03/12/2017

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.

I-ABECEDÁRIO

O

6-Olga Kurylenko


.
.
VIII-SEGUNDOS FATAIS
1- SUICÍDIO COLECTIVO
EM JONESTOWN

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

I-ABECEDÁRIO

O

5-Olga Kurylenko


.
.
I -ERA UMA VEZ A VIDA


2- A ORIGEM DA VIDA



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

I-ABECEDÁRIO

O

4-Olga Kurylenko


.
.
Eric Dyer

A esquecida arte
do zootropo


O artista Eric Dyer passou anos trabalhando em frente a um computador para criar imagens para as telas.
Desejando voltar a mexer com as mãos em seus trabalhos, começou a explorar o zootropo, uma ferramenta popular no século 19 que era usada para criar a ilusão de movimento bem antes do filme surgir. 
Nesta palestra vibrante, ele mostra o resultado de suas intervenções artísticas: esculturas que giram e invocam lindas imagens que parecem um sonho. 
(Aviso: Essa palestra inclui imagens piscando e luzes. Aqueles que têm ataques de epilepsia fotossensível são aconselhadas a não assistir.)
.
.

I-ABECEDÁRIO

O

3-Olga Kurylenko


.

MÁRIO PEREIRA

.





A pergunta incómoda!

A capacidade das crianças e adolescentes crescerem física e psicologicamente depende obviamente do bem-estar físico, mas também da sua auto-estima e da possibilidade de interagirem no meio familiar, escolar e social. Obviamente, qualquer incapacidade ou deformidade pode dificultar tal processo.

Volto a esta reflexão, a propósito das crianças que estão à espera de uma cirurgia na Madeira e que, de acordo com estimativas recentes, são mais de 700 nessas condições, número sem dúvida desalentador. São várias as razões, mas os defeitos congénitos, as deformidades de locomoção, as doenças do foro de Otorrinolaringologia (ORL), entre outras, são as mais numerosas.

Basicamente existem 3 formas dos doentes serem operados no SESARAM: por causa emergente, numa questão de horas pelo Serviço de Urgência; causa não emergente, aguardando na lista de espera, dependendo da maior ou menor oferta de cirurgias existentes na instituição e uma terceira, extraordinária, através do Programa de Recuperação de cirurgias, o PRC, para atenuar as longas listas de espera existentes.

Curiosamente e incompreensivelmente, o PRC exclui as crianças deste programa! Primeiro, nem as cirurgias habituais em crianças estão incluídas; segundo, nem as especialidades como a Cirurgia Pediátrica ou a ORL fazem parte do programa. Esta decisão não tem paralelo no país.

O CDS-Madeira, através de uma iniciativa legislativa, alertou em Fevereiro deste ano o Dr. Miguel Albuquerque para este facto, ao que ele prometeu interceder. Assim aconteceu, por algumas semanas, mas eis que, rapidamente, voltou tudo ao mesmo e a realidade é que as crianças em espera por uma cirurgia acabam muitas vezes por se tornar “adultos” antes de serem operadas!

É causa legítima para perguntar: se há tantos milhões de euros no orçamento para estradas, não há uma centena de milhares de euros para resolver esta necessidade? A resposta a esta questão, no Parlamento, surgiu à boa maneira jardinista, pela boca de um “renovado” deputado da maioria, dizendo que tudo não passa de... demagogia! Saberá porventura esse deputado que demagogia quer dizer a “arte ou poder de conduzir o povo”?

A verdade é que contra factos não há muitos argumentos e a bancada dos ditos “renovadinhos” do PSD depressa recuperou o velho hábito jardinista de quando não consegue rebater a realidade, vira-se para o insulto e a ofensa pessoal. Portanto, sobre “renovação” estamos entendidos, mas aquilo que o CDS-PP realmente pretende é que as nossas crianças sejam tratadas com dignidade e beneficiem de uma lista de espera que responda a tempo e horas às cirurgias de que precisam.

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"
28/11/17

.
.


1431.UNIÃO



EUROPEIA




LEMBRAM-SE EM 2010?
Entregar a supervisão do BCE a Constâncio
 "é dar dinamite a um pirómano" 
Eurodeputada Astrid Lulling


.
.

I-ABECEDÁRIO

O

2-Olga Kurylenko






.
.



III-O FUTURO ENERGÉTICO

4- A REVOLUÇÃO ENERGÉTICA


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

XXXIII-VISITA GUIADA

Ruínas do Carmo/1
Lisboa - PORTUGAL




* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

..
.

I-ABECEDÁRIO

O

1-Olga Kurylenko



.
.

Luc Arbogast

Stella splendens


.
.


HOJE NO 
"EXPRESSO"
DGS recomenda: 
contra o frio, vacina e hidratação

Mais frio a caminho. A Direção-Geral de Saúde recomenda que as pessoas tomem a vacina contra gripe e que mantenham o corpo quente e hidratado

A Direção-Geral de Saúde (DGS) recomendou hoje que as pessoas tomem a vacinas contra gripe e que mantenham o corpo quente e hidratado já que as temperaturas deverão descer nos próximos dias.

Numa nota hoje emitida, a DGS recorda que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê tempo frio e seco para os próximos dias, esperando-se temperaturas mínimas negativas em alguns dos distritos do país.
 .

Por isso, a entidade de saúde recomenda à população que se vacine contra a gripe e que se proteja do frio, mantendo o corpo quente, através do uso de luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente e utilizando várias camadas de roupa.

Também é recomendada a ingestão de líquidos e sopas para manter o corpo hidratado e, no exterior, é recomendado cuidado com situações de queda.

Nas casas, a recomendação é que estas se mantenham quentes, alertando a DGS para a necessidade de verificar "se os equipamentos de aquecimento estão em condições de ser usados e o estado de limpeza da chaminé da lareira".

Nos casos de lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás, é preciso "ventilar as divisões da casa", uma vez que "a acumulação de gases pode causar intoxicação ou morte".

Para as pessoas que tenham algum problema de saúde, a DGS recomenda a toma dos medicamentos "conforme a indicação" do médico e recomenda que não se tomem antibióticos "sem indicação médica" e que não se vá de "imediato para a Urgência Hospitalar", devendo antes recorrer à Linha Saúde 24 (808 24 24 24), ao 112 ou ao médico assistente.

No sábado, o IPMA lançou um aviso amarelo (o segundo numa escala de quatro) para os distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Aveiro até às 09:59 de segunda-feira, devido à "persistência de valores baixos de temperatura mínima".
Nos restantes distritos de Portugal continental, a temperatura mínima à noite será de um grau celsius em Beja, dois em Viana do Castelo, Porto e Castelo Branco e três em Aveiro e Portalegre.

* É sensato seguir as recomendações da DGS

.
.

II . O MUNDO SEM NINGUÉM 

4- EPIDEMIA 



* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro a Julho do próximo ano, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

..
.

HOJE NO 
"JORNAL DE NOTÍCIAS"
Rita Redshoes 
ensina crianças a gostar de legumes


FONTE VÍDEO: RTP1- programa "A PRAÇA"

"Tic, tac, eu não sei se tenho fome; mas ouço a minha mãe dizer: Rita, vá lá, come!" é assim que começa uma das canções de Rita Redshoes, cantadas na apresentação do livro "Rita e a Floresta dos Legumes".

* Excelente intérprete em valente função pedagógica, quando éramos "piquenos" legumes nem vê-los.


.
.

Campeão de Memória 
ensina truques para guardar  
grandes quantidades de informação



FONTE: BBC Brasil

.
.
EM NOVEMBRO NA 
"EXECUTIVE  DIGEST"
AS RECOMENDAÇÕES DA DECO
PROTESTE PARA QUEM QUER INVESTIR 

• Certificados de Aforro.
Indicados para quem pretende investir por prazos até dois anos.
Na sua edição de Setembro, a revista Proteste Investe refere que os CA da Série D, em subscrição, rendem 0,5% líquidos. Contando com a capitalização dos juros, a TAEL para o prazo de cinco anos sobe para os 0,8%, ainda assim considerada baixa.

• Certificados do Tesouro Poupança Mais.  
Adequam-se a quem pretenda aplicar a prazos entre três e cinco anos, sem risco e com rendimento anual crescente. O mínimo de subscrição são 1.000 euros. No primeiro ano, o montante aplicado não pode ser resgatado. Posteriormente, poderão ser feitos resgates a qualquer momento, com perda total de juros decorridos desde o último vencimento até à data de resgate.
 .

A Proteste Investe estima um rendimento mínimo garantido de 1,6%, a melhor opção de investimento em dívida pública para um prazo de cinco anos.

• Obrigações do Tesouro. 
 Particularmente interessantes para períodos de mais de cinco anos. Para beneficiar do rendimento (yield), tem de mantê-las até ao vencimento. O Estado reembolsa as OT a 100% do valor nominal no vencimento.
A Proteste Investe calcula que um investimento de 15 mil euros a cinco anos da emissão de OT Abril de 2021, rende apenas 0,7 líquidos, se adquirida à cotação da Bolsa e mantida até ao vencimento.

• Obrigações do Tesouro de Rendimento Variáve l. 
Interessantes se as taxas de juro começarem a subir. De momento, os cálculos da Proteste Investe indicam que a remuneração é pouco interessante, garantindo uma TAEL de 1,2% para um investimento de 15 mil euros na emissão de OTRV Maio de 2021, com o pressuposto de que a Euribor se mantém estável a cinco anos e descontados os custos de transacção em Bolsa.

* Informação DECO, comunicação confiável.

.
.
 JACK
 FOI ÀS COMPRAS COM A MÃE



.
.
ESTA SEMANA 
NA "SÁBADO"
União Europeia 
pondera acabar com kebabs

O Parlamento Europeu debate este mês uma resolução da comissão de Saúde que chumba a utilização de fosfatos, indispensáveis para o kebab.

Uma proposta da Comissão Europeia para permitir a utilização de fosfatos para preservação da carne foi chumbada pela comissão de Saúde do Parlamento Europeu (PE) - e sem fosfatos não há kebabs.
.
A notícia é avançada pelo jornal El País. A resolução da comissão de Saúde do PE, que proíbe a utilização de fosfatos, substância indispensável para a preservação da carne do kebab, foi aprovada na terça-feira com 32 votos a favor e 22 contra. Agora, será da responsabilidade do plenário do Parlamento Europeu aprovar este parecer da comissão de Saúde, que é desfavorável a uma proposta da Comissão Europeia, que visava permitir a utilização de fosfatos.

Segundo a comissão de Saúde do PE, estudos científicos que mostram uma correlação entre problemas cardiovasculares e o consumo de fosfatos.

A utilização de fosfatos é necessária para manter tenra, preservando o seu sabor característico, a carne dos kebabs, prato culturalmente originário da Turquia. Contudo, o prato é popular um pouco por toda a Europa e há mais de 200 mil pessoas a trabalhar em restaurantes de kebabs. Segundo o The Guardian, são vendidos todos os dias no Reino Unido 1,3 milhões de kebabs.

* Há escolha entre kebabs e  melhor saúde?

** KEBAB - Prato oriental de carne marinada, normalmente servida em cubinhos, cozidos com legumes como cebola, tomate e pimentão

.
.
CHINA
Robots nos Correios



Obrigada GILDA pelo envio

.
.
HOJE NO 
"A BOLA"
Portuguesa Doroteia Peixoto vence pela segunda vez meia-maratona de Macau

A atleta portuguesa Doroteia Peixoto venceu hoje, pelo segundo ano consecutivo, a meia-maratona feminina de Macau. Em masculinos Daniel Pinheiro não foi além do sexto lugar.
 .
Doroteia Peixoto cumpriu a distância de 21,09 km em 1:16.00 horas ficando à frente das quenianas Edinah Jeruto Koech (1:16.31) e de Margaret Njuguna (1:18.20). Na edição de 2016, que marcou a sua estreia em Macau, a atleta do Amigos da Montanha também venceu fazendo o tempo de 1:16.40.

«O meu objetivo era tentar bater o recorde do percurso. Fiquei mais perto, mas não consegui, embora tenha melhorado o tempo de há um ano. De qualquer forma, fiquei muito feliz com esta vitória, até porque a humidade dificulta a respiração. Este ano [a vitória] foi mais apertada, a queniana deu luta até ao fim», afirmou, antes de subir ao pódio.

Ausência notada foi a da veterana Rosa Mota, de 59 anos, que este ano por estar lesionada não participou na minimaratona.


* Portugal bem representado pelo mundo, parabéns Doroteia.

.

.

Broas de Mel


De: Saborintenso
.
.
ESTA SEMANA 
NO  "SOL"
PSD. 
Rio e Santana 
trocam ‘mimos’no Facebook

Candidatos e apoiantes trocam galhardetes nas redes sociais. Rio veio a Lisboa insistir no seu realismo. Morais Sarmento não quer esperar pelo ‘Diabo’ nem ser ‘chapa’ de distribuição.

Falta menos de mês e meio para o PSD eleger o seu novo líder e pouco se debateu - ainda que haja já dois debates televisivos agendados (SIC, 12 de dezembro; RTP, 11 de janeiro). A tensão cresce noutro campo: as redes sociais. Rio tem uma mandatária para a Igualdade que distribui em justa medida bengaladas pelo Facebook fora. 
 .
Santana ironizou sobre alguém que existe mas não existia naquela página. Rui Rio - ou alguém por ele - gosta de emojis, isto é, caras amarelas e sorridentes. Os dois candidatos à sucessão de Pedro Passos Coelho têm trocado indiretas e cartas, discutido os mesmos tópicos e os militantes anseiam pelo primeiro confronto direto. Até lá, as interações mais concretas sucedem-se na ‘net’ e cheias, quase sempre, de diplomacia. Quase.


Fernando quê?
A saga teve início regional mas rapidamente foi divulgada. A página oficial de candidatura de Rui Rio postou uma fotografia do nortenho discursando nos Açores, com Duarte Freitas, líder social-democrata na região, e Salvador Malheiro, da distrital de Aveiro. Na legenda da imagem, lia-se «com Fernando Ruas», e o primeiro comentário veio da página de Pedro Santana Lopes, que perguntava: «Quem é o Fernando Ruas?». ‘Rui Rio - é Hora de Agir’ devolveu: «Caro Pedro, o Fernando Ruas é um militante do PSD de Lagoa e apoiante da candidatura de Rui RIo à liderança do PSD. Estamos sempre disponíveis para outros esclarecimentos»; ao que Santana respondeu: «Como é natural, a pergunta tinha outro destinatário. De qualquer modo, agradeço a simpatia». É que Fernando Ruas, pelo menos o que não é anónimo ou militante em Lagoa, é o eurodeputado e veterano autarca que apoia Santana Lopes e não a candidatura de Rui Rio. Mas, está visto, há Fernandos Ruas que cheguem para toda a gente no PSD.
A página de Rio publicaria mais tarde um breve parágrafo, dizendo-se «disponível para esclarecer todos os militantes e até candidatos». O recreio, entretanto, encerrava para feriado. Ou não.

Mas quem és tu, Romeiro? Ninguém, ninguém!
Não é uma encenação de Frei Luís de Sousa porque não se sabe se o castelo vai ou não arder. Os potenciais anonimatos é que são semelhança indesmentível entre a peça de Garrett e as diretas do PSD. Regressando ao partido como palco e olhando para outras patentes, deu-se assim: Diogo Agostinho, ex-chefe de gabinete de Santana na Santa Casa e um dos jovens quadros mais próximos do candidato, colocou na sua página pessoal uma fotografia do discurso que fizera numa sessão de militantes em Loures. Lina Lopes, presidente da comissão das mulheres da UGT e mandatária para a Igualdade de Rui Rio, comentou. «Peço desculpa, mas quem é o Diogo Agostinho? Onde trabalhou e onde trabalha? Foi candidato ao Parque das Nações... Homem que muito tem feito pelo partido, mas que nunca vi ou ouvi», troçou a apoiante de Rio. «Escreve ou escrevia num jornal... Enfim, dia 14 juntos pelo PSD, a lutar contra este desgoverno», remeteu a social-democrata para o dia seguinte às eleições diretas que decidirão quem liderará a Oposição. Agostinho, que de facto escreve num semanário como economista, respondeu: «Sou o Diogo. Ponto. Um militante como a Lina e tantos outros». Uma pena que Almeida Garrett não esteja vivo para descrever.

‘Se não der muita agonia, votem em mim, sff.’
Esta semana, Rui Rio veio a Lisboa apresentar a sua comissão de candidatura, liderada por Paulo Mota Pinto. Os mais de cinquenta nomes, que contam com vários pesos-pesados do cavaquismo (Ferreira Leite, Miguel Cadilhe, Nunes Liberato), assim como Francisco Pinto Balsemão e Alberto João Jardim, mereceram evento no Tivoli. Discursaram Mota Pinto, Nuno Morais Sarmento (que é o mandatário nacional) e Rio.
O candidato mostrou um discurso realista sobre os riscos de vida do regime (que tem «a mesma idade» que o Estado Novo quando caiu), sobre os riscos de vida do PSD (dando exemplos de partidos do centro-esquerda europeu que quase desapareceram), sobre as últimas autárquicas («Tivemos votações mais próprias do PCP») e até sobre a sua própria campanha. Na senda de que os militantes «devem perguntar aos portugueses qual dos candidatos preferem ver como primeiro-ministro» e, depois, «se não for muita agonia», escolher esse candidato. Rio falou também da competitividade da economia e da coesão social, como eixos, e da reforma fiscal e da segurança social, que tem em comum com o adversário, Santana Lopes.
Morais Sarmento, por sua vez, teve um discurso mais nacional e programático. O ex-ministro de Durão Barroso e Santana Lopes revelou que continua a sentir «esse sonho de um país diferente», em que «o centro está nas pessoas e em cada pessoa e não no Estado» que, para Sarmento, deve estar «centrado nas suas funções essenciais». Em sintonia com o que Rui Rio vem defendendo, Morais Sarmento também apoia uma estratégia intergeracional e interpartidária «para todas as áreas, da educação a saúde, da ciência à defesa». Aquilo que o fez preferir Rio foi querer algo «que ultrapasse a escolha curta da visão do ‘vem aí o diabo’ e a visão do ‘chapa ganha chapa distribui’», atirou, direto a Passos e a Costa, que ouviria mais uma crítica bem dura: «O governo funciona metade dos dias como cata-vento, e a outra metade como doente bipolar». Sendo que a expressão «catavento» tem prévio dono. E não é o primeiro-ministro.​

* - Oh sr. dr. Sarmento porque foi apoiar um destes candidatos? Porque não se candidatou, não conseguiria ser pior?...


.
.

ADÃO E EVA





.
.


1447
Senso d'hoje
MARISA MATIAS
EURODEPUTADA  
BLOCO DE ESQUERDA  
"POPULISMOS EUROPEUS"



FONTE: Conexão Cultural & Social


 .

ESCOLHAS DE DOMINGO

.

COMPRE JORNAIS 

E REVISTAS








.
.
Tubarão Touro


.
.

BOM DOMINGO


.