25/12/2016

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.


12-NATALÉCIAS

.
.
IV-PEDRAS QUE FALAM
2-PAISAGEM VULCÂNICA


A RTP Madeira produziu um excelente documentário, numa série de 12 programas, sobra a temática dos recursos naturais com incidência nos recursos geológicos, a que denominou "Pedras que falam", de autoria do Engº Geólogo João Baptista Pereira Silva.


FONTE: NOEL SF

.

11-NATALÉCIAS


.
.

   VI -ERA UMA VEZ O ESPAÇO


2- A REVOLTA DOS ROBOS



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

10-NATALÉCIAS


.
.

Ryan Gravel

Como uma velha rota

de uma rede ferroviária

pode mudar uma cidade



O planejador urbano Ryan Gravel nos conta a história de como sua cidade natal, Atlanta, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, fez uma campanha para construir um parque urbano enorme que vai transformar os velhos trilhos de uma ferrovia abandonada em 35 quilômetros de área verde, chamado de "Atlanta BeltLine".
Os lugares em que vivemos não são irremediáveis, afirma ele, e, se quisermos algo diferente, precisamos dar o grito.
.


9-NATALÉCIAS


.

MARIANA MORTÁGUA

.




Os esquecidos do BPN

Depois da infeliz nacionalização, os ativos "tóxicos" do BPN foram divididos por três entidades - Parups, Parparticipadas e Parvalorem. A esta última se destinaria a maioria dos ativos e trabalhadores rejeitados pelo comprador do BPN já limpo. A operação foi decidida no Governo de Passos e merece a vossa atenção: o Governo injetou 600 milhões no BPN e vendeu-o ao BIC por 40 milhões. Para efetuar a compra, os acionistas do BIC (família Amorim e Isabel dos Santos) pediram um empréstimo ao próprio banco. Depois, as duas entidades fundiram-se, mas foi o BPN que absorveu o BIC para que os novos donos pudessem deduzir fiscalmente as enormes perdas passadas do BPN. E o crédito? Foi abatido usando parte dos 600 milhões que os contribuintes tinham injetado no BPN antes da venda.

A facilidade da engenharia financeira dos novos donos do BPN contrasta com a lamentável forma como foram tratados os seus ex-trabalhadores. Os que não foram escolhidos pelo BIC, passaram contra a sua vontade para a Parvalorem. A transferência de posto de trabalho sem consentimento é ilegal, como reconheceu já a Provedoria de Justiça, mas nada demoveu Maria Luís Albuquerque, e o assunto arrasta-se agora nos tribunais.

Desde 2012 que a Parvalorem é gerida por Francisco Nogueira Leite, um antigo colega de Passos na Tecnoforma. Desde então, já 55 trabalhadores foram incluídos em dois despedimentos coletivos, e 13 rescindiram. Os que saíram como os que ficaram relatam o clima de assédio, o medo perante a permanente ameaça - sobretudo se pertencer ao sindicato ou à comissão de trabalhadores -, falsas contas de compensação para tornar o despedimento menos vantajoso do que a rescisão. Em suma, o abuso.

Alega a Administração que o trabalho não chega, mas a verdade é que os outsourcings não têm faltado. A contabilidade foi entregue à Gesbanha, de Francisco Banha, que tinha trabalhado para a Tecnoforma. No final de 2013, a Parvalorem passou metade da sua carteira de ativos para dois privados: Logicomer e Finangest/Intrum Justitia. O objetivo era mesmo despedir rapidamente os trabalhadores da Parvalorem, apesar destes fazerem o mesmo trabalho por menos. O negócio era tão bom que, em 2015, a Intrum comprou a Logicomer por 11 milhões de euros.

A Parvalorem é propriedade pública, e a forma como tem sido gerida merecia uma auditoria. Pela mesma razão, os seus 168 trabalhadores deveriam ser protegidos, e não expostos a uma lista infindável de ilegalidades e abusos.

* DEPUTADA DO BE

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
20/12/16
.
.


1091.UNIÃO



EUROPEIA




8-NATALÉCIAS

.
.
.

III-DESTINO EDUCAÇÃO


1- FINLÂNDIA


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

XV-VISITA GUIADA


Museu de Lamego - Rei Édipo/3

LAMEGO-PORTUGAL



* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

7-NATALÉCIAS

.
.

Andrea Bocelli

White Christmas


.
.
O governo de Donald Trump



FONTE: EURONEWS

.
.
CASTIÇAL DE MADEIRA REAPROVEITADA



FONTE: EDUARDO CASA GRANDE

.
.

POLVO ASSADO



.

CÉREBRO

.



.
.
.
1106
Senso d'hoje
CHARLIE CHAPLIN
ACTOR E REALIZADOR
(1889-1977)
"O GRANDE DITADOR"



* Neste dia que para muitos tem uma conotação especial assente apenas numa rábula mal contada, decidimos recordar o génio do cinema CHARLOT no seu discurso notável do filme "O grande ditador", para reflectir, decerto.

.
.


PORQUE SOMOS

UMA GRAÇA



.
.

BOM DIA


.