24/12/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

C A M A R A D A S

.
.
306-ARTE ARRISCADA
Un oeil sur la chose

Intérpretes:
Aurore Gruel
Francoise Klein
Texto:
Michela Marzano
Música:
Hervé Birolini




FONTE:  QUEDEAR
.
.
Segredos do Egito

Câmara Secreta da Pirâmide de Khufu/6


Marcelo do Egito
.

VALTER HUGO MÃE

 .




BOAS FESTAS

Com a idade, entregamos o Natal aos mais novos como se fosse um bailarico para o qual deixamos de ter pernas. Vamos assistindo numa cadeira a um canto, como são divertidos os pequenos, como correm e alegram por qualquer coisa, por qualquer nico de brincadeira, e nós medimos as brincadeiras de hoje com as de outrora e sabemos das diferenças e de quanto é inevitável haver uma mudez instalada entre uns e outros.

Os novos herdam o Natal porque somos, mais e mais, uma memória que só falta conquistar o esquecimento. Todos caminhamos para o mesmo sentido. Se há uma nostalgia em todas as coisas, também há a gratidão por ver como a vida passa como ofício de uns para outros. Um trabalho que vai sendo entregue em favor de uma demissão crescente que também significa ter o direito de não atentar a tudo, não poder tudo, apenas usufruir de um modo lento e calmo de ir embora.

Com a idade, aceito a felicidade possível dos instantes. Essa impressão menos e menos urgente dos dias, que nos leva a aprender que agora é o melhor que há. Agora, sem mais, é o que há e vale pouco a pena apressar as horas para novidades. A maior novidade é entender que ainda estarmos com aqueles que nos sobram é a glória maior.

O Natal é o espectáculo exuberante daqueles que nos sobram. É a evidência de quem existe no nosso círculo fechando, como se tudo o resto fosse sendo excluído para provar exactamente o que importa, quem importa, e o que vamos contabilizar nas maravilhas e nos desastres irreparáveis.

Ando intolerante a quase tudo quanto se come. Vou comendo por insurreição e pago por isso igual a aceitar morrer mais cedo. Mas quase não como nada para aguentar até ao fim da noite a ver o que é das crianças aos saltos de entusiasmo. Aquele entusiasmo impune que acontece a quem consegue não pensar em mais nada. O poder das crianças, que é o único perto do absoluto, sem trégua perante a vontade e destroçado à mínima frustração. Adoro ver como esse tempo passa pela cabeça das crianças que são levadas a acreditar em tudo e, por isso, tudo é possível, especialmente mudar mesmo o Mundo.

Julgo que uso o Natal para ver como alguém ainda acredita em alguma coisa. Como é importante que alguém ainda acredite, porque é fundamental esse encanto e porque somos obrigados perante ele. Nós, os mais velhos, magoados e cheios de dúvidas, temos a obrigação moral de estar à altura da folia e da fé dos mais novos. Porque compete às pessoas moverem-se para melhor. Ainda que sentados na cadeira ao canto, a progredir para o esquecimento, temos, sim, a obrigação de compactuar com o movimento e servir sempre para o resultado de melhorar o Mundo. Se o mantivermos em mente, não importa o quê, haveremos sempre de desejar umas Boas Festas. Umas Boas Festas a todas as pessoas em toda a parte.

* Além de escritor é editor, artista plástico, apresentador de televisão e cantor

IN "NOTÍCIAS MAGAZINE" -24/12/23.

 

 

3564.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
ESPANHA
CONSOADA AOS QUADRADINHOS
"OS PITURROS"
As autoridades portuguesas e espanholas
desmantelaram o Clã "Os Piturros", grupo criminoso 
 que se dedicava ao narcotráfico desde os anos 80



FONTE:    Fala Portugal - 22/12/23

NR: Os "piturros" poderiam ter aproveitado a quadra festiva para se portarem bem, as autoridades não acharam graça...

putin  HUYLO

putin é um canalha..

.

CXIV - VISITA GUIADA

Ponte 25 de Abril/2

Lisboa - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
Marisa Blanes

Córdoba


Isaac Albéniz

.
.
45-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
45.6-𝓤𝓶 𝓓𝓲𝓪́𝓵𝓸𝓰𝓸 𝓬𝓸𝓶 𝓪 𝓟𝓼𝓲𝓬𝓪𝓷𝓪́𝓵𝓲𝓼𝓮 𝓮 𝓸 𝓓𝓲𝓻𝓮𝓲𝓽𝓸
ℳ𝒶𝓇𝒾𝒶 ℛ𝒾𝓉𝒶 𝒦𝑒𝒽𝓁


FONTE:Café Filosófico CPFL

192-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝑃𝑜𝑟𝑞𝑢𝑒 𝑜 𝑏𝑒𝑏𝑒́ 𝑑𝑒𝑣𝑒 𝑑𝑜𝑟𝑚𝑖𝑟 𝑑𝑒 𝑏𝑎𝑟𝑟𝑖𝑔𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑐𝑖𝑚𝑎/5


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

ዐ ጔልዪዪጎረ 

ⓋⒺⓃⒺⓏⓊⒺⓁⒶ

"Aldeia flutuante"
Os ricos não pagam a crise, 
a crise é o negócio! 

ᚹᛜᚱ ᛰⳘᛊ ᚹᛜᛒᚱᛊჍᚣ?


NR:  Luis tem 13 anos e vive em uma vila flutuante no meio do lago Maracaibo, uma das principais reservas de petróleo da Venezuela. O que ele quer, mais do que tudo, é um barril de óleo usado para fazer um barco e participar de uma corrida que o fará ser aceito pelas crianças mais velhas. Todos os dias no lago Maracaibo são extraídos 832.000 barris de petróleo. Cada barril é vendido a 100 dólares. A família de Luis, enquanto isso, vive com menos de 150 dólares por mês. Vemos a vida na vila flutuante através dos olhos de uma criança - vivendo a diversão de construir um barco para participar de uma corrida - mas quais são os desafios de morar por lá e criar uma família?

FONTE: THE WHY.

 .

ᛈᚣᛒᛜ ꓦᛊᚱᚧᛊ

乚凡ㄚ G凡尺ㄈノ凡

Pɑɾɑ cσɱbɑteɾ ɑ νiσlêƞciɑ e ɑ pσbɾezɑ


FONTE:  DW Português para África.

.
RISOTTO DE COGUMELOS E PERA


Canal Underchef
.

 .

♏️🅰️🅶♑️ 𒉔


 

* Que lindo MADRINHA.

 .

คprēຖ໓ค๓ ค tēr ¢໐rคງē๓ ຖค̃໐ ḗ คŞŞi๓ tค̃໐ ໓ifí¢il


 

 * Bem hajam GABI e MADRINHA por esta preciosidade!.

 .

ESCUTÁ-LA  É  MUITO IMPORTANTE


3652
Senso d'hoje
JOANA
 BORDALO E SÁ
MÉDICA NO 'IPO'-PORTO
PRESIDENTE DA 'FENAM'*
PRESIDENTE DO 'SMN'**
ENTREVISTA
 CATARINA MARTINS
EX-LÍDER
DO BLOCO DE ESQUERDA
 ACTRIZ PORTUGUESA
MILITANTE DO B.E.
PODCAST #CONTRA REGRA#
Afinal o que querem os médicos?





 * FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS
 ** SINDICATO DOS MÉDICOS DO NORTE
 

FONTE:  Contra Regra.
.
Ornitólogo Responde

Como as AVES REAGEM
a um ECLIPSE SOLAR


Planeta Aves
.
.

BOM DOMINGO

.