24/02/2018

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
.
III-A HISTÓRIA 
DO SEXO
  
2- IDADE MÉDIA



FONTE: André Luis Karpinski



..
.


.

12-ANJOS




NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL


.
.
Congresso do Rio Sol


FONTE: PROGRAMA "Donos Disto Tudo"  RTP/1
.
.


.

11-ANJOS




NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL


.
.


PAPEL DE FORMAÇÃO DO
ANESTESIOLOGISTA NA PREVENÇÃO
DE ELEMENTOS ADVERSOS
8 -Estratégias Preventivas/3


Uma interessante série conduzida por Luís Bomfim Pereira da Cunha, Título Superior de Anestesiologia, Hospital Universitário-Rio de Janeiro

* Uma produção "CANAL MÉDICO"

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
.

10-ANJOS




NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL


.
,
SOMOS UM CICLO


FONTE: NERDOLOGIA

.
.



9-ANJOS




NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL


.

HELENA CRISTINA COELHO

.





Sulistas, populistas e… 
que mais?

Por um lado, Rui Rio aparece de peito feito a condenar o abominável populismo, que rejeita — por outro, parece cair em tentações populistas, em que cede. O que esperar daqui?

Há uma (ainda inexplicável) contradição na forma como Rui Rio está a gerir temas relevantes para a sua nova liderança. Por um lado, aparece de peito feito a condenar o abominável populismo, que rejeita — por outro, parece cair em tentações populistas, em que cede. E isso percebe-se facilmente em meia dúzia de recentes decisões e reações.

Comecemos pelo chamado “pacote da transparência”, que inclui medidas sobre o enriquecimento injustificado ou o lobby e que tem estado suspenso no Parlamento à espera do novo líder do PSD. A sua aprovação seria um importante avanço na ética e moralização políticas — mas Rio, que em tempos criticou “amigos e afilhados” no partido, reclama agora que transparência é populismo e demagogia e já avisou que não contam com ele para aprovar esse pacote… que muito faria pela sua popularidade.

Outra: o novo líder do PSD chama para a sua equipa nomes controversos, entre os quais o de Elina Fraga, antiga bastonária da Ordem dos Advogados, conhecida pela sua postura combativa, hostil, bem ao estilo de Marinho e Pinto. Às acusações de escolha “populista” e “imprudente”, mesmo dentro do próprio partido, Rio respondeu sempre com um sorriso, desvalorizou a polémica e manteve a sua decisão… populista.

Mais: Rui Rio veio defender reformas na justiça, diz que é preciso combater a politização da justiça, bem como evitar a judicialização da política. O problema, primeiro, é que não concretizou estas ideias (o que vai reformar exatamente? e vai entregar essa reforma nas nãos de alguém que contestou as mudanças do governo liderado por Passos Coelho?) Depois, a dúvida: com tantos processos e figuras relevantes visadas pela justiça, será este o melhor timing para mexer em algo que, finalmente, parece funcionar? Não se entende qual a orientação de Rio nesta matéria.

E ainda: as ideias económicas de Passos Coelho que pareciam aborrecer Rui Rio parecem ser agora as que inspiram o discurso do novo líder. Mesmo usando os argumentos do diálogo e da negociação com o PS e o Governo como se fossem paninhos quentes — manter a porta aberta, defende —, o certo é que atira as culpas da crise financeira para os socialistas, relembra a sua irresponsabilidade na quase bancarrota, fala em privatizações na área da saúde, elogia a necessidade de investimento ao mesmo tempo que diaboliza a euforia do crédito e do consumo das famílias, e até inclui na lista de tarefas aqueles cortes nas gordurinhas do Estado que faziam os pesadelos da esquerda. Por aqui, o velho faz-se novo, os neo-liberais voltam a ser neo-liberais. Então, quem é que não é populista, quem é?

Acidentais ou deliberadas, o certo é que estas pequenas contradições e incertezas complicam o trabalho de perceber o que realmente passa pela cabeça do novo líder do PSD, de saber para onde corre Rio – e de descobrir se o partido vai ser dirigido por um populista assumido, meio envergonhado ou radicalmente oposto a isso. Talvez ainda seja cedo para lhe colar um rótulo, talvez ele próprio ainda esteja a tomar o pulso e a avaliar qual a posição que lhe dará mais dividendos. Mas talvez seja bom também recordar o que foi uma das suas primeiras promessas no discurso de vitória, há pouco mais de um mês, quando prometeu uma oposição “firme e atenta”, mas “não populista”. Se não for isso que o orienta, o que esperar então?

E por falar em populismos.
Augusto Santos Silva escreveu um artigo de opinião no jornal brasileiro Folha de São Paulo sobre a influência das redes sociais e a sua força na substituição aos intelectuais. Sobre o assunto, avisa o ministro dos Negócios Estrangeiros, “a desinformação e o populismo alimentam-se um do outro, ambos representam enorme perigo para a vida pública democrática” e as fake news são um perigo latente para toda a sociedade.

Mais: há cinco erros a apontar a intelectuais e jornalistas. O primeiro é a arrogância de certos grupos e elites. O segundo é a traição, quando estas classes profissionais aceitam tornar-se “porta-vozes de ideologias”. Terceiro, o “descumprimento ostensivo da deontologia profissional”. Quarto, a autossatisfação, que leva a que acabem a falar uns para os outros. E, por fim, o que chama de “poder simbólico”.

Na parte biográfica, onde se destaca o facto de ser “licenciado em História com doutoramento em Sociologia e obra publicada sobre o debate público”, só faltou recordar que Santos Silva foi ministro de um governo de José Sócrates que muito se esforçou para controlar o trabalho de jornalistas e meios de comunicação social. Uma nota no currículo que lhe empresta pouca legitimidade para considerações morais ou éticas sobre os media e as suas falhas.

IN "OBSERVADOR"
20/02/18

.
.


1513.UNIÃO



EUROPEIA



.



8-ANJOS




NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL


.
.


Rúbaí
Uma garotinha ateia


FONTE:  Canal DETONANDO ILUSÕES


.
.

XXV-VIDA SELVAGEM
3- A História das Lontras Marinhas



FONTE:RICARDO VIEIRA ALVES

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

7-ANJOS




NUDEZ PARCIAL OU INTEGRAL


.
.
Carlos do Carmo
RECORDANDO

Lucilia Do Carmo

Loucura


.
.
 
HOJE NO 
"O JORNAL  ECONÓMICO"
Cerca de 1.800 judeus sefarditas obtiveram nacionalidade portuguesa
 em 2017

Registou-se um aumento de 600% nos processos aprovados em comparação com 2016, o primeiro ano de vigência da lei que permite aos descendentes de judeus sefarditas (expulsos de Portugal no século XVI) requererem a nacionalidade portuguesa. Há mais 12 mil pedidos já entregues e em fase de avaliação.

Cerca de 1.800 descendentes de judeus sefarditas adquiriram a nacionalidade portuguesa em 2017, beneficiando de uma lei que entrou em vigor dois anos antes. De acordo com a publicação “Forward” (ligada à comunidade judaica nos EUA), acrescem 12 mil pedidos já entregues e que estão em fase de avaliação pelas autoridades portuguesas.
.
O número de pedidos aprovados em 2017 representa um aumento de 600% em comparação com o primeiro ano de vigência da lei. “Nesse ano, a aplicação da nova lei colidiu com obstáculos burocráticos e mudanças políticas”, salienta a “Forward”.

A lei em causa deriva da perseguição e expulsão de judeus no âmbito da Inquisição, com início no século XVI, e surge integrada num conjunto de iniciativas legislativas “para reforçar os laços de Portugal com a comunidade judaica” e “reconhecer a sua herança judaica”, explica a mesma publicação.

Na vizinha Espanha há um processo similar em desenvolvimento, aprovado na mesma altura, que concedeu a nacionalidade a mais de 5.000 descendentes de judeus no total. O artigo da “Forward” faz também referência ao turismo em Portugal e à construção de um novo museu judaico em Lisboa que deverá abrir em 2019.

* Já aqui referimos a absoluta necessidade de aumentar o número de barragens pelo território português para colmatar a escassez de água que aí vem.

.
.
4-PROSTITUIÇÃO
OS SUPERMERCADOS 
DO SEXO


Documentário que investiga o negócio da venda de sexo e a realidade da prostituição, com destaque para países como a Bélgica (onde existe um enorme número de bordéis muito pouco discretos), Espanha (onde um clube para uma clientela selecta ultima os pormenores para a inauguração) e França (onde abrem, por todo o lado, "casas de massagens" geridas pela comunidade chinesa).


EXIBIDO PELA "SICNOTÍCIAS" EM 2012 NO PROGRAMA "TODA A VERDADE"


FONTE: m244986



* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.


.
.

ESTA SEMANA NA 
"VISÃO"
Já há mais 35 mil árvores no Pinhal de Leiria 
(mas são precisas 200 vezes mais)

Num só dia, 500 voluntários da Siemens encheram 59 hectares da Mata de Leiria com 35 mil pinheiros. Mas em outubro arderam nove mil hectares e ainda são precisas mais de sete milhões de árvores

Para contar esta história como deve ser, há que subir ao alto de um monte em plena mata nacional de Leiria, para se vislumbrar os 59 hectares onde andam cerca de 400 voluntários da Siemens (em outubro arderam 9 mil hectares). Por aqui, ouvem-se falar para cima de uma dezena de línguas e os que agora vemos curvados sobre a terra ocupam os mais diversos cargos na empresa alemã. Só que, do topo deste morro, mal se distinguem. Estão quase todos de corta-vento cinzento, com o logotipo nas costas, e ainda bem - apesar do sol e do trabalho puxar pelo físico, está bastante frio pela manhã.
.

A cada par de trabalhadores, vindos até Vieira de Leira em autocarro desde Alfragide, perto de Lisboa, dão-se três caixas com 56 pezinhos de pinheiro bravo. Os regos onde irão plantá-los já estão abertos, felizmente, mas mesmo assim têm de recorrer a às varas cedidas pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) para saberem que só podem enterrá-los a uma distância de um metro e meio. Entre valas, há um espaço de três metros, o suficiente para um dia mais tarde poder por aqui entrar uma máquina para limpar o que se chama de "combustível". Mas, sigamos com calma, que as explicações já chegam.

AGORA, QUE VENHA A CHUVA
Por ora, há que pôr os olhos no chão e caminhar com cuidado por entre o terreno arenoso se não queremos calcar as espécies recém plantadas. E observar como se trabalha. Cada par de trabalhadores tem também uma enxada e um sacho e com eles abre uma zona de colocação, prende a amostra de pinheiro, por fim ampara-o e desenha um pequeno rego em sua volta - esta última operação é para que a água das chuvas, esperada já na segunda-feira, consiga regar as árvores como deve ser.

Não foi por acaso que Madalena de Sá, 45 anos, diretora do centro de competências internacionais, se lembrou de desafiar os colegas para esta empreitada, antes do Natal. "O primeiro registo da Siemens em Portugal, ainda no século XIX, encontra-se aqui muito perto, na Marinha Grande, com a compra de um forno para a indústria vidreira."

Para concretizar esta ação de responsabilidade social, contratou-se a empresa Fuga Perfeita, especializada em organizar encontros de team building, que acabou por tratar de toda a logística. Sofia Fonseca, a diretora, trouxe mais 50 pessoas consigo para garantir que nada falha neste dia. Antes, já houve muito trabalho de bastidores, que começou com um contacto para o ICNF para se perceber como era possível ajudar no terreno.

DE OLHO NA MATA
Octávio Ferreira, o engenheiro técnico que está a uns meses da reforma, justifica a escolha destes talhões e não de outros. "Apesar de terem ardido 9,5 hectares, só em 3,5 é que o arvoredo era baixo, plantado na altura do último grande incêndio há 14 anos." Na restante área, como o pinhal estava crescido, a pinha já caiu, há de abrir e espalhar a semente, regenerando a floresta naturalmente.

"Neste talhão, e em mais cem, não há peniscos [sementes] e é preciso plantar as árvores, 7,5 milhões em três anos", explica, soltando os números de cor. Depois, há que fazer a manutenção: em outubro, vêm ver as falhas, que normalmente rondam os 10 por cento, e fazer a retancha (plantar de novo, onde a árvore não pegou). Quando daqui a quatro ou cinco anos o terreno se encher de mato, terão de entrar com um trator e limpá-lo.

Maria Leonor Marques, 65 anos, e as suas colegas do ICNF distinguem-se bem aqui do alto. Estão vestidas de verde e identificadas como técnicas deste instituto afeto ao Ministério da Agricultura. Desde há 40 anos que faz de tudo um pouco, quer seja marcação de terrenos ou acompanhamento dos cortes. Hoje, o dia será diferente, porque anda a checar como se comportam estes voluntários vindos da capital. "Estou a ver se o pinheiro está bem plantado, para garantir que quando chover ele não morre."

Quem também anda a checar, mas apenas por genuína curiosidade de meter conversa com os seus trabalhadores, é Pedro Pires Miranda, CEO da empresa, com mais de 30 anos de casa. "É fantástica a abertura das pessoas nestas condições. Esta foi ação que organizámos que teve maior adesão, porque o tema dos incêndios mexe com toda a gente", conta, antes de plantar mais um exemplar.

* Iniciativa valente.

.
.

Modelos autistas fazem sucesso e 
viram garotas-propaganda no Gana



FONTE: BBC Brasil

.
.
ESTA SEMANA NA 
"GERINGONÇA"
Durão Barroso apanhado a fazer lóbi pela
.Goldman Sachs na Comissão Europeia

O ex-presidente da Comissão Europeia e líder do PSD entre 1999 e 2004 reuniu-se em outubro num hotel em Bruxelas com o comissário finlandês que ocupa as pastas do emprego, crescimento, investimento e competitividade. O encontro a dois foi combinado por telefone e teve lugar a pedido do atual presidente não-executivo da Goldman Sachs International para falar de “assuntos de comércio e defesa”. 
 .
A reunião foi anotada no registo de reuniões do comissário, mas sendo apontado como interlocutor “The Goldman Sachs Group, Inc. (GS)”, sem referência explícita ao nome de Durão Barroso. Estranhamente, não há qualquer documento escrito sobre o que resultou do emcontro. O facto de Durão Barroso ter violado explicitamente o compromisso de não fazer lóbi em Bruxelas pelo banco americano foi confirmado pelo próprio comissário finlandês, Jyrki Katainen: “De facto, encontrei-me com o Sr. Barroso, do Goldman Sachs, no Silken Berlaymont Hotel em Bruxelas, a 25 de outubro de 2017”.

Recorde-se que na altura em que abandonou a presidência da Comissão Europeia, Durão Barroso garantiu ao seu sucessor, Jean-Claude Junker, não estar a ser “contratado para fazer lóbi em nome do Goldman Sachs e não pretendia fazê-lo”. Enquanto a Goldman Sachs justificava que o novo quadro iria trazer “imensos conhecimentos e experiência”, o comité de ética da Comissão Europeia concluía que esta contratação não violava os deveres de integridade e discrição – uma decisão “baseada na promessa do Sr. Barroso de não fazer lóbi”.

* Durão Barroso só se compromete com o tio Patinhas.

.
.

Mais de 50 mil crianças 
e adolescentes, deixaram 
El Salvador em apenas um ano



FONTE: ONU Brasil

.
.
HOJE NO
"RECORD"
Oh não, ele voltou: o 'invasor' 
mais famoso do Mundo em ação nos
.Jogos Olímpicos de Inverno

Já não é a primeira vez e dificilmente será a última que vemos Mark Roberts a fazer destas. 

 O inglês já invadiu o Super Bowl, jogos da Liga dos Campeões, e até o torneio de Wimbledon: desta feita, apareceu de tutu cor de rosa nos Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang... e até tentou uns passos.

* O gajo tem piada e subtileza.


.
.
LEANSHIPS
Um projeto europeu para navios menos poluentes



FONTE: EURONEWS


.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Presidente da República nomeia
 Sampaio da Nóvoa para a UNESCO

Diplomatas contestaram a escolha do Governo para este posto

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou hoje que nomeou António Sampaio da Nóvoa como representante permanente de Portugal junto da UNESCO, em Paris, seguindo a proposta do Conselho de Ministros, aprovada no início deste mês.
 .
 "Sob proposta do Governo, o Presidente da República nomeou hoje o Prof. Doutor António Sampaio da Nóvoa como Representante Permanente de Portugal junto da UNESCO, em Paris", lê-se numa nota colocada hoje no site da Presidência da República.
A 08 de fevereiro, o Conselho de Ministros tinha aprovado a nomeação do professor e antigo candidato presidencial para a chefia da missão permanente de Portugal junto da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, depois de os diplomatas terem contestado esta escolha do Governo.
"Foi proposta a nomeação de António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa para a chefia permanente de Portugal junto da Organização para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)", informa o comunicado do Conselho de Ministros de então.
Esta decisão de escolher o professor e antigo candidato presidencial Sampaio da Nóvoa já tinha sido contestada pela Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses, que manifestou "completa surpresa e estranheza" perante esta escolha.
Os diplomatas pediram ao Governo que reconsiderasse esta escolha, mas o Executivo garantiu então que o processo seguiria o seu curso.
Contactado pela Lusa, o presidente da assembleia-geral da associação, o embaixador Manuel Marcelo Curto considerou então que "para um posto diplomático, nomeia-se um diplomata".
Já no dia anterior à aprovação em Conselho de Ministros, o chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, sublinhou que quem escolhe os embaixadores é o Governo e "não uma classe profissional" e indicou que Sampaio da Nóvoa, nomeado para representar Portugal na UNESCO, seria o único "embaixador político".
"A nomeação de embaixadores que não são diplomatas, na tradição portuguesa, que é uma boa tradição, é absolutamente excecional. Com a sua nomeação, o professor Sampaio da Nóvoa será o único chefe de missão que não é diplomata", afirmou então aos jornalistas Augusto Santos Silva.

O ministro dos Negócios Estrangeiros referiu também que "a tradição portuguesa é também reservar ou apenas indicar os chamados embaixadores políticos para organizações multilaterais como o Conselho da Europa, OCDE ou a UNESCO" e, "quando o têm feito vários governos, os resultados têm sido positivos".
O Governo decidiu reabrir este posto, encerrado em 2012 pelo anterior executivo, na sequência da eleição do país para o conselho executivo deste organismo.
Em declarações à Lusa na primeira semana deste mês, quando foi conhecida a decisão do Executivo, Augusto Santos Silva sublinhou que a escolha de Sampaio da Nóvoa se deveu, entre outras razões, ao facto de o ex-reitor ser uma "autoridade internacionalmente reconhecida" na educação.
Para o ministro dos Negócio Estrangeiros, o convite do Governo ao professor António Sampaio da Nóvoa assentou em "três razões essenciais", nomeadamente a de ser "uma autoridade internacional" na educação, "uma das áreas fundamentais na missão da UNESCO".
Além disso, o executivo entende que Sampaio da Nóvoa "combina a sua experiência como académico e perito nas áreas da educação e da ciência" com uma experiência "não menos relevante de gestão e direção em instituições culturais, científicas e académicas", nomeadamente como reitor, durante vários mandatos, da Universidade de Lisboa.
Santos Silva também apontou a experiência do professor universitário na própria organização, para a qual tem trabalhado como perito.

*Uma excelente escolha, tem competência e seriedade.

.
.
HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Identificados 70 bares e discotecas
 por risco de segurança pública

Avaliação pedida pelo Ministério da Administração Interna, depois de agressões junto ao Urban Beach.

A PSP e a GNR identificaram 70 bares e discotecas em Lisboa, Porto e Albufeira, que representam risco para a segurança pública, no âmbito de uma avaliação pedida pelo Ministério da Administração Interna, em dezembro. 
 .

Este levantamento foi feito na sequência de uma avaliação de risco a um total de estabelecimentos de diversão noturna de todo o país, após as agressões junto ao Urban Beach e ao homicídio de um segurança no Barrio Latino, em Lisboa, avança este sábado a imprensa nacional. 

O objetivo era "identificar o risco em estabelecimentos de diversão noturna cuja atividade seja suscetível de alteração da ordem pública ", segundo uma fonte. Inicialmente a avaliação foi pedida à PSP e cingia-se a Lisboa, mas, numa fase posterior, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, solicitou também à GNR um levantamento em todo o país. 

Foram identificados 23 espaços de diversão noturna de risco em Lisboa, 28 no Porto e 19 em Albufeira, sendo nestas cidades que se encontra o maior número de estabelecimentos com problemas de segurança, e onde as autoridades policiais têm registado maior número de ocorrências. 

Perante estes resultados, o ministro quer que sejam adotadas "medidas de caráter preventivo em locais onde têm ocorrido incidentes e nas zonas envolventes", segundo fonte do gabinete do ministro. Assim, Eduardo Cabrita planeia uma intervenção a três níveis: a criação de um grupo de trabalho com a GNR e a PSP, a articulação com as autarquias locais para desenvolver medidas especiais de funcionamento destes estabelecimentos, e a aplicação de medidas de segurança adequadas ou "medidas de polícia", que podem passar pela suspensão do funcionamento dos espaços até ao seu encerramento. 

As associações do setor afirmaram não ter sido ouvidas no processo, mas apontam a necessidade de uma maior presença policial junto aos espaços de diversão noturna, para que exista mais dissuasão e mais segurança. 

Desconhecendo "os critérios que foram utilizados para a avaliação", o presidente da Associação de Discotecas de Lisboa, José Gouveia, espera que seja tido em conta o facto de a vida noturna da capital ser apontada pelos turistas como um dos três fatores de atração, juntamente com a gastronomia e o clima. 

Já Liberto Mealha, da Associação de Discotecas do Sul e Algarve, acredita que "um polícia fardado vale mais como dissuasão do que 10 seguranças privados" e desconhece quais os 19 estabelecimentos de risco.

* Porque é que os contribuintes portugueses têm de pagar a segurança feita pela PSP ou GNR, correndo os agentes elevados riscos, de casas nocturnas frequentadas por bárbaros? Se os proprietários não conseguem fazê-lo fechem os 70 barracos, não fazem falta.

.
.
EMPREGOS











.
.

1530
Senso d'hoje
FRANCISCO ANTÓNIO MORAES
JOVEM MARKTEER
ESPECIALISTA EM NEUROCIÊNCIA
"Não posso criar coisas com
pessoas,para pessoas,sem saber
como as pessoas funcionam"



FONTE: A Nossa Caixa

.

ESCOLHAS DE SÁBADO

.
COMPRE JORNAIS 
E REVISTAS








.
.

PORQUE SOMOS
UMA GRAÇA




.
.

BOM DIA


.
.

11-TEATRO
FORA "D'ORAS"


VI-MINHA LINDA  
SENHORA



FONTE:  MeZOTP

Título Original
My Fair Lady - Minha Linda Senhora

Intérpretes:
Anabela, Carlos Quintas, Miguel Dias, Helena Rocha, Manuela Maria, Lurdes Norberto, Joaquim Rosa, Joel Branco, Manuel Maria, Mariema, Rosa Areia, Sofia Duarte Silva, Tiago Diogo, Tó Leal, entre outros

Encenação e produção - Filipe La Féria
Ano - 2004

.