24/06/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.



.
..
XXXIII-OS RIOS E A VIDA
5- RIO TEJO
5.2- O GUARDIÃO DO RIO



O DRAMA DA POLUIÇÃO
REPORTAGEM SOBRE A POLUIÇÃO NO RIO TEJO. ALUNOS DO CURSO DE JORNALISMO DA ESCOLA SUPERIOR DE COMUNICAÇÃO

FONTE:  Arlindo Marques Ortiga Mação

** Em pequeno, Arlindo Marques era conhecido como o Dragão da Ortiga. Nascido naquela freguesia ribeirinha do concelho de Mação, Arlindo Marques, hoje, com 50 anos, guarda prisional de profissão, é tratado pela comunidade piscatória e ambientalistas como “O Guardião do Rio”.

As folgas e as férias deste ambientalista são passadas junto ao Tejo, onde se sente em casa, junto da natureza, dos pescadores e ouvindo o chilrear dos pássaros. De manhã ou de noite, não há caso de poluição para que não seja alertado pelos amigos do Tejo e que Arlindo Marques não filme, fotografe e denuncie junto das entidades competentes e publique nas redes sociais.


TEXTO:  mediotejo.net  10/04/2016
.
.
 HOJE  NO
"O JORNAL ECONÓMICO"
Comissão de Proteção de Dados diz 
que ainda não emitiu parecer 
sobre aplicação anti-Covid

A Comissão Nacional de Proteção de Dados prevê emitir parecer sobre a aplicação Stay Away “muito em breve”. Esta aplicação que vai ser disponibilizada gratuitamente alerta os seus utilizadores se estiveram em contacto com alguém sinalizado como estando infetado com Covid-19. INESC TEC garante que aplicação respeita a privacidade dos seus utilizadores e que é à prova de hackers.

A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) disse hoje que ainda não emitiu parecer sobre a aplicação de rastreio de contactos Stay Away desenvolvida pelo INESC TEC.

O deputado do PSD Ricardo Baptista Leite sinalizou hoje que esta aplicação poderia já ter tido o aval da CNPD, depois da habitual reunião no Infarmed com políticos e especialistas onde é analisado o estado da pandemia da Covid-19 no país. Mas a CNPD avança que ainda não tomou uma decisão.
.
 “Essa informação não está correta. A CNPD está a analisar a aplicação e ainda não emitiu parecer, embora conte fazê-lo muito em breve”, disse fonte oficial da CNPD ao Jornal Económico.
Ricardo Baptista Leite apontou hoje que a aplicação poderá estar disponível nos próximos 15 dias.

“Será uma ferramenta que ajudará a identificar casos”, afirmou o deputado social-democrata à saída da reunião que decorreu em Lisboa.

Além do parecer da CNPD, a aplicação ainda terá de passar no crivo do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).

A aplicação também terá de ser avaliada tanto pela Apple e pela Google antes de a disponibilizarem para descarga gratuita nas suas lojas online.

Idealmente, 60% da população portuguesa (seis milhões de pessoas) deveria ter a app instalada para aumentar a sua eficácia, “mas os epidemiologistas dizem que a app começa a ser útil com uma menor percentagem de população, porque é mais um instrumento”, disse o presidente do INESC TEC ao JE a 5 de junho.

Como é que funciona esta aplicação para rastrear os contactos com Covid-19?
Depois de instalada, a StayAway “troca apertos de mão” com os outros telemóveis, enviando e recebendo números aleatórios, num ato de “contacto social entre telemóveis” recorrendo à tecnologia Bluetooth, conforme explicou José Manuel Mendonça ao JE.

A ideia é que quando uma pessoa é diagnosticada com Covid-19, o médico introduz o número de telemóvel do paciente, com a sua autorização, numa base de dados das autoridades de saúde. Instalada a aplicação, quem esteve perto desta pessoa, e durante um período mínimo de tempo, será alertado de que existe a necessidade de fazer um teste.

Nesse alerta, nem o nome da pessoa infetada, nem o número de telemóvel, nem o local onde ocorreu o contacto são revelados, adiantou o responsável, realçando que esta app respeita a privacidade, ao contrário das que existem na Ásia, que são de “vigilância pura e dura, recorrendo ao GPS e localização dos cidadãos”.

“Cada telemóvel é que vai ao servidor ver se o seu dono teve um contacto com alguém infetado com Covid. O meu telemóvel depois é que me vai dizer se me cruzei com uma pessoa infetada, que está devidamente diagnosticada depois de realizar um teste e de ter dado autorização a um médico para inserir essa informação na base de dados”, afirmou.

Aplicação à prova de “Rui Pintos da vida” vai ser testada por hackers
Além das questões relacionadas com a privacidade, José Manuel Mendonça também garantiu que o sistema é à prova de hackers. “Esta app é completamente descentralizada, e não sai nenhuma informação do telemóvel. Mesmo que um Rui Pinto da vida entre no servidor não percebe o que é aquilo, porque não tem contexto. São números encriptados, aleatórios”, disse, referindo-se ao alegado pirata informático que aguarda julgamento acusado de 90 crimes.

Para testar a segurança da StayAway antes do lançamento, o INESC TEC vai “publicar o código de modo a que todos os especialistas – hackers bons e hackers maus – possam verificar e testar a segurança do código”.

O INESC TEC também está a trabalhar com instituições de outros países para assegurar a interoperabilidade da StayAway com aplicações estrangeiras, no caso de um português ir lá fora, ou de um turista vir cá, para os alertar para possíveis contactos de risco. “Aproxima-se julho, agosto, verão, férias, fronteiras abertas, emigrantes, fala-se em canais seguros para que os emigrantes e os turistas possam vir. Acho que isto pode ser um instrumento muito válido”, defende

* Mas alguém se convence que existem app's seguras?

.
.
PIERRE GARROUDI
London Fashion Week 2020 
Naked Fashion Show
2020



FONTE:  Lit. Creationz
.
.
HOJE  NO
"AÇORIANO ORIENTAL"
Terceira Mar Hotel
 reabre após remodelação

A Bensaude Hotels Collection anunciou que vai reabrir no dia 1 de julho o Terceira Mar Hotel, com destaque para as obras remodelação e atualização do seu espaço interior, e o Hotel do Canal. 
.
De acordo com press release da empresa, a nova decoração do Terceira Mar Hotel ficou a cargo da equipa de Design Empatias e “foi inspirada no destino: na paisagem, gastronomia e costumes, na tranquilidade e conexão com a alma dos Açores”.

“Neste projeto, os designers fizeram uma viagem às raízes da ilha, recorrendo aos verdes e azuis paisagem, às texturas rochosas das grutas, às festas coloridas e aos famosos: ‘Impérios’”, acrescenta. 

Os dois hotéis são detentores dos selos “Clean & Safe” do Turismo de Portugal e do Turismo do Açores, cumprindo rigorosamente todas normas e diretivas emitidas pelas entidades competentes.

* Como este blogue não recebe qualquer centavo pelos trabalhos que apresenta nas suas páginas, queremos referir que este é um bonito hotel e quando lá estivemos há alguns anos encontrámos uma eficiente equipa de funcionários, boa comida e quartos muito asseados, é uma boa opção para quem visita a ilha.

.

Carolina Beckman - 𝗲𝗺 𝘁𝗲𝗺𝗽𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗖𝗢𝗩𝗜𝗗-𝟭𝟵

.
𝗔𝗹𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗲 𝗜𝗺𝘂𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗲𝗺𝗽𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗖𝗢𝗩𝗜𝗗-𝟭𝟵



FONTE:  Dra. Carolina Beckman

.
.

HOJE  NO 
"DESTAK"
Avião da Air Astana descolou da OGMA com comandos invertidos

O avião da Air Astana que em 2018 aterrou de emergência em Beja descolou da OGMA com os cabos de comandos dos 'ailerons', direito e esquerdo, invertidos, concluiu a investigação, que detetou falhas e fragilidades na manutenção da empresa.
..
TROCAM CABOS?

O relatório final do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), a que a agência Lusa teve hoje acesso, aponta "como causa mais provável para o acidente a instalação incorreta dos cabos dos 'ailerons' [controlam os movimentos de rolagem da aeronave com a atuação dos dois comandos de controlo, ou através do piloto automático] de ambas as semi-asas", e a "subsequente inadequada inspeção independente aos sistemas de comando de voo da aeronave, que resultou numa reversão da operação do sistema dos 'ailerons' da aeronave e levou à perda de controlo durante o voo".

O Embraer 190-100, com registo de Aruba e operado pela Air Astana descolou às 13:31 de 11 de novembro de 2018 da base militar de Alverca do Ribatejo, depois de realizar trabalhos de manutenção programada nas instalações da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, SA, e aterrou de emergência em Beja, pelas 15:28.

* E não há responsáveis por esta brincadeira, não há fichas técnicas de manutenção devidamente assinadas? As OGMA são oficinas piratas?
.

RODRIGO ALVES TAXA

.






O Leão sem juba

Está tudo ligado no grande círculo da vida. Assim dizia o Rei da Selva num dos mais famosos filmes de animação de Walt Disney, filme esse que há pouco mais de um ano chegou ao cinema em nova versão e que vê agora surgir em Portugal uma outra readaptação à sociedade atual, talvez com menos glamour no que toca a sua majestade, mas com bastantes semelhanças quanto a outras personagens do elenco.

Qual grande Mufasa, el-rei Centeno foi lançado ao abandono do desfiladeiro da vida pelo seu mais próximo e dissipou-se naquilo que, compreendendo tudo quanto o sol ilumina, foi em tempos o seu reino. No entanto, Rafiki Costa logo anunciou a sucessão dinástica, e perante uma corte já meia enfadada desta dinastia, mas que continua a permitir-lhe manter-se no ativo, ruge agora um novo rei na rocha de São Bento: João Leão, sob o cognome de Leão sem juba. Sem ela porque, pese embora, como no filme, também os súbditos das suas terras do reino depositem em si as maiores esperanças, de fé e de boa gestão dos recursos existentes, as grandes manadas partiram e as que sobram são de novo compostas por vacas magras.

El-rei Centeno, que apenas sempre conseguiu manter a ordem à força do apoio mordaz de BE, PCP E PAN, as três hienas de estimação que saíram da penumbra do cemitério dos elefantes em seu auxílio, levou o país ao limite do equilíbrio de sobrevivência, deixando-as a seu bel-prazer chacinar indiscriminadamente as receitas da corte, o que, aliado a uma catástrofe natural que sobre a savana hoje paira, essa, sim, que ninguém poderia prever e dificilmente controlar, faz antever uma dura e quiçá não muito longa tarefa a quem lhe sucede. É talvez aqui que a trama aparenta ser um pouco distinta da originária. Sobretudo porque, nela, a chegada de um novo rei permitia a regeneração das terras do reino, o regresso da fartura e de um futuro risonho, circunstância que aqui não se vislumbra provável – pese embora, confesso, gostava, para bem de Portugal, de ter de vir a admitir que me havia enganado redondamente no desfecho pelicular.

Mas tenham calma. Nada de nervosismos excessivos ou desgostos assolapados. Afinal de contas, “os seus problemas são para esquecer. P’ra sobreviver, tens de aprender, Hakuna-matata!!” Nada mais simples. Por muito escuro que seja o cenário (e não escrevo negro porque agora, como está na moda, uma pessoa já por dizer ou escrever o que quer que seja é racista), nada como ouvirmos os prosaicos ensinamentos do Timon Silva e do Martins Pumba que, mesmo quando não houver nada que se coma, estou certo de que quererão ensinar-nos a comer helmintos. Afinal de contas, “viscoso, mas gostoso!” Mas, aqui chegados, certamente muitos estarão já a perguntar-se se no meu guião não existe nenhum anunciador da voz do rei aos súbditos. Claro que existe.

Como poderia eu realizar este filme sem ter o meu próprio papagaio-mor do regime: Zazu de Sousa, personagem que nesta trama, tal como na realidade que se retrata, acaba sempre por ter um papel secundário. Bem, eventualmente, terciário. Quer dizer, olhem, não sei, é assim uma espécie de coisa. Uma espécie de papel só para entreter. Talvez daí acabe sempre por ser judiado pelos herdeiros da coroa. Mas não nos aborreçamos com isso, cada macaco no seu galho. O Zazu continuará sempre, pelo menos, por ser um animal exótico de lindas e camaleónicas cores a ficar bem nas fotografias. É neste misto de ilusão, divertimento e ridículo que o sol continuará a brilhar e que, tal como, de resto, já a música do filme verdadeiro versa, “é o ciclo sem fim, que nos guiará a dor e a emoção, pela fé e o amor, até encontrar o nosso caminho, neste ciclo, neste ciclo sem fim”. O reino manter-se-á desgovernado, mas rejubilemos todos com o novo rei. O Leão sem juba.

IN "i"
19/06/20

.
.


2310.UNIÃO



EUROPEIA

PORTO-PORTUGAL


.

7- Lura da Psi

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ

7 - 5 Tɩρo⳽ ᑯᥱ AꙆɩᥱᥒᥲᥴ̧ᥲ̃o ρᥲɾᥲ KᥲɾꙆ Mᥲɾ🇽


FONTE:  Universo da Psicologia TV

47.2-HORIZONTES DA MEMÓRIA


.
47-HORIZONTES DA MEMÓRIA
47.2- 2000 anos de Lisboa



* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.


.

.
HOJE  NO 
"i"
Festa em parque de campismo da Galé provoca surto de covid-19 

Existem 20 pessoas infetadas.

Foi registado um surto de covid-19, no parque de campismo da Galé, em Grândola, depois de ter sido realizada uma festa de jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos, avançou a Sic Notícias.
 .
Existem 20 pessoas infetadas, das quais algumas são participantes no evento. Os funcionários do parque de campismo foram submetidos ao teste de despiste à covid-19 e não estão infetadas, segundo declarações das autoridades de saúde à mesma fonte.

Os jovens estiveram no parque nos feriados deste mês de junho. 

* Não temos que ser bomzinhos nem politicamente correctos:  o favor que estes gajos fariam à comunidade se morressem, na próxima pandemia já não incomodavam nem infectavam ninguém.

.
.
HOJE  NO
"A BOLA"
Ataque a Alcochete:
 expulsão para 26 sócios

O Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting comunicou, esta quarta-feira, a decisão final no âmbito do processo disciplinar relativo ao ataque à Academia. Assim, decidiu aquele órgão pela sanção de expulsão para 26 sócios que estiveram em Alcochete no dia 15 de maio de 2018.
 .
Um dos sócios visados no processo disciplinar foi punido com sanção de suspensão por um ano; um outro por seis meses e outros dois por três meses.

No que respeita a Bruno Jacinto, ex-oficial de ligação aos adeptos do clube, «foi deliberado arquivar os autos por não se ter provado o seu envolvimento no caso.»

«Os sócios visados a quem foram aplicadas as referidas penas, agiram de forma livre e deliberada, de comum acordo, em comunhão de esforços, sob a égide de um plano comum e previamente traçado, com o propósito concretizado de invadir a Academia e intimidar, ofender e agredir os jogadores do SCP e respetiva equipa técnica, provocando, com a sua atuação, graves prejuízos para o SCP, tanto patrimoniais (direta e indiretamente) como morais, uma vez que este incidente desprestigiou o Clube em termos nacionais e internacionais», lê-se no comunicado do Conselho Fiscal e Disciplinar.

Leia AQUI o comunicado na íntegra

* A alternativa era ser-se frouxo.

.
.

Luciano Pavarotti e Eurythmics

There Must Be An Angel
Playing With My Heart


.
.
HOJE  NO
"JORNAL DE  NOTÍCIAS"
Chega mantém manifestação em Lisboa 
e espera 1500 participantes

O Chega vai manter a manifestação agendada para sábado e estima que poderá juntar cerca de 1500 pessoas que defendem que Portugal não é racista, ainda que em Lisboa tenham sido decretadas restrições a ajuntamentos devido à pandemia.

O presidente do Chega, André Ventura, endereçou na terça-feira duas cartas à Câmara Municipal de Lisboa e ao Ministério da Administração Interna, nas quais manifesta a "intenção de realizar uma manifestação em Lisboa, no próximo sábado dia 27 de junho, organizada, calma e pacífica, cumprindo ao máximo as regras do distanciamento social e outras que o bom senso dite, de forma a assegurar a segurança máxima de todos os participantes".
 .

O protesto, cujo objetivo é contrariar a ideia de que "Portugal é um país racista e de que existe na sociedade um problema de racismo estrutural", está marcada para as 14 horas e sairá do Marquês de Pombal em direção ao Terreiro do Paço.

"Nós, portugueses, orgulhosos do nosso país e da nossa história -- com todos os seus defeitos e qualidades; nós, portugueses, que não somos racistas e que defendemos a sociedade multicultural com todos os seus direitos e deveres, temos de sair à rua e mostrar que recusamos todos os epítetos pejorativos que nos querem colar", lê-se na missiva endereçada a Fernando Medina e Eduardo Cabrita, à qual a Lusa teve acesso.

O grupo coordenador da manifestação teve esta quarta-feira uma "reunião preparatória" com a PSP, e fonte do Chega disse à Lusa que são esperadas cerca de "1500 pessoas no total".

À saída da reunião com especialistas para avaliar a situação epidemiológica da covid-19 em Portugal, no Infarmed, em Lisboa, o presidente do Chega confirmou a reunião, na qual não esteve presente.

"O Chega reuniu-se hoje com o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa para definir as condições, a forma em que decorrerá com toda a segurança e toda a normalidade a manifestação do próximo sábado", afirmou André Ventura aos jornalistas.

De acordo com fonte do Chega, o partido comprometeu-se a disponibilizar ao Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, até ao final da semana, o número de pessoas que se deslocarão a Lisboa a partir de outras zonas do país, uma vez que foram mobilizadas as distritais do partido para organizarem a deslocação a Lisboa de mais manifestantes.

De acordo com a mesma fonte, a PSP "não colocou entraves, de todo" à realização da manifestação, mesmo tendo em conta as restrições de ajuntamentos decretadas pelo Governo devido à evolução da pandemia de covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa.

Ainda assim, foram dados conselhos para "manter o distanciamento e ter cuidados com cartazes que possam ser exibidos, para que corra tudo de forma pacífica", indicou a fonte, que integrou a delegação do Chega na reunião com o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.
* Ventura é viscoso e mal formado, se a manifestação for ou não um fiasco irá sempre fazer-se de vítima.

.
.
13-CASAMENTOS PRECOCES
1.1-SÍRIA
Meninas sírias são vendidas para  
homens ricos de países vizinhos



*  Uma reportagem de 2013 mas cruelmente tão actual.

FONTE:  IKMR ONG  

.
.
MυƖнєяєѕ υηιɗαѕ cσηтяα α ρσƖυιçα̃σ



FONTE:  Amnistia Internacional Portugal
.
.
Iɴᴠᴇsᴛɪɢᴀᴅᴏʀᴇs ᴇᴜʀᴏᴘᴇᴜs ɴᴏ ᴇɴᴄᴀʟᴄ̧ᴏ 
ᴅᴀ ʀᴇᴘʀᴏᴅᴜᴄ̧ᴀ̃ᴏ ᴅᴏ ᴄᴏʀᴏɴᴀᴠɪ́ʀᴜs



FONTE:  euronews

.

Infografia:Impedir propagação




𝟧 𝑝𝑎𝑠𝑠𝑜𝑠 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑖𝑚𝑝𝑒𝑑𝑖𝑟 𝑎
𝑝𝑟𝑜𝑝𝑎𝑔𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑟𝑜𝑛𝑎𝑣𝑖́𝑟𝑢𝑠




FONTE: ONU Brasil

.
CONVICTAMENTE


.
.

2377
Senso d'hoje
YUVAL NOAH HARARI
 HISTORIADOR E ESCRITOR
CIDADÃO ISRAELITA
Sou vergonhosamente parecido
com um chimpanzé



SE PREFERIR COM LEGENDAS CLIQUE AQUI

FONTE:  TED (2015)
.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







.
.

'VOLEILOCAS'

.
.

BOM DIA


.

98-CINEMA FORA "D'ORAS"



98-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝒱𝐼𝐼 -ⲂⲆⲊⲦⲆ




Sιɴopѕe:

Slım é umα dedıcαdα gαrçonete que tem suα vıdα trαnsformαdα por completo αpós se cαsαr com Mıtch, um empresάrıo mılıonάrıo. Elα deıxα o trαbαlho e se αdequα α umα trαnquılα vıdα com αs posses do mαrıdo.
Entretαnto, logo Slım percebe que seu mαrıdo nα̃o tem nαdα de perfeıto, αbusαndo delα cαdα vez mαıs. 
Cαnsαdα, Slım decıde ır emborα, juntαmente com Grαcıe, suα fılhα de 5 αnos, pαrα um lugαr onde possα recomeçαr suα vıdα. 
Porém, Mıtch pαrte em suα buscα e voltα α αmeαçά-lα, fαzendo com que Slım tenhα que se prepαrαr fı́sıcα e mentαlmente pαrα confrontά-lo e pôr um fım nαs αmeαçαs.

Eleɴco:


Jennıfer Lopez.....Slım

Bıllч Cαmpbell.....Mıtch Hıller

Julıette Leɯıs.....Gınnч

Dαn Futtermαn......Joe

Tessα Allen........Grαcıe



FONTE:Eu sou o Brandão