26/02/2013

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.
 JANTAR DA 
LICENCIATURA




.
.

DISCRETAMENTE

SINAIS DE FOGO/8


 
Eva Doll

Kate Upton

 
Joanna Krupa


 Lindsay Lohan 




Kelly Rowland


Lake Bell

 
Tracy Shaw


Lacey Chabert


Hillary Swank




Candice Swanepoel


.
 .
HOJE NO
"DESTAK"

Governo apresenta quarta-feira 
Estratégia Nacional para o Mar 

O Governo apresenta na quarta-feira, em Lisboa, a Estratégia Nacional para o Mar 2013/2020 e um dos oito objetivos traçados é aumentar, até 2020, a contribuição direta do setor do mar para o PIB nacional em 50 por cento. 
UM MAR DE OVOS

"Aumentar, até 2020, a contribuição direta do setor mar para o PIB (Produto Interno Bruto) nacional em 50%", "aumentar o contributo para 2,9% a 3,8% do PIB", ou "recuperar a identidade marítima nacional num quadro moderno, pró-ativo e empreendedor", são três dos oito objetivos da Estratégia Nacional para o Mar 2013/2020, que vai ser apresentada a partir das 09:00, no Centro Cultural de Belém. 

A ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAAOT), Assunção Cristas, considerou hoje, em comunicado de imprensa, que o mar é um "desígnio nacional", cujo potencial vai ser concretizado pela "valorização económica, social e ambiental do oceano e das zonas costeiras, para benefício de todos os portugueses".

*   A parangona é bonita, "Estratégia Nacional para o Mar" mas em termos de estratégia a ministra pensa numa grande banheira com patinhos de plástico e ondinhas para furar e tudo.

.
.
2-RACISMO

 A HISTÓRIA




BBC - Racismo A História. 
O filme aborda o cruel legado deixado pelo racismo ao longo dos séculos. Iniciando pelos EUA, berço da Ku Klux Klan, onde o pesquisador James Allen, possuidor de vasta coleção de material fotográfico e jornalístico sobre linchamentos, defende que há um movimento arquitetado para apagar a mácula racial da memória do país. A seguir, remonta à colonização belga do Congo, por Leopoldo II, onde os negros que não atingiam a quota diária de borracha tinham a mão direita decepada. O documentário trata ainda da problemática racial na África do Sul (Apartheid) e Grã-Bretanha, abordando a luta do Movimento pelos Direitos Civis nos EUA e a desconstituição do mito da existência de raças.

 FONTE:Jackson7ification


.
.
HOJE NO
"i"

Lisboa eleita a quarta cidade 
mais bela do mundo 
 
Lisboa foi considerada a quarta cidade mais bonita do mundo.A capital portuguesa está no top 10 das cidades mais belas do planeta, elaborado pelo site de viagens “Urban City Guides”.

A liderar a tabela está Veneza, seguindo-se Paris e Praga. Lisboa surge no quarto posto, sendo destacada como uma das cidades mais cénicas do mundo, com os seus miradouros, colinas e ruas pitorescas. Uma cidade de “uma beleza sem esforço com detalhes cativantes”, define o site.

O Rio de Janeiro aparece em quinto lugar, seguido de Amesterdão, Florença e Roma. Os nono e décimo postos são ocupados por Budapeste e Bruges, respectivamente.

No mesmo site, Portugal também aparece no top dos 10 países mais bonitos, conquistando o sexto lugar, atrás da Itália, que lidera a lista, da Espanha, da Austrália e da Grécia. Estados Unidos, Brasil, África do Sul e Alemanha completam os restantes cinco lugares do top.

* Até nos babamos, mas para nós é a mais bonita. 

.
.

CASCADE DEMO TEAM

SHOW MATRIX




.
.
 HOJE NO
"A BOLA"

«Perdemos a competição menos importante» - Xavi

Xavi Hernández desvaloriza a eliminação do Barcelona da Taça do Rei imposta pelo Real Madrid, argumentando tratar-se da «competição menos importante» em que a equipa catalã participou esta época.
«Há que ganhar ao Real Madrid no sábado para afastar um rival e seguir com a cabeça levantada. Não se passa nada, perdemos a competição menos importante», apontou o médio espanhol, admitindo que a estratégia delineada por José Mourinho «afetou muito» os blaugrana: «Eles acabaram por ter um jogo muito cómodo. Bem fechados atrás e com jogadores muito físicos na frente».
«Falam sempre em cansaço quando perdemos. O problema é recuperar a dinâmica ganhadora. Sofremos um revés em Milão e as pessoas não nos veem tão bem, mas ainda faltam títulos mais importantes», ressaltou.

* A desculpa da dor de corno

.

FERNANDA PALMA

.



Assédio sexual

O chamado "assédio sexual" é um conceito muito amplo, que abrange condutas que vão desde a mera sedução excessiva e não correspondida até à verdadeira importunação de outras pessoas. A dificuldade de traçar a fronteira entre o que é tolerável e o que afeta a liberdade alheia torna discutível uma incriminação, por razões de previsibilidade e segurança.

O assédio sexual torna-se insuportável quando implica a redução da liberdade da vítima, comprimindo o seu espaço de decisão. Na reforma penal de 1998, foram introduzidas novas modalidades de coação sexual e de violação, relativamente a atos sexuais extorquidos com abuso da autoridade, resultante, por exemplo, de dependência familiar, laboral ou hierárquica.
Há, porém, uma área difícil de caracterizar, que engloba condutas que não atingem esta gravidade objetiva, embora possam molestar subjetivamente uma pessoa. O Direito Penal não deve intervir nessa área nebulosa, sob risco de se confundir com a Moral, imiscuindo-se em relações privadas e íntimas que podem ser geridas sem recurso aos tribunais.
Essa área relevante para a Moral (e para a Religião) pode ser debatida em público em relação a casos concretos como o que recentemente foi suscitado quanto a um alto dignitário da Igreja? A confusão apressada entre a perspetiva moral e o Direito pode afetar profundamente as pessoas visadas, expondo--as à humilhação pública e provocando danos irreparáveis.
Assim, antes de se formular uma acusação de assédio sexual, deverá ter--se em conta que é necessário preservar um território penalmente neutral, respeitante à esfera de intimidade das pessoas. A penetração nesse terreno movediço dificilmente promoverá a liberdade, veiculando apenas moralismos atávicos, ainda que ao serviço de justas críticas institucionais.
Perante relações sexuais entre adultos, devemos deixar a Deus o que é de Deus e oferecer a César o que lhe pertence. Devem ser denunciadas as importunações sexuais que, objetivamente, constituam uma restrição da liberdade sexual ou de determinação sexual dos ofendidos, mas devem ser preservados da exposição mediática quaisquer outros relacionamentos.
Tal como escreveu Stuart Mill, em 1859, no seu célebre ensaio ‘Sobre a liberdade’, cada indivíduo tem o direito de agir como quiser, desde que as suas ações não prejudiquem outras pessoas. Se uma ação só afeta diretamente quem a pratica, a sociedade não tem o direito de intervir: "Sobre si mesmo, sobre o seu próprio corpo e mente, o indivíduo é soberano." 

 Professora Catedrática de Direito Penal

IN "CORREIO DA MANHÃ"
24/02/13

.
.
.
HOJE NO
"PÚBLICO"

Risco de pobreza nas crianças e 
idosos acima da média europeia 

Portugal estava em 2011 entre os países em que o risco de pobreza e exclusão social nas crianças e nos idosos suplantava a média da União Europeia (UE), revela um relatório divulgado nesta terça-feira pelo Eurostat.

O relatório do gabinete de estatísticas da UE indica que 28,6% das crianças portuguesas estavam nesse ano em risco de pobreza e exclusão social, contra uma média de 27% na União. Quanto aos idosos, encontravam-se nesta situação 24,5% dos portugueses com 65 ou mais anos, bastante acima da média de 20,5% dos 27 Estados-membros da UE.
Na população em geral, os resultados mostram também que entre 2010 e 2011 baixou ligeiramente – de 25,3% para 24,4% – o número de portugueses em risco de pobreza e exclusão social, um dado que se deve apenas ao facto de nesse período ter baixado também o rendimento mediano do país que serve de base ao cálculo das taxas.

Outros países como a Irlanda ou a Grécia, onde também vigoram programas de assistência financeira internacional, ou que tenham adoptado políticas de austeridade – casos de Espanha ou Itália – estavam em 2011 em situação ainda mais grave do que Portugal.

São consideradas pessoas em situação de exclusão social as que aufiram de rendimentos inferiores a 60% da média nacional, que tenham privações materiais graves ou que pertençam a agregados familiares com baixa intensidade de trabalho. 

Na Europa, quase um em cada quatro cidadãos estava em 2011 nesta situação (24,2% da população), o que corresponde a cerca de 120 milhões de europeus.

* Na Europa dos 27 existem 120 milhões de pobres, a UE foi concebida para que  esta miséria enriqueça políticos, banqueiros e capitalistas???

.
.
 II-TABU
 AMÉRICA LATINA

4.Mutação Sexual




.
.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Provedor recomenda ao Parlamento clarificação da lei 

O provedor de Justiça recomenda à Assembleia da República que clarifique urgentemente as "hipotéticas dúvidas" sobre a lei da limitação dos mandatos autárquicos.

Alfredo de Sousa, na recomendação a que o Económico teve acesso, aponta a "polémica, de índole essencialmente política" que tem envolvido este tema e a "discussão não só mediática, mas também académica", que até às eleições autárquicas "pode prejudicar a serenidade necessária ao diálogo público sobre os problemas que, a nível local, devam ser resolvidos pelas autarquias locais e, nessa medida, careçam da atenção do eleitorado, em momento prévio à sua escolha".
 O Provedor lembra as recentes posições públicas de Freitas do Amaral, Marcelo Rebelo de Sousa e Borges Gouveia e diz entender que deve ser o Parlamento a encerrar a discussão em causa. Como? "Através da demonstração da sua vontade, democraticamente legitimada e enquadrada pelas normas constitucionais pertinentes".
"O legislador deve ser claro e transparente: ou quis a inelegibilidade de autarcas com três mandatos sucessivos na mesma autarquia ou em qualquer outra autarquia", diz o provedor.

Por outro lado, Alfredo José de Sousa "não subscreve a tese tornada pública por alguns professores de direito de uma existência de inconstitucionalidade por omissão parcial cuja fiscalização pudesse ser suscitada no âmbito do poder de iniciativa estabelecido no artigo 283 da Constituição".

Diz o artigo que a requerimento do provedor de Justiça, o Tribunal Constitucional "aprecia e verifica o não cumprimento da Constituição por omissão das medidas legislativas necessárias para tornar 
 exequíveis as normas constitucionais". Algo que considera não poder estar em causa nesta situação e também não entende que possa dar lugar a um pedido de fiscalização abstrata sucessiva para se decidir "qual a interpretação correta de determinada norma". 

Um caso destes só poderá suceder, diz o provedor, no âmbito de "contencioso eleitoral".

* Alfredo de Sousa um cidadão com coluna vertebral bem direita.

.
.
JOAQUIN SABINA

Y SIN EMBARGO




.
.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Interpol lança iniciativa mundial 
contra pesca ilegal

A organização internacional de polícia criminal (Interpol) anunciou esta terça-feira o lançamento de uma iniciativa mundial para combater a pesca ilegal e os delitos associados a esta atividade.

A iniciativa da Interpol foi divulgada durante a primeira conferência internacional sobre esta prática ilegal, a decorrer na cidade de Lyon (sudeste de França), onde também fica a sede da Interpol.
 O projeto denominado SCALE vai incluir, entre outros aspetos, operações de fiscalização da atividade pesqueira com caráter criminal, desarticulação de rotas de tráfico e reforço dos programas de vigilância.
Uma campanha de sensibilização sobre a criminalidade no setor pesqueiro e as respetivas consequências é outras das vertentes do projeto.
A Interpol pretende ainda criar grupos nacionais especializados em segurança ambiental "para garantir a cooperação ao nível da delinquência relacionada com o setor pesqueiro dentro e fora de fronteiras", indicou um comunicado sobre os objetivos da conferência internacional.
A organização vai também avaliar as necessidades dos países que são particularmente vulneráveis à pesca ilegal e reunir dados sobre a delinquência pesqueira.
O programa da Interpol conta com o apoio oficial do Governo da Noruega, da Agência de Cooperação para o Desenvolvimento norueguesa e da organização não-governamental Pew Charitable Trusts, que luta contra a sobrepesca nos oceanos.
As operações do projeto SCALE vão ser desenvolvidas preferencialmente em regiões "vulneráveis", como África Ocidental e Sudeste asiático.
A pesca ilegal, segundo os organizadores da conferência, provoca anualmente a nível mundial prejuízos na ordem dos 23.500 milhões de dólares (cerca de 17.978 milhões de euros) e representa até 20% de todas as capturas mundiais de pescado.
Em algumas partes do mundo a situação atinge proporções mais graves. Por exemplo, na África subsaariana, a pesca ilegal pode representa até 40% da captura de pescado.
A prática pesqueira ilegal contribui, segundo os mesmos responsáveis, "para uma pressão extrema sobre as populações de peixes no mundo, que registam atualmente máximos históricos".
A Interpol é a maior organização policial do mundo e integra 190 países membros.

* Prender simples pescadores ilegais não adianta, importante é prender quem controla essa actividade e se isso acontecer talvez apareçam senhores de colarinho branco no banco dos réus.

.
.

 QUEM SABE, SABE





.
.

HOJE NO

"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

 TAP apresenta resultados de 2012 
Lucro de 16 milhões de euros 

A TAP fechou o ano de 2012 com um lucro de 16 milhões de euros, que compara com 3,1 milhões de euros do ano anterior, o que foi considerado “uma grande vitória e um grande resultado” no atual contexto. 

“A TAP teve uma performance excecional num ano muito difícil da economia portuguesa e europeia”, afirmou hoje o administrador financeiro da TAP, Michael Connely, em conferência de imprensa, realçando que a empresa regista resultados positivos pelo quarto ano consecutivo. 

Os resultados hoje apresentados são referentes à TAP SA, que inclui o transporte aéreo e a manutenção em Lisboa, tendo ambos "contribuído positivamente para o resultado líquido". Questionado sobre os resultados da manutenção no Brasil (ex-VEM), responsável pelos prejuízos da TAP SGPS, Michael Connely disse que "hoje é so TAP SA". 

* O pior é o passivo...

.
.
ASSENTADAMENTE

















.

HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Impasse em Itália mergulha 
Europa na angústia 

A Itália está mergulhada num impasse político, sem vencedor claro nas eleições nacionais de domingo e segunda-feira, o que fez soar os alarmes de um possível regresso da crise, desta vez na terceira economia da zona euro. 

Os mercados financeiros reagiram de forma muito negativa ao anúncio de uma vitória arrancada a ferros do centro esquerda na Câmara dos Deputados (29,54% contra 29,18% para a direita de Silvio Berlusconi) e a sua incapacidade para obter uma maioria no Senado. Os politólogos italianos procuram analisar hoje o "boom de Grillo, o ex-cómico cujo Movimento Cinco Estrelas conseguiu um quarto dos votos nas duas câmaras do Parlamento italiano e se encontra na posição de "árbitro" na política italiana. 

Um dia depois do seu resultado-surpresa nas eleições, Beppe Grillo veio já dizer que a sua formação não pretende aliar-se a nenhum outro partido, mas decidirá caso a caso se vota ou não a favor das reformas propostas pelo próximo governo. Stefano Folli, do jornalo Sole 24 Ore, explicou à AFP que este voto de protesto se prende com a "desconfiança perante a moeda única e os sacrifícios impostos pela União Europeia" em menos de 15 meses de governo tecnocrata liderado pelo ex-comissário europeu, Mário Monti. 

A Comissão Europeia garantiu, por seu lado, ter ouvido a mensagem de "preocupação" enviada pelos cidadãos italianos, mas pediu a Roma para "respeitar os seus compromissos" em termos orçamentais e de reformas. A perspetiva de ingoverrnabilidade na terceira economia da zona euro provocou o caos nos mercados: a Bolsa de Milão perdia 4% ao início da tarde. A Itália preocupa porque está em forte recessão (- 2,2% para o PIB de 2012) e enfrenta uma dívida colossal de dois biliões de dólares. 

* Estes romanos são loucos



.
POGO POGO





.
.
HOJE NO
"RECORD"

Portugal recebe maior evento da história 
a nível europeu Moche Series 
revelado esta terça-feira

Portugal vai acolher entre setembro e outubro deste ano o Moche Series – Cascais Trophy, evento que reúne quatro dos mais importantes campeonatos a nível do circuito mundial da ASP (Associação de Surfistas Profissionais).

As novidades foram apresentadas esta terça-feira numa conferência de imprensa realizada em Carcavelos, com as Câmaras Municipais de Cascais e de Peniche a unirem-se com a Moche para criarem o maior evento de surf alguma vez feito na Europa.

Além da etapa do World Tour masculino, que decorre desde 2009 em Peniche, e do WQS (circuito mundial de qualificação) 6 estrelas que acontece em São Miguel, nos Açores, foi ainda anunciada a promoção do EDP Surf Fest, em Carcavelos, de evento do WQS para etapa do World Tour feminino. De raiz vai ser ainda criada uma etapa Prime – as de maior importância do circuito WQS masculino - em Carcavelos.

Mas as novidades não se ficam por aqui e, com a criação do Cascais Trophy, Portugal vai receber uma competição ao estilo havaiano (Triple Crown), ou seja, haverá uma distinção para o melhor surfista no conjunto das duas provas mais importantes: a etapa do Circuito Mundial e o evento Prime em Carcavelos.

Destaque ainda para a praia de Carcavelos passar a ser palco secundário do Rip Curl Pro Portugal, o que poderá fazer com que o campeonato mude de local, caso as condições não sejam as ideias em Peniche.

Este evento vai ter um prize money de 1 milhão de dólares (mais de 750 mil euros), com um total de 30 mil pontos em disputa para os rankings da ASP e tem como objetivo reunir a elite masculina e feminina do surf mundial durante mais de um mês em Portugal.

Calendário do MOCHE SERIES - Cascais Trophy - Portugal 2013:
- WQS 6* - 3 a 8 de setembro – S. Miguel/ Açores
- EDP Cascais Girls Pro – 2 a 7 outubro – Carcavelos
- Rip Curl Pro Portugal – 9 a 20 outubro – Supertubos / Carcavelos
- PRIME Masculino – 22 a 27 outubro – Carcavelos
- Cascais Trophy – Melhor ranking combinado das duas provas masculinas (WCT e Prime)


* Uma boa notícia para Portugal.

.


 OOOPS!!!!
 
 









 .
.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

ASAE deteta carne de cavalo em lasanhas, hambúrgueres, canelones e almôndegas

A ASAE instaurou, esta terça-feira, cinco processos-crimes a empresas portuguesas por fraude sobre mercadoria e apreendeu 79 mil quilogramas de carne contendo vestígios de carne de cavalo.
Em comunicado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) adianta que foram também apreendidas, no comércio de retalho e distribuição 18.839 embalagens de produtos à base de carne, como por exemplo lasanhas, hambúrgueres, canelones e almôndegas.

Segundo a ASAE, os 79 mil quilogramas de carne e produtos à base de carne contendo carne de cavalo foram apreendidos em estabelecimentos industriais de preparação, embalamento e distribuição de carnes no comércio a retalho (grandes superfícies).

Este organismo de fiscalização refere também que a abertura dos cinco processos-crimes resultou na realização de 134 colheitas de amostras para análises laboratoriais para determinação da existência de ADN em carne de cavalo, tendo verificado, até ao momento, 13 resultados positivos.

A ASAE diz ainda que vai continuar com as ações de fiscalização neste domínio.

* O cidadão português tem o direito de saber o nome das empresas envolvidas, para decidir se continua a ser cliente ou não.

.
.

 EDUCAÇÃO EXEMPLAR





.
.
HOJE NO

"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Vista Alegre Atlantis 
exporta 61% das suas vendas

O grupo Vista Alegre Atlantis continua a aumentar as suas vendas no exterior que permitem compensar as quedas no mercado interno. Já este ano a Vista Alegre Atlantis abriu uma loja em Moçambique.
 O grupo Vista Alegre Atlantis (VAA) realizou, no ano passado, vendas de 54,2 milhões de euros, tendo 33 milhões de euros sido registadas fora de Portugal, um aumento de 7,4% face ao ano anterior. Este crescimento das exportações permitiram compensar a queda de 8,4% em Portugal, mercado em que as vendas atingiram 21,1 milhões de euros.

"Pela segunda vez consecutiva em muitos anos, a área de exportação ultrapassou o mercado nacional, resultado do redireccionamento da actividade do grupo para os mercados externos", diz a empresa em comunicado, destacando como principais mercados externos a França, Espanha, Itália e Brasil.

Em 2012, a Vista Alegre Atlantis inaugurou dois "showrooms", um em Nova Iorque, outro na Índia, tendo, ainda, aberto duas lojas: uma na Tunísia, outra na Bielorrússia. Já este ano foi inaugurada a loja em Maputo, Moçambique.

Por segmentos, a porcelana e complementares continua em queda de 4,9% e a faiança caiu 5,2%, para um aumento de 8% no segmento de louça de forno e de 9,9% no cristal e vidro.

Face ao corte de custos de 2,2%, a empresa conseguiu fazer crescer o EBITDA para 2,4 milhões de euros, contra os 981 mil euros em 2011. O grupo diz que este desempenho foi fruto "de uma estratégia de selecção criteriosa de clientes e de salvaguarda da margem das encomendas". O grupo, pertencente à Visabeira, acrescenta que "esta recuperação teria tido uma maior magnitude se não fossem os significativos aumentos dos preços do gás e da electricidade que tiveram um impacto muito negativo ao nível do custo das mercadorias vendidas e das matérias consumidas e dos fornecimentos e serviços externos".

Devido ao factores extraordinários, o grupo teve prejuízos de 3,5 milhões de euros. Em 2011, os resultados positivos também tinham sido influenciados, positivamente, pela reversão de provisões. Sem factores não recorrentes, os resultados de 2012 seriam de 3,4 milhões de euros negativos, contra prejuízos de 3,9 milhões em 2011 também não considerando items não recorrentes.

*  Um  grupo empresarial com engenho e arte.

.