20/06/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.


.
.
XIII-A HISTÓRIA 
DO SEXO
1- HISTÓRIA DO SEXO NA MPB* 




* MPB - Música Popular Brasileira

FONTE:   blasterboutique

.
.
Porta dos Fundos


AMOR EM QUARENTENA


.

9-APARELHO CIRCULATÓRIO
E LINFÁTICO
9.1-ANATOMIA HUMANA
9.1.9- Artérias e Veias
dos Membros Superiores/1



* Uma interessante série produzida para auxiliar alunos da área de saúde mas também muito útil para quem quer que deseje aprender sobre esta matéria. Desfrute.


FONTE:  Anatomia Fácil com Rogério Gozzi

.
.
Ꮯꮻꮇꮻ ꮁ̵ꮜ🇳ꮯꮖꮻ🇳ꭺ ꭺ Ꭺꮪꭲꭱꮻꮮꮻꮐꮖꭺ



FONTE: Nerdologia

.

LOURENÇO PEREIRA COUTINHO

.





Joacine, Cotrim, e Ventura: 
quanto vale um deputado único?

Nas eleições de outubro de 2019, três partidos elegeram apenas um deputado à Assembleia da República. Tal é inédito, pois o desenho dos círculos eleitorais beneficia os maiores partidos e dificulta a entrada de outsiders. Desde 1976, e até 2019, apenas 3 partidos conseguiram o feito: UDP, PSN e PAN. E todos elegerem o seu deputado pelo círculo de Lisboa.

Nos anos pos 25 de Abril, a UDP foi presença habitual na Assembleia da República. Era um partido revolucionário e marxista leninista, que tinha a Albânia maoista por modelo, uma excentricidade perigosa. Em 1976, elegeu Acácio Barreiros, que vinha dos Comités Comunistas Revolucionários Marxistas (CCRM). Ainda em 1976, a UDP reforçou a sua notoriedade com o apoio à candidatura de Otelo Saraiva de Carvalho, que obteve uns assustadores 16,5% dos votos.

Entre 1979 e 1995, a UDP teve Mário Tomé como cabeça de cartaz. Este foi eleito para a AR em 1979 e 1980 e, por fim, em 1991, então integrado nas listas da CDU, numa estranha e pragmática aliança entre o maoismo e o estalinismo. Mário Tomé tinha carisma. Fez parte do movimento das forças armadas, foi oficial do COPCON, e era um dos comandantes da polícia militar no 25 de novembro de 1975, altura em que foi preso. Foi o carisma de Mário Tomé que ajudou a UDP a manter o seu lugar no parlamento, e a suplantar outros partidos de extrema esquerda – como o antes influente PCTP/MRPP, ou o persistente POUS - franja partidária onde a competição era renhida. Mas, à medida que os anos do PREC iam ficando para trás, o protagonismo da UDP foi-se esbatendo, e o partido definhou até ao momento em que ajudou a fundar o Bloco de Esquerda, onde depois se diluiu.

Em 1991, foi a vez do Partido de Solidariedade Nacional (PSN) eleger o seu deputado único. Este foi o professor universitário Manuel Sérgio, que praticou um “populismo light” em defesa das causas dos reformados. A aventura do PSN foi, porém, sol de pouca dura. A causa dos reformados é sectorial, e o discurso de Manuel Sérgio era tudo menos empolgante. O poder de sedução junto do seu eleitorado foi-se perdendo, e o PSN eclipsou-se sem deixar história.

Entre 1995 e 2015, nenhum partido voltou a eleger apenas um deputado (em 1999, o Bloco de Esquerda elegeu 2). Nas legislativas de 2015, o PAN elegeu André Silva, engenheiro civil, que se tornou o seu deputado único até 2019. O PAN foi fundado em 2011 como Partido dos Animais e Natureza. Depois, deu-se conta da necessidade de juntar uma nota de humanismo, e mudou o nome para Pessoas-Animais-Natureza. Apesar da André Silva não ter jeito, carisma ou conteúdo, o partido cresceu para 4 deputados em 2019, sobretudo por conta do eleitorado urbano.

Por fim, três partidos elegeram deputados únicos em 2019. Com as suas possibilidades de intervenção parlamentar limitadas, os deputados únicos acabam por procurar outras vias para se fazerem notar. A princípio, Joacine Katar Moreira - um erro de casting que, graças à absurda forma de escolha de deputados do Livre, conseguiu sobrepor-se à escolha de Rui Tavares, o candidato óbvio do partido - deu muito que falar. Nos últimos tempos, após a desvinculação do Livre, a deputada pura e simplesmente desapareceu do espaço público. Protegida pelo conveniente escudo do anti-racismo, Joacine está como sonhou: não tem de prestar contas a ninguém, muito menos ao seu eleitorado, e pode continuar a tentar disfarçar a sua irrelevância política, agora com o argumento das limitações de um deputado não inscrito.

O deputado único da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, tem mantido um perfil discreto. Como não está a alinhar no jogo populista, não tem tanto tempo de antena quanto Joacine ou Ventura. Durante o confinamento, Cotrim Figueiredo teve, contudo, mais oportunidades para se fazer notar. Foi o que aconteceu em recentes aparições televisivas, e na sua intervenção no 25 de abril. A Iniciativa Liberal ficou a ganhar com a substituição de Carlos Guimarães Pinto por Cotrim de Figueiredo, que alia uma postura sóbria a um discurso estruturado.

Já André Ventura esteve como peixe na água como deputado único até ao início do confinamento: as suas intervenções geravam soundbites, mantinha uma coluna num jornal, e discutia futebol na televisão. Era o caldo perfeito para o seu populismo demagógico. Mas o confinamento retirou-lhe o palco mediático, sem o qual Ventura não consegue viver. Em desespero, sobretudo porque as presidenciais estão à porta, tem protagonizado um espetáculo patético: demitiu-se por “culpa” de uma oposição invisível; promoveu abaixo assinados contra as cerimónias do 25 de abril; e entrou num “bate bola” com Ricardo Quaresma, que acabou por custar-lhe o lugar de comentador futebolístico.

Ser deputado único não é tarefa fácil, e são poucos os que conseguem vingar. Dos que foram eleitos em outubro passado, apenas um tem resistido às tentações do mediatismo oportunista e da demagogia oca. Só por isto, João Cotrim de Figueiredo merece ser seguido com mais atenção.

IN  "EXPRESSO"
19/06/20

.
.


2306.UNIÃO



EUROPEIA

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO




FONTE:  ONU News
.
.

3-Igreja Católica e a Mafia
Banco do Vaticano - Crimes - Roubo 
Fraudes - Mentiras



FONTE:  Bruno Guerreiro
.

LI -VIDA SELVAGEM
3- BÚFALOS
INSTINTOS ASSASSINOS



FONTE:  Roberto Duarte Rocha
.
.
VIDEOS DE SEMPRE

Peter Gabriel e Kate Bush

Don't Give Up


.

53-UM POEMA POR SEMANA - EUGÉNIO DE ANDRADE

.
53-UM POEMA POR SEMANA
EUGÉNIO DE ANDRADE
ADEUS


dito por
ANA ZORRINHO
RAUL OLIVEIRA


FONTE:    Script Factory  

.
.ᖇᕮᖴᒪᕮ᙭ÕᕮS
O VALOR DA LIBERDADE/7
A Liberdade é a possibilidade de escolher
entre pescar e fazer poesia
𝑭𝒆𝒓𝒏𝒂𝒏𝒅𝒐 𝑯𝒆𝒏𝒓𝒊𝒒𝒖𝒆 𝑪𝒂𝒓𝒅𝒐𝒔𝒐  
 𝑺𝒐𝒄𝒊𝒐́𝒍𝒐𝒈𝒐, 𝒑𝒐𝒍𝒊𝒕𝒐́𝒍𝒐𝒈𝒐  


FONTE:   ffmspt

.
.
O arqueólogo, o deserto e a caravana



FONTE:  AFP Português

.
.

Covid retrato de um aeroporto em câmara lenta



FONTE:  euronews

.
.

ATIREI O PAU AO GATO......



.
.


2373
Senso d'hoje
ÂNGELO RAMALHO
CEO DA EFACEC
ENGENHEIRO MECÂNICO
Saída de Isabel dos Santos da 
Efacec "é urgência absoluta"





FONTE:  Observador

.
.
A GRACINHA
QUE NÓS SOMOS





.

BOM DIA


.

98-CINEMA FORA "D'ORAS"



98-CINEMA
FORA "D'ORAS"

𝐼𝐼𝐼 -ⲂⲆⲊⲦⲆ




Sιɴopѕe:

Slım é umα dedıcαdα gαrçonete que tem suα vıdα trαnsformαdα por completo αpós se cαsαr com Mıtch, um empresάrıo mılıonάrıo. Elα deıxα o trαbαlho e se αdequα α umα trαnquılα vıdα com αs posses do mαrıdo.
Entretαnto, logo Slım percebe que seu mαrıdo nα̃o tem nαdα de perfeıto, αbusαndo delα cαdα vez mαıs. 
Cαnsαdα, Slım decıde ır emborα, juntαmente com Grαcıe, suα fılhα de 5 αnos, pαrα um lugαr onde possα recomeçαr suα vıdα. 
Porém, Mıtch pαrte em suα buscα e voltα α αmeαçά-lα, fαzendo com que Slım tenhα que se prepαrαr fı́sıcα e mentαlmente pαrα confrontά-lo e pôr um fım nαs αmeαçαs.

Eleɴco:


Jennıfer Lopez.....Slım

Bıllч Cαmpbell.....Mıtch Hıller

Julıette Leɯıs.....Gınnч

Dαn Futtermαn......Joe

Tessα Allen........Grαcıe



FONTE:Eu sou o Brandão