30/04/2025

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

 .

LIII-OS RIOS E A VIDA
11- RIO AMARELO
A ORIGEM DA 
CIVILIZAÇÃO CHINESA
No percurso dum rio



FONTE:  Tikki on the box

 

Cioccolato Couture
Resort Wear Fashion Show
Miami Swim Week
 2025




 
FONTE:   MomentoTempus

.

ᚣᚹᚱᛊᚢᚧᛊᚢᚧᛜ ᛊᚢᛩᛊᚢᚺᚣᚱᛁᚣ

23-Segredos da Represa Hoover
Engenharia por trás da construção



FONTE:  Lesics Português

VALENTINA MARCELINO

.


Como não comunicar
um apagão ou outra
crise qualquer
.
A triplicação de entidades a comunicar sobre um mesmo facto pode ser só um detalhe na gigante dimensão do corte de energia que a todos afetou e alarmou, mas o Estado devia falar a uma só voz.

O primeiro comunicado de uma entidade oficial sobre o apagão total que atingiu o nosso país nesta segunda-feira chegou ao e-mail da redação pelas 13h05, cerca de uma hora e meia do país ter ficado às escuras.

Era da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e limitava-se a informar que “os sistemas de redundância da ANEPC” estavam a “funcionar normalmente, permitindo que o sistema de comando, controlo e socorro funcione sem constrangimentos”.

Acrescentava ainda que estava “a acompanhar a situação e a adotar os procedimentos necessários, nomeadamente a reunião do Centro de Coordenação Operacional Nacional”.

Não era muito, mas já era alguma coisa. Pelo menos aquela sensação, para quem tinha estado em blackout durante uns infindáveis 90 minutos, que o organismo responsável pela proteção e emergência estava operacional.

Enquanto aguardávamos atualizações, surgiu outro comunicado, mas não da ANEPC. Foi do Centro Nacional de Cibersegurança, pelas 13h48. Adiantava um pouco mais.

Que se tinha tratado de “uma falha que afetou alguns países europeus” e que não sido identificados “até ao momento, indícios que apontem para um ciberataque”.

Se pensámos que tinha sido um pouco estranho duas entidades distintas a comunicar sobre o mesmo assunto – e um assunto de enorme sensibilidade – a surpresa não ficou por aqui. Pelas 16h31 um novo comunicado, desta vez do Sistema de Segurança Interna (SSI), cinco horas depois do apagão, com uma atualização três minutos depois.

Avisava que devido à "complexidade da situação, poderia demorar até que o fornecimento elétrico fosse totalmente restabelecido".

Outra atualização chegou pelas 20h a dizer que "a reposição está a ser feita de forma faseada", o que a esta hora já tinha sido constatado por todo o país.

Esta triplicação de entidades a comunicar sobre um mesmo facto pode ser só um detalhe na gigante dimensão do corte de energia que a todos afetou e alarmou, mas esta ligação, estes primeiros contactos deviam, sem sombra de dúvidas, estar coordenados.

O Estado deve falar a uma só voz desde início.

Muito mais quando se tratam de matérias que envolvem a segurança nacional. Está há mais de 10 anos previsto um plano de comunicação para situações de crise, da responsabilidade do SSI, mas sobre ele nada se sabe. Neste país proliferam organismos e entidades, duplicam-se responsabilidades e deseresponsabiliza-se cada uma.

Aproveitar esta oportunidade e melhorar procedimentos é essencial. Assim como acelerar a execução das medidas de proteção das infraestruturas críticas europeias, cuja diretiva europeia de 2022 apenas foi transposta em março deste ano e a sua aplicação está apenas prevista para 2026.

Temos tido sorte, não sendo atingidos por grandes catástrofes naturais ou provocadas, como um atentado terrorista. Mas essa sorte tem também dado muito trabalho a todas as entidades que trabalham nestas áreas, sobretudo na prevenção.

Levar a proteção de todos mais a sério evita tragédias ainda maiores.

* Jornalista, directora-adjunta

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" -28/04/25..

 

 

4044.UNIÃO

EUROPEIA

PORTUGAL
DESINFORMADOS É APELIDO
Desinformação atinge Portugal 
antes das eleições antecipadas  




FONTE:   Euronews em Português
 
 

NR: Quando mais de 8 milhões de pessoas acreditam nas aparições do "covil da iria" não podemos dizer que os portugueses são pessoas desinformadas, embora nos custe aceitar porque também somos portugueses, o povo é "BRONCO"!
À volta da  bronquice o país gira, aproveitam-se as religiões, a comunicação social, a classe política, as instituições, etc.. A lucidez foi excomungada! Somos terceiromundistas!

putin  HUYLO

putin é um canalha


Trump is also a killer
 of innocent people Ukrainians
.


119-HORIZONTES DA MEMÓRIA
119.3-Tabuaço, louvada seja a terra


* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.

 .

ē¢ ค́fri¢/115

GUINÉ CONACRI

Pierrot Kakule

Proteger 
os chimpanzés ocidentais




FONTE:  DW Português para África

 .

INDIGNAÇÃO 
 

 
 
INDIGNADOS E SURPRESOS:

Quando qualquer MIÚDO tem acesso e pode "baixar" conteúdos pornográficos sem qualquer controlo, porque dum site tão sério como o da "BBC NEWS BRASIL" não é permitido fazê-lo no que respeita a um assunto tão importante, manipulação subliminar? Aguardamos com pouca esperança uma resposta sensata. 

Para que não restem dúvidas somos totalmente a favor da morte medicamente assistida, já vimos demasiadas pessoas vivendo o terror e a tortura de estarem proibidas de  morrer por causa dos sado-masoquistas da moral e dos bons costumes.

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
256-єxɪѕᴛє ғαᴄᴜƖɗαɗє ɗє ᴘѕɪᴄαηάƖɪѕє

FONTE:Universo da Psicologia



Ɛχρℓιcαη∂σ Ƭσ∂αѕ αѕ Rєℓιgισ̃єѕ

FONTE:Novos Clássicos

 .

𝟗 𝐞𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐩𝐨𝐬𝐬𝐮𝐞𝐦
𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐯𝐨𝐥𝐮𝐧𝐭𝐚𝐫𝐢𝐚𝐝𝐨 𝐞𝐬𝐭𝐮𝐝𝐚𝐧𝐭𝐢𝐥




FONTE: CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO .

 .

𝗘𝗡𝗚º 𝗠𝗜𝗥𝗔 𝗔𝗠𝗔𝗥𝗔𝗟 
𝔸𝕞𝕓𝕚𝕖𝕟𝕥𝕖 𝕕𝕖 𝔽𝕒𝕔𝕚𝕝𝕚𝕕𝕒𝕕𝕖
𝕠𝕦 𝕕𝕖 𝔽𝕒𝕔𝕚𝕝𝕚𝕥𝕚𝕤𝕞𝕠?.

* Bem haja AP pela informação!
 
FONTE: SIC NOTÍCIAS
 
NR: É muito difícil haver explicação mais clara do que a prestada pelo Engº MIRA AMARAL. Pegou o boi pelos cornos!! O governo está habituado a faenas para pacóvio ver.
Por isso aconselhamos os pacóvios portugueses votarem nas próximas eleições no PS ou no PSD/CDS principais contribuintes do ensandecimento lusitano bem acolitados pelo partido liderado pelo pato bravo da política. A escuridão não durará 11 horas mas a vossa vida inteira.

 .

SIM,O APAGÃO
(ᐯᕮᖇᑎᗩ́ᑕᑌᒪO)
𝓹𝓸𝓻 𝓕𝓡𝓐𝓝𝓒𝓘𝓢𝓒𝓞 𝓜𝓔𝓝𝓔𝓩𝓔𝓢
 

 
 
 
FONTE:   Francisco Menezes

..
A INTELIGÊNCIA OCUPA LUGAR


4136
Senso d'hoje
ANTÓNIO BARRETO
CIENTISTA SOCIAL
POLÍTICO
ESCRITOR
FERNANDO ALVIM
ENTREVISTA PARA
#PROVA ORAL#
"RUMO À LIBERDADE




FERNANDO ALVIM é um Mestre a entrevistar!


FONTE: .  Prova Oral - 25/04/25..
.

Kiwi Bébé


.
.

BOM DIA


.