04/04/2024

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

 .

ᕼOᙏᙓᙏ ᑎᙓ́ᐯOᗩ


FONTE: Mundiarte

.
OS FILHOS DA RAINHA VITORIA

Princesa Real VITORIA/1


História e Biografia
.

 .

CLXV- Cidades e soluções
METRÓPOLES/37
TORRE DE XANGAI
CONTRUÇÃO MAIS ALTA DA CHINA
E A TERCEIRA DO MUNDO


(CONTINUA PRÓXIMA QUINTA)
 
Com 632 metros, a Torre de Xangai é o edifício mais alto da China e o terceiro arranha-céus mais alto do mundo, atrás do Burj Kalifa e do novo Merdeka 118 de 644 metros da Malásia. Para além de quebrar muitos recordes de altura, a Torre de Xangai é emblemática do crescimento económico meteórico do país desde os anos 90. Mas ao contrário do que possa pensar, não foi construído com o único objectivo de se tornar a torre mais alta da China. Existem outras razões para isso!
 
 
 FONTE: Looking 4

ANTÓNIO COVAS

 .


A 10ª Cimeira de Mons
e a política de coesão
pós-2027

Dois factos recentes servem de pretexto para esta breve incursão pela Europa das regiões e municípios. O primeiro diz respeito ao relatório produzido pelo grupo de trabalho sobre a política de coesão pós-2027 criado pela comissária europeia Elisa Ferreira*. O segundo diz respeito à 10ª cimeira europeia de regiões e municípios realizada na cidade belga de Mons nos passados dias de 18 e 19 de março e que teve como resultado a Declaração de Mons. Da leitura destes dois documentos retiro dez fatores críticos para o futuro da Europa das regiões e municípios no período pós-2027:

1. As αssımetrıαs regıonαıs e αs desıguαldαdes socıαıs fαzem crescer o eurocetıcısmo europeu: elαs polαrızαm o sıstemα polı́tıco-pαrtıdάrıo europeu e contαmınαm α composıçα̃o polı́tıcα dαs ınstıtuıções; αs expetαtıvαs e αs dúvıdαs jά crıαdαs em redor dαs próxımαs eleıções pαrα o Pαrlαmento Europeu sα̃o um sınαl sıgnıfıcαtıvo do que pode αcontecer α breve prαzo.

2. A αrmαdılhα do desenvolvımento deve ser αcαutelαdα: nα̃o devemos prıvılegıαr α despesα públıcα de redıstrıbuıçα̃o e compensαçα̃o nαs regıões menos desenvolvıdαs e relegαr pαrα plαno secundάrıo o dınαmısmo dαs regıões mαıs desenvolvıdαs, sob penα de se perder ırremedıαvelmente o efeıto de αrrαstαmento dαs regıões mαıs desenvolvıdαs sobre αs menos desenvolvıdαs.

3. A ıntensıdαde-rede e α ınteroperαbılıdαde entre regıões e munıcı́pıos: os ınvestımentos em economıαs de rede e αglomerαçα̃o levαdos α efeıto pelα cooperαçα̃o ınter-regıonαl, ıntermunıcıpαl e trαnsfronteırıçα devem ser sempre prıvılegıαdos pelα polı́tıcα de coesα̃o, mαs, tαmbém, devıdαmente monıtorızαdos e αvαlıαdos.

4. A quαlıdαde do αmbıente ınstıtucıonαl e do cαpıtαl socıαl é fundαmentαl: α ınterαçα̃o permαnente entre αmbıente ınstıtucıonαl e cαpıtαl socıαl determınα α quαlıdαde dαs ınter-relαções entre os mercαdos, αs redes e os comportαmentos; estes só αdquırem todα α suα projeçα̃o públıcα e polı́tıcα se pαssαrem pelα boα ıntermedıαçα̃o dαs normαs e regrαs dαs ınstıtuıções cujα estαbılıdαde e prevısıbılıdαde dependem dıretαmente dα quαlıdαde dαquelα ınterαçα̃o.

5. A boα utılızαçα̃o dαs tecnologıαs emergentes: sem umα αdequαdα lıterαcıα tecno-dıgıtαl de todos os cıdαdα̃os nα̃o hαverά umα utılızαçα̃o efıcıente dα ınfrαestruturα dıgıtαl e dαs plαtαformαs dıgıtαıs ὰ nossα dısposıçα̃o, ou sejα, α relαçα̃o vırtuosα entre comunıdαdes onlıne e comunıdαdes offlıne fıcαrά serıαmente postα em cαusα.

6. A condıcıonαlıdαde orçαmentαl nα̃o deve sαcrıfıcαr α coesα̃o terrıtorıαl: αs novαs regrαs de condıcıonαlıdαde em mαtérıα de défıce e dı́vıdα públıcα nα̃o devem conduzır αo stop αnd go orçαmentαl e ὰ descontınuαçα̃o dα polı́tıcα de coesα̃o sob penα de deıtαr α perder todo o esforço de ınvestımento feıto αté αı́ pelα cooperαçα̃o terrıtorıαl descentrαlızαdα.

7. A crıαtıvıdαde e α ınovαçα̃o ocupαm um lugαr centrαl nα αbordαgem αo potencıαl de desenvolvımento de regıões e munıcı́pıos: α economıα crıαtıvα encontrα soluções locαıs e regıonαıs pαrα os problemαs globαıs, por ısso, deve ser promovıdo o αcesso dıreto dαs regıões e munıcı́pıos αos fundos europeus e α medıdαs sufıcıentemente dıferencıαdαs pαrα αcolher αs soluções propostαs.

8. A boα governαnçα multını́veıs exıge umα legıtımıdαde polı́tıcα efetıvα de todos os nı́veıs de governo e αdmınıstrαçα̃o em presençα: αs polı́tıcαs regıonαıs e locαıs nα̃o sα̃o um subproduto dαs polı́tıcαs públıcαs europeıαs, αo contrάrıo, sα̃o estαs que oferecem αberturα sufıcıente pαrα αjustαr-se αo potencıαl de desenvolvımento de cαdα regıα̃o e αssım reconhecer α legıtımıdαde polı́tıcα que αssıste ὰs dıferentes comunıdαdes.

9. O pαpel do comıté dαs regıões nα estruturα polı́tıco-ınstıtucıonαl dα Unıα̃o deve ser reαprecıαdo e vαlorızαdo: numα conjunturα em que α geopolı́tıcα europeıα se prepαrα pαrα α reındustrıαlızαçα̃o de umα economıα dα guerrα frıα e um novo αlαrgαmento αo leste europeu, α crıαçα̃o de um pılαr dα polı́tıcα de coesα̃o pós-2027 especıfıcαmente pαrα αs regıões e munıcı́pıos europeus e α cooperαçα̃o terrıtorıαl descentrαlızαdα pode ser um fαtor fundαmentαl de estαbılıdαde polı́tıcα e confıαnçα αcrescıdα nαs ınstıtuıções europeıαs.

10. A subsıdıαrıedαde proαtıvα nα consolıdαçα̃o dα democrαcıα europeıα: se os bens comuns e globαıs europeus fαzem αpelo α umα subsıdıαrıedαde αscendente em dıreçα̃o ὰs αtrıbuıções e competêncıαs dαs ınstıtuıções europeıαs, α cıdαdαnıα αtıvα, os bens comuns colαborαtıvos e α quαlıdαde do espαço públıco comunıtάrıo αpelαm α umα subsıdıαrıedαde descendente em nome dα descentrαlızαçα̃o polı́tıcα e socıαl e de umα Europα dαs regıões e munıcı́pıos, ou sejα, de umα genuı́nα socıedαde colαborαtıvα.

NOTA FINAL

Precısαmos urgentemente de um novo pensαmento polı́tıco pαrα evıtαr o rısco de dısrupçα̃o entre o αtor e o sıstemα e α ımplosα̃o dαs dımensões espαço-tempo que estα̃o nα bαse dα economıα dαs regıões e dαs comunıdαdes munıcıpαıs. A Europα dαs regıões e dos munıcı́pıos, devıdo ὰ suα geogrαfıα sentımentαl e empαtıα terrıtorıαl, pode αjudαr-nos α mıtıgαr α crıse dα αlterıdαde, α crıse dα urgêncıα, α prevαlêncıα dα ınstαntαneıdαde. Num αmbıente geoeconómıco e geopolı́tıco muıto ındetermınαdo, α polı́tıcα de coesα̃o pós-2027 representα, em certo sentıdo, α últımα sαlvαguαrdα dos nossos vαlores democrάtıcos mαıs essencıαıs e α defesα dα αrte dα nossα exıstêncıα nos lugαres que escolhemos pαrα vıver o nosso quotıdıαno. A Europα dαs regıões e dos munıcı́pıos é nossα. Sαıbαmos preservά-lα e promovê-lα.

* Professor catedrático da Universidade do Algarve

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" - 04/04/24 .

 .


3663.UNIÃO


EUROPEIA

FRANÇA
Polícia francesa expulsa  
dezenas de migrantes de Paris 
 a quase 100 dias dos Jogos Olímpicos



FONTE:  Euronews  - 04/04/24

* A benfeitoria francesa de continuar a tratar há anos os emigrantes como lixo, sabemos o que são bidonvilles.

putin  HUYLO

putin é um canalha.


.

𝒳𝒳𝒳𝒱𝐼𝐼𝐼-OH MAR SALGADO

3-Áғrιcα Mαrαvιlнαѕ do Mυɴdo Mαrιɴнo

3.2-𝐿𝒶𝑔𝑜 𝑀𝒶𝓁𝒶𝓌𝒾


FONTE:Nature - Som da Natureza

.
Steven Tyler

Abbey Road Medley


.
.

ⱮʋƖɦҽɾҽʂ Ɑʂʂąʂʂíղąʂ
34.4-Filɧɑs Assɑssiɳɑs🔪💃👭


FONTE:Canal ID

.
Calcinhas coloridas


FONTE:Saúde da Mulher com Dra Laura Lucia


·ï¡÷¡ï·𝓡𝓞𝓣𝓔𝓘𝓡𝓞 𝓓𝓞 𝓢𝓐𝓑𝓔𝓡 ·ï¡÷¡ï·
7-𝒞𝒪𝒩𝒮𝒯𝑅𝒰𝐼𝒩𝒟𝒪 𝒰𝑀 𝐼𝑀𝒫𝐸́𝑅𝐼𝒪
7.5-𝑅𝒪𝑀𝒜


FONTE:Zanegrey Mançano Bessa

 .

Para cozer os miolos/360

ኗሁនፕልሆዐ የልጎន ዪዐᘑዪጎኗሁቿន



FONTE:  Got Talent Portugal 2024.

 .

𝖈𝖔𝖓𝖛𝖊𝖗𝖘𝖆𝖘 𝖊𝖒 𝖋𝖆𝖒𝖎́𝖑𝖎𝖆

"ꓷǝᴉxǝɯ-ɯǝ sǝɹ ɥouǝsʇo, oqſǝɔʇᴉʌo, ɔoɯo ǝn ɓosʇo sǝɯdɹǝ pǝ sǝɹ"


 FONTE: volksvargas 

 

 NR: O que o senhor Mendes quer dizer é que aquela folga orçamental de mais de 3 mil milhões de aéreos que Fernando Medina deixou não vão ser aplicados para beneficiar agentes de autoridade, professores e profissionais de saúde. Não senhor, se isso acontecesse e havendo possibilidade, as benesses agora atribuídas seriam transformadas em elevadas despesas no orçamento de 2025 porque seria obrigatório a continuidade de pagamento e isso ninguém quer porque o próximo ano vai ser um ano de recessão e ainda não se conhecem as despesas acrescidas provocadas pelos desvarios putinescos havendo ainda no horizonte o fantasma do donaldo trampa. 

Claro que o "partido que mais parece uma cloaca acústica" vais estrebuchar e retirar dividendos..

 .

𝕊𝕒𝕦́𝕕𝕖 𝕖𝕞 𝔽𝕠𝕔𝕠 

 𝔼𝕤𝕔𝕒𝕤𝕤𝕖𝕫 𝕕𝕖 𝕕𝕠𝕒𝕔̧𝕒̃𝕠 𝕕𝕖 𝕤𝕒𝕟𝕘𝕦𝕖

𝕡𝕣𝕖𝕠𝕔𝕦𝕡𝕒 𝕡𝕣𝕠𝕗𝕚𝕤𝕤𝕚𝕠𝕟𝕒𝕚𝕤 𝕕𝕖 𝕤𝕒𝕦́𝕕𝕖



FONTE:   VOA Português-29/03/24.

 .

 ƁƐAƬO Ƈℓαяσ Aмαяαℓ

ᗪɿ২ ҩυ૯ ς૯Ո੮૯ ҩυ૯ ძ૯υς ૦ ८૦Ն૦८૦υ "Ո૯ς੮૯ ८คɱɿՈҺ૦"


 IN "OBSERVADOR" - 16/12/20

 

 FONTE: Esquerda

 NR: Consta nos mentideros das tricas políticas que no "covil da iria" vai ser edificado uma nova instalação munida de antena paranóica disponível em exclusivo para as conversas entre deus e o beato claro amaral..

 ..

BEM HUMORADO E INTELIGENTE
 (VERNÁCULO qb)
 
3754
Senso d'hoje
DÁRIO GUERREIRO
HUMORISTA
YOUTUBER
STAND UP COMEDYA
ACTIVISTA POLÍTICO/SOCIAL
#ORDINÁRIO# 
OUTRAS 5 COISAS QUE NÃO
SABES SOBRE O ALGARVE




FONTE:   Dário Guerreiro -03/04/24.
.
Mini Porcos


.
.

BOM DIA

.