16/06/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
.
VII-A HISTÓRIA 
DO SEXO
3- SEXO NA IDADE DA PEDRA



* Depois de uma perspectiva histórica e global do sexo, passaremos a editar factos circunscritos a períodos mais datados, civilizações regionais ou locais.


FONTE: Adriano Pires Gonçalves

..
.

6-BOA FORMA



.
.
Dona Dolores no Mundial


FONTE: PROGRAMA "Donos Disto Tudo"  RTP/1
.
.

5-BOA FORMA



.
.
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
DA MAMA

10- TUMORES PRIMÁRIOS
DESCONHECIDOS



Uma interessante série conduzida por Salete de Jesus Fonseca Rêgo, Doutorada pela Universidade de S.Paulo


* Uma produção "CANAL MÉDICO"

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

*** Ao fim de 5 anos de divulgação de assuntos clínicos produzidos pelo CANAL MÉDICO, da Associação de Medicina do Rio de Janeiro, que editámos com a devida vénia, vamos em busca de novos conhecimentos também tratados com a maior seriedade. Que tal aprender Anatomia?


.
.

4-BOA FORMA




.
.
Como funcionam os jogos



FONTE: NERDOLOGIA


.
.

3-BOA FORMA



.

VANDA GUERRA

.






“Em nome da independência”,
 diz ele…

Parece não ser necessário definir o que é “falta grave”, porque também não há qualquer iniciativa para a exoneração deste governador. Se bem entendo, a “independência” é garantida pelo Governo. Que indica para nomeação – sem grande justificação ou parâmetros de avaliação públicos entre diversas personalidades –, mas não exonera, no matter what!

Ele, Carlos Costa, governador do Banco de Portugal (BdP) a propósito da alteração ao modelo de nomeação do governador do BdP.


Ele, Carlos Costa, o mesmo que em 2014 garantiu a todos os portugueses e/ou clientes do BES que a situação do BES nada tinha de preocupante e que tudo seria resolvido.

Ele, Carlos Costa, o mesmo que depois de perceber ser incontornável a derrocada do BES, garantiu mais uma vez a todos que não existiriam perdas para os clientes.

Ele, Carlos Costa, o mesmo que há pouco tempo disse saber de tudo (sobre o BES), mas não ser sua função dizê-lo ou alertar quem quer que fosse.

Este senhor ocupa um cargo que, em nome da independência, era nomeado pelo ministro das Finanças e confirmado em conselho de ministros. Em 2015, passou a ter de ser sujeito a interrogatório no Parlamento, mas apenas para “fogo de vista”, porque não existia poder de rejeição.

Actualmente, a proposta é de passar a existir um novo órgão que partilha responsabilidades de supervisão com o BdP e, entre outras, que o governador seja nomeado pelo Presidente da República, após proposta do Governo e audição no Parlamento, que poderá opor-se à indicação.

Não só a criação de mais uma entidade supervisora está já a gerar polémica entre as diversas entidades envolvidas como também, a alteração que eu, em boa verdade, mais esperava, ansiava, sonhava… não acontece! Até porque a exoneração do governador do BdP está sujeita a recurso pelo próprio perante o Banco Central Europeu (BCE) ou o próprio BCE pode-se opor a esta exoneração.

Nos estatutos do BdP, o que está estabelecido é que todos os membros do conselho de administração da instituição (incluindo o governador) “são inamovíveis”. Ainda assim, salvaguarda-se que estes podem “ser exonerados caso se verifique alguma das circunstâncias previstas” nos estatutos do BCE. Ora, o que os estatutos do Banco Central Europeu dizem sobre essas “circunstâncias” resume-se a uma frase: “Um governador só pode ser demitido das suas funções se deixar de preencher os requisitos necessários ao exercício das mesmas ou se tiver cometido falta grave”.

Mas o que será esta “falta grave”, se metade de tudo o que se passou deveria ser mais do que o suficiente? O Banco Português de Negócios (BPN), que foi o primeiro, ainda no tempo de Vitor Constâncio, deveria, no mínimo, ter servido de alerta. Também Vitor Constâncio dizia, na altura, que “a supervisão não tem como missão detectar fraudes”. Seria uma comédia se não fosse trágico.

De qualquer forma, parece não ser necessário definir o que é “falta grave”, porque também não há qualquer iniciativa para a exoneração deste governador. Se bem entendo, a “independência” é garantida pelo Governo. Que indica para nomeação – sem grande justificação ou parâmetros de avaliação públicos entre diversas personalidades –, mas não exonera, no matter what!

Cereja no topo do bolo é que nas andanças do “a bem da independência”, quando vários bancos faliram, quando a entidade de supervisão falha repetidamente, sob a liderança de um governador que mentiu, que empurrou com a barriga e que tem pautado a sua actuação por uma incompetência em série, Carlos Costa foi reconduzido. E por lá continua. Não há governo que o exonere… mas ele também consegue não ter vergonha que o force a demitir-se! É impressionante!

Do outro lado, temos Joana Marques Vidal, procuradora-geral da República desde 2012, de quem já se disse que poderia não ser reconduzida.  Joana Marques Vidal que não tem descansado em fazer do seu mandato o que mais processos abertos teve, aquele – para não dizer único – em que mais personalidades públicas e políticas estiveram envolvidas, a única que está a querer fazer diferente e para (muito) melhor na justiça portuguesa. Uma mulher que tem demonstrado garra, determinação e competência, arrisca-se a não ser reconduzida.

Ou seja, aquela que investiga os causadores da derrocada que o outro senhor, com acesso às contas do banco e com funções de supervisão não previu ou alertou, poderá não ser reconduzida enquanto aquele que diz saber de coisas, mas que não era sua função partilhá-las não é exonerado… há alguma coisa que me escapa nesta lógica de independência de órgãos e de competência para a recondução ou é impressão minha? A mim parece-me mais a “independência” ao serviço dos “dependentes”.

IN "O JORNAL ECONÓMICO"
13/06/18

.
.


1578.UNIÃO



EUROPEIA



.

2-BOA FORMA



.
.
ACREDITAR



FONTE: RazãoConsciência


.
.
XXVII-VIDA SELVAGEM
9- Na Companhia das Baleias



FONTE:RICARDO VIEIRA ALVES

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

1-BOA FORMA



.
.
RECORDANDO

Madalena Iglésias e António Calvário

Ai é tão bom


.
.
 ESTA SEMANA NA 
"GERINGONÇA"
INE: 
Saldo migratório volta a ser positivo
 pela primeira vez desde 2010

Após seis anos de crescimento negativo, o saldo migratório de Portugal apresentou um valor positivo em 2017. Segundo o boletim divulgado hoje pelo INE, o saldo entre os emigrantes permanentes e imigrantes permanentes alcançou os +4 886, um marco positivo que não se registava desde 2010.
 .
Outro dado relevante é que em 2017 o número de imigrantes permanentes ultrapassou o número de emigrantes permanentes, algo que há sete anos não se verificava. Segundo explica o instituto de estatística, o resultado acontece devido à diminuição da emigração permanente (31 753 emigrantes face a 38 273 em 2016) conjugado com o aumento da imigração permanente (36 639 imigrantes contra 29 925 em 2016).

* Precisamos que os nossos fiquem e que venham mais de outras paragens.

.
.
1-DARKNET
O Lado Negro



* EXIBIDO PELA "SIC NOTÍCIAS" EM 2009 NO PROGRAMA "TODA A VERDADE".


.
.
HOJE NO
"RECORD"
Ginástica: 
Filipa Martins conquista prata nas paralelas assimétricas na Taça do Mundo

A ginasta olímpica portuguesa Filipa Martins conquistou este sábado a medalha de prata em paralelas assimétricas na Taça do Mundo de ginástica artística, que decorre em Guimarães.
 .
Filipa Martins obteve 13.150 pontos, repartindo o pódio com a mexicana Ahtziri Sandoval, que conquistou o ouro com 13.450 pontos, e com a espanhola Helena Bonilla, medalha de bronze, com um total de 13.100 pontos.

No domingo, Filipa Martins, ginasta do Sport Club do Porto, vai participar na final de trave.

Portugal estará também representado na final de paralelas assimétricas, na qual participará Simão Almeida, que beneficiou de um 'wild card', atribuído ao país organizador.

* Há muito mais desporto para além do futebol, valente menina.

.
.
"PALESTINIADI"
‘Olimpíadas’ no Líbano devolve
 a palestinianos o direito de brincar 



FONTE: ONU Brasil

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Nova demissão na 
Ordem dos Advogados

Bastonário pediu ao Conselho Geral para analisar o processo de cálculo dos seus salários, que estão na base da saída do vogal Silva Cordeiro.

O bastonário da Ordem dos Advogados disse este sábado que o Conselho Geral (CG) vai analisar sexta-feira o processo relativo aos seus vencimentos, que levou um vogal a demitir-se, e devolverá "na hora" o que lhe tiver sido pago a mais.
.
Guilherme Figueiredo falava ao DN à margem dos trabalhos de encerramento do Congresso dos Advogados, em Viseu, no dia em que o JN noticiou ganhar mais que a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal. Isso levou Silva Cordeiro a pedir sexta-feira a demissão do cargo de vogal do CG, um mês após a do então vice-presidente, Miguel Matias (por razões não reveladas).

"Se abdiquei da indemnização ou compensação" financeira a receber no final do mandato e se "exigi que qualquer valor pago estivesse [discriminado] no recibo", observou o bastonário, "não ia receber à socapa" mais do que os valores aprovados pelo CG da Ordem (depois fixados e processados pelos respetivos serviços).

Guilherme Figueiredo lembrou que Silva Cordeiro "votou a deliberação" do CG relativa aos seus vencimentos - que disse serem inferiores ao da antecessora, Elina Fraga - e aprovou as contas de 2017 "onde estavam incluídas as remunerações" do bastonário.

Em causa está o valor das remunerações auferidas em 2017 pelo bastonário dos Advogados e que, segundo as regras estabelecidas, deveria ser equivalente à da procuradora-geral da República.

Contudo, os registos a que o JN teve acesso indicam que Guilherme Figueiredo recebeu cerca de 13 mil euros a mais do que Joana Marques Vidal.

"Sou alheio" a quaisquer situações menos claras, assegurou Guilherme Figueiredo, reafirmando que recebe o que foi aprovado pelo CG da Ordem e depois fixado pelos respetivos serviços. Agora, frisou o bastonário, "reponho na hora" qualquer montante que possa ter recebido a mais "e como não podia deixar de ser".

Guilherme Figueiredo insistiu ainda em evocar "as duas exigências" que colocou aquando da aceitação do cargo: "Não aceitava receber" uma indemnização compensatória de reintegração no final do mandato e que "qualquer valor pago" constasse do seu recibo de vencimentos.

* Apreciamos ter dado a cara, estar disponível para repôr o que eventualmente recebeu a mais, não atiramos nenhuma pedra.

.
.
Deputados argentinos aprovam 
lei de descriminalização do aborto



FONTE: EFE Brasil

.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Trail das Fardas 
oferece casa a bombeiro doente

Polícia Municipal de Gondomar realiza sonhos de mulheres e homens de farda.

Desde 2016 que o aniversário da Polícia Municipal de Gondomar é celebrado de maneira diferente. Para trás deixam as condecorações. 
 .

Optaram pela criação de uma verdadeira corrente solidária onde o objetivo é ajudar homens e mulheres de farda, que estejam a passar por grandes dificuldades na vida. Este sábado, dia em que é celebrado o 17º aniversário, o grupo vai oferecer uma casa adaptada a Hugo Magalhães, antigo bombeiro, de 39 anos, que sofre de esclerose múltipla.

"Queremos ajudar camaradas e amigos. No primeiro ano conseguimos ajudar militares da GNR que estavam a passar por sérias dificuldades económicas, no ano passado foi o filho de um PSP que tem uma doença rara e que já conseguiu, entretanto, ser submetido à primeira cirurgia no México. Este ano é o Hugo. Ele precisa de uma casa térrea e adaptada à doença. Já conseguimos o dinheiro, o projeto, a licença e os materiais necessários", diz Artur Teixeira, comandante da polícia municipal.

 Hugo conheceu há cerca de oito anos a doença que já o colocou numa cadeira de rodas e lhe tirou praticamente toda a visão. "Esta será uma casa modular, que estará pronta em poucos meses, num terreno que ele já tinha, em Lousada. A promessa vai ser cumprida, e ele e a família já vão poder passar o Natal na nova casa. Muitas pessoas, empresas e organizações ajudaram para que isso fosse possível", afirmou o comandante ao CM.

O evento solidário decorre hoje, a partir das 10h00, junto ao Pavilhão Gimnodesportivo de Covelo, em Gondomar. Depois do trail realizado pelo ‘Grupo das Fardas’, a surpresa vai ser revelada a Hugo Magalhães e à sua família.

* Os agentes da Polícia Municipal de Gondomar são exemplo de humanidade superior, aprendamos com eles.


.
.
CAMISA PARA SURDOS



FONTE: Brasil

.
.
HOJE NO 
"O JORNAL  ECONÓMICO"
EUA já separaram 1.995 crianças 
dos pais na fronteira com o México

Nas primeiras seis semanas da nova política de imigração de “tolerância zero” nos EUA, as autoridades norte-americanas já separaram 1.995 crianças dos respetivos pais, ou tutores legais, na fronteira EUA-México.

A nova política de imigração dos EUA, baseada em “tolerância zero”, entrou em vigor há seis semanas e, desde então, as autoridades norte-americanas já separaram 1.995 crianças dos respetivos pais, ou tutores legais, na fronteira a sul com o México.
 .
JUSTICIALISTA

Em causa estão imigrantes que atravessaram a fronteira e foram capturados em território dos EUA, sem documentação. Ao serem detidos, podendo vir a ser acusados de “conduta criminal”, os adultos são separador das crianças, numa vertente na nova política anunciada pelo Procurador-Geral Jeff Sessions e que está a ser alvo de muitas críticas por parte de organizações de defesa dos direitos humanos.

* A desumanidade é coisa vulgar nos USA, basta saber que têm mais de 12 milhões de sem abrigo.

.
.
ESTA SEMANA NA 
"VISÃO"
Relatório denuncia violações dos 
direitos dos trabalhadores em fábrica 
da Amazon na China

Uma investigação internacional encontrou várias violações dos direitos dos trabalhadores numa fábrica fornecedora da Amazon. O gigante das vendas online garante que já tinha pressionado os responsáveis bem antes da divulgação do novo relatório

A China Labor Watch investigou, com a revista The Observer do britânico The Guardian, as condições de trabalho na fábrica Foxconn, na China, onde são feitos as colunas smart Echo e os leitores Kindle, e concluiu que ali existem múltiplas violações da lei laboral chinesa.
 .

O relatório da investigação, realizada entre agosto de 2017 e abril de 2018, foi publicada no domingo no site da China Labor Watch e denuncia semanas de trabalho com 60 horas como rotina e a falta de compensação adequada pelas horas suplementares de uma parte significativa dos trabalhadores.

"Os lucros da Amazon são à custa dos trabalhadores que trabalham em condições chocantes e não têm escolha a não ser trabalhar horas extraordinárias excessivas para garantir a subsistência", lê-se no relatório.

A Amazon já fez saber, através do seu porta-voz, que descobriu "dois pontos preocupantes" na fábrica de Hengyang, na sequência de uma auditoria, em março, e "imediatamente solicitou um plano de ação corretivo" para "remediar" os problemas encontrados. Ty Rogers recusou-se no entanto, a adiantar mais pormenores sobre o caso, não dizendo mesmo quais os pontos em causa.

A Foxconn, por seu lado, reagiu em comunicado, dizendo ter conhecimento do relatório e estar a levar a cabo uma "investigação completa". "Se for verdade, serão tomadas ações imediatas para fazer as operações cumprirem o nosso código de conduta", garante.

Entre as denúncias do relatório está o recurso excessivo a trabalhadores temporários, sem direito a baixa nem férias pagas - 40% do total de trabalhadores, quando a lei laboral chinesa estabelece um limite de 10% nas fábricas. As horas extraordinárias estão, por seu lado, concluiu a investigação, a ser pagas como horas normais de trabalho, em vez da hora e meia prevista na lei.

Falta de segurança em caso de incêndio na zona dos dormitórios e de equipamento de proteção e a sujeição dos trabalhadores a "abuso verbal" foram outros dos problemas encontrados.

* Na China tudo pode ser violado, precisa de autorização do partido comunista chinês, é recorrente.Uma vergonha para a Amazon.

.
.

NA COZINHA/5



.
.

1642
Senso d'hoje
RACHID MADRANE
MINISTRO BELGA FRANCÓFONO
"(Governo) quer divisão e fim do país"


Rachid Madrane, ministro de Apoio à Juventude, das Casas da Justiça, do Desporto e da promoção de Bruxelas na comunidade francófona na Bélgica.


FONTE: EURONEWS

.

ESCOLHAS DE SÁBADO

.

COMPRE JORNAIS
E REVISTAS









.
.

PORQUE SOMOS
UMA GRAÇA





.

BOM DIA


.