01/05/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

 

.


157-FUTURANDO
3-"Conheça projetos de mobilidade
para as metrópoles do futuro"


1.10 Superpopulação: o crescimento populacional é mesmo um problema? Em 1968, o livro “A bomba populacional” alertava que, se a população continuasse crescendo, teríamos muitos problemas sociais, entre eles a fome. Mas durante anos foi considerado apenas o número de pessoas. Hoje já se sabe que o problema é mais complexo do que isso, como você vai entender no vídeo do Futurando.

09.10 O que esperar das cidades do futuro? - É pouco provável que as pessoas abandonem de forma massiva as cidades no futuro. Pelo contrário. Vai ter mais gente em busca dos centros urbanos, que vão precisar mudar para atender às exigências das circunstâncias. Por exemplo, as metrópoles vão ter que planejar melhor a mobilidade.

14.19 Projeto de mobilidade urbana em Belo Horizonte já colhe frutos - Um projeto de mobilidade urbana em Belo Horizonte criou, além de mais ciclovias, um espaço de convivência para os moradores. O projeto foi colocado em prática por voluntários, e envolveu desde o início a comunidade. Um exemplo simples e barato de como melhorar a qualidade de vida e aumentar a segurança no trânsito em metrópoles dominadas por carros.

20.47 O Futurando conversou com a coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTrans, Eveline Trevisan, que detalhou os planos da cidade a partir da iniciativa. Também ouvimos o especialista em mobilidade Rafael Milani, que destacou a importância de medidas simbólicas e pontuais, porém, que é necessário um trabalho mais profundo para mudanças de fato significativas no comportamento da população – e na malha viária das cidades.

FONTE:DW Brasil

 .

A tatuagem como terapia para 

superar traumas do passado


FONTE:   DW Português para África.



 𝐽𝑈𝐿𝐼𝐴𝑁𝐼𝑇𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑖𝑛𝑛
𝔼 𝕟𝕖𝕞 𝕤𝕖𝕞𝕡𝕣𝕖 𝕥𝕖𝕞 𝕢𝕦𝕖 𝕤𝕖 𝕓𝕖𝕚𝕛𝕒𝕣 𝕞𝕦𝕚𝕥𝕠𝕤 
 𝕤𝕒𝕡𝕠𝕤 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕣𝕖𝕔𝕠𝕟𝕙𝕖𝕔𝕖𝕣 𝕦𝕞 𝕡𝕣𝕚́𝕟𝕔𝕚𝕡𝕖 


.
.
My Strange Grandfather


  Matthew Pym
.


 𝐽𝑈𝐿𝐼𝐴𝑁𝐼𝑇𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑖𝑛𝑛
𝔸 𝕤𝕠𝕔𝕚𝕖𝕕𝕒𝕕𝕖 𝕖́ 𝕔𝕒𝕡𝕣𝕚𝕔𝕙𝕠𝕤𝕒 𝕖
 𝕣𝕖𝕔𝕠𝕞𝕡𝕖𝕟𝕤𝕒 𝕠 𝕣𝕦𝕚𝕞 𝕢𝕦𝕒𝕤𝕖 𝕔𝕠𝕞𝕠 𝕠 𝕓𝕖𝕞.
 𝕄𝕒𝕤 𝕟𝕦𝕟𝕔𝕒 𝕣𝕖𝕔𝕠𝕞𝕡𝕖𝕟𝕤𝕒 𝕠 𝕤𝕚𝕝𝕖̂𝕟𝕔𝕚𝕠 


.
.
Elisama Santos

Vulnerável e reativo


Existe possibilidade de irmos além das nossas características mais enraizadas e escolhermos como atuaremos diante dos saltos e sobressaltos da vida?
Entre contos e suas próprias histórias, ELISAMA SANTOS, nos convida a escutar os nossos sentimentos e necessidades para, aí sim, construirmos uma vida mais autoral e alinhada com quem somos.

.


 𝐽𝑈𝐿𝐼𝐴𝑁𝐼𝑇𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑖𝑛𝑛
𝕆 𝕒𝕞𝕠𝕣 𝕗𝕦𝕟𝕔𝕚𝕠𝕟𝕒 𝕕𝕖 𝕞𝕦𝕚𝕥𝕒𝕤 
𝕞𝕒𝕟𝕖𝕚𝕣𝕒𝕤 𝕞𝕚𝕤𝕥𝕖𝕣𝕚𝕠𝕤𝕒𝕤 



.

JOANA AMARAL DIAS

 .





Já juízo final?

Foi você que pediu mais guerra? Mais armamento? Mais sangue, mais mortos? Está mesmo disposto a ir para o campo de batalha ou para lá enviar filhos e netos? Até que ponto? O nuclear? Verdade que a Ucrânia tem de ter condições para discutir a paz, mas, para a esperança sobreviver, bastava que clamassem por mais diplomacia metade dos que salivam por mais guerra.

Na festa dos cravos, mas sem grandes floreados, o Presidente da República veio pedir dinheiro para as Forças Armadas. Este apelo vem ao encontro à ideia de que a era da paz terminou, que devemos estar prontos para a Terceira Guerra Mundial. Ainda antes de se discutir que tipo de Forças Armadas se pretende, em que moldes e com que missões; sem debate amplo sobre a militarização, sugere-se mais igualdade na Aliança Atlântica e que todos os países da NATO, inclusive Portugal, cumpram o investimento acordado. Na mesma vereda, há quem rogue por um exército europeu. Talvez ignorem que o gestáltico todo nem sempre é superior à soma das partes e que, como os europeus não são uma unidade, um povo, armados não constituiriam um exército, mas antes um Frankenstein militar. Demonstra-o a história, mas também o presente - ou acham que um alemão estaria disposto a bater pala e a seguir as ordens de um francês, por exemplo? Além disso, no passado, muitos exércitos europeus serviram mais para oprimir as gentes e suprimir liberdades do que propriamente para salvaguardar os direitos e a integridade dos povos. Será isso o pretendido? É esse o objetivo?

Além do mais, de que fatia do Estado Social está você disponível para prescindir em troca de mais verbas para a defesa? Na verdade, ainda mais verbas, porque a dotação orçamental deste ano já foi superior (o OE2022 estabelece mais 2,5% da despesa na Defesa, em comparação com o valor executado em 2021). Que fracção será? Saúde? Educação? Do que abdica? De alguma parcela lá terá de ser porque dinheiro há pouco e a dívida pública nacional não pára de aumentar. Como e porquê, é esta a transferência e o rigor pelos quais se devem pautar os nossos governantes quando bradam por mais dinheiro para as forças armadas, trotando a onda populista de hoje, ressoando à antecâmara da IGGM... quando não havia o mesmo potencial de Armagedão. E é essa a fasquia cidadã que lhes devemos exigir.

Depois, o que é uma defesa credível? De quanto armamento precisará Portugal não apenas para dispor de uma capacidade de protecção efectiva mínima, como também para impor respeito a putativos inimigos? Certamente não bastarão meia dúzia de caças ou mais um submarino. Qual será o ponto certo? Não precisaríamos de dispor igualmente de bombas nucleares? E é esse país e esse mundo de implosão com que sonhamos?

Enfim, repudiar a escalada simétrica e rejeitar a militarização da UE é defender a Europa da civilização, o interesse das nações e dos povos. O contrário é engordar as poderosas indústrias da destruição, patrões cujos filhos jamais combaterão. Armar até aos dentes os nossos territórios é um caminho muito longo, cujo único fim possível é o martírio de russos, ucranianos, europeus. É a estrada suicida. Não, não pode ser.

* Psicóloga clínica

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 01/05/22.

 .



2974.UNIÃO


EUROPEIA


SUÉCIA
NATO
Maioria dos suecos favorável à adesão 





FONTE:  euronews 

putin  HUYLO

putin é um canalha



 𝐽𝑈𝐿𝐼𝐴𝑁𝐼𝑇𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑖𝑛𝑛
𝕋𝕠𝕕𝕠 𝕙𝕠𝕞𝕖𝕞 𝕤𝕠𝕝𝕥𝕖𝕚𝕣𝕠 𝕖𝕤𝕥𝕒́ 𝕒̀ 𝕡𝕣𝕠𝕔𝕦𝕣𝕒
𝕕𝕖 𝕦𝕞𝕒 𝕖𝕤𝕡𝕠𝕤𝕒. 𝔼𝕝𝕖𝕤 𝕤𝕚𝕞𝕡𝕝𝕖𝕤𝕞𝕖𝕟𝕥𝕖
𝕟𝕖𝕞 𝕤𝕖𝕞𝕡𝕣𝕖 𝕤𝕒𝕓𝕖𝕞 𝕕𝕚𝕤𝕤𝕠 

.

 .

ƮꙆᙖᙓƮ

ᒐɩᑲᥱɾᑯᥲᑯᥱ ᥒo ᥱxɩ́Ꙇɩo/5





FONTE:  New Atlantis Full Documentaries .
.
.
LXXXVI-VISITA GUIADA

Tapetes de Beiriz/2

Póvoa de Varzim - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.


 𝐽𝑈𝐿𝐼𝐴𝑁𝐼𝑇𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑖𝑛𝑛
𝔸𝕞𝕠𝕣 𝕖́ 𝕖𝕟𝕔𝕠𝕟𝕥𝕣𝕒𝕣 𝕒 𝕦́𝕟𝕚𝕔𝕒 𝕡𝕖𝕤𝕤𝕠𝕒 
𝕢𝕦𝕖 𝕗𝕒𝕫 𝕤𝕖𝕦 𝕔𝕠𝕣𝕒𝕔̧𝕒̃𝕠 𝕔𝕠𝕞𝕡𝕝𝕖𝕥𝕠 

.
.

Maurice Andre

Trumpet Concerto


Johann Nepomuk Hummel

.


 𝐽𝑈𝐿𝐼𝐴𝑁𝐼𝑇𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑖𝑛𝑛
𝕆 𝕞𝕠𝕞𝕖𝕟𝕥𝕠 𝕚𝕟𝕖𝕤𝕡𝕖𝕣𝕒𝕕𝕠 
𝕖́ 𝕤𝕖𝕞𝕡𝕣𝕖 𝕞𝕒𝕚𝕤 𝕕𝕠𝕔𝕖 


.
.

33-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
33.1-𝓞́𝓭𝓲𝓸 𝓮 𝓯𝓾𝓷𝓭𝓪𝓶𝓮𝓷𝓽𝓪𝓵𝓲𝓼𝓶𝓸
𝓘𝓰𝓸𝓻 𝓖𝓲𝓮𝓵𝓸𝔀


*𝒪 𝟷𝟷 𝒹𝑒 𝓈𝑒𝓉𝑒𝓂𝒷𝓇𝑜 𝓇𝑒𝓋𝑒𝓁𝑜𝓊 𝒶𝑜 𝓂𝓊𝓃𝒹𝑜 𝓊𝓂𝒶 𝒹𝒶𝓈 𝓂𝒶𝒾𝓈 𝓅𝓇𝑜𝒻𝓊𝓃𝒹𝒶𝓈 𝓂𝒶𝓃𝒾𝒻𝑒𝓈𝓉𝒶𝒸̧𝑜̃𝑒𝓈 𝒹𝑒 𝑜́𝒹𝒾𝑜 𝒹𝒶 ℋ𝒾𝓈𝓉𝑜́𝓇𝒾𝒶. 𝒟𝑒𝓈𝒹𝑒 𝑒𝓃𝓉𝒶̃𝑜 𝒶 𝓆𝓊𝑒𝓈𝓉𝒶̃𝑜 𝒹𝑜 𝓉𝑒𝓇𝓇𝑜𝓇𝒾𝓈𝓂𝑜 𝒶𝒻𝓁𝒾𝑔𝑒 𝑒𝓈𝓅𝑒𝒸𝒾𝒶𝓁𝒾𝓈𝓉𝒶𝓈, 𝒻𝑜𝓇𝓂𝒶𝒹𝑜𝓇𝑒𝓈 𝒹𝑒 𝑜𝓅𝒾𝓃𝒾𝒶̃𝑜 𝑒 𝒸𝒾𝒹𝒶𝒹𝒶̃𝑜𝓈. 𝒪 𝓉𝑒𝓇𝓇𝑜𝓇𝒾𝓈𝓉𝒶 𝒶𝒷𝓇𝑒 𝓂𝒶̃𝑜 𝒹𝒶 𝓅𝓇𝑜́𝓅𝓇𝒾𝒶 𝓋𝒾𝒹𝒶 𝑒𝓂 𝓃𝑜𝓂𝑒 𝒹𝒶 𝓂𝑜𝓇𝓉𝑒 𝒹𝑒 𝒾𝓃𝑜𝒸𝑒𝓃𝓉𝑒𝓈.
𝒬𝓊𝒶𝒾𝓈 𝑜𝓈 𝓂𝑜𝓉𝒾𝓋𝑜𝓈 𝒹𝑒 𝓊𝓂 𝑜́𝒹𝒾𝑜 𝓉𝒶̃𝑜 𝒾𝓃𝓉𝑒𝓃𝓈𝑜? 𝒬𝓊𝑒𝓂 𝑒́, 𝒶𝒻𝒾𝓃𝒶𝓁, 𝑜 𝓉𝑒𝓇𝓇𝑜𝓇𝒾𝓈𝓉𝒶? 𝒜𝓈 𝓇𝑒𝓈𝓅𝑜𝓈𝓉𝒶𝓈 𝒶 𝑒𝓈𝓈𝒶𝓈 𝓅𝑒𝓇𝑔𝓊𝓃𝓉𝒶𝓈 𝑒𝓃𝓋𝑜𝓁𝓋𝑒𝓂 𝒸𝒶𝓊𝓈𝒶𝓈 𝓅𝑜𝓁𝒾́𝓉𝒾𝒸𝒶𝓈, 𝑒𝒸𝑜𝓃𝑜́𝓂𝒾𝒸𝒶𝓈, 𝑔𝑒𝑜𝑔𝓇𝒶́𝒻𝒾𝒸𝒶𝓈 𝑒 𝓂𝑜𝓇𝒶𝒾𝓈. 𝒩𝑒𝓈𝓉𝑒 𝒞𝒶𝒻𝑒́ ℱ𝒾𝓁𝑜𝓈𝑜́𝒻𝒾𝒸𝑜, 𝑜 𝒿𝑜𝓇𝓃𝒶𝓁𝒾𝓈𝓉𝒶 ℐ𝑔𝑜𝓇 𝒢𝒾𝑒𝓁𝑜𝓌 𝓈𝑒 𝓅𝓇𝑜𝓅𝑜̃𝑒 𝓃𝒶̃𝑜 𝒶 𝒿𝓊𝓈𝓉𝒾𝒻𝒾𝒸𝒶𝓇 𝑜 𝒶𝓉𝑜 𝓉𝑒𝓇𝓇𝑜𝓇𝒾𝓈𝓉𝒶, 𝓂𝒶𝓈 𝒶 𝒸𝑜𝓂𝓅𝓇𝑒𝑒𝓃𝒹𝑒̂-𝓁𝑜 𝓅𝒶𝓇𝒶, 𝓆𝓊𝑒𝓂 𝓈𝒶𝒷𝑒, 𝒸𝑜𝓃𝓈𝑒𝑔𝓊𝒾𝓇 𝑒𝓋𝒾𝓉𝒶́-𝓁𝑜 𝓊𝓂 𝒹𝒾𝒶.

FONTE: Café Filosófico CPFL




 𝐽𝑈𝐿𝐼𝐴𝑁𝐼𝑇𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑞𝑢𝑖𝑛𝑛
𝕆 𝕒𝕞𝕠𝕣 𝕖́ 𝕔𝕖𝕘𝕠, 𝕞𝕒𝕤 𝕟𝕒̃𝕠 𝕒𝕟𝕒𝕝𝕗𝕒𝕓𝕖𝕥𝕠  

 
 
.
110-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝐷𝑖𝑐𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑜 𝑏𝑒𝑏𝑒́ 𝑑𝑒𝑠𝑚𝑎𝑚𝑎𝑑𝑜


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

ELLEŊ MILGRAƲ

𝐌𝐨𝐝𝐞𝐥𝐨 𝐯𝐢𝐫𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚 𝐚𝐨 𝐥𝐢𝐦𝐩𝐚𝐫 𝐜𝐚𝐬𝐚𝐬

𝐝𝐞 𝐛𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥𝐞𝐢𝐫𝐨𝐬 𝐜𝐨𝐦 𝐝𝐞𝐩𝐫𝐞𝐬𝐬𝐚̃𝐨


FONTE:  BBC News Brasil.

 .

O Vɪᴀᴊᴀɴᴛᴇ ᴅᴏ Lɪxᴏ ᴅᴇᴠɪᴀ ᴄʜᴀᴍᴀʀ-sᴇ

O Vɪᴀᴊᴀɴᴛᴇ ᴅᴀ Lɪᴍᴘᴇᴢᴀ


FONTE:   Fala Portugal.

.
     Sopa de feijao branco

com couve e repolho   


Receitas de uma Açoriana
.

 .

𝕹𝕺 𝖐𝖗𝖊𝖒𝖑𝖎𝖓

.

 ..

3052
Senso d'hoje
INÊS DE CASTRO RUIVO
JURISTA DA PLMJ
ESPECIALISTA EM TMT*
Dia Mundial 
da propriedade intelectual
Empresas que protegem os activos 
 intangíveis crescem mais do que as outras



* TMT - Telecomunicações, Media e Tecnologias

** Programa "FALAR DIREITO" com moderação de MARIANA BANDEIRA


FONTE:   Jornal Económico.
.
ANIMAL TV

Joaninhas


  ANIMAL TV
.
.

BOM DOMINGO

.
.

32 TEATRO
FORA "D'ORAS"
𝒱𝐼𝐼- 2 Aຕoɾᥱ⳽


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝑁𝑒𝑠𝑡𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒́𝑑𝑖𝑎 𝑑𝑒 𝑡𝑖𝑟𝑎𝑟 𝑜 𝑓𝑜̂𝑙𝑒𝑔𝑜, 𝐽𝑜𝑎̃𝑜, 𝑢𝑚 𝑚𝑜𝑡𝑜𝑟𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝑡𝑎́𝑥𝑖 𝑒𝑚 𝐿𝑖𝑠𝑏𝑜𝑎, 𝑒́ 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑓𝑒𝑙𝑖𝑧 𝑛𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝑒, 𝑎𝑜 𝑚𝑒𝑠𝑚𝑜 𝑡𝑒𝑚𝑝𝑜, 𝑚𝑢𝑖𝑡𝑜 𝑓𝑒𝑙𝑖𝑧 𝑛𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝐴𝑛𝑎. 𝑇𝑟𝑎𝑣𝑎 𝑐𝑜𝑛𝘩𝑒𝑐𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑑𝑜𝑖𝑠 𝑖𝑛𝑠𝑝𝑒𝑐𝑡𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑑𝑎 𝑝𝑜𝑙𝑖́𝑐𝑖𝑎 𝑑𝑒𝑣𝑖𝑑𝑜 𝑎𝑜 𝑠𝑒𝑢 𝑒𝑛𝑣𝑜𝑙𝑣𝑖𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑛𝑢𝑚 𝑎𝑠𝑠𝑎𝑙𝑡𝑜 𝑜𝑛𝑑𝑒, 𝑐𝑜𝑟𝑎𝑗𝑜𝑠𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒, 𝑠𝑎𝑙𝑣𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑣𝑒𝑙𝘩𝑖𝑛𝘩𝑎. 𝐸𝑠𝑡𝑒 𝑠𝑒𝑢 𝑎𝑐𝑡𝑜 𝘩𝑒𝑟𝑜́𝑖𝑐𝑜 𝑎𝑐𝑎𝑏𝑎 𝑝𝑜𝑟 𝑐𝑎𝑢𝑠𝑎𝑟 𝑢𝑚𝑎 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑐𝑜𝑛𝑓𝑢𝑠𝑎̃𝑜 𝑞𝑢𝑒 𝑟𝑎𝑝𝑖𝑑𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑣𝑎𝑖 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑𝑜... 𝑒 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑𝑜... 𝑒 𝑐𝑟𝑒𝑠𝑐𝑒𝑛𝑑𝑜... 𝐴 𝑎𝑗𝑢𝑑𝑎𝑟 𝑎𝑜𝑠 𝑒𝑞𝑢𝑖́𝑣𝑜𝑐𝑜𝑠 𝑒𝑠𝑡𝑎̃𝑜 𝑆𝑖𝑚𝑎̃𝑜 𝑒 𝐵𝑒𝑡𝑜, 𝑜𝑠 𝑣𝑖𝑧𝑖𝑛𝘩𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑐𝑖𝑚𝑎 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑑𝑎 𝑢𝑚𝑎 𝑑𝑎𝑠 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝑐𝑎𝑠𝑎𝑠.

𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝐹𝑒𝑖𝑜
𝐽𝑜𝑠𝑒́ 𝑃𝑒𝑑𝑟𝑜 𝐺𝑜𝑚𝑒𝑠
𝐶𝑙𝑎́𝑢𝑑𝑖𝑎 𝐶𝑎𝑑𝑖𝑚𝑎
𝑀𝑎𝑟𝑖𝑎 𝐻𝑒𝑛𝑟𝑖𝑞𝑢𝑒
𝐴𝑛𝑡𝑜́𝑛𝑖𝑜 𝑀𝑎𝑐𝘩𝑎𝑑𝑜
𝐽𝑜𝑎̃𝑜 𝐷𝑖𝑑𝑒𝑙𝑒𝑡

undefined

FONTE: Tiago Santos