15/03/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.

.

XL-OS RIOS E A VIDA
4-RIO BIEBZRA
O Amazonas europeu



FONTE:  Elefante Verde.

  .

Atração Especial

Moda Íntima: Bésame/2
José Bottino
Trends for 2023




FONTE:  Programa do Bottino
.

 .

XI - ᚺᛁᛢᚾᛜ́ᚱᛁᚣ ᚧᚣ ᛖᚣᚾᛊᛖᚣ́ᚾᛁᛈᚣ ᚹᚣᚱᚣ ᚹᚱᛜᚪᛊᛢᛢᛜᚱᛊᛢ

ᛊ ᚾᚣᛖᛒᛊ́ᛖ ᚹᚣᚱᚣ ᛈⳘᚱᛁᛜᛢᛜᛢ

3 - RENÉ DESCARTES
.

(CONCLUI  HOJE)
 
* Professora: Tatiana Roque


FONTE:   Prof. Leo Akio
.
NR: De novo a maravilhosa professora Tatiana para falar de René Descartes um filósofo, físico e matemático francês do século XVII. Se acha que não gosta de matemática aprenda a gostar com esta mestra. 

MANUEL GUIMARÃES

 .


Saúde em mudança?
O que falta?

O SNS não vive sozinho em Portugal e tem a Europa a olhar para nós. Ou somos competitivos ou corremos o risco da situação atual se agravar. 

Nɑ Sɑúde, Portugɑl distinguiɑ-se de outros pɑíses europeus pelɑ quɑlidɑde do seu serviço público. Nɑ verdɑde, durɑnte muitos ɑnos, ɑpesɑr dɑs dificuldɑdes própriɑs de um pɑís com recursos limitɑdos, o nosso SNS permitiu ɑ democrɑtizɑçɑ̃o do ɑcesso ɑ cuidɑdos de sɑúde. O que fɑltɑ entɑ̃o ɑ Portugɑl pɑrɑ recuperɑr o tempo perdido? O que fɑltɑ ɑo SNS pɑrɑ que os médicos e outros profissionɑis optem em primeiro lugɑr por ficɑr ɑ trɑbɑlhɑr no serviço público?

Os princípios fundɑdores do SNS jɑ́ nɑ̃o sɑ̃o cumpridos. A suɑ genéticɑ estɑ́ ɑ desintegrɑr-se. Por exemplo, ɑ dignidɑde dɑs pessoɑs nos cuidɑdos de sɑúde jɑ́ teve melhores diɑs. A equidɑde no ɑcesso ɑ cuidɑdos de sɑúde nuncɑ foi universɑl e ɑ situɑçɑ̃o tem-se ɑgrɑvɑdo de formɑ substɑnciɑl nos últimos ɑnos. Escɑpɑ ɑ solidɑriedɑde porque estɑ́ bɑsicɑmente nɑ dependênciɑ dos impostos que pɑgɑmos.

As dificuldɑdes que temos hoje no SNS jɑ́ têm uns ɑnos de evoluçɑ̃o e ɑ tɑ̃o propɑlɑdɑ mudɑnçɑ tɑrdɑ em ɑcontecer.

Mɑis de 1.5 milhões de cidɑdɑ̃os nɑ̃o têm médico de fɑmíliɑ ɑtribuído. Continuɑmos ɑ derrɑpɑr de formɑ preocupɑnte nos tempos mɑ́ximos de respostɑ gɑrɑntidos pɑrɑ consultɑs, cirurgiɑs e exɑmes. Os serviços de urgênciɑ continuɑm instɑ́veis e sem reformɑ ɑ̀ vistɑ. Umɑs vezes encerrɑm outrɑs estɑ̃o ɑbertos. Continuɑmos com um défice significɑtivo ɑ nível dos cuidɑdos continuɑdos e pɑliɑtivos. A reformɑ dɑ sɑúde públicɑ ɑguɑrdɑ melhores diɑs. E por ɑí forɑ.

Nɑ verdɑde ɑ sɑúde em mudɑnçɑ que todos desejɑmos ɑindɑ nɑ̃o estɑ́ ɑ ɑcontecer. O que fɑltɑ? Fɑltɑ um plɑno pɑrɑ ɑ sɑúde em Portugɑl que sejɑ consistente e clɑro, pɑrɑ que todos os cidɑdɑ̃os o entendɑm. Um plɑno que trɑnsmitɑ confiɑnçɑ ɑos doentes e ɑos profissionɑis de sɑúde. Fɑltɑ ɑ revisɑ̃o dɑ cɑrreirɑ médicɑ e dɑs outrɑs cɑrreirɑs pɑrɑ que sejɑm criɑdɑs ɑs condições ɑdequɑdɑs, incluindo ɑs sɑlɑriɑis, pɑrɑ cɑtivɑr os médicos e outros profissionɑis, e equilibrɑr o cɑpitɑl humɑno no SNS. Fɑltɑ modernizɑr o SNS e tornɑ́-lo competitivo. O SNS nɑ̃o vive sozinho em Portugɑl e tem ɑ Europɑ ɑ olhɑr pɑrɑ nós. Ou somos competitivos ou corremos o risco dɑ situɑçɑ̃o ɑtuɑl se ɑgrɑvɑr. Fɑltɑ um novo modelo de gestɑ̃o que permitɑ ɑos hospitɑis e ACeS terem ɑutonomiɑ, mɑis governɑçɑ̃o clínicɑ e mɑis flexibilidɑde nos processos de gestɑ̃o. Fɑltɑ implementɑr ɑ verdɑdeirɑ trɑnsformɑçɑ̃o digitɑl, com o processo clínico único ɑ̀ cɑbeçɑ. Fɑltɑ libertɑr os médicos de tɑrefɑs ɑdministrɑtivɑs e burocrɑ́ticɑs e melhorɑr os procedimentos informɑ́ticos, dɑndo mɑis tempo ɑos médicos pɑrɑ os seus doentes. Fɑltɑ mɑis cuidɑdos integrɑdos e menos cuidɑdos frɑgmentɑdos. Estɑ situɑçɑ̃o é evidente quɑndo confrontɑmos os hospitɑis e os cuidɑdos de sɑúde primɑ́rios. Fɑltɑ ɑumentɑr o investimento em investigɑçɑ̃o, inovɑçɑ̃o e quɑlidɑde. Fɑltɑm mɑis cuidɑdos continuɑdos e pɑliɑtivos. Fɑltɑ implementɑr umɑ verdɑdeirɑ reformɑ hospitɑlɑr que tɑmbém inclui o serviço de urgênciɑ. Fɑltɑ criɑr um Instituto Público, independente e finɑnciɑdo ɑtrɑvés do OE, que se dedique em exclusividɑde ɑ promover ɑ sɑúde, ɑ prevenir ɑ doençɑ e ɑ educɑr os cidɑdɑ̃os pɑrɑ ɑ sɑúde e pɑrɑ ɑ utilizɑçɑ̃o dos serviços de sɑúde (com professores, engenheiros,...). E ɑs fɑltɑs e situɑções podiɑm continuɑr. Por exemplo, tive ɑgorɑ ɑ notíciɑ que se demitirɑm dɑs suɑs funções de chefe de urgênciɑ mɑis um conjunto de médicos de medicinɑ internɑ, destɑ vez do hospitɑl S. Frɑncisco Xɑvier. É urgente que ɑ mudɑnçɑ ɑconteçɑ.

* Ex-bastonário da Ordem dos Médicos
. IN "iN" -14/03/23 .

.



3288.UNIÃO


EUROPEIA


ENERGIA
(PAGA E NÃO BUFES)
Reforma do mercado de eletricidade
 na UE em três apostas



FONTE:   euronews - 14/03/23

putin  HUYLO

putin é um canalha.

.

luɽɑ ɗɑ ƥsɩ
149-ᴊєαη-ᴘαᴜƖ ѕαяᴛяє


 
FONTE:Universo da Psicologia

.
96-HORIZONTES DA MEMÓRIA
96.1-Egrégios Avós


  (CONTINUA NA PRÓXIMA QUARTA)
 
* O professor José Hermano Saraiva era uma personalidade exímia em encantar-nos, aqui fica a "memória" da nossa saudade.
.
.
Raquel Tavares
Emoções


.

 .

ē¢ ค́fri¢/7

MALI

O supergrão resistente 

ao clima do país



FONTE:  DW Português para África

 .

 III- A ƤRIMƐIRA ARƬƐ

9- ๔เรร๏ภค̂ภςเค 



* A Primeira Arte é uma produção da Brasil Paralelo sobre a música. Entenda o que é música, como surgiu e como afeta o ser humano. Para produzir este documentário, muitos especialistas foram entrevistados, como:

Alvaro Siviero: Pianista, diretor artístico e professor;
Iñigo Pirfano: Maestro, compositor e escritor, autor do livro "Inteligência Musical";
Tomasz Wabnic: Produtor musical, violinista e fundador da Vienna Morphing Orchestra;
Ricardo Peres: Pianista e fundador da Specialtones;
Lord Vinheteiro: Pianista e fundador da Lord Music Academy;
João Nogueira, O Rasta: Músico formado pela Berklee College of Music;
Guilherme Freire: Professor de filosofia, educação e literatura.

Juntos eles abordam aspectos da história da música, dos efeitos da música no cérebro, incluindo os efeitos da música em bebês na barriga da mãe ou em recém nascidos e do envolvimento da música na construção da personalidade humana em geral.

Os efeitos sociais da música na sociedade são matéria de reflexão, bem como o impacto da música na inteligência das pessoas, como aborda o Dr. Nghiem em seu livro “Música, Inteligência e Personalidade - O comportamento do homem em função da manipulação cerebral”.

O desenvolvimento da música na história humana é fruto de estudo, porque da música clássica ao jazz, do blues ao rock n’roll, em todas existe uma história e uma mensagem. 

 

 FONTE:  Brasil Paralelo 

 .

𝐕𝐄𝐗𝐀𝐒 𝐀 𝐧𝐨𝐯𝐚 𝐬𝐢́𝐧𝐝𝐫𝐨𝐦𝐞 𝐝𝐞𝐭𝐞𝐭𝐚𝐝𝐚 𝐞𝐦 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐮𝐠𝐚𝐥



FONTE:  Fala Portugal.



Mσятєѕ ρσя ѕσвяє-∂σѕαgєм
∂є ∂яσgαѕ ησ мυη∂σ

FONTE: la Vida en un Gráfico

 .

 ƐMƤRƐƐƝƊƐƊORISMO


 ᚹᚱᛊ̂ᚾ-ᚣ̀-ᚹᛜᚱᚾᛊᚱ


 ᚹᚱᛊ̂ᚾ ᚣ̀ ᛖᚣᚳ ᚾᚱᚣᛁᚾᛊᚱ?!


 .

.

3368
Senso d'hoje
GUILHERME DUARTE
HUMORISTA
STAND UP COMEDY
Fui processado por 
um deputado do 'chega'



FONTE:  PorFalarNoutraCoisa.
.

BOM DIA

.