamente encarado como o reverso do machismo e não como a defesa do mais elementar direito de igualdade.

A violência doméstica e certamente que a violência no namoro são socialmente transversais e decorrem da assunção de que uns exercem o poder legitimamente e que aos outros não resta outra hipótese excepto continuar a aceitar passivamente essa desigualdade. A primeira foi durante muitos anos ignorada. Não era sequer registada enquanto tal nas estatísticas policiais. A consciência de que se tratava de um crime é algo recente e nem sempre e nem todos os agentes judiciais são sensíveis ao que ela implica. Basta recordar casos em que o Ministério Público não foi suficientemente lesto na protecção de uma vítima ou os acórdãos em que a vítima é transformada na personagem feminina e maldosa da história para perceber como a violência conjugal é algo tão entranhado e ao mesmo tempo desvalorizado.

Se a magistratura carece de acções de formação em igualdade de género, o mesmo se poderá dizer dos professores. A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania é um bom pretexto para incluir a violência no namoro entre as preocupações curriculares das escolas. E quanto mais cedo esse esforço for desenvolvido, mais eficaz será a sua finalidade preventiva, na esperança de que a sociedade em que vivemos não tolere uma cultura de wrestlers boçais e incivilizados. Não pode existir cidadania quando há violência de género.

IN  "PÚBLICO"
15/02/18

.
.


1506.UNIÃO



EUROPEIA



.

2-ANJOS



NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL


.
.

Por que pessoas inteligentes
acreditam em Deus?


FONTE: Charles Darwin

* A NOSSA RESPOSTA
 Porque é legítimo as pessoas inteligentes poderem acreditar.

.
.
XXV-VIDA SELVAGEM
2- A História das Lontras Marinhas



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE: Ricardo VIEIRA ALVES

.
.

1-ANJOS



NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL


.
.
RECORDANDO

Elizeth Cardoso

Naquela mesa


.
.
ESTA SEMANA NA 
"VISÃO"
É assim que um smartphone ganha
 forma na primeira fábrica 
portuguesa de telemóveis

Inaugurada no passado dia 6, a fábrica de telemóveis da IKI Mobile é a primeira do género em Portugal.
.

FONTE DO VÍDEO: ORibatejo

A unidade de produção instalada em Coruche representa um investimento de 1,6 milhões de euros e servirá para produzir a estrutura dos equipamentos, fazer as provas de resistência dos mesmos, a assemblagem (montagem) e ainda o desenvolvimento de software. 

* Um telemovel português, fantástico!


.
.
3-PROSTITUIÇÃO
OS SUPERMERCADOS 
DO SEXO


Documentário que investiga o negócio da venda de sexo e a realidade da prostituição, com destaque para países como a Bélgica (onde existe um enorme número de bordéis muito pouco discretos), Espanha (onde um clube para uma clientela selecta ultima os pormenores para a inauguração) e França (onde abrem, por todo o lado, "casas de massagens" geridas pela comunidade chinesa).


EXIBIDO PELA "SICNOTÍCIAS" EM 2012 NO PROGRAMA "TODA A VERDADE"


FONTE: m244986



* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.


.
.
ESTA SEMANA NA 
"GERINGONÇA"
INE
PIB cresceu 2,7% em 2017,
.o ritmo mais elevado desde 2000

O INE divulgou hoje os dados do PIB para o último trimestre de 2017, avançando já uma estimativa do crescimento para o conjunto do ano de 2017. A economia portuguesa cresceu 2,4% no 4º trimestre, somando assim aos crescimentos expressivos registados no 1º (2,8%), 2º (3,0%) e 3º (2,5%) trimestres, e fecha o ano com um crescimento conjunto de 2,7%, o melhor registo em quase duas décadas.
.
QUANDO É O PIB BOM P'RA ELES?
Depois de ter crescido 1,5% em 2016, a economia portuguesa acelera assim fortemente em 2017, superando a meta inscrita pelo Governo no último Orçamento do Estado (2,6%). Adicionalmente, e para desaire de muitos adeptos da doutrina austeritária, o INE explica que o grande motor terá sido a procura interna. “Esta evolução resultou do aumento do contributo da procura interna, refletindo principalmente a aceleração do investimento, uma vez que a procura externa líquida apresentou um contributo idêntico ao registado em 2016.”, lê-se na nota do INE publicada esta manhã.

Podemos também olhar para os dados através de outro indicador usado pelo INE: o ano terminado no trimestre – ou seja, em vez de comparar um trimestre com o mesmo trimestre do ano anterior, comparar o somatório dos últimos quatro trimestres com o somatório equivalente do ano anterior – e verificar que o crescimento acelera desde metade de 2016.

* O crescimento do PIB ajuda mas não faz de Portugal um país bom para os seus cidadãos.

.
.

Quando os alunos que mais 
progrediram vão ao quadro



FONTE: OBSERVADOR

.
.
HOJE NO 
"RECORD"
Lindsey Vonn 
alvo da fúria dos apoiantes de Trump

Os olhos estavam todos postos em Lindsey Vonn, que regressava aos Jogo Olímpicos de Inverno oito anos depois, mas um erro na prova de slalom gigante deixou-a fora do pódio e tornou-a num alvo fácil para as ofensas.
 .
A esquiadora norte-americana não escondeu a frustração do resultado logo na pista de esqui de Pyeongchang'2018, mas também nas redes sociais: "É frustrante estar tão perto do pódio e ter cometido um grande erro ... mas são assim as corrida de esqui. 

Estou orgulhosa da forma como esquiei e ataquei a descida. Dei tudo. É a vida. Agora é seguir para a prova de downhill!", admitiu Lindsey Vonn numa mensagem publicada no Twitter. 

E as críticas não demoraram muito, principalmente por parte dos apoiantes de Trump, já que a norte-americana em dezembro tinha criticado o presidente norte-americano e afirmado que rejeitaria o convite para ir à casa Branca depois de disputar os Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang'2018

Vonn foi alvo de insultos, mas também houve quem saísse em sua defesa, como a antiga futebolista norte-americana Julie Foudy. Um apoio que Lindsey Vonn agradeceu.

* Há a certeza de que Lindsey Vonn não participou em nenhum dos 18 tiroteios mortais ocorridos em menos de 2 meses junto a escolas norte-americanas, os trumpistas são os grandes responsáveis por esta cowboyada.

.
.

Campanha contra assédio
 chega à moda



FONTE: AFP Brasil


.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
2000 transplantes de fígado. 
A despedida do cirurgião pioneiro

Equipa de Eduardo Barroso no Curry Cabral alcançou mais um marco. Cirurgião, que se reforma este ano, fez questão de participar.

Envolto num roupão azul escuro, P., que prefere resguardar assim a sua identidade, entra na pequena sala de refeições da unidade de transplantes do Curry Cabral pelo seu pé, sem esforço aparente. No rosto, um breve sorriso. Não se adivinha que há apenas oito dias, feitos ontem, ganhou um fígado novo, numa cirurgia que durou cinco horas. Já não seria pouco, mas não é só isto, esta recuperação rápida. P. representa um marco na história da unidade hospitalar: é o doente do transplante de fígado 2000 ali realizado.
 .
Ele próprio só o soube pouco antes da operação. Eduardo Barroso, o diretor do Centro Hepato-Bilio-Pancreático e de Transplantação (CHBPT) e do serviço de cirurgia, fez questão de lho dizer. Uma coincidência, claro. Mas olhando agora para trás, P. sorri. Acabou por ser o seu "número da sorte".

O cirurgião também viveu este transplante como momento especial. "Foi muito simbólico para mim", conta. Por isso, e embora já participe hoje muito menos nos transplantes hepáticos, Eduardo Barroso fez questão de intervir nesta cirurgia de número redondo. "Tive muito orgulho em fazer a hepatectomia total [remoção do fígado do doente], o que me demorou duas horas, e não foi preciso uma transfusão", garante. "Neste doente, o Eduardo de antigamente era capaz de ter levado menos 20 minutos, mas isto não é uma corrida", ri-se.

Participar no transplante de fígado 2000 do centro que dirige desde 2003, e onde foi pioneiro nestas cirurgias, em 1992, juntamente com o então diretor, o cirurgião João Rodrigues Pena, foi intervir nesse marco que coroa uma história de 26 anos. Mas Eduardo Barroso também tem sobre isso outro olhar, e não teme falar dele. Assim, pragmático: "Deve ter sido a minha despedida. Tenho 69 anos e, pela lei, aos 70, tenho de me reformar, o que acontecerá até ao final do ano. Tenho pena, mas também é bom, porque rejuvenesce a equipa".

Para trás está toda uma história, que se faz de aprendizagens e de começos, de luta por uma ideia, da criação e do crescimento de uma equipa à qual não poupa elogios. "Tenho os melhores cirurgiões do fígado do mundo, e uma geração que está nos 40 anos que já fez mais cirurgias do fígado e mais transplantes do que qualquer colega da mesma idade no mundo", diz sem hesitações. Mas não fala só dos cirurgiões. Os transplantes obrigam a uma equipa multidisciplinar, que tem de ter muitas outras especialidades, dos hepatologistas aos radiologistas e anestesistas, dos psicólogos e psiquiatras aos fisioterapeutas, entre muitos outros, sem esquecer os enfermeiros e auxiliares. "Não seria possível sem todos eles, e sem uma equipa muito coesa como esta", garante.

Foi em 1992 que a aventura destes transplantes se iniciou no Curry Cabral. "Isto vem do meu interesse na cirurgia do fígado. A certa altura percebi que tinha também de oferecer o transplante de fígado aos doentes que só assim poderiam ser tratados. Uma unidade de hepatologia moderna tinha de disponibilizar isso", lembra.

Então, em 1985, decidiu rumar a Cambridge, no Reino Unido, para aprender a fazê-lo e trazer esse conhecimento para o país. "Aqui diziam que nunca haveríamos de fazer cá transplantes hepáticos, porque não havia tecnologia. Mas eu estava convencido de que ia fazê-lo". Não se enganou.

O segundo transplante de fígado foi realizado ainda no ano de arranque, numa doente. "Chama-se Maria Mota e ainda está viva", conta Eduardo Barroso, com um sorriso. "Lembro-me muito bem. Estava nervoso porque ainda era muito no início", recorda. Àquela hora, por coincidência, jogava-se um Benfica-Sporting e no momento de um dos golos da sua amada equipa, um enfermeiro trouxe o rádio aceso com aquele grito longo: "goooo-oooolo". "Esse transplante e Maria Mota ficaram, para mim, ligados à vitória do Sporting", lembra, divertido.

No último quarto de século, a equipa de transplantes hepáticos do Hospital Curry Cabral estabilizou, cresceu, tornou-se uma referência no país e a nível internacional - por ali passam, em estágios de formação, profissionais de todo o mundo -, e é a que maior número de transplantes de fígado faz anualmente na Europa, excluindo o Reino Unido: entre os 120 e os 140.

"Se me perguntassem em 21 de setembro de 1992 se eu acreditava que em fevereiro de 2018 estávamos a fazer aqui o transplante de fígado 2000, em condições infraestruturais e organizacionais de nível europeu, eu achava que não era possível", admite Eduardo Barroso. Mas ele aí está, real, e a recuperar bem - para além de todas as outras marcas que são os números das intervenções cirúrgicas que o CHBPT realiza: cerca de 500 receções (corte e remoção parcial) do fígado e 120 do pâncreas todos os anos.

Para P., abre-se uma nova etapa. O principal nesta fase é impedir a rejeição do novo órgão pelo sistema imunitário, com recurso a medicamentos. Depois a vida há de seguir o seu fluxo.

Para o cirurgião este é também um ano de mudança. Terminada a sua missão no Curry Cabral acredita que pode dar um contributo em cirurgias de fígado e pâncreas, "num privado, em que haja as condições certas e uma componente de investigação". Mas não tem nada definido. E, claro, há o Sporting. Hoje mesmo, espera dar um "grande abraço" a Bruno de Carvalho - o "melhor" presidente do clube desde que se conhece -, no final da assembleia geral que decide da sua permanência no cargo. Caso contrário, diz, vai pensar. "Deixar que alguém desta minoria que fez a vida negra ao Bruno possa aspirar a ser presidente porque ele saiu, só por cima do meu cadáver", garante. Poderá vir a candidatar-se à presidência do Sporting? "Só para evitar" essa situação.

* Fantástica equipa de transplantes hepáticos do Curry Cabral que devolveu qualidade de vida a muita gente, parabéns ao director por este sucesso, quanto ao Sporting, nós que somos sportinguistas não somos da mesma opinião.

.
.
Se há vida na Terra, porque não em Marte!



FONTE: EURONEWS


.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Recolha de medicamento solidária

A iniciativa teve o apoio de 230 farmácias e 600 voluntários.

A X Jornada de Recolha de Medicamentos, organizada pelo Banco Farmacêutico realiza-se este sábado, entre as 09h00 e as 19h00 em todo o país.
 .
É a décima jornada consecutiva, e pela primeira vez a iniciativa está presente em todos os distritos de Portugal, inicialmente abrangia apenas o distrito de Lisboa e Setúbal.

O Banco Farmacêutico tem como objetivo ajudar as pessoas mais carenciadas através do fornecimento de medicamentos e de produtos de saúde. "Ao longo dos anos temos crescido de forma sustentável, há cada vez mais farmácias aderentes e instituições a receberem os produtos farmacêuticos" referiu Luís Mendonça, presidente do Banco Farmacêutico.

Os medicamentos recolhidos não sujeitos a receita médica e produtos de saúde, apenas dispensados em farmácias, serão doados a cada uma das 100 Instituições particulares de solidariedade social (IPSS). Em cada farmácia está uma lista com as instituições correspondentes e os clientes doam os medicamentos conforme as necessidades das instituições.

Na jornada de 2017 foram recolhidas 14 mil embalagens, o que corresponde a um valor aproximado de 50 mil euros. A Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, considera que "esta é uma iniciativa muito importante, num país em que há muitas desigualdades" e que é de "reconhecer todo o trabalho do Banco Farmacêutico, das farmácias e de todos os voluntariados", que este ano chegaram aos 600, com o apoio de 230 farmácias.

A Bastonária afirmou que as farmácias têm sentido bastante as consequências da crise em Portugal. No entanto, garantiu, para as pessoas carenciadas não faltam apoios. "Se um doente for à farmácia e não tiver possibilidades financeiras, disponibilizamos a hipótese de pagar mais tarde" referiu ao CM.

As farmácias em Portugal têm em média três farmacêuticos por loja, o que é "um valor bastante considerável, pois temos conseguido desenvolver qualidade técnica nas farmácias e disponibilizar vários farmacêuticos para atender os clientes" ,frisou a bastonária dos Farmacêuticos.

* Muito obrigado às pessoas que integram o Banco Farmacêutico, sabemos também que centenas de farmácias são "balcões de crédito solidários" permitindo a milhares de pessoas o consumo correcto e atempado de medicamentos.

.
.
HOJE NO 
"O JORNAL  ECONÓMICO"
Em Famalicão, há uma escola só com alunos ciganos. PS diz que viola a lei

Deputados socialistas alertam que Escola Básica de 1.º ciclo de Meães está a violar a Constituição.

Deputados do PS questionaram o Governo sobre uma escola em Vila Nova de Famalicão frequentada “só por alunos de etnia cigana”, querendo saber que “soluções” pretende o Ministério da Educação encontrar perante aquela realidade “que viola a legislação”.
 .

Foto: Eurobairro

Em comunicado enviado à agência Lusa, os deputados Nuno Sá e Maria Augusta Santos dão conta de uma visita feita por uma comitiva socialista à Escola Básica de 1º ciclo de Meães, que pertence ao Agrupamento de Escolas D. Sancho I. Constataram que os 19 alunos que frequentam aquele estabelecimento de ensino são provenientes de alojamentos “em condições extremamente precárias, sem condições para habitabilidade e com graves riscos para as pessoas, onde vive uma comunidade de etnia cigana”.

Segundo os parlamentares, a diretora da escola terá informado que “não existe qualquer distinção entre crianças, particularmente no que diz respeito à sua origem étnico-racial”, sendo que “o que se verifica, neste caso concreto, é que não há inscrições de crianças da comunidade maioritária (…) há cerca de uma década”.


No texto, os deputados salientam o projeto educativo “de qualidade” e o “aproveitamento escolar, com progressão na aprendizagem e transição de ciclo na idade adequada ou numa idade próxima, não se verificando a continuidade de crianças na escola por retenção até a uma idade tardia”, que dizem ter verificado na escola.

Ainda que reconheçam que “a situação de segregação direta não seja estimulada, acreditam tratar-se de uma violação dos direitos destas crianças a uma plena integração na sua comunidade e na sociedade portuguesa”.

Assim, adiantam, questionaram o Governo, através do Ministério da Educação, se “perante esta realidade que viola a legislação portuguesa bem como convenções internacionais assumidas pelo Estado Português, irá averiguar esta situação e procurar soluções”.

Os deputados explicam ainda que enviaram uma missiva à secretaria de Estado da Habitação a questionar sobre se o Governo tem conhecimento do Acampamento da Comunidade Cigana em Meães, junto à escola.

Os parlamentares registaram que existem 17 casas em condições extremamente precárias, sem condições para habitabilidade e com graves riscos para as pessoas.

“São casas sem saneamento básico, sem eletricidade, sem acesso à rede de água e sem segurança onde vivem vários agregados familiares, estimando-se que ali habitam entre 80 a 100 pessoas”, explana o texto.

* Então a "comunidade maioritária" como diz a directora da escola, é racista?
Louvemos os docentes pelo ensino de qualidade dado a crianças que têm quase nada!!!


.
.

NAMORADAS IDEAIS














Sempre a pensar neles...


.
.

1523
Senso d'hoje
JACK  MA
GRANDE EMPRESÁRIO
FUNDADOR DA "ALIBABA"
"Ou mudamos a forma como
ensinamos ou daqui a 30 anos
teremos problemas"


*Jack Ma, fundador da Alibaba, aproveitou o palco do Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça, para defender que só intervindo na educação é possível que os trabalhadores do futuro possam superar os efeitos da disseminação das máquinas na economia.


FONTE: "VISÃO"

.

ESCOLHAS DE SÁBADO

.
COMPRE JORNAIS 
E REVISTAS







.
.

PORQUE SOMOS
UMA GRAÇA






.
.

BOM DIA


.