19/02/2010

FRANCISCO MOITA FLORES


Impressão Digital

Testemunho

Escrevo há mais de vinte anos, na maioria das vezes sobre um território difícil, polémico, onde não existem verdades absolutas e que está em perpétua evolução: assuntos de segurança, violência, polícia e crimes. E sei que nenhum deles é ideologicamente neutro. Também sei como é politicamente rentável manipulá-los. São territórios que inscrevem o medo.

Ao longo destas décadas, jamais um director de qualquer das publicações com as quais tenho colaborado me pediu para calar este assunto, para evitar aquele outro. Pelo contrário. Recordo-me de um tempo em que a discussão sobre as prescrições de crimes do Fundo Social Europeu estava tão acesa e tão politicamente disputada que as posições foram fortes. Sabia que as minhas palavras atingiam o âmago do poder da altura, e por vezes duvidava da capacidade do jornal, na altura o ‘DN’, de suportar aquela guerra. Um dia telefonou--me o então director, Mário Bettencourt Resendes. Saudava a minha intervenção e assumia a sua solidariedade. Nunca mais deixei de o admirar profundamente pela coragem e pela independência jornalística.

Escrevo regularmente no ‘CM’ há vários anos. Por vezes com palavras rijas que julgo proporcionais ao assunto em debate. Sempre com a certeza de que não colhem unanimidades, mas sempre com a certeza de que o exercício de opinião ou é uma libertação da consciência ou então não é opinião livre e independente. Comecei neste jornal sendo director o João Marcelino, que sempre estimulou a minha liberdade sem a condicionar.

Agora, de há uns anos a esta parte, é o Octávio Ribeiro, amigo de velha data, homem de uma integridade impoluta que assumiu a liderança deste diário. Todos sabemos que os últimos anos têm sido complicados no que respeita à segurança e à justiça, e como escrever aquilo que se pensa conduz seguramente a desagrados. Umas vezes de uns, outras vezes de outros, e algumas situações são tão bizarras que precisam de palavras fortes. Em defesa da liberdade de expressão, dou o meu testemunho pessoal sobre a honradez destes homens e da vida democrática no nosso país.

Pode haver uma ou outra distorção? Eventualmente haverá. Como em qualquer país. Mas é indigno e insultuoso afirmar-se no Parlamento Europeu que Portugal tem a sua liberdade amordaçada. Se assim fosse, não saberíamos aquilo que sabemos. Só pode produzir tal obscenidade quem nunca foi censurado e não sabe o que é liberdade de expressão. O Portugal democrático não merecia isto.

Francisco Moita Flores,
Professor Universitário

in "CORREIO DA MANHÃ" 14/02/10

1 - LEI DO DESENRASCA






COMO SATISFAZER UMA MULHER

RUSSIAN BAR TRIO

Dear Fr's. don't miss ...Amazing talent...



canção sobre a pobreza

enviado por CASSIANO

6 - CARROS MILIONÁRIOS - OS MAIS CAROS

Mulher - Bicho perigoso... (boa)

AS MULHERES ESTÃO CADA VEZ MAIS PERIGOSAS...

MULTA POR ALTA VELOCIDADE

Uma advogada andava em alta velocidade pela cidade com seu Tucson,

quando foi parada pelo guarda de trânsito:

Guarda: - A senhora estava além da velocidade permitida, por favor, a sua habilitação.

Advogada: - Está vencida.

Guarda: - O documento do carro.

Advogada: - O carro não é meu.

Guarda: - A senhora, por favor, abra o porta-luvas.

Advogada: - Não posso, tem um revólver aí que usei para roubar este carro.

Guarda (já bastante preocupado): Abra o porta-malas!

Advogada: - Nem pensar! na mala está o corpo da dona deste carro, que eu matei no assalto.

O guarda, vendo-se diante das circunstâncias , resolve chamar o Sargento.

Chegando ao local o Sargento dirige-se ao advogada:

Sargento: - Habilitação e documento do carro por favor!

Advogada: - Está aqui senhor, como vê o carro está no meu nome e a habilitação está regular.

Sargento: - Abra o porta-luvas!

Advogada (tranqüilamente...) : - Como vê só tem alguns papéis.

Sargento: - Abra o porta-malas!

Advogada: - Certo, aqui está... como vê, está vazio.

Sargento (constrangido): - Deve estar acontecendo algum equívoco, o meu subordinado me disse

que o senhora não tinha habilitação, que não era o dona do carro pois o tinha roubado, com um

revólver que estava no porta luvas, de uma mulher cujo corpo estava no porta malas.

Advogada: - Só falta agora esse sacana dizer que eu estava em alta velocidade!!!


Padre brasileiro antiargentino.

.
Na cidadezinha bem na divisa Brasil e Argentina, a igreja cheia pra missa das 10h. Argentinos, brasileiros, prefeito, delegado, etc...

O padre começa o sermão:
- Irmãos estamos hoje aqui reunidos pra falar dos Fariseus. Aquele povo desgraçado como esses argentinos que estão aqui.
O maior tumulto tomou conta da igreja. Os argentinos saíram xingando o padre, houve briga na porta da igreja. O prefeito levou a mão na cabeça, indignado.Terminou a confusão, o prefeito foi falar com o padre na sacristia:
- Padre, pega leve, Os argentinos vêm pra cá, gastam nas lojas, nos restaurantes, trazem divisas pra cidade. Não faça mais isto, por favor.
Durante toda a semana a cidade não falou de outra coisa senão do padre e o sermão do Domingo. Aquele zum zum zum todo, foi deixando as pessoas curiosas pra saber como seria no Domingo seguinte.Finalmente, chega o Domingo, o prefeito vai à sacristia e recomenda:
- Padre, o senhor lembra da nossa conversa, não? Por favor, não arrume nenhuma encrenca hoje, certo?

-Irmãos, estamos aqui reunidos hoje, pra falar de uma pessoa da Bíblia: Maria Madalena. Aquela mulher, a prostituta que tentou Jesus, como essas argentinas que estão aqui.Não deu outra! Pancadaria na igreja, algumas internações no Pronto-Socorro do local, e o prefeito novamente foi ao encontro do padre:
- Padre, pelo amor de Deus! O senhor não me disse que ia pegar leve? Se o senhor não parar com isso, vou ter que pedir sua retirada imediata da paróquia.

Naquela semana, o zum-zum-zum foi maior ainda. O papo era só o sermão e ninguém perderia a missa do próximo Domingo nem por decreto!- Na manhã do Domingo, o prefeito entra na sacristia escoltado pela polícia e adverte:
- Padre, pega leve, senão te levo em cana!A igreja estava abarrotada. Quase não se conseguia respirar de tanta gente.
Começa o sermão:
- Irmãos, estamos aqui reunidos hoje, pra falar do momento mais importante da vida de Cristo: a Santa Ceia. (O prefeito então respirou aliviado).
- Jesus, naquele momento disse aos apóstolos:
Esta noite, um de vocês me trairá.Então João pergunta:
- Mestre, sou eu?E Jesus respondeu: - Não, João, não será você.
Pedro pergunta:- Mestre, serei eu?E Cristo respondeu:- Não, Pedro, não será você.
E então Judas pergunta:- Miestre, por acasso soy Jo?

NÃO ESTÁ SÓ................

DETERGENTE 1




enviado por MARTINS

DETERGENTE 2



enviado por MARTINS

6 -H I V

É realmente de pensar

É realmente de pensar !!!!!!!!
O António, depois de dormir numa almofada de algodão (Made in Egipt),
começou o dia bem cedo, acordado pelo despertador (Made in Japan) às 7 da manhã.


Depois de um banho com sabonete (Made in France) e enquanto o café(importado da Colômbia) estava a fazer na máquina (Made in Chech Republic), barbeou-se com a máquina eléctrica (Made in China). Vestiu uma camisa (Made in Sri Lanka), jeans de marca (Made in Singapure) e um relógio de bolso (Made in Swiss).

Depois de preparar as torradas de trigo (produced in USA) na sua torradeira (Made in Germany) e enquanto tomava o café numa chávena (Made in Spain), pegou na máquina de calcular (Made in Korea) para ver quanto é que poderia gastar nesse dia e consultou a Internet no seu computador (Made in Thailand) para ver as previsões meteorológicas. Depois de ouvir as notícias pela rádio (Made in India), ainda bebeu um sumo de laranja (produced in Israel), entrou no carro Saab (Made in Sweden) e continuou à procura de emprego.

Ao fim de mais um dia frustrante, com muitos contactos feitos através do seu telemóvel (Made in Finland) e, após comer uma pizza (Made in Italy), o António decidiu relaxar por uns instantes.

Calçou as sandálias (Made in Brasil),sentou-se num sofá (Made in Denmark), serviu-se de um copo de vinho (produced in Chile), ligou a TV (Made in Indonésia) e pôs-se a pensar porque é que não conseguia encontrar um emprego em PORTUGAL...

JORNAIS DE HOJE

clique para ampliar