04/02/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.


81-SUBTILEZAS

Distimia: O transtorno
depressivo persistente



RESUMO ANIMADO

FONTE:   Minutos Psíquicos

..

.
2-A TEMPESTADE
FESTIVAL DE TEATRO DE ALMADA
Cia João Garcia Miguel



Ficha Técnica e Artística
João Garcia Miguel a partir de William Shakespeare | Textos
João Garcia Miguel | Direcção e Encenação
Rita Costa | Assistência de Encenação
António Pedro Lima, David Pereira Bastos, Sara Ribeiro, Vitor Alves Silva | Interpretação
Nuno Rebelo | Música
Rita Prata | Apoio Cenográco e Adereços
Tiago Vieira | Figurinos
Luís Bombico | Desenho de Luz
Manuel Chambel | Direcção som
João Catarino | Imagem gráca
Raquel Matos | Produção
Alcina Monteiro |Consultoria de Imagem e Comunicação
Tiago da Câmara Pereira | Gestão de projectos
Sara Vigário | Assistente de Produção
Jenissa Meggi e Sara Gonçalves | Estagiárias Colégio Gil Vicente


.
.
MINUTOS DE
CIÊNCIA/217

PRODUTOS NOTÁVEIS/4  
 Quadrado da Soma, Quadrado da Diferença
 Produto da Soma pela Diferença



* Todas as segundas-feira de 14/01 até 18/02 iremos apresentar a matéria indicada em título  nas formas algébrica e geométrica, sempre que tiver dúvidas consulte o vídeo anterior deste interessantíssimo capítulo.


FONTE: MATEMÁTICA RIO

.
.
HOJE  NO 
"DINHEIRO VIVO"
Feira de Emprego do ISCTE reúne
 95 empresas e empreendedorismo
 é destaque

Outsystems, Aptoide e Talkdesk entre os recrutadores no evento que também junta banca, distribuição, retalho e comunicações esta semana.

É quase uma centena de empresas para uma escola de negócios que anuncia uma taxa de empregabilidade a tocar perto dos 100%. A Feira de Emprego da ISCTE Business School, IBS Career Forum, decorre quarta e quinta-feira com a presença de 95 das maiores empresas recrutadoras em Portugal e 41 dos seus líderes, segundo a organização.
 .
Em comunicado, a ISCTE Business School refere um contingente importante de empresas na área das tecnologias da informação (11) e dá destaque ao empreendedorismo “com várias startups e scaleups, tais como a 360imprimir, e também unicórnios, tais como a Outsystems e a Talkdesk, a marcarem presença”. 

 O sector mais representado, ainda assim, é o do retalho e grande consumo, trazendo à feira 18 recrutadores, como Worten, Jerónimo Martins e Luís Simões. Seguem-se as multinacionais de auditoria e consultadoria, com 14 presenças, incluindo nomes como Deloitte, KPMG, Accenture ou Boston Consulting Group. Estão presentes organizações não governamentais, como os Médicos Sem Fronteiras. 

Estas presenças acontecem depois de o ISCTE ter iniciado um programa de pós-graduação em Ação Humanitária. A organização refere que está também para breve um mestrado internacional nesta área. 

A ISCTE Business School – que refere de uma taxa de empregabilidade de 95% entre os seus licenciados, e de 99% entre quem conclui mestrado – terá nesta 16ª edição da feira de emprego assinala também a presença, quarta-feira, do secretário de Estado do Orçamento, João Leão, e de Allan Katz, anterior embaixador dos Estados Unidos em Portugal. 

Já na manhã de quinta-feira, Miguel Cabrita, secretário de Estado do Emprego, será orador convidado durante um encontro com 25 diretores de recursos humanos para apresentação e discussão dos principais desafios que hoje se colocam à gestão do capital humano. 

O evento será ainda marcado por apresentações institucionais por parte das empresas e pela realização de entrevistas rápidas com os candidatos (com duração 5 minutos), além de business breakfasts, ou “pequenos-almoços que juntam na mesma mesa recrutadores e estudantes”, descreve o comunicado.

* Ou é uma excelente iniciativa ou um folclore bem gizado, temos esperanças na primeira opção.


.
.
XXX- MEGA MÁQUINAS

4-Aviões e
Aviadores Intrépidos



*Interessante série reveladora da quase perfeição mecânica, notável produção do Canal História


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:  Super Documentários

.. .
.
HOJE NO 
"AÇORIANO ORIENTAL"
PCP condena Governo português 
pelo reconhecimento de Juan Guaidó

O PCP condenou, esta segunda-feira, o reconhecimento pelo Governo português de Juan Guaidó como Presidente interino da Venezuela, considerando que não é com este alinhamento que se defendem os interesses do povo venezuelano nem da comunidade portuguesa.
.
“O PCP condena o ‘reconhecimento’ e apoio anunciado pelo Governo do PS, com o apoio do PSD e CDS, ao ‘presidente’ fantoche nomeado pela administração Trump para a Venezuela, que contou com o apoio imediato de Bolsonaro”, refere o PCP em comunicado.

Para os comunistas portugueses, este apoio revela “uma intolerável afronta à soberania e independência da República Bolivariana da Venezuela, ao povo venezuelano, à Carta das Nações Unidas e ao Direito Internacional”.

O PCP defende que não é com “o alinhamento com aqueles que são responsáveis por tentativas de golpes de Estado, violência e terrorismo, sanções e bloqueio económico, confiscação ilegal de bens e recursos financeiros da Venezuela ou por provocações junto à sua fronteira a coberto de uma dita ‘ajuda humanitária’, assim como com a ameaça de intervenção militar reafirmada por Trump, que se defenderão os interesses do povo venezuelano e do povo português, incluindo da comunidade portuguesa naquele país”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou hoje que Portugal reconhece e apoia a legitimidade de Juan Guaidó como Presidente interino da Venezuela com a missão de organizar eleições presidenciais livres e justas.

Os comunistas entendem ainda que esta decisão desrespeita a Constituição da República Portuguesa.

“Ao arrepio dos interesses do país e do povo português, o Governo PS opta pelo apoio aberto à operação golpista contra a Venezuela, tornando-se assim co-responsável pela atual escalada de agressão levada a cabo pelos EUA, apoiada pela UE [União Europeia], e pelas suas graves e perigosas consequências para o povo venezuelano e a comunidade portuguesa que vive naquele país”, reiteram.

* Aplauda-se a coerência do PCP, da mesma maneira que vota contra a redução do tempo de sofrimento de doentes terminais, vota a favor da manutenção dum assassino a dirigir a Venezuela.
Aliás o PCP é um partido amigo do assassino norte-coreano, do criminoso chinês e do bárbaro russo.

.

RICARDO GONÇALVES CERQUEIRA

.






Com o fogo não se brinca

Resumidamente, a história é esta: A 20 de janeiro, num domingo de manhã, a PSP é chamada a intervir de urgência em Vale de Chícharos, Bairro da Jamaica, no Seixal. Na origem estão desacatos provocados por duas mulheres, familiares, que comemoravam o aniversário de uma amiga comum. Lá chegados, os agentes da brigada de intervenção foram recebidos com insultos e apedrejados por membros da família em conflito.
 .
A degradação deste bairro e a ausência absoluta de condições mínimas de sobrevivência para os que lá vivem estão documentadas e são sobejamente conhecidas.Composto por uma comunidade de raízes africanas com baixas qualificações e onde a situação de desemprego é a regra, o Jamaica é a ilustração fiel do processo de guetização em curso em diversos bairros sociais da Grande Lisboa. Sucessivos governos, anos consecutivos da mesma governação autárquica e um sem fim de "políticas públicas inclusivas" resultaram no que está à vista!
.
O cenário, só por si, recomendaria prudência na reação e bom senso no uso do verbo. Acontece, porém, que Joana Mortágua tem uma conta de Facebook e Mamadou Ba dispõe de tempo de antena. E quanto a isto, nada há a fazer.
.
Joana Mortágua, dirigente muito querida no BE de Almada, imbuída do espírito de razoabilidade que se lhe reconhece, entende temperar o assunto com a publicação de um vídeo sobre a "violência gratuita da PSP" e os "4 minutos que sintetizam a violência policial e o racismo neste país".
.
Mas como no Bloco as mentes mais capazes brilham aos pares, Mamadou Ba, assessor parlamentar do partido e dirigente da Associação SOS Racismo, entendeu adicionar a dose de ponderação e de razoabilidade que faltava. Num texto publicado no Facebook, Mamadou Ba refere-se à intervenção dos agentes da PSP como "a violência policial, que um gajo tenha de aguentar a bosta da bófia e da facho esfera é uma coisa natural, agora levar com sermões idiotas de pseudo radicais iluminados é já um tanto cansativo, carago".
.
Diante do barril de pólvora social, Joana e Mamadou comportaram-se como o pirómano diante do fogo. O desrespeito e as palavras de ódio que dirigiram às forças de segurança não podem ser dissociados do que se passou ? e vem passando ? desde então. Na madrugada de domingo seguinte, a esquadra da PSP da Bela Vista foi atacada. Na segunda-feira, na Avenida da Liberdade, quatro jovens acabaram detidos por atirarem pedras a agentes da Polícia. Durante três dias consecutivos que automóveis e caixotes do lixo são incendiados durante a noite.
.
Parece que Mortágua e Mamadou Ba não perceberam que com o fogo não se brinca, porque se o incêndio se descontrola não há quem se salve.
 .
*Gestor de empresas 

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
01/02/19 

.
.


1812.UNIÃO



EUROPEIA


AMIZADE PORTUGAL/USA

.
HOJE NO 
"DESTAK"
UTAO sinaliza "suborçamentação crónica" na Educação e na Saúde

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) indicou hoje que "o reforço sistemático" das despesas na Educação e na Saúde verificado nos últimos anos sugere "situações de suborçamentação crónica" nos dois ministérios. 

BEM ORÇAMENTADO
A conclusão integra o relatório da UTAO sobre a Conta Geral do Estado de 2017 (CGE/2017), documento a que a Lusa teve acesso e sobre o qual o ministro das Finanças, Mário Centeno, será ouvido na quarta-feira no parlamento, em audição na comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa.

"O reforço sistemático das despesas com pessoal no Ministério da Educação e a importância da utilização dos instrumentos de gestão centralizada para gerir as aquisições de bens e serviços no Ministério da Saúde sugerem situações de suborçamentação crónica que merecem um melhor enquadramento em sede de orçamentação", lê-se no relatório da UTAO.

* Entretanto os esqueletos das vigarices bancárias continuam a ser bondosamente orçamentados.

.
.
3. RADIOGRAFIA DE
UM AEROPORTO
3.4-O aeroporto que nunca dorme





FONTE: DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.
HOJE  NO 
"i"
CML pede à polícia que passe multas 
por mau estacionamento às trotinetes

Autarquia diz que PSP deve definir “prioridades”

A Câmara Municipal de Lisboa pediu à PSP e à Polícia Municipal que multem as trotinetes que se encontrem mal estacionadas, tal como acontece com os carros e com as motas.
.
Em declarações ao Eco, o vereador com o pelouro da mobilidade, Miguel Gaspar, disse que “os operadores já sabem” que esta é “intenção [da autarquia], se necessário, vir a obrigar a que o logout [fim da viagem] seja mesmo obrigatório [apenas] nesses locais [específicos, que serão 400].”
 
Além disso o responsável disse ainda que já alertou “os operadores de que deveriam estar prontos para esta funcionalidade até fevereiro”.

Já de acordo com o Observador, as empresas estão agora a realizar negociações com a autarquia nesse sentido e, por isso, veem esta solução como uma possibilidade. “Se de facto vamos implementar isso ou não, também depende da nossa capacidade de organização da carga.”, afirmou ainda o responsável ao Eco.

“Já determinámos, juntamente com as equipas de fiscalização, nomeadamente a Polícia Municipal e a PSP, o que é que são de facto as prioridades e, assim como autuamos os carros e as motas em cima do passeio, as trotinetas vão passar a ser fiscalizadas também.” E está para breve. “Julgo que, se não é esta semana, é para a próxima”, disse o vereador na passada terça-feira.

Recorde-se que no total há cinco empresas a operar em Lisboa: a Lime, a Voi, a Bungo, a Tier e a Hive.

* As empresas alugam o produto e constituiram-se inimputáveis quanto às regras que devem obrigar os "trotenistas" a cumprir.
Ciclistas e trotenistas gozam de total impunidade nas barbas da polícia, andam nos passeios estacionam onde querem e os peões correm riscos graves. 
Atenção que um dia exigir-se-há respeito, poderá haver justiça popular.
O mau exemplo vem das autoridades.

.
.

Taylor Swift

End Game


.
.
HOJE NO
"A BOLA"
Sporting revalida título 
europeu feminino de corta-mato

A equipa feminina do Sporting revalidou hoje o título de campeão europeu de corta-mato, em prova realizada em Albufeira e transmitida em A BOLA TV.
.

Fancy Cherono venceu a prova em termos individuais, em 20,15 minutos, enquanto em termos coletivos as leões terminaram com 25 pontos, graças aos desempenhos de Sara Catarina Ribeiro (5.ª classificada), Sara Moreira (6.ª) e Jessica Augusto (13.ª).

Segundo título consecutivo para o Sporting, depois da vitória em Mira no ano passado.

* Valentes lusitanas.


.
.
.

Portugal bem português

IV-Portugal, um retrato social/2
3-Ganhar o pão



Este é um retrato do nosso país. Um retrato da sociedade contemporânea. É um retrato de grupo: dos portugueses e dos estrangeiros que vivem connosco. É um retrato de Portugal e dos Portugueses de hoje, que melhor se compreendem se olharmos para o passado, para os últimos trinta ou quarenta anos. (...) 

Gente diferente: Quem somos, quantos somos e onde vivemos 

Os portugueses são hoje muito diferentes do que eram há trinta anos. Vivem e trabalham de outro modo. Mas sentem pertencer ao mesmo país dos nossos avós. É o resultado da história e da memória que cria um património comum. Nascem em melhores condições, mas nascem menos. Vivem mais tempo. Têm famílias mais pequenas. Os idosos vivem cada vez mais sós.

Um trabalho de investigação excelente de ANTÓNIO BARRETO e uma extraordinária equipa da RTP para a execução desta série.


* Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas prespectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.


FONTE: universalcosmos

.. . .
.

GUANTÁNAMO
Um legado de tortura
AMÉRICA DEMOCRÁTICA



FONTE:   Amnistia Internacional Portugal


.
.
TRADIÇÃO POLÉMICA
UM CRIME AMBIENTAL



FONTE:  afpbr


.
.
O papel da União Europeia
na Etiópia



FONTE:  euronews

.
.
158-NO GINÁSIO
DESAFIO DE VERÃO/2
TREINO PARA BARRIGA SARADA
Fitness game


COM PROFESSORA DANIELLA DIAS


* O vídeo de hoje exibe exercício simpático e falsamente suave. O  professor exibe uma facilidade extraordinária de execução, ao pé dele sentimo-nos uma velhinha.


FONTE: EXERCÍCIO EM CASA

.
.

1874
Senso d'hoje
CLARA FERREIRA ALVES
DANIEL OLIVEIRA
LUÍS PEDRO NUNES
PEDRO MARQUES LOPES
MODERADOR
AURÉLIO GOMES
ANALISTAS POLÍTICOS 
PROGRAMA 'EIXO DO MAL' 
INSTRUÇÃO JUDICIAL
OPERAÇÃO MARQUÊS


EMITIDO A 31/01/19
 FONTE: canal de desporto

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS








.
.

APANHADORES DE BOLAS


.
.

BOM DIA


.
.
15-TEATRO
FORA "D'ORAS"
XIV-HIP HOP'ARQUE



* No Parque Mayer, em Lisboa, numa produção com a assinatura de Marina Mota, HIP HOP 'Arque, que é uma Revista com textos de Francisco Nicholson e Tiago Torres da Silva, conta com um corpo de dez bailarinos e tem direcção coreográfica de Marco de Camilis.

** Sabemos que os vídeos têm imagem de qualidade insuficiente mas são quase três horas de muito humor.


FONTE:   Teatro Português 


.