26/06/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XXVI-OS RIOS E A VIDA
1- RIO LUANGWA
A GRANDE SECA - ZÂMBIA



FONTE:  Mega Salvaje 


.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS
Governo questiona RTP sobre não transmissão de Jogos de Minsk

O Governo já questionou o conselho de administração da RTP sobre a não transmissão do Jogos Europeus de Minsk 2019, competição onde participam atletas nacionais, em representação do país.

O único canal português a transmitir os Jogos Europeus de Minsk 209 é o canal premium de desporto, Sport TV. Por que motivo esta competição ou parte dela não está a ser transmitida pela RTP, dado as suas responsabilidades de serviço público?, questionou o Dinheiro Vivo a tutela.
.

"As questões devem ser dirigidas ao conselho de administração da RTP. Não obstante, o Ministério da Cultura já questionou o Conselho de Administração sobre essa decisão", adiantou fonte oficial do Ministério da Cultura.

Até ao momento não foi possível obter um comentário da estação pública sobre esta matéria.

* A direcção de informação da RTP é constituída por gente muito séria, é preciso esclarecer esta gafe.
Maria Flor Pedroso tem carácter para saber responder.

.
.

VICTORIA'S SECRETS/2
FASHION SHOW
2019 


FONTE: Victorias Secret Show
 
.
.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/
/DA MADEIRA"
Açores e Madeira pescaram 63% 
da quota de atum, mas o Estado 
diz que já vai em 80%

A Federação das Pescas dos Açores quer que a Secretaria de Estado das Pescas explique como já foram atingidos 80% da quota de atum-voador, se os dados das descargas nos Açores e na Madeira indicam apenas 63%.
 .

“O presidente da Federação das Pescas dos Açores (FPA), Gualberto Rita, vai exigir explicações à Secretaria de Estado das Pescas, no sentido de perceber como é possível a quota já ter atingido este valor [80%], quando não coincide com os dados estatísticos relativos às descargas deste atum [63%]”, adiantou num comunicado de imprensa.

Segundo a federação, “a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) lançou, recentemente, um aviso no qual refere que a quota nacional de 1.994 toneladas destinadas à captura de atum-voador já atingiu os 80%”, mas o valor não coincide com os dados das descargas de atum em lota.

“No início desta semana, o estado das capturas desta espécie, entre a Região Autónoma dos Açores e a Região Autónoma da Madeira, era de cerca de 1.250 toneladas, correspondendo a uma percentagem de, aproximadamente, 63%”, frisou.

A associação liderada por Gualberto Rita exige, por isso, que a Secretaria de Estado das Pescas clarifique o valor da quota já atingido.

“Numa altura em que esta é a espécie de atum em maior abundância, a Federação das Pescas dos Açores não compreende o que terá acontecido para a quota de atum-voador ter chegado a esta ponto”, referiu.

A Lusa tentou obter uma reação do Ministério do Mar, mas até ao momento não foi possível.

* Os burocratas não existem para se entenderem.

.
.

5-HISTÓRIA DOS ALIMENTOS



* A banda sonora do vídeo apresenta alguns defeitos mas a importância do assunto impele-nos a divulgá-lo.


FONTE:  1953 HISTÓRIA CANAL

.
.
HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Justiça britânica emite mandado de detenção sobre Angela Gulbenkian

O Tribunal de Magistrados de Westminster mandou hoje emitir um mandado de detenção europeu em nome da corretora e colecionadora de arte Angela Gulbenkian, que não se apresentou para responder por duas acusações de furto.

A magistrada Claire Harris, responsável por ouvir o caso disse ter "preocupações substanciais" sobre um documento apresentado pelo advogado de defesa e recusou o pedido de adiamento, anuindo ao pedido do procurador público para emitir um mandado de detenção europeu.
.
FRAULEIN TRAFULHOSA
"Se a defesa conseguir produzir alguma prova substancial, então pode vir a tribunal e pedir para o mandado ser reconsiderado", acrescentou a magistrada, assistida por David Wootton.

O procurador público, Michael Mallon, questionou a veracidade de um documento apresentado pelo advogado de defesa, que justificava a ausência com o facto de continuar a recuperar de uma intervenção cirúrgica na Alemanha.

"Tenho preocupações com a origem, não está timbrado, é curto, e é assinado por alguém não identificado. Não parece ser um documento do serviço nacional de saúde alemão", vincou.

Mallon referiu a existência de uma ação internacional de congelamento dos bens de Angela Gulbenkian, que foi descrita como uma "vigarista inveterada" que usou o dinheiro que recebeu de dois clientes para atuar como intermediária na compra de obras de arte para financiar um "estilo de vida luxuoso".

A alemã, casada com um sobrinho-bisneto de Calouste Gulbenkian, terá recebido 1,375 milhões de dólares (1,2 milhões de euros) para comprar uma escultura gigante em forma de abóbora, da autoria do artista Yayoi Kusama.

Porém, segundo a acusação, dias depois de receber o dinheiro na conta pessoal, começou a gastar dinheiro num estilo de vida luxuoso, arrendando apartamentos caros, pagando jatos privados, adquirindo obras de arte e fazendo compras em lojas de renome.

Num segundo caso, terá recebido 50 mil libras (56 mil euros) para comprar obras de arte para outro cliente, mas também gastou o dinheiro em despesas pessoais.

A acusação alega que a alemã utilizou indevidamente o nome da instituição fundada pelo empresário arménio Calouste Gulbenkian para se autopromover como corretora e colecionadora de arte.

* Já se sabia que na Alemanha também existem vigaristas de fama internacional.

.

FRANCISCO OLIVEIRA

.





Eleições 2019: 
abriu a época de 
manipulação da informação

Milhares de docentes estão a ser prejudicados, porque já deveriam ter progredido há meses ou há mais de um ano

Sempre houve e sempre haverá uma preocupação de quem governa com o controlo da informação, procurando, através da filtragem dos conteúdos, provocar nos destinatários uma imagem positiva dos governantes. Isso é mais visível nos regimes totalitários, mas não é exclusivo deles. Esse controlo, nos nossos dias, tem-se acentuado e alargado, ao ponto de ser possível influenciar os resultados eleitorais em países onde julgávamos ser impossível, como nos EUA.

No entanto, seria um erro pensar que também nesse aspeto “a Madeira é um cantinho do céu”. Pura ilusão para os que assim pensam. A verdade é que todos os dias nos entram, das mais diversas formas, porta adentro fake news regionais: informações produzidas na RAM para os residentes na RAM. Entram com a nossa permissão, porque nos chegam, não tanto por meios virtuais suspeitos, mas por canais em que confiamos: os jornais, as rádios e a televisão regionais. No entanto, estes órgãos de comunicação social estão ilibados de qualquer culpa, porque o problema não são eles, mas as fontes que lhes fornecem as notícias. Aí é que reside o problema, porque, deliberadamente, fornecem à comunicação social informações obscuras, porque demasiado técnicas ou de difícil escrutínio.

Por isso, quando se passa a informação, acompanhada de um gráfico, de que “2600 professores sobem de escalão em julho”, é natural que os jornalistas a aceitem como fidedigna e que a divulguem; é natural que essa mesma notícia se imponha como inquestionável ao cidadão comum, mas nem por isso é verdadeira. Não, não é mesmo!

A verdade por detrás dessa informação é bem diferente: devido a um processo excessivamente burocrático, milhares de docentes estão a ser prejudicados, porque já deveriam ter progredido há meses ou há mais de um ano (há casos que remontam a janeiro de 2018), mas ainda não progrediram. Mais, largas centenas de docentes avaliadores ou das secções de avaliação têm sido sujeitas a cargas brutais de trabalho extraordinário, não remunerado, para concluir este processo de avaliação do desempenho docente.

Trata-se de uma situação que tem criado muito descontentamento na classe docente, o que tem levado os responsáveis políticos pela situação a aplicar outra forma de manipulação: contactar diretamente os docentes, alegadamente, para lhes dar conta do estado dos processos, mas, na prática, para se desresponsabilizarem e para culparem «os sindicatos, sobretudo um que diz que conseguiu a recuperação do tempo de serviço, quando isso só aconteceu por vontade política».

Independentemente desta obsessão pela transmissão de uma verdade unilateral que não corresponde à realidade, o SPM continuará a honrar os princípios que levaram à sua criação e a fazer aquilo que dele esperam os docentes da RAM: a exigir dos nossos governantes o respeito pelos seus direitos e as condições para que as escolas regionais possam oferecer uma educação e ensino de excelência.

IN " DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"
25/06/19

.
.


1951.UNIÃO



EUROPEIA



Boris Johnson and his sexy aide Carrie Symonds
'have secret pet names for each other' 

.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Presidente da União das Mutualidades Portuguesas 
investigado por suspeitas de crimes económicos

Associações mutualistas ligadas a Luís Alberto Sá e Silva deram quase 390 mil euros em ajuste diretos aos familiares do responsável.

A União das Mutualidades Portuguesas está debaixo de suspeita. A Polícia Judiciária de Aveiro e o Ministério Público estão a investigar o presidente Luís Alberto Sá e Silva que, em quatro anos, fez ajustes diretos ao irmão, à mulher, à filha e aos dois genros, da ordem dos quatrocentos mil euros. 
.
NÃO SERÁ "TODOS PARA UM"?
Em causa podem estar crimes de gestão danosa e participação económica em negócio de uma instituição que entre 2014 e 2017 recebeu quase três milhões de euros do Estado.
Outras associações mutualistas, ligadas a Luís Alberto Sá e Silva, estão também na mira das autoridades.

A União das Mutualidades e outras associações mutualistas ligadas ao mesmo dirigente deram, entre 2012 e 2016, quase 390 mil euros em ajuste diretos a familiares de Luís Alberto Sá e Silva.

Em causa estão contratos para os mais variados serviços, que estão agora a ser analisados ao pormenor.

Foram precisamente as denúncias, feitas por pessoas ligadas ao mutualismo, que levaram à abertura do inquérito.

A Procuradoria-Geral da República confirmou ao Investigação CM que o processo está em fase de averiguação e sujeito a segredo de justiça.

Há algumas semanas, a Policia Judiciária de Aveiro avançou para buscas. Ainda não há arguidos.

* Mais do mesmo. Nem já a classe dos mendigos escapa a mecanismos de corrupção, sabe por acaso que um lugar de pedinte numa estação de metro, comboio ou à porta duma instituição pode ser trespassado?

.

.


43-DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Medo de Palhaço





FONTE:  crê.ser.humano



.
.
21-HORIZONTES DA MEMÓRIA
21.2-Como nasceu Lisboa





* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
Joana Marques Vidal: 
“Finalmente, conseguem transformar o
.procurador-geral da República 
numa rainha de Inglaterra”

A ex-procuradora-geral criticou as propostas do PS e do PSD para novo Estatuto do Ministério Público. Diretor do DCIAP partilha críticas e diz que a autonomia financeira do MP está em causa.

A fábula da relação entre o procurador-geral da República e a rainha de Inglaterra foi criada por Pinto Monteiro em agosto de 2010. O então procurador-geral da República (PGR) estava sob fogo por alegadas interferências na gestão do processo Freeport — onde José Sócrates estava referenciado mas no qual nunca foi constituído arguido — quando lançou o desafio ao poder político para reforçar os poderes da hierarquia do Ministério Público (MP). Tudo porque, no seu entender, o procurador-geral “tem os poderes da rainha de Inglaterra” — ou seja, não mandava nada.
.
Nove anos depois, e com uma greve dos magistrados do MP a decorrer em protesto com as propostas do PS e do PSD de alteração do Estatuto do MP, Joana Marques Vidal recuperou a fábula da rainha de Inglaterra numa conferência organizada pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público. A ex-procuradora-geral não tem dúvidas de que as duas propostas representam um ataque à autonomia do MP, pois ambas “diminuem as competências do PGR, ao nível das competências de fiscalização e de direção hierarquia de responsabilização, e transferem as mesmas para o Conselho Superior do Ministério Público, fazendo uma perigosa mistura entre aquilo que são as funções de avaliação de mérito e as funções de hierarquia.”
Isto além do mais transformaria finalmente… finalmente!… finalmente, transforma o procurador-geral na rainha de Inglaterra. Já não é no meu tempo”, afirmou Marques Vidal com um sorriso irónico, que foi correspondido pelo aplauso geral da sala da conferência, composta essencialmente por procuradores de todo o país que estão em greve.
A ex-procuradora-geral diz mesmo que, caso a proposta do PSD para transformar uma maioria de magistrados no CSMP em maioria de membros designados pelo poder político seja aprovada, será “uma desgraça”, já que “permite uma interferência política direta” na gestão do Conselho. “Há um equilíbrio no atual conselho entre os membros eleitos pelos seus pares e os membros designados pela Assembleia da República”, afirmou.

Marques Vidal recordou, aliás, que o Estatuto do MP foi historicamente construído no pressuposto de que não é possível uma interferência direta ou indireta (do poder político) na gestão de um processo concreto.

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) é o órgão de gestão e disciplinar da magistratura do MP. Trata-se de um órgão que, em nome do princípio de auto-governo das magistraturas, determina a movimentação anual dos magistrados, aprovando ou recusando pedidos de transferência.

É também o CSMP, que é liderado por inerência pelo procurador-geral da República, que nomeia os procuradores para todos os cargos hierárquicos do MP, começando nos procuradores-distritais, passando pelo diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal e pelos responsáveis dos departamentos de investigação e ação penal distritais e acabando nos coordenadores do MP nas diferentes comarcas e jurisdições.

Por outro lado, tem ainda a responsabilidade disciplinar, determinando as medidas disciplinares a aplicar, mediante proposta do corpo de inspetores judiciais que escrutinam a ação dos procuradores.

O CSMP, contudo, pode modificar qualquer sanção ou arquivamento proposto por esses inspetores.
Na prática, é o CSMP quem manda no MP e é composto, neste momento, por uma maioria de magistrados (11 magistrados do MP (uns nomeados pela procuradora-geral e outros eleitos pelos seus pares) contra sete membros nomeados pelo poder político (cinco pela Assembleia da República e dois pela ministra da Justiça), para uma maioria de designados pelo poder político.

Diretor do DCIAP recorda o bilião de euros que a Justiça já recuperou para o Estado
Também Albano Pinto, diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal, criticou as propostas do PS e do PSD na mesma conferência. Pinto considera que as propostas de lei colocam em causa a autonomia financeira e enfatizou que, caso sejam aprovadas, as mesmas implicarão que o MP passa a depender de uma autorização do Governo em termos de despesa para, por exemplo, realizar perícias financeiras ou de outra índole. “O que a proposta de lei do [PS] significa é que todas as estas estruturas já não gozam de autonomia financeira e ficam dependentes do Executivo”, afirmou.

* Consideramos que a administração da Justiça tem de ser um acto independente dos outros poderes públicos, consideramos que o CSMP deverá ter na sua composição maioria efectiva de magistrados.
Não entendemos que inspectores judiciais possam ser desautorizados pelo CSMP nem queremos que existam em Portugal repúblicas de magistrados ou juízes. Se na globalidade magistrados e juízes desempenham com critério as suas funções, também é verdade que já não não são casos esporádicos os erros clamorosos praticados por quem deve administrar justiça.

.
.

CANÇÕES E VOZES
ETERNAS


Janis Joplin

Cry Baby


.
.
HOJE NO 
"RECORD"
Capitã da seleção dos EUA visa Trump: 
«Não vou à porcaria da Casa Branca»

Megan Rapinoe, capitã da seleção dos Estados Unidos da América, garantiu que não vai à Casa Branca mesmo que a equipa conquiste o Mundial de futebol feminino (está atualmente nos quartos-de-final). Crítica assumida de Donald Trump, a jogadora explicou que nem acredita que a seleção seja convidada pelo presidente. 
.


* Grande Mulher

.
.

3.O DEUS QU


NÃO ESTAVA LÁ




* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

** Nesta senda de "bloguices" iniciadas em Setembro/17, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.

E NÓS, IMPORTAMO-NOS???
A escolha impossível de 
Charity no Sudão do Sul



FONTE:  ONU Brasil

.
.

VERGONHOSAMENTE

Quase um terço dos alimentos vendidos
 na UE têm dupla qualidade



FONTE:  euronews

.





 - UNIVERSO -


Comparação em 3D






FONTE:Harry Evett
.
Euronews Noite 
25.06.2019


FONTE: euronews

.
.
DELICADEZAS/2












.
.
2016
Senso d'hoje
FILIPE LA FÉRIA
AUTOR/PRODUTOR TEATRAL
ENCENADOR
Em Londres também se vê muita merda!



 FONTE: 5meianoite

 * Com um intervalo de 3 meses assistimos em Londres em Covent Garden a uma produção de "My Fair Lady" e depois em Lisboa à mesma peça no Politeama, não temos qualquer dúvida de que a produção portuguesa era de longe melhor.

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.

'Festinhas!'

Também Gostamos


.
.


BOM DIA


.



80-CINEMA
FORA "D'ORAS"
 I-A TEIA DE GELO



SINOPSE
A Teia de Gelo é um filme português, realizado por Nicolau Breyner e protagonizado por Diogo Morgado, Margarida Marinho e Paula Lobo Antunes. 
Jorge, um jovem informático ambicioso, desvia uma grande quantia de dinheiro da empresa onde trabalha para a sua conta pessoal. Quando o chefe descobre ameaça-o de morte se não receber o dinheiro de volta, o que leva Jorge a iniciar um plano de fuga que se altera pelo seu acidente de carro, devido a um nevão na montanha. Então, o jovem informático refugia-se numa casa das redondezas, onde inicia outro caminho de fuga e perseguição.

Diogo Morgado… Jorge 

Margarida Marinho… Verónica 
Paula Lobo Antunes… Madalena 
Elisa Lisboa… Mariana 
Nuno Melo… Hugo 
Patrícia Tavares… Estela 
Sandra Cóias… Carla 
Sara Salgado… Ana 
Victor Gonçalves… Iúri 
Pedro Giestas… Pepe 
Nicolau Breyner… Mandante 
José Eduardo… Chefe da Proteção Civil 
António Aldeia… Condutor da carrinha 
Luís Dias… Bombeiro

FONTE:Dina Mole