26/09/2022

.

MINUTOS DE
CIÊNCIA/400
Ângulos dos Ponteiros do Relógio às
10:30, sabe calcular?
 


* Este blogue não anda desesperadamente à procura de likes e de toques em sininhos


FONTE:   Matemática Rio com Prof. Rafael Procopio.

 .

ᛖᚣᚱᚾᚣ ᚹᛊᚱᛊᛁᚱᚣ ᚧᚣ ᛈᛜᛢᚾᚣ

๓เllєภภเย๓ รtคɠє/3

KENNEDY CENTER

WASHINGTON DC

USA

 

FONTE:   The Kennedy Center

NR: Dividimos este fantástico espectáculo em três partes a editar a 12/09, a 19/09 e 26/09...



LXIV- MEGA MÁQUINAS
4-Navios de Cruzeiro

O título da rubrica MEGA MÁQUINAS não se conforma apenas com as enormes dimensões de algumas que temos exibido, abrange todas as que têm MEGA INFLUÊNCIA nas nossas vidas.

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

FONTE:Jeane Santos


VALTER HUGO MÃE

 .




Pedir a  S. Bento

Não tenho nenhuma certeza sobre ter vivido o que vivi, mas julgo que, sem alvoroço, me deixou um sentido de espera, uma impressão de que adianta pouco o desespero, e que nos melhora certa entrega positiva, o mais estável possível, à constante batalha de sobreviver.

As pessoas milagradas por S. Bento, desde logo com a cura súbita dos cravos nas mãos, podem tender a pedir por tudo, convencidas de que os milagres estão à distância de um qualquer nico de fé e que um santo se dá a muito ócio e haverá de ter tempo para a agenda de aflições do cidadão comum. Eu, de outro modo, curado dos cravos nas mãos em criança, passei a vida inteira a achar que a minha quota de milagres estaria cumprida e que, a partir de ali, qualquer desafio teria de ser passado na sóbria evidência de que a minha vez já passou. Se isso é terrível? Não.

Alguma coisa no acontecimento tão rotundo de algo sem explicação científica deita por sobre todas as angústias a convicção de que muito do que nos diz respeito é para depois do concreto. É para muito depois das evidências. O que não cria imediatamente a ideia de haver Deus ou algo mais impensado, mas deixa clara a hipótese de que há sentidos discretos, ou até secretos, que aguardam por razões que não dominamos, e haverão de ser causa de muito do que nos salva ou condena. Ou, melhor, haverão de disfarçar muito do que parece salvar-nos e muito do que parece condenar-nos.

Não tenho nenhuma certeza sobre ter vivido o que vivi, mas julgo que, sem alvoroço, me deixou um sentido de espera, uma impressão de que adianta pouco o desespero, e que nos melhora certa entrega positiva, o mais estável possível, à constante batalha de sobreviver. Assim, cheio de perdas, aceitar que o processo é mesmo este é fundamental.

Uma pessoa amiga dizia-me que lhe era do foro do inacreditável que um homem de 50 anos como eu persistisse sem nunca ter tomado calmantes, ansiolíticos ou indutores de sono. Apercebo-me que em meu redor quase toda a gente é medicada e que eu estou aberrante na aceitação até ingénua de minhas mazelas. Não sei ser de outro modo. Não durmo nem acordo medicado talvez pela ingenuidade de pensar sempre que me compete ver com secura os dias. Não contar com muletas, descontos no preço das dores. Vou sempre convicto de que, certamente, um dia destes não suportarei mais nada. Mas, enquanto não quebrar de vez, recupero de cada coisa na química solitária da minha cabeça.

Andamos a precisar de um milagre novo por aqui. Já está pedido e valerá muito mais do que a cura dos cravos nas mãos. Eu tenho a certeza de que S. Bento está algures a pedir que o corvo vá e venha de seu ombro, de seu pé. Um S. Bento e um corvo para sempre, sem fim. Ou, então, nós é que teremos a propriedade do inexplicável e, juntos ou apenas à força última de apenas um, haveremos de inventar novamente o que é dado como impossível. Talvez o sentido maior de toda a vida seja este: o de prepararmos o próprio milagre. Fazê-lo. Como se do nada. A partir de uma força sem nome e que não se mede mas se pressente.

* Professor, escritor

IN "NOTÍCIAS MAGAZINE" - 20/09/22.

  .

3119.UNIÃO

EUROPEIA


 HOLANDA

Uma abordagem transfronteiriça para 

acabar com o plástico nos rios europeus




FONTE:  euronews 

putin  HUYLO

putin é um canalha

.
CIDADES SUBMERSAS

PORT ROYAL/3



MCN ARQUEOLOGIA
.

 .

21. Viagens Maravilhosas
de Comboio
21.1- ÍNDIA
COMBOIOS ABARROTADOS
O COMBOIO NA HISTÓRIA DO PAÍS
 

 
 
 FONTE:   Mega Trenes.
.
Rúben Torres

Meu fado meu


The Voice Portugal 2022 - Prova Cegas

.
.

Portugal bem português

XVII - A PIDE antes da PIDE
4- O Fim da Polícia de Informações/3


* Em quatro anos a primeira polícia política da ditadura, comandada apenas por militares, superou a ingenuidade inicial e passou a ser um poder temido dentro do próprio regime. A pequena dúzia e meia de agentes apoiados pela GNR, e pela PSP, prendem, torturam e deportam milhares presos de forma impiedosa e sem julgamento. Nem o futuro prémio Nobel da medicina Egas Moniz escapa à sanha persecutória da polícia politica em abril de 1931. A Policia de Informações é a primeira responsável pelo clima de medo que irá durar 48 anos continuado pela PVDE e depois pela PIDE. Em 1931 Portugal sofria os efeitos da dura crise económica resultante da Grande Depressão de 1929. O regime militar acossado pela fome e pelo ambiente de rebelião no país emprega a força para dominar as revoltas. A mais grave de todas na Madeira é sufocada em princípios de maio. Aos revoltosos o regime já não destina agora um plácido degredo. São enviados para Cabo Verde e Timor e colocados em campos de concentração de arame farpado. Um dos locais escolhidos é na ilha de São Nicolau perto de uma aldeia chamada Tarrafal. É o primeiro Tarrafal da ditadura. Em 1936 surgirá na ilha de Santiago, um outro campo perto de outra aldeia curiosamente também chamada Tarrafal. Estranhamente, dia 2 de julho de 1931 o Diário de Lisboa anuncia discretamente a extinção da Policia de Informações. Seria o fim da repressão política em Portugal? Que razões levaram a ditadura a terminar com a instituição que foi fundamental para consolidar a ditadura? Quais as consequências desta estranha decisão?
 

 FONTE:    Douglas Berteloni 

** Se pensa que sabe muito da História de Portugal constate também nesta série a sua enorme ignorância, não é uma crítica, é um convite. 

*** Esta é uma compilação de séries pelo  nosso país não apenas pelas perspectivas histórica ou social mas pela recolha de vídeos interessantes de várias origens, actividades e sensibilidades, com diferentíssimos temas que reflectem o nosso quotidiano de modo plural.
Desejamos muito que seja do vosso agrado.
.

 .

𝗕𝗿𝗶𝘁𝗮̂𝗻𝗶𝗰𝗼 𝗽𝗲𝗱𝗲 '𝗿𝗲𝘀𝗽𝗲𝗶𝘁𝗼' 𝗽𝗼𝗿 𝗿𝗮𝗶𝗻𝗵𝗮 𝗲 𝗲́ 𝗵𝗼𝘀𝘁𝗶𝗹𝗶𝘇𝗮𝗱𝗼 𝗽𝗼𝗿 𝗯𝗼𝗹𝘀𝗼𝗻𝗮𝗿𝗶𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗲𝗺 𝗟𝗼𝗻𝗱𝗿𝗲𝘀


FONTE:  BBC News Brasil

NR: Os politicamente boçais estão disseminados por todo o mundo e as religiões, qualquer uma, potenciam a grosseria e o ódio  em nome de deus que dizem ser amor.

Os brasileiros apesar de não serem perfeitos têm uma cáfila de anormais sem marreca que brada aos infernos!.

.
MACAU

I - Festividades de Macau
Ano Novo Chinês/1


FONTE:   TDM Portuguese News and Programs

.
.

WORLD SKETTCING TOUR
LUÍS SIMÕES
(PORTUGUÊS)
ANISA SUBEKTI
(INDONÉSIA)
POR TODO O MUNDO
Portᥙgᥲᥣ ᥲ̀ Vιstᥲ/111




FONTE:  Camões TV

 .

Ṗ🖤ŔƬƱƓƱƐSƐS ᗰƐĪƓƱĪᑎĤ🖤S

 Mulher αssαssınαdα pelo mαrıdo


Mαtα mulher com gαrrαfα pαrtıdα


 Tentα mαtαr o ırmα̃o em Setúbαl


 Agrıde com um ferro junto α bαr em Mαtosınhos


 Tentα mαtαr ex-mulher em Estremoz


 Fılhα αgrıde mα̃e em Lısboα


 Cαsαl vıolα fılhα nαs Cαldαs dα Rαınhα

 

 Bebé ınternαdo por suspeıtαs de mαus-trαtos


 FONTE: Fala Portugal

 NR: Ontem desmontámos a vigarice duma mistelavídeo que chegou à redacção apenas com o intuito de depreciar cidadãos brasileiros. Hoje sem depreciar quem vive em Portugal, apresentamos oito pequenas notícias que têm menos de cinco dias e ocorreram no nosso país. 

Sem comentários!.

 

. 3199
Senso d'hoje
BILL McIBBEN
JORNALISTA AMERICANO
AMBIENTALISTA, AUTOR
AQUECIMENTO GLOBAL
Alterações Climáticas 
não é assim tão simples







* A moderação é do jornalista Pedro Pinto.

FONTE:  ffmsp..
.
Os Divertidos Furões


.
.

BOM DIA

.

126-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝒱𝐼𝐼𝐼-Umᥲ Noιtᥱ Forᥲ do Pᥲᥣᥲ́ᥴιo


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝑂 𝑑𝑖𝑎 𝟾 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝟷𝟿𝟺𝟻 𝑟𝑒𝑝𝑟𝑒𝑠𝑒𝑛𝑡𝑎 𝑎 𝑑𝑒𝑟𝑟𝑜𝑡𝑎 𝑑𝑎 𝐴𝑙𝑒𝑚𝑎𝑛𝘩𝑎 𝑛𝑎𝑧𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑛𝑎 𝑆𝑒𝑔𝑢𝑛𝑑𝑎 𝐺𝑢𝑒𝑟𝑟𝑎 𝑀𝑢𝑛𝑑𝑖𝑎𝑙. 𝑁𝑎 𝑓𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑑𝑜 𝑃𝑎𝑙𝑎́𝑐𝑖𝑜 𝑑𝑒 𝐵𝑢𝑐𝑘𝑖𝑛𝑔𝘩𝑎𝑚, 𝑒𝑚 𝐿𝑜𝑛𝑑𝑟𝑒𝑠 𝑢𝑚 𝑔𝑟𝑎𝑛𝑑𝑒 𝑛𝑢́𝑚𝑒𝑟𝑜 𝑑𝑒 𝑝𝑒𝑠𝑠𝑜𝑎𝑠 𝑠𝑒 𝑟𝑒𝑢́𝑛𝑒 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑐𝑒𝑙𝑒𝑏𝑟𝑎𝑟. 𝐸𝑚 𝑚𝑒𝑖𝑜 𝑎𝑜𝑠 𝑓𝑒𝑠𝑡𝑒𝑗𝑜𝑠, 𝑎 𝑝𝑟𝑖𝑛𝑐𝑒𝑠𝑎 𝑀𝑎𝑟𝑔𝑎𝑟𝑒𝑡 𝑒 𝑎 𝑓𝑢𝑡𝑢𝑟𝑎 𝑟𝑎𝑖𝑛𝘩𝑎 𝑑𝑎 𝐼𝑛𝑔𝑙𝑎𝑡𝑒𝑟𝑟𝑎, 𝐸𝑙𝑖𝑧𝑎𝑏𝑒𝑡𝘩 𝐼𝐼 𝑟𝑒𝑐𝑒𝑏𝑒𝑚 𝑝𝑒𝑟𝑚𝑖𝑠𝑠𝑎̃𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑑𝑒𝑖𝑥𝑎𝑟 𝑜 𝑝𝑎𝑙𝑎́𝑐𝑖𝑜 𝑑𝑢𝑟𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑎 𝑛𝑜𝑖𝑡𝑒. 𝑁𝑎 𝑐𝑜𝑚𝑒𝑚𝑜𝑟𝑎𝑐̧𝑎̃𝑜, 𝑎𝑠 𝑑𝑢𝑎𝑠 𝑠𝑒 𝑚𝑖𝑠𝑡𝑢𝑟𝑎𝑚 𝑎𝑛𝑜𝑛𝑖𝑚𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑒𝑛𝑡𝑟𝑒 𝑜 𝑝𝑜𝑣𝑜 𝑒 𝑒𝑛𝑐𝑜𝑛𝑡𝑟𝑎𝑚 𝑟𝑜𝑚𝑎𝑛𝑐𝑒 𝑒 𝑝𝑒𝑟𝑖𝑔𝑜.


ELENCO:

𝑆𝑎𝑟𝑎𝘩 𝐺𝑎𝑑𝑜𝑛𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑃𝑟𝑖𝑛𝑐𝑒𝑠𝑎 𝐼𝑠𝑎𝑏𝑒𝑙
𝐵𝑒𝑙 𝑃𝑜𝑤𝑙𝑒𝑦 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑃𝑟𝑖𝑛𝑐𝑒𝑠𝑎 𝑀𝑎𝑟𝑔𝑎𝑟𝑖𝑑𝑎
𝐸𝑚𝑖𝑙𝑦 𝑊𝑎𝑡𝑠𝑜𝑛 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑅𝑎𝑖𝑛𝘩𝑎 𝐼𝑠𝑎𝑏𝑒𝑙
𝑅𝑢𝑝𝑒𝑟𝑡 𝐸𝑣𝑒𝑟𝑒𝑡𝑡 𝑐𝑜𝑚𝑜 𝑅𝑒𝑖 𝐽𝑜𝑟𝑔𝑒 𝑉𝐼



FONTE:Ana Paula Cavalcanti

Apple, Google e Microsoft prestam homenagens à Rainha Elizabeth II | Mundo  Conectado