04/04/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
XII-OS RIOS E A VIDA
4- OS RIOS DO PARAÍSO


FONTE:  Ricardo VIEIRA ALVES

.
.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"
ACT impediu tripulantes estrangeiros 
da Ryanair de fazer voos portugueses

Duas tripulações vindas de Itália para substituir trabalhadores grevistas em Portugal foram retidas no aeroporto do Porto pela Autoridade para as Condições de Trabalho, revela sindicato ao Observador.

Duas tripulações da Ryanair com origem na Itália foram impedidas de voar pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), pelo menos até à meia-noite, avançou ao Observador Bruno Fialho, diretor do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC).
 .
No terceiro dia de greve dos tripulantes da Ryanair, a ACT realizou inspeções nos aeroportos nacionais para verificar se existiu alguma violação do direito à greve, nos termos em que está previsto no artigo 535.º do Código de Trabalho. Na terça-feira, a Ryanair tinha admitido recorrer, se necessário, a aeronaves e tripulação de cabine de outras bases fora de Portugal. Terá sido esta situação que levou a que estes oito tripulantes vindos de Itália ficassem retidos.

Contactada pelo Observador, fonte oficial da ACT confirma que o organismo esteve estava quarta-feira nos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro onde levou a cabo uma ação inspetiva com vista a averiguar alegadas violações do direito à greve, designadamente, a substituição de trabalhadores em greve por outros, em violação do artigo 535º do Código do Trabalho.

“A ação ainda está em curso, sendo de referir que a mesma não se esgotará no dia hoje e que decorrerão nos próximos dias as demais diligências inspetivas consideradas adequadas”.

Esta quarta-feira, e até às 17 horas, tinham sido cancelados 15 voos da Ryanair com partidas de bases portuguesas, disse Bruno Fialho. O sindicato informou o Observador que não estava prevista a saída de mais nenhum voo com origem numa base portuguesa naquele que é o último de três dias de greve na companhia low-cost.

Esta manhã, o sindicato tinha informado que até às 7h30 tinham sido cancelados 11 dos 17 voos previstos para esse período. A companhia falava em que “apenas oito de entre os primeiros voos do dia foram cancelados”.

O dirigentes sindical explicou que na aviação civil são contabilizados como voos a saída de um avião de uma base, por exemplo, Lisboa, até ao regresso a essa mesma base — independentemente de por quantas bases passe o avião antes do regresso. Assim, Lisboa-Londres-Lisboa ou Lisboa-Londres-Paris- Madrid-Lisboa contam, cada um, como um voo.

Bruno Fialho acrescentou ao Observador que estavam previstos 46 voos para esta quarta-feira e que 15 tinham sido cancelados. Em comunicado, a Ryanair falava em 170 voos de e para Portugal. Mas estes voos incluem partidas de outras bases, logo com tripulações pertencentes a essas bases, esclareceu o sindicalista.

Os voos que foram realizados podem ter recorrido aos 5% de trabalhadores da Ryanair que não fizeram greve e a trabalhadores estrangeiros violando o direito à greve, disse Bruno Fialho. Por seu lado, a companhia afirmou que “a grande maioria” dos “tripulantes de cabine em Portugal estão hoje (quarta-feira) a trabalhar dentro da normalidade”.

* A Ryanair é um subproduto da aviação comercial e  os seus funcionários ainda mais explorados do que nas companhias mais importantes.

.
.

MAPALÉ


Luxurius Romance

2018






.
.
 HOJE NO
 "RECORD"
Quanto subiu Cristiano Ronaldo 
para marcar o golo de bicicleta? 
Uma barbaridade

O golo de bicicleta que Cristiano Ronaldo marcou à Juventus (triunfo por 3-0) corre mundo. O pé do craque português atingiu, diz a ‘Marca’, os 2,38 metros de altura.
 .

 Daí o espanto em Barzagli e o desalento em Buffon, mas até Zidane ficou 'louco' com a arte de CR7, que agradeceu os aplausos dos rivais 

* Um senhor, um génio.

.
.
6-MUITO ALÉM DO PESO


* O vídeo retrata o problema da obesidade infantil na sociedade brasileira, Portugal não difere muito, nem o resto do mundo.

**Hoje em dia, um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, mas também nos outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.

Muito Além do Peso (Way Beyond Weight)
Obesidade, a maior epidemia infantil da história.
Ficha Técnica:
Direção: Estela Renner
Produção Executiva: Marcos Nisti
Direção de Produção: Juliana Borges
Fotografia: Renata Ursaia
Montagem: Jordana Berg
Trilha Sonora: Luiz Macedo

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Dados de 87 milhões de utilizadores foram usados pela Cambridge Analytica

O número é mais elevado do que tinha sido apontando inicialmente - 50 milhões - e foi avançado pela rede social Facebook esta quarta-feira

Terão sido 87 milhões de utilizadores do Facebook os lesados no escândalo da Cambridge Analytica. O número foi avançado esta quarta-feira pela rede social através da internet.

A maior parte do grupo estará nos EUA.
O número é mais elevado do que aquele que tinha sido apontado inicialmente - 50 milhões.
 .

Esta é a primeira confirmação oficial do Facebook sobre a quantidade de pessoas cujas informações privadas foram partilhadas sem autorização com a empresa de marketing digital, que as usou posteriormente para ajudar em situações políticas como a eleição de Donald Trump e o sim ao "Brexit".

"No total, cremos que a informação do Facebook de 87 milhões de pessoas, a maioria nos Estados Unidos, pode ter sido partilhada indevidamente com a Cambridge Analytica", escreveu o responsável tecnológico da empresa, citado pelas agências internacionais de notícias.

Até ao momento, a informação disponível apontava para que a Cambridge Analytica teria acedido a dados de 50 milhões de utilizadores do Facebook.

O responsável tecnológico do Facebook escreveu um texto a detalhar algumas mudanças que a rede social fará para restringir a informação a que podem aceder as aplicações, como já tinha adiantado o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.

O Facebook já anunciou que pretende lançar medidas para dar mais privacidade aos utilizadores, afirmando que "percebeu claramente" que as ferramentas disponíveis "são difíceis" de encontrar e que "tem de fazer mais" para informar os utilizadores da rede social.

A rede social Facebook tem estado no centro de uma vasta polémica internacional com a empresa Cambridge Analytica, acusada de ter recuperado dados de milhões de utilizadores da rede social, sem o seu consentimento, para elaborar um programa informático destinado a influenciar o voto dos eleitores, favorecendo a campanha de Donald Trump.

* Em vez de se esbardalharem em inconveniências no face do book, leiam bons livros, ouçam boa música, actualizem-se e falem, não grunham, ao mesmo tempo que largam a treta do face do book.


.

VITOR RAÍNHO

.










O Facebook mostrou 
as fragilidades das pessoas 

Há muitos anos, quando o Facebook se começou a generalizar, vi uma magnífica peça televisiva de um canal francês que mostrava como algumas jovens que tinham mostrado as suas loucuras de adolescência na rede estavam com problemas em arranjar trabalho, já que os empregadores as obrigaram a mostrar o que tinham na rede social e não gostaram do que viram.

A maioria das pessoas não pensa pela sua cabeça, não tem opiniões formadas e segue as indicações que lhes chegam pelo computador. De grosso modo é isto que se pode concluir da interferência do Facebook nas eleições americanas e no referendo ao Brexit na Grã-Bretanha. O que não deixa de ser bastante inquietante, já que os gestores da rede social venderam os perfis dos utilizadores à Cambridge Analytics que, por sua vez, percebeu as preocupações de cada ‘facebookiano’ e os começou a bombardear com notícias que os ‘encaminhavam’ para o voto em determinada pessoa ou partido. De uma forma mais simples: se no perfil de uma pessoa se percebia que ela estava preocupada com a imigração mexicana, por exemplo, os discursos de Donald Trump contra os mexicanos apareceriam facilmente na conta desse utilizador.

O mesmo se terá passado com o referendo do Brexit. Além de se concluir que as pessoas são fracas de espírito, ou mesmo burras, esse processo terá envolvido milhares de pessoas nesse trabalho pidesco.

Agora as questões mais preocupantes para os utilizadores de redes sociais: tudo o que aí colocam pode ser usado contra si, já que nada desaparece e há quem se dedique a ficar com a ficha de utilização, como se fazia antigamente com a  PIDE. Diz-se que nos relatórios da Polícia secreta do Estado Novo não faltavam, por exemplo, indicações amorosas dos vigiados, pretendo-se dessa forma enfraquecer os opositores ao regime, em caso de interrogatório. No Facebook há milhões de fotos, conversas, ‘likes’ em artigos ou em pessoas que, pelos vistos, servem às mil maravilhas para definir o perfil de cada um. Se pensarmos que sempre que alguém publica uma foto de nudez no seu mural a mesma é bloqueada passado pouco tempo dá muito que pensar.

Numa breve sondagem pelo jornal percebeu-se que poucos sabiam que ‘descarregando o perfil’ tem-se acesso a tudo o que se colocou e pagou ao longo dos anos. Até chamadas telefónicas feitas por esse canal lá estão.

Há muitos anos, quando o Facebook se começou a generalizar, vi uma magnífica peça televisiva de um canal francês que mostrava como algumas jovens que tinham mostrado as suas loucuras de adolescência na rede estavam com problemas em arranjar trabalho, já que os empregadores as obrigaram a mostrar o que tinham na rede social e não gostaram do que viram.

Não acho que as redes sociais sejam o demónio, mas não  consigo perceber como as pessoas colocam aí a sua intimidade, sujeitando-se a que alguém a possa usar a seu bel-prazer. Mas há todo um mundo de incógnitas: se as agências de comunicação tentam chegar aos perfis dos utilizadores para os venderem aos seus clientes, também quem nos diz que hipotéticas polícias de costumes não andam a fazer a nossa ficha? E quem nos diz que alguém que não goste de nós não faça o mesmo? Uma conversa aqui outra ali, na esfera particular, é isso mesmo: particular. O comentário que o criador do Facebook fez não deixa ninguém descansado. Nada garante aos utilizadores que no futuro algo parecido não aconteça.

Voltando às eleições americanas, ninguém pode dizer que as pessoas foram obrigadas a votar neste ou naquele candidato. Tiveram foi um isco que morderam, por serem vulneráveis a conversas do bandido. O Facebook violou foi o contrato que tinha com os seus utilizadores, mas estes colocaram lá o que bem entenderam...

IN "SOL"
31/03/18


.
.


1552.UNIÃO



EUROPEIA



.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
“Há uma certa crise na linguagem religiosa”, diz José Tolentino Mendonça

Ao abrigo da segunda edição das ‘Conferências do Museu 2018’, iniciativa que decorreu hoje no Museu de Arte Sacra do Funchal, o teólogo madeirense José Tolentino Mendonça falou aos jornalistas sobre o papel da igreja nos dias que correm, frisando que a linguagem deve ser o mais simples e directa possível.
 .
“Dentro da igreja, e enquanto teólogo, uma das nossas preocupações é de facto perceber que há uma certa crise na linguagem religiosa, no sentido de que ela deixou ser legível para aqueles que estão fora e deixou de ter uma relevância, ou pertinência. O Papa Francisco tem sido um balão extraordinário de oxigénio, porque de uma forma muito simples e directa tem renovado e tem simplificado a linguagem religiosa e acontece esta coisa extraordinária: todos o entendem! Desde a pessoa mais simples ao intelectual mais sofisticado. Todos entendem aquela linguagem, que é no fundo a linguagem da bondade, da valorização do humano e do amor de Deus”, destacou José Tolentino Mendonça aos jornalistas.

Sobre o tema que o trouxe até este espaço, subordinado à ‘Arte, Mediação e Símbolo: O sentido que vem’, o madeirense diz que “é interessante como desde o princípio o cristianismo tem juntado culto e cultura” e “que nestes dois mil anos de história, que o cristianismo leva, ele tem sido um grande produtor de cultura, arte e pensamento”.

“Evidentemente há épocas em que esse pensamento é muito mais forte e fecundo, há épocas onde parece que acontece um divórcio, e há épocas em que estamos a tentar refazer os laços. Eu penso que este momento em que vivemos é um momento em que estamos a refazer os laços, a entender o que pode ser o espaço da religião com a relação com a arte e também o que é que a arte traz à experiência religioso, que penso que é muito”, evidenciou.

* A linguagem religiosa católica nunca foi feita para ser clara, a conversa do chefe de Estado do Vaticano é uma linguagem redonda, sem ponta por onde se lhe pegue. 
Agora com o aumento de profissionais exorcistas como ontem foi anunciado mais a linguagem se afasta do humanismo e da ciência e, por conseguinte da verdade.

.
.



INFORMÁTICA DE A A Z
9-I
(INTRANET)



Prof. JoãoPaulo
* Um conjunto de professores do site  AlfaCon Concursos Públicos, do Brasil, decidiu colocar em vídeo uma série de programas explicativos sobre noções base de informática das quais muitas vezes não temos informação conveniente.
Por acharmos a série interessantíssima aqui a apresentamos com o devido respeito aos autores.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
8-PORTUGAL
UMA HISTÓRIA DESCONHECIDA



FONTE: CANAL HISTÓRIA

.
.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Retaliação da China chegou: 
tarifas em 106 produtos com impacto 
de 50 mil milhões de dólares

A China foi rápida a responder. Depois da lista de 1.300 produtos chineses que vão passar a ter tarifas adicionais para entrar nos EUA, o Governo chinês respondeu com uma lista de apenas 106 produtos, mas de igual valor.

A resposta chinesa às tarifas impostas pela administração Trump já chegou. Esta quarta-feira, 4 de Abril, o Executivo chinês revelou uma lista de 106 produtos norte-americanos que vão ser sujeitos a tarifas adicionais para entrar no mercado da China. 
 .

O número de produtos é bastante inferior à lista de 1.300 bens apresentada pelos Estados Unidos, mas o alcance no valor das importações pretende ser idêntico: 50 mil milhões de dólares. A informação está a ser avançada pelas agências de notícias Xinhua e Bloomberg.

Ambas as agências citam uma declaração do ministro das Finanças chinês, adiantando que as tarifas adicionais nos 106 produtos norte-americanos listados serão de 25%. A Xinhua refere que há 14 categorias de bens, que incluem produtos como soja, automóveis e químicos. A Bloomberg corrobora esta informação, somando que estão também incluídos na lista aviões.

A data de implementação destas tarifas vai depender da chegada ao terreno das tarifas impostas pela administração Trump, de igual valor, nos produtos chineses.

Numa declaração publicada também esta quarta-feira, Zhang Xiangchen, o representante chinês junto da Organização Mundial do Comércio, classificou os planos dos Estados Unidos como "uma violação intencional e grosseira dos princípios fundamentais da OMC de não discriminação e limitação de tarifas".

"Os Estados Unidos têm esta intenção viciosa de estrangular a inovação de alta tecnologia da China", acusou também Wei Jianguo, ex-vice-ministro do Comércio chinês e actual presidente de um think tank dedicado a trocas comerciais, ligado ao Executivo, em declarações à Bloomberg. "A China não se vai submeter ao bullying dos EUA. As nossas contra-medidas vão atingir os seus pontos fracos", prometeu.

Pelo seu lado, os EUA argumentam que a escolha dos produtos justifica-se pelo facto de os sectores em causa beneficiarem de subsídios estatais, que consideram injustos. Da lista da administração Trump fazem parte bens da indústria aeroespacial, tecnologias da informação e comunicação, robótica, maquinaria. Há também satélites, componentes de aço para televisões, aparelhos médicos, máquinas de lavar louça, entre muitos outros.

A lista de bens estará em consulta pública durante 60 dias, podendo ser submetidas propostas de alteração até 11 de Maio. A 15 de Maio haverá uma audição pública para debater os contributos.

* Administrações americana e chinesa são parecidas e antropofágicas.

.
.

Belo Manto

Encanto


.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Rede SIRESP 
esteve indisponível 9.000 horas em 2017 

Estão a ser instaladas 451 antenas nas áreas consideradas de maior risco de incêndio

O ministro da Administração Interna adiantou esta quarta-feira no parlamento que o Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) esteve indisponível 9.000 horas em 2017.
 .
"O levantamento que foi feito aponta para 9.000 horas de indisponibilidade da rede SIRESP em 2017, e daí tiraremos sem demagogias as responsabilidades necessárias", disse Eduardo Cabrita, durante a interpelação do CDS ao Governo sobre a "preparação da próxima época de incêndios".

O ministro não deu pormenores sobre este total de horas de indisponibilidade do SIRESP em 2017. Contactado posteriormente pela agência Lusa, o Ministério da Administração Interna esclareceu que estas 9.000 horas correspondem ao somatório das falhas das várias estações da rede SIRESP.

O ministro deu conta de que estão a ser instaladas 451 antenas nas áreas consideradas de maior risco de incêndio, tendo sido já adquiridas as unidades móveis que vão integrar o SIRESP. 

* Mas na altura responsáveis do Siresp disseram que  não falhou.

.
.
XXVIII.O MUNDO SECRETO DOS JARDINS



LOUVA A DEUS




 * Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
36 dias que vão desafiar
 a fibra de Macron 



FONTE: OBSERVADOR

.
.

OS MIMOS PARA

UM ASSASSINO

COI diz a Kim que vai trabalhar pela 
participação norte-coreana nas Olimpíadas



FONTE: EFE Brasil

.
.

Agência da ONU disponibiliza online mais 
de 66 milhões de documentos de patentes



FONTE: ONU Brasil


.
.
Conhece os seus músculos?
Damos-lhe uma ajudinha






.
.

1569
Senso d'hoje
ANTÓNIO PEDRO
VASCONCELOS
CINEASTA
ANALISTA POLÍTICO
"O filme que se vê na televisão
é uma reprodução"



"O novo acordo ortográfico 
é uma aberração" 




FONTE: CANAL "Q" - programa "LENDAS VIVAS" de 15/03/18

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS







 .
.

 S A B I C H Ã O


.
.
 
BOM DIA


,
.

BOM DIA


.