11/07/2015

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA




.
.


COMO NOS

"ESPRAIAMOS"



BATUMI
 MAR NEGRO



* Uma produção "EURONEWS"



.
.


6-GYM



.
.

 PEIXE GRAÚDO















.
.

PATHY DOS REIS

COMO A GENTE SE CONHECEU?


Especial Dia dos Namorados

.
.


5-GYM



.
.


I-RADIOLOGIA VASCULAR


INTERVENCIONISTA

6-GINECO-OBSTETRÍCIA




Uma interessante série conduzida pelo  Dr. Marcelo Guimaraes, professor assistente na Universidade Médica da Carolina do Sul, USA.
  .

* Uma produção "CANAL MÉDICO"


** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.


.
.


4-GYM




.
.


 E S A


10-DESMISTIFICANDO

O MISTÉRIO DA VIDA




 
* Uma produção "EURONEWS"


** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.


3-GYM




.

JOSÉ MANUEL SILVA

.




A confusão 
nas contratações 
de médicos

Este Ministério da Saúde (MS), por razões que não se entendem, inventou estranhas regras que vieram complicar e tornar ainda mais injusto, opaco e lento o processo de contratação de médicos para o SNS, levando a que muitos desistam de trabalhar no SNS, pois os salários de 8 euros líquidos/hora e elevada carga de trabalho também não são compensadores para os jovens especialistas.

Uma das novidades são os "concursos fechados regionais", que são claramente ilegais, visto que limitam os potenciais candidatos de forma completamente artificial, pois apenas podem concorrer os médicos que acabaram a especialidade numa determinada época de exame e os médicos que acabaram nessa época de exame apenas podem concorrer àquele concurso e a nenhum outro que entretanto possa abrir.

Estes concursos demoram meses a abrir e meses a concretizar, continuando os jovens especialistas a ser (mal) remunerados como simples internos da especialidade, pelo que muitos acabam por pedir exoneração.

A abertura destas vagas segue critérios de decisão em cada ARS que não são descortináveis, pelo que os candidatos ficam limitados à lotaria (com critérios que muitos consideram ser sujeitos a influências) e à injustiça (por vezes enorme injustiça) da abertura das vagas. O absurdo chega ao cúmulo de, num concurso e apenas numa ARS, alguns dos candidatos, só porque finalizaram a especialidade em determinados hospitais, serem despudoradamente presenteados com mais dois valores na classificação do concurso (naturalmente, este concurso foi impugnado)!

Por outro lado, num concurso seguinte, um médico pode ver abrir a vaga que desejava mas à qual fica proibido de concorrer, o que é profundamente desmotivador. Alguns destes concursos acabam por ficar desertos não por falta de médicos mas sim porque aqueles que gostariam de concorrer ao lugar não o podem fazer!

Por outro lado, ao mesmo tempo que decorrem concursos, há médicos que, pelas mais variadas razões, são diretamente contratados sem concurso! E muito mais haveria a dizer sobre esta matéria.
A Ordem dos Médicos tem enviado vários destes concursos para a Provedoria de Justiça. São frequentes as queixas que nos chegam.

Nunca se assistiu a tamanha confusão na contratação de médicos, que assim se tornou um dos fatores que afasta muitos médicos do SNS. É mais um dos sinais de má gestão da responsabilidade do MS.

BASTONÁRIO DA ORDEM DOS MÉDICOS

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"
10/07/15

.
.
.
.

564.UNIÃO


EUROPEIA


















.
.


2-GYM


.
.


Viagem à herança alemã

no Azerbeijão




* Uma produção "EURONEWS"

.
.

XX-TABU


AMÉRICA LATINA


3.Canibalismo




* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
.
.


1-GYM




.
.
RECORDANDO

Luís Piçarra

Fandango do Cartaxo



.
.
HOJE NO
 "A BOLA"

Motores
Miguel Oliveira vence 
Grande Prémio da Holanda

O português Miguel Oliveira (KTM) somou, este sábado, a segunda vitória da época no campeonato de Moto3, ao vencer o Grande Prémio da Holanda, oitava prova do mundial de motociclismo de velocidade.
.


Partindo do sexto lugar da grelha, o piloto de Almada foi ultrapassando a concorrência e cumpriu as 22 voltas ao circuito de Assen em 37.54,427 minutos. Seguiram-se o francês Fabio Quartararo (Honda) e o britânico Danny Kent (Honda).

Com esta segunda vitória da temporada (e da carreira), Miguel Oliveira ascendeu ao terceiro lugar do Campeonato do Mundo, com 102 pontos. Danny Kent lidera com 165, estando pelo meio o Enea Bastianini com 108.



DTM: 
Félix da Costa segundo na
 primeira corrida na Holanda

O português António Félix da Costa, ao volante de um BMW M4, terminou hoje no segundo lugar a primeira corrida da etapa de Zandvoort (Holanda) do campeonato alemão de carros de turismo (DTM).
.


Félix da Costa, que tinha arrancado do terceiro lugar da grelha de partida, completou as 25 voltas ao circuito holandês em 42.30,704 minutos, mais 464 centésimos do que o vencedor, o alemão Marco Wittmann, também em BMW M4.

No domingo realiza-se a segunda corrida desta quarta etapa do DTM.

WTCC: 
José María López puxa dos galões
 em Vila Real

Campeão do Mundo em título, o argentino José María López, em Citroën, foi o mais rápido nos treinos de qualificação para a primeira corrida da oitava prova do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC), a decorrer no circuito de Vila Real.
.


López, que registou 1.58,515 minutos na melhor volta, garantiu a quarta pole position da temporada, somando ainda cinco pontos para as contas do campeonato. O argentino, de resto, lidera o Mundial, com 287 pontos, seguido de Ivan Muller, com 243.

O português Tiago Monteiro vai partir da sexta posição para a primeira corrida, depois de ter registado 2.00,349 minutos.

* Sempre a abrir


.
.
Surfando no Rio Waimea


.
.
HOJE NO
 "OBSERVADOR"

Menino das Filipinas que se tornou
 viral recebe bolsa de estudo

Estudava à luz de um restaurante de fast food, mas agora recebeu uma bolsa que lhe vai permitir estudar em melhores condições, assim como a família está a receber ajuda com comida e mantimentos. 
 .
A fotografia de um menino a estudar à luz do McDonald’s nas ruas de Mandaue, nas Filipinas, criou uma corrente global de solidariedade nas redes sociais e já deu frutos. Daniel Cabrera, com 9 anos, recebeu uma bolsa de estudos para que não preciso fazer os trabalhos de casa na rua e para que a sua educação não fique em risco, e a família está a receber comida e outros mantimentos.

A casa de Daniel ardeu e ele vivia com os dois irmãos pequenos e a mãe no supermercado onde ela trabalha – o pai já morreu – e o menino aproveita a luz do restaurante mais próximo para estudar. Depois do fenómeno de apoio nas redes sociais, a mãe diz que o menino gosta muito de estudar. “Ele é muito estudioso e determinada. Ele vai para a escola mesmo sem ter dinheiro para o almoço, porque eu não tenho dinheiro para lhe dar”, diz a mãe.

A casa de Daniel ardeu e ele vivia com os dois irmãos pequenos e a mãe no supermercado onde ela trabalha – o pai já morreu – e o menino aproveita a luz do restaurante mais próximo para estudar. Depois do fenómeno de apoio nas redes sociais, a mãe diz que o menino gosta muito de estudar. “Ele é muito estudioso e determinada. Ele vai para a escola mesmo sem ter dinheiro para o almoço, porque eu não tenho dinheiro para lhe dar”, diz a mãe.

Agora, Daniel vai ter dinheiro para continuar a estudar através de uma bolsa concedida por um político local e a família está a ser ajudada com comida e mantimentos. Para além de dinheiro e material escolar, Daniel recebeu também candeeiros e a igreja local e a assistência social da cidade estão a ser inundadas por donativos.

* Oxalá a vida deste menino, através da solidariedade internacional, se modifique radicalmente. Em Portugal aconteceram e acontecem muitos "daniéis e danielas", temos de os procurar para os ajudar.


.
.




Arte vem do tecto

















.
.
HOJE NO
 "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Exército trava reabilitação do 
militar expulso por ser judeu

Judeu perseguido pelo Estado Novo. Nem o 25 de Abril o reintegrou. AR vai resolver aquilo que Defesa não fez em três anos. 
 .

Três anos depois de o Parlamento ter recomendado ao governo que reabilitasse e reintegrasse o capitão Barros Basto, expulso do Exército em 1937 por alegadas práticas de pederastia, é a Assembleia da República que vai ter de o fazer, com a apresentação de um projeto de lei que denuncia o facto de o capitão ter sido alvo de um ato antissemita.

O Ministério da Defesa só a 3 de julho de 2015 respondeu à Resolução 119/2012, aprovada a 25 de julho de 2012, para suscitar dúvidas sobre a intenção dos deputados, depois de ter garantido à família do militar (em novembro de 2014) que Barros Basto seria, "em breve, reintegrado no exército com uma patente mais elevada do que capitão".

A Defesa deixa transparecer na carta que permanecem resistências da instituição militar à "reabilitação e reintegração no Exército do capitão de Infantaria Artur Carlos Barros Basto", que foi constante ao longo destes anos, segundo disseram ao DN fontes parlamentares conhecedoras do processo. O pedido de 2012 era simples: o Parlamento recomendava ao governo que se fizesse a "reabilitação e reintegração no Exército" de Barros Basto, "que foi alvo de segregação político-religiosa no ano de 1937"; que essa reintegração deveria "ser feita em categoria nunca inferior àquela a que o militar em causa teria direito se sobre o mesmo não tivesse sido instaurado o processo que levou ao seu afastamento do Exército"; e que "não [envolveria] para o Estado responsabilidade indemnizatória ou compensatória".

* Como a calúnia destrói vidas e famílias.

.
.

ACIDENTE EM NASCAR

.
.

HOJE NO
 "RECORD"

Yazaldes Nascimento fez mínimos
 para o Mundial de Pequim

O português Yazaldes Nascimento correu hoje os 100 metros do Meeting de Madrid em 10,16 segundos, mínimo para o Campeonato do Mundo de Pequim, a realizar entre 22 e 30 de agosto.  O atleta do Benfica, que há muito perseguia esta marca, foi sexto na prova, ganha pelo norte-americano Michael Rodgers, com 9,88, seguido do jamaicano Andrew Fisher, com 9,94. 
O vento soprava a +1,4 m/s. Com esta marca, Yazaldes Nascimento, que tinha 10,21 como melhor desde a época passada, subiu a terceiro português de sempre, a seguir ao recordista Francis Obikwelu (9,86) e a Carlos Calado (10,11), ultrapassando Arnaldo Abrantes (10,19).
.
Na eliminatória, Yazaldes Nascimento foi terceiro, com 10,26 (v:+1,3), enquanto Edi Sousa foi sexto, com 10,58. Nas outras séries, Francis Obikwelu foi terceiro, com 10,34 (v:+1,1), Ricardo Monteiro quinto, com 10,64 (v:+1,1) e Arnaldo Abrantes sexto, com 10,50 (+1,5).

Em muito bom plano esteve também Susana Costa, terceira no triplo salto com um novo recorde pessoal de 14,32 metros (vento:+1,9 m/s), mais 10 centímetros do que a marca obtida esta época em Dakar e que já era mínimo para o Mundial de Pequim.  A atleta do Benfica fez ainda 14,09 metros no primeiro ensaio (+1,2) e 14,19 no terceiro (+2,9). A prova foi ganha pela búlgara Gabriela Petrova, com 14,54 (v:+2,1), com outro ensaio a 14,53 (v:+0,7). 

Susana Costa foi no último ensaio ultrapassada pela israelita Hanna Minenko, que chegou aos 14,38 (v:+1,1). Patrícia Mamona foi quinta com 14,05 no último ensaio (v:+0,5).

Edi Maia tentou mais uma vez o mínimo para o Mundial no salto com vara (5,65). Passou 5,45 metros à terceira tentativa e tentou depois essa marca, mas sem êxito. Foi oitavo numa prova ganha pelo alemão Tobias Scherbath, com 5,70.

A terminar a sessão, a seleção portuguesa ganhou a prova de 4x100 metros, com 38,94 segundos, marca que fica apenas a 15 centésimos do recorde nacional, estabelecido no Europeu do ano passado, em Zurique.  A equipa, formada por Edi Sousa, Francis Obikwelu, Arnaldo Abrantes e Yazaldes Nascimento, derrotou claramente a seleção de esperanças espanhola (40,21).

* Um campeão na forja.

.
.
 Á G U A














SE CLICAR EM CADA IMAGEM LÊ BEM MELHOR!


.
.
HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"

Professor detido por tráfico de droga 

Homem de 36 anos foi detido na Guarda. A GNR anunciou este sábado a detenção, na Guarda, de um professor de 36 anos, a exercer funções naquela cidade, por suspeita de tráfico de estupefacientes, que estava na posse de cerca de duas mil doses de droga. 
 .

Fonte do Comando Territorial da GNR da Guarda disse este sábado à agência Lusa que o homem foi detido durante uma operação de fiscalização realizada na noite de sexta-feira, no concelho da Guarda. 

No momento da abordagem pelos militares, o suspeito "estava na posse de 41,2 gramas de haxixe, suficientes para 200 doses individuais", indicou. Posteriormente, durante a realização de uma busca domiciliária, a GNR apreendeu mais 1500 doses de haxixe, 100 doses de cocaína, dois comprimidos de 'ecstasy', um panfleto de MDMA (metanfetaminas), dez doses de canábis, uma balança de precisão, 1150 euros, telemóveis e uma faca com resíduos de haxixe, entre outros utensílios relacionados com a alegada atividade criminosa. 

Apresentações semanais às autoridades O suspeito foi este sábado apresentado ao tribunal de turno de Celorico da Beira e ficou sujeito a apresentações semanais, no posto policial da sua área de residência, segundo a fonte policial. O homem foi detido na sexta-feira, numa ação de fiscalização realizada pela GNR da Guarda, no âmbito do combate à criminalidade. 

Durante a operação, os militares detiveram ainda outro homem por posse ilegal de arma e identificaram mais três por posse de pequenas quantidades de droga. 

* Este homem não pode mais educar crianças.


.
.

LEMBRAM-SE DE CADA UMA!


Um disco feito de tortilla

.
.
HOJE NO
 "i"


Associação de Psicologia dos 
EUA ‘pactuou’ com programa 
de tortura do Governo

A maior associação de psicologia dos EUA ‘pactuou’ com o Pentágono e a CIA ao elaborar directrizes para apoiar as técnicas de interrogatório usadas após os ataques de 11 de Setembro de 2001, consideradas como tortura, indica um relatório.
 .
A Associação Americana de Psicologia (AAP) tentou “adoçar” as autoridades da defesa ao emitir directrizes éticas em concordância com as técnicas de interrogatório do Governo, após o 11 de Setembro, como ‘waterboarding’ (afogamento simulado) e privação de sono, indica um relatório encomendado pela direcção do organismo.

A associação pactuou com várias agências governamentais, incluindo o Pentágono e a CIA, para elaborar as directrizes para o programa, criado durante a presidência de George W. Bush, de acordo com o documento de 542 páginas.

As agências do Governo “queriam, alegadamente, diretrizes de ética permissivas, para que os seus psicólogos pudessem continuar a participar em técnicas de interrogatório severas e abusivas, usadas por estas agências depois dos ataques de 11 de Setembro”, diz o relatório.

Estes dados surgem depois de ter sido divulgado um relatório, em Dezembro, com detalhes de técnicas brutais de interrogatórios, usadas pela CIA em suspeitos da Al-Qaida.

Em resposta a este relatório, a AAP disse, na sexta-feira, que irá rever as suas políticas e proibiu os seus psicológicos de participarem directamente em interrogatórios.

“A intenção da organização não era permitir técnicas de interrogatório abusivas ou contribuir para a violação dos direitos humanos, mas esse pode ter sido o resultado”, disse Nadine Kaslow, que liderou a comissão de investigação independente.

* Esta é mesmo a genuina sordidez americana.


.
.


REPELEM OS MOSQUITOS



Lavanda O cheiro da lavanda é muito bom para nós, humanos, mas insuportável para os mosquitos.
.
 As lavandas (popularmente conhecidas em Portugal pelo termo de origem árabe alfazemas) são plantas do gênero Lavandula, da família Lamiaceae. São pequenos arbustos, perenes, incluindo também as anuais e os subarbustos. O nome é mais frequentemente usado para as espécies do gênero que crescem como ervas e para ornamentação. Destas as mais comuns são a lavanda inglesa e a Lavandula angustifolia (L. officinalis). As espécies ornamentais geralmente são as L. stoechas, L. luisieri, L. dentata, e a L. multifida.
As lavandas crescem em jardins. Suas flores são usadas para arranjos florais secos. As flores púrpuras e os brotos, de fragrância suave, são utilizados em pot-pourris. Secos e embalados em pequenos saquinhos de tecido de algodão são utilizados para serem colocados entre as roupas do armário para dar-lhes uma fragrância fresca e agradável, e também para impedir a presença de insetos e parasitas. O cultivo comercial da planta é para a extração de óleos das flores, caules e plantas, que são utilizados como antissépticos, em aromaterapia e na indústria de cosméticos. Como produto terapêutico, em infusão, deve ser evitado o uso contínuo, podendo produzir excitação em dose tóxica.

Manjericão Da mesma forma que a Lavanda, o Manjericão é um excelente repelente, por possuir cheiro forte.
.
 O manjericão é uma planta herbácea, de folhas verdes e ovais. É uma planta muito aromática com folhas perfumadas. Os rebentos, ou seja, as folhas mais pequenas do centro são mais enrugada. Estimula o a.petite, acelera a digestão, impede o inchaço, melhora rim e mucosa, tem acção antibacteriana, auxilia na desintoxicação, sendo boa fonte de Magnésio (melhora fluxo sanguíneo)e também de vitamina C, potássio, ferro, cálcio, betacaroteno.
 

Crisântemo Essa planta é muito importante, pois funciona como repelente de baratas, percevejos, pulgas e carrapatos, insetos dos mais terríveis, que queremos ver sempre bem longe.
 .
 É uma planta de tradição de cultivo milenar nos países asiáticos.
Em grego, crisântemo significa "flor de ouro". Esta planta é cultivada há mais de 2.500 anos na China e é considerado uma das plantas nobres chinesas (as outras são o bambu, a ameixeira e a orquídea). Era o distintivo oficial do exército e uma exclusividade da nobreza.
Foi levado ao Japão pelos budistas. Por sua semelhança com o sol nascente, acabou por se tornar um símbolo do país, inclusive o trono do imperador era conhecido como o "Trono do Crisântemo". Existia a lenda de que uma única pétala da flor, colocada no fundo de uma taça de vinho, traria vida longa e saudável.
Foi levada para o ocidente no século XVII. O nome foi-lhe atribuído por Carolus Linnaeus, combinando o prefixo grego chrys-, que significa dourado (a cor das flores originais), e -anthemon, que significa flor.
Existem mais de 100 espécies e mais de 800 variedades comercializadas no mundo. Seu porte é herbáceo e geralmente de 1 metro. Sua propagação se dá por estacas em estufas e sementes, e dá flores o ano inteiro.

Hortelã a Hortelã é um repelente forte contra as formigas e pode ser colocado na cozinha para garantir o sossego do poite de açúcar.
.
 É uma planta originária da Ásia, mas é muito cultivada em todo o mundo, devido às essências aromáticas presentes em toda a planta, principalmente nas folhas. Tolera bem diferentes condições climáticas, desde que não falte água. Em climas frios pode perder as partes aéreas no Inverno, sobrevivendo através dos seus rizomas, que só morrem se o solo congelar completamente.
 É utilizada como tempero em culinária, como aromatizante em certos produtos alimentares, ou para a extração do seu óleo essencial. Por vezes, simplesmente cultivada como planta ornamental.É uma das plantas mais usadas do mundo

Alecrim O alecrim é poderoso também, pois além de repelir mosquitos ele é capaz de manter alguns animais como gatos bem longe de sua casa
.
 O alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo ocorrendo dos 0 a 1500 m de altitude, preferencialmente em solos de origem calcária. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam- o como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.
Como qualquer outro nome vernáculo, o nome alecrim é por vezes usado para referir outras espécies, nomeadamente o Lavandula stoechas, que possui exactamente o étimo rosmarinus.1 No entanto, estas espécies de plantas, alecrim e rosmaninho, pertencem a dois géneros distintos, Rosmarinus e Lavandula, respectivamente, e as suas morfologias denotam diferenças entre as duas espécies, em particular, a forma, coloração e inserção da flor.

Erva-cidreira (Melissa officinalis), é uma planta perene herbácea da família da menta e da hortelã e do boldo (Lamiaceae), nativa da Europa meridional. 
 .

O seu sabor e aroma característicos, frutado, de limão, principalmente nas folhas, deriva do seu óleo essencial do grupo dos terpenos (principalmente monoterpenos: carvacrol, p-cimeno, citral - geraniol e nerol - cânfora, etc). É também designada de melissa.
As folhas são maiores e mais claras que as da hortelã, ovadas a romboidais ou oblongas e com a margem crenada.
Floresce no final do Verão. As flores são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas e atraem especialmente as abelhas, como se indica já no nome do seu género botânico (Melissa provém do grego e significa "abelha"). Nas regiões temperadas, os caules secam durante o Inverno, voltando a reverdecer na primavera. Os frutos são aquénios oblongos, de cor parda e lisos.
É uma planta muito utilizada na medicina tradicional, como erva aromática e em aromaterapia. É utilizada como antiespasmódica, antinevrálgica e como calmante. Acredita-se que ajude a conciliar o sono.

Texto: WIKIPEDIA

Alguém sabe se existe uma planta capaz de repelir políticos, banqueiros e outros empresários corruptos?

.
.

PORQUE OS HOMENS NÃO FALAM
ÀS MULHERES

 



.
.

É SÓ APERTAR O ALARME


.