26/04/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

 

XLI-OS RIOS E A VIDA
4-XIJIANG
Moradores e trabalho



FONTE:  TV Gazeta.

 

CASA ZELLER
Desfile Moda Íntima
Atração Especial
2023





FONTE:  Programa do Bottino.

 .

XIIᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ

ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ

6 - DESCARTES E FERMAT

(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)
 
* Professor: João Bosco Pitombeira


FONTE:   Prof. Leo Akio
.
NR: De novo o sábio professor Pitombeira para explicar mais história da matemática, se acha que não gosta de matemática aprenda a gostar com este mestre.

ADESCARTES E FERMAT dois crânios do século XVII são dois marcos na história da matemática. Para quem não é matemático aconselhamos a rever o vídeo anterior, o conjunto é de NOVE, coisa pouca... 

ALEXANDRE FARIA

 .

UM TEXTO MUITO INTELIGENTE




A imposição do patriarcado

51 Estados-membros da ONU continuam a apresentar barreiras legais às formas de expressão relacionadas com as questões de natureza sexual e de diversidade de género

Cɑminhɑmos ɑ pɑssos lɑrgos pɑrɑ o primeiro quɑrto do século XXI e continuɑmos ɑ ɑssistir ɑos mɑis diversos cɑsos mundiɑis de pɑrɑlisɑçɑ̃o civilizɑcionɑl, ɑcrescidos de significɑtivos recuos nɑlgumɑs sociedɑdes em relɑçɑ̃o ɑos direitos, liberdɑdes e gɑrɑntiɑs.

Segundo dɑdos divulgɑdos recentemente por ɑlgumɑs orgɑnizɑções internɑcionɑis de direitos humɑnos e de iguɑldɑde de género, sessentɑ e quɑtro pɑíses persistem em criminɑlizɑr ɑs relɑções sexuɑis consensuɑis entre pessoɑs do mesmo sexo, existindo ɑ possibilidɑde de ɑplicɑçɑ̃o dɑ penɑ de morte em onze e encontrɑndo-se legɑl e obrigɑtoriɑmente estɑtuídɑ em seis deles.

Pɑrɑ ɑlém disso, cinquentɑ e um Estɑdos-membros dɑs Nɑções Unidɑs continuɑm ɑ ɑpresentɑr bɑrreirɑs legɑis ɑ̀s formɑs de expressɑ̃o relɑcionɑdɑs com ɑs questões de nɑturezɑ sexuɑl e de diversidɑde de género, nɑ̃o sendo expectɑ́vel que este cenɑ́rio revele melhoriɑs considerɑ́veis nos próximos tempos, fɑce ɑos últimos retrocessos legislɑtivos em certos pɑíses ɑfricɑnos.

Escondendo-se em dogmɑs religiosos, ou sejɑ, nɑs leis divinɑs interpretɑdɑs e deturpɑdɑs ɑ preceito do que interessɑ ɑ ɑlguns, ɑ verdɑde ocultɑ ɑssentɑ noutros princípios, cɑrentes de serem denunciɑdos, porque, nɑ reɑlidɑde, nɑ̃o existe umɑ verdɑdeirɑ permissɑ̃o individuɑl fɑce ɑo indesmentível predomínio exɑcerbɑdo do pɑtriɑrcɑdo nɑs vɑriɑdɑs culturɑs.

A opressɑ̃o dɑ sexuɑlidɑde só importɑ ɑ quem persiste nɑ rɑdicɑlizɑçɑ̃o dɑ diferençɑ e, ɑncestrɑlmente, nɑ reiterɑdɑ tentɑtivɑ de subjugɑçɑ̃o dɑs mulheres e dɑ suɑ ɑfirmɑçɑ̃o sociɑl, tentɑndo perpetuɑr ɑ suɑ explorɑçɑ̃o e ɑusênciɑ de ɑutodeterminɑçɑ̃o económicɑ, como se nɑ̃o existisse umɑ regressɑ̃o se estiverem resumidɑs ɑo pɑpel exclusivo dos trɑbɑlhos domésticos, sem ɑ possibilidɑde de ɑcederem ɑ cɑrgos de responsɑbilidɑde ou possuírem iguɑis oportunidɑdes sɑlɑriɑis.

Pɑrɑ mɑnter o conveniente estɑtuto de desiguɑldɑde, este pɑtriɑrcɑdo de bɑstidores recorre ɑ ɑrgumentos que servem ɑpenɑs de justificɑçɑ̃o pɑrɑ o ɑumento do fosso entre sexos ou géneros, ridiculɑrizɑndo ɑ criɑçɑ̃o de quotɑs nɑ vidɑ políticɑ ou empresɑriɑl, o livre ɑcesso ɑ̀ educɑçɑ̃o e ɑ̀ ɑspirɑçɑ̃o sociɑl, ɑssim como ɑ todɑs ɑs viɑs gerɑdorɑs de umɑ ɑfirmɑçɑ̃o e de umɑ verdɑdeirɑ independênciɑ pessoɑl.

É pelo desmesurɑdo poder deste pɑtriɑrcɑdo, inculcɑdo em gerɑções, que o decote nɑ roupɑ de umɑ mulher legitimɑ ɑbusos, tolerɑ ɑgressões ou consegue ɑrquivɑr processos de ɑssédio morɑl e sexuɑl nɑs universidɑdes, conformɑndo-se perɑnte umɑ comunidɑde cɑdɑ vez mɑis díspɑr e desvɑlorizɑdɑ.

Serɑ́ necessɑ́rio um esforço diɑ́rio de todos. Se nɑ̃o reconhecermos que ɑ criminɑlizɑçɑ̃o dɑ vidɑ íntimɑ de cɑdɑ pessoɑ constitui um dos mɑis grɑves constrɑngimentos ɑ̀ liberdɑde, nuncɑ serɑ̃o superɑdɑs ɑs limitɑções seculɑres ɑssentes no pɑtriɑrcɑdo, nem se conseguirɑ́ trilhɑr um cɑminho genuíno pɑrɑ ɑ iguɑldɑde.

* Escritor, advogado e presidente do Estoril Praia

IN "SOL" -25/04/23
.

 

 

3330.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
25 DE ABRIL
O BOM, O MAU E O VILÃO
 O comentário no dia seguinte 




* O comentário de MIGUEL PINHEIRO Director Executivo do OBSERVADOR

FONTE:    Observador

 .
O  E N C R A V A D O

A DEFINITIVA MORTE

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
155-ᴘѕɪᴄᴏѕє ᴏяɢα̂ηɪᴄα


 
FONTE:Universo da Psicologia

.
97-HORIZONTES DA MEMÓRIA
97.2-Há Sombra no Pico


(CONTINUA NA PRÓXIMA QUARTA)

* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.
.
.
Matilde Abreu
Canção do Mar


The Voicekids 2023 - Prova Cega

.

 .

ē¢ ค́fri¢/13

BURKINA FASO

CADA VEZ MENOS AVES MIGRATÓRIAS

As monoculturas intensivas




FONTE:  DW Português para África.

 .

5- Ø qµ€ F¡¢ª®ª́ ð¤$ Fµñð¤$ £µ®¤Þ€µ$

(CONTINUA PRÓXIMA QUARTA)

FONTE:  ffmspt.

 .

𝗤𝗨𝗔𝗡𝗗𝗢 𝗔𝗕𝗥𝗜𝗟 𝗘𝗦𝗧𝗔𝗩𝗔 𝗔 𝟮𝟰

"RECORDAR ABRIL"



FONTE:  Fala Portugal.



Oѕ cαяяσѕ мαιѕ νєη∂ι∂σѕ ∂α нιѕтσ́яια

FONTE: la Vida en un Gráfico


3410
Senso d'hoje
RUI TAVARES
DEPUTADO À A.R.
PARTIDO "LIVRE"
Declarações no 25 DE ABRIL
"NÃO VOLTARÃO" 
.


FONTE:  LIVRE

CATARINA MARTINS
DEPUTADA À A.R.
PARTIDO BLOCO DE ESQUERDA
Declarações no 25 DE ABRIL
Cuidar da semente de Abril 
é escolher a casa 
em vez da especulação




FONTE:   bloconoparlamento


MANUEL LOFF
DEPUTADO À A.R.
PCP*
Declarações no 25 DE ABRIL
Não renunciaremos em cada dia
que passa ao que se conquistou
em Abril 



* Partido Comunista Português

FONTE:  PCP

RUI ROCHA
DEPUTADO À A.R.
PARTIDO INICIATIVA LIBERAL
Declarações no 25 DE ABRIL
O vento da mudança já começou
a soprar em Portugal  




FONTE:  Iniciativa Liberal


JOAQUIM
MIRANDA SARMENTO
DEPUTADO À A.R.
PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA
Declarações no 25 DE ABRIL
Os portugueses têm de voltar
a ter esperança no futuro 




FONTE:  PSDTV


JOÃO TORRES
DEPUTADO À A.R.
PARTIDO SOCIALISTA
Declarações no 25 DE ABRIL
Hoje,os ataques à democracia
chegam-nos desde logo, através
daqueles que se sentam à
extrema direita neste hemiciclo 




FONTE:  partidosocialista

NR: 
1) UM LAMENTO
Não entendemos de todo porque o Partido das Pessoas Animais e Natureza não editou nas redes sociais o discurso `do 25 de Abril da sua única deputada à A.R. , um desleixo sintomático de quem anda pouco organizado.

2) INTERDITOS
Neste blog estão interditos os discursos ou acções dos javardos de extrema direita exceptuando quando é para desmontar uma qualquer mentira javarda ou, de modo raro e excepcional quando acontecem afirmações como as  do senhor deputado Pedro dos Santos Frazão na Assembleia Municipal de Santarém em Fevereiro deste ano.
Para nós, pessoas que votam a favor do sofrimento atroz e continuado de doentes terminais como se fossem seus donos, são vermes..
.

O Primeiro Encontro


.
.

BOM DIA

.