07/02/2025

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
..
LXXIX~MEGA FÁBRICAS
4- O LADO OCULTO DO LUXO
O que se esconde atrás
 da roupa de luxo?
A cara oculta das melhores marcas

(CONTINUA PRÓXIMA SEXTA )

* MEGA FÁBRICAS é um título e dentro dele a fábrica sempre é mega,, por vezes problemática, até impiedosa,  assim como o espírito inventivo mesmo que sejam pequenos.


FONTE:   Historias Vivas, Gente, Vida
.
.
UNIVERSO

Lugares Incríveis

CXXIX - SS Leporis -
Sistema Estelar Simbiótico


Viagens pelo Universo
.
.
AS MULHERES NA HISTÓRIA
𝟿𝟾.𝟷 - 𝑀𝐴𝑇𝐴 𝐻𝐴𝑅𝐼,
𝑎 𝑡𝑟𝑖𝑠𝑡𝑒 ℎ𝑖𝑠𝑡𝑜́𝑟𝑖𝑎 𝑑𝑎 𝑒𝑠𝑝𝑖𝑎̃ 𝑠𝑒𝑑𝑢𝑡𝑜𝑟𝑎

FONTE:Canal História e Tu .

ANA CAROLINA GOMES

 .



As mulheres escrevem mal 

As mulheres que escrevem poemas no verso das listas das compras. Essas não estão na lista de espera para o panteão, nas páginas dos manuais escolares, nos cartazes de festivais. Estão na vida, na resistência, de uma voz menor que teima em se inscrever e ser escrita por quem resiste à força maior e lê mulheres.

As mulheres escrevem mal, ou então não escrevem. E o que escrevem não é literatura, fica-se quase sempre por listas de compras e horóscopos. Toda a gente sabe.

Toda a gente, ou pelo menos quem percebe mesmo a sério destas coisas.

Tenho visto algumas pessoas espantadas com o cartaz do 1.º Festival Literário de Penacova, onde constam oito fotografias, com oito nomes, de oito homens que escrevem. E é isso, são só oito homens, belíssimos escritores, só não são os mais belos porque esses estão todos na (i)mortalidade.

Toda a gente sabe: quem melhor escreve(u) é homem e está morto.

O Presidente da República sabe isto muito bem. No dia da viagem de Eça de Queirós para o panteão nacional, Marcelo Rebelo de Sousa mencionou no seu discurso a grandiosidade de outros nomes da literatura portuguesa, quantos, não tendo honras de panteão, até poderiam ter, “os Trovadores, Gil Vicente, Sá de Miranda, Camões, Garrett, Camilo, Eça, Antero, Cesário, Pessanha, Pessoa…”.

No fundo, esta enumeração de Marcelo sintetiza a história da literatura portuguesa que, como toda a gente sabe, terminou com Pessoa. Depois de Pessoa nada mais há, de digno valor, a escrever.

Mas isto mais não é do que um resumo, um resumo mesmo, daqueles da capa amarela e preta cujo título mais conhecido é “Os Maias”. Um resumo dos autores mais citados nos manuais escolares, de onde, mesmo as mais populares mulheres escritoras, como a Sophia de Mello Breyner e a Florbela Espanca, vão desaparecendo com o avançar nos anos letivos.

Tratamos as mulheres como escritoras menores.

As mulheres que nunca aprenderam a escrever, apenas a lavar a louça e os farrapos. As mulheres que mesmo quando foram para a escola só fizeram a quarta classe. As mulheres que escreveram sem a validação da publicação, porque escrever não era para elas. As mulheres que escrevem de forma diferente, não pior, porque experienciam a vida como mulheres. As mulheres que não definiram que o masculino das palavras falaria pelo todo. As mulheres que não escrevem porque não têm tempo entre jornadas acumuladas de trabalho formal e trabalho invisível. As mulheres que escrevem as listas das compras. As mulheres que escrevem poemas no verso das listas das compras. As mulheres que experimentam e desafiam o cânone, que escrevem orgulhosamente mal.

Essas, elas, não estão na lista de espera para o panteão, nas páginas dos manuais escolares, nos cartazes de festivais.

Estão na vida, na resistência, de uma voz menor que teima em se inscrever e ser escrita por quem resiste à força maior e lê mulheres.

O autor está morto, e por estar morto Autor se torna, de textos que podiam ser todos escritos por um grande e anónimo escritor, ao nascerem de perfis quase-avatares do mesmo arquétipo. Nesse caso pouco importa quem escreve.

No caso das mulheres, importa muito, ainda e enquanto o Festival Literário de Penacova lançar sem pudor um cartaz com oito fotografias, com oito nomes, de oito homens que escrevem.

No caso das mulheres importa muito quem escreve, enquanto não for evidente que até na lista das compras há poesia.

* Ativista na Plataforma Já Marchavas, pertence à equipa editorial do Interior do Avesso. Membro da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, da comissão distrital e da concelhia de Viseu. Licenciada em Antropologia

IN "ESQUERDA" - 02/02/25.

 .



3963.UNIÃO


EUROPEIA


 MERDUNÇA EUROPEIA
NÃO É A MELHOR ALTURA
 Viagem inaugural do comboio 
nocturno Bruxelas-Veneza
 “nem sequer pôde entrar em Itália”




FONTE:   Euronews-07/02/25

NR: Esta é a "unidade" europeia que trump aprecia, o gajo é que é esperto, divide e reina.



 putin  HUYLO

putin é um canalha..

.
Byintek P70 - 3D
Projetor Potente Portatil e com Bateria


FONTE:   Cymye

.
.
Jéssica

Fado da Sina


.
.
Núbia
Um Reino Esquecido/1


UNIVERSO DOS DOCUMENTÁRIOS
.
. 

S.PAULO
CAI NUMA AVENIDA

DESCONHECIDAS AS CAUSAS


FONTE:   Mochilando na Aviação-07/02/25
.
56-Fαlѕιdαde.coм
56.7-A ύℓтιмα ∂αηçα


FONTE:canal id

.

 .

🅰️  💲⛎🅱️💲🇪®️💎🚶🇪̂👖🌜🚶🅰️
💎🅰️🚶  🅰️👖🧲🅰️®️  🅿️💍®️  🅰️🚶́❗
 

* Um grande Bem haja, A.E. .

.

𝔙𝔞𝔩𝔢 𝔡𝔢 𝔍𝔲𝔡𝔢𝔲𝔰
𝟷𝟻𝟸 𝔡𝔦𝔞𝔰 𝔭𝔞𝔰𝔰𝔞𝔯𝔞𝔪 𝔞𝔱𝔢́
𝔞̀ 𝔠𝔞𝔭𝔱𝔲𝔯𝔞 𝔡𝔬𝔰 𝔲́𝔩𝔱𝔦𝔪𝔬𝔰 𝔣𝔲𝔤𝔦𝔱𝔦𝔳𝔬𝔰 
 

 
FONTE:    Renascença
 
 NR: Não precisamos de felicitar a PJ, temos é de agradecer todos os dias o empenho dos que lá trabalham no combate ao crime. Luís Neves um grande líder que não passa cartão à demagogia..

 .

 CONSELHEIRO NACIONAL?
(que conselhos dará?)
  (gosta mais de fedelhos, vai-lhes ao cú, dá-lhes conselhos...)


Título original: Deputado do partido Chega, nuno pardal ribeiro de 51 anos teve relações sexuais com jovem de 15 anos!

 

FONTE:   Miguel Silva

 MAIS INFORMAÇÃO

 .

Governante desmentido pela
Entidade da Transparência!

Audição do ex-Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, sobre a criação de duas empresas imobiliárias que podem configurar conflito de interesses. 
 
FONTE:  60AQI
.. 
4063
Senso d'hoje
MARIA HOMEM
PSICANALISTA BRASILEIRA
ENSAÍSTA, ESCRITORA
DOCENTE UNIVERSITÁRIA
NACIONALISMO:
UM AFECTO CONSCIENTE




FONTE:  Maria Homem -06/02/25
.
A Pequena Invasão


.
.

BOM DIA


.