26/05/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.

8-FUTURANDO
O relógio biológico e a nossa saúde


01:05 Você se considera uma pessoa de hábitos mais noturnos ou funciona melhor durante o dia? Tem gente dos dois tipos. Esta semana o Futurando destaca a importância de adequar a sua rotina ao ritmo biológico do seu corpo. Não dá para viver na contramão do nosso próprio organismo. O risco é de adoecer. No que diz respeito ao trabalho, é preciso prestar atenção à dinâmica de turnos para não atrapalhar o rendimento. 

07:08 Um exemplo onde a necessidade dessa adequação também pode ser claramente percebida é na prática de esporte. Para algumas pessoas, em determinadas horas do dia é mais fácil se exercitar que em outras. Pesquisadores da Universidade de Basileia, na Suíça, testaram o desempenho e resistência de atletas em diferentes períodos, com e sem luz natural. 

14:02 Outra questão abordada neste programa é o resfriado. Quem nunca associou a queda de temperatura a uma gripe? É praticamente automático, mas será que tem base científica? Foi o que a nossa reportagem investigou. O fato é que ao longo da história inúmeros estudos tentaram responder a essa pergunta, mas o debate permanece e você vai entender o porquê. 

17:56 Você sofre de diabetes ou conhece alguém que enfrenta a doença, inclusive com injeções diárias de insulina? O Futurando mostra que novas pesquisas sugerem que a injeção, por exemplo, pode ser dispensada em alguns casos com a ajuda de uma dieta restrita e emagrecimento. Seria uma possível cura? Há médicos que dizem que sim. 

22:38 Incurável ainda é o reumatismo, uma doença que engloba diversas outras e que provoca limitação nos movimentos. A limitação é consequência de danos nas articulações. Danos, aliás, irreversíveis porque articulações não voltam a seu estágio original uma vez prejudicadas por qualquer que seja o motivo. Mas, no caso do reumatismo, apesar de não haver cura, há formas de retardar o avanço da doença. 
.
FONTE:  DW Brasil

.

.
XXVII- SEGUNDOS FATAIS
1- PEARL HARBOR



FONTE:   ALFHA VIDEOS  


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

P
NATUREZA
6-Petra-Verkai



.
.

XIII -ERA UMA VEZ OS INVENTORES

2- Stephenson a Todo o Vapor


* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

P
NATUREZA
5-Paz la Huerta



.
.
Sofia Bauer

Depressão e um novo modelo
de psiquiatria e saúde mental


A Depressão é um grande desafio, nos convida a inovar nossa atuação e cuidar melhor de nossos pacientes. 
Como? Um novo modelo de Saúde Mental que preza a solução de problemas, foca no que funciona e nos permite ser mais humano, sentir, sofrer e dar a volta por cima. É a depressão e a psicologia positiva numa abordagem neurocientífica. 
Este foi o caminho escolhido por Sofia Bauer, médica psiquiatra que cuida com mais amor e neurociência de seus pacientes
.
.

IV-ABECEDÁRIO

P
NATUREZA
4-Pamela Anderson



.

MARISA SILVA MONTEIRO

.






A culpa não é de Berardo

A lei tem de mudar e, quando isso acontecer, teremos muito menos crédito malparado, teremos bancos mais saudáveis e sem precisarem de dinheiro dos contribuintes para os salvar.

Joe Berardo fez acordar o país do sono profundo em que se encontrava, qual Bela Adormecida depois de enfeitiçada pela bruxa má. A bruxa má desta história é a inércia dos bancos que fez a princesa nação portuguesa picar o dedo no fuso das falhas de memória, dos calotes e seus pajens!

Vimos perguntado como foi possível chegar a níveis tão elevados de crédito malparado, sabendo que dois terços do NPL provêm de empréstimos concedidos a empresas.

Vimos perguntando também se terá sido por desconhecimento da lei ou falta de coragem que os bancos credores não accionaram ou não accionaram em tempo os instrumentos que o Código Civil prevê desde sempre. E dissemos ainda não acreditar que os bancos tivessem concedido tanto crédito sem a devida colaterização.

E o caso Berardo suporta a nossa tese, segundo a qual o problema não está nas garantais que os bancos solicitam, mas sim na sua monitorização e na lei.

Nos termos da lei, os devedores respondem com todo o seu património pela satisfação das suas dívidas: é a chamada garantia geral das obrigações. Mas como a garantia geral não confere particular segurança aos credores, muitas vezes, a concessão de crédito fica condicionada à prestação de garantias especiais: pessoais ou reais.

Nas garantias pessoais, o património de um terceiro fica a responder pelas obrigações do devedor: é o caso do aval e da fiança.

Nas garantias reais, é um bem ou direito certo e determinado a garantir a satisfação do crédito: é o caso da hipoteca e do penhor, podendo o bem ser do devedor ou de terceiro.

Ora, as garantias pessoais só valem se, à data do incumprimento do devedor, houver património do fiador ou do avalista para executar e as garantias reais só valem se, à data do incumprimento, os bens ou direitos dados em garantia mantiverem valor suficiente para satisfazer a dívida não paga.

No caso das garantias pessoais, é decisivo que o credor verifique com regularidade se os fiadores e avalistas não venderam ou doaram bens ou se, por qualquer outra forma, dissiparam património.

Esta monitorização é tão simples quanto crucial. E, assim que houver variação negativa do património, o credor deve reagir judicialmente através dos mecanismos previstos na lei, desde logo, impugnando ou pedindo a anulação desses negócios, pois basta que o credor tenha interesse na invalidade dos actos e que eles representem diminuição patrimonial, não sendo necessário que produzam ou agravem a insolvência do devedor.

Ou seja, quando é prestada fiança ou aval (por exemplo, pelos sócios, gerentes ou administradores de uma empresa), o credor só tem de estar atento a que o fiador ou avalista não diminua o seu património e, se tal acontecer, reagir sem demora.

Quanto às garantias reais, o problema do sistema legal português está na execução, a qual exige recurso aos tribunais e à venda executiva, o que representa perda de tempo e dinheiro e de potencial depreciação das garantias.

Erradamente, em Portugal, a lei só no penhor financeiro e mercantil permite acordo entre devedor e credor para este poder apropriar-se automática e imediatamente do bem ou direito dado em garantia em caso de não pagamento voluntário da dívida.

Insistimos no que defendemos até em termos académicos: a lei tem de mudar! A lei tem de permitir acordos de apropriação em qualquer crédito, com a obrigação legal de o credor devolver o eventual excesso de valor da garantia em relação ao montante da dívida que não foi pago.

Quando a nossa lei mudar e os devedores e os garantes perceberem que podem efectivamente perder os bens ou direitos dados em garantia assim que deixarem de pagar as dívidas, seguramente teremos muito menos crédito malparado, teremos bancos mais saudáveis e sem precisarem de dinheiro dos contribuintes para os salvar!

A culpa não é de Berardo, portanto. É da verdade incómoda de que o nosso rei(no) vai nu!

IN "O JORNAL ECONÓMICO"
20/05/19


.
.


1920.UNIÃO



EUROPEIA




.

IV-ABECEDÁRIO

P
NATUREZA
3-Penelope Cruz



.
.

2-Pirateia-me se Conseguires




FONTE:  DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas

.
.


XXVI-VISITA GUIADA


Clubes Nocturnos de Lisboa/2

LISBOA - PORTUGAL



* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

IV-ABECEDÁRIO

P
NATUREZA
2-Pauline Etienne


.
.

Evgeny Kissin

7 Mazurkas


Frédéric Chopin

.
.

IV-ABECEDÁRIO

P
NATUREZA
1-Paula Shy



.
.


III-A ERA DAS 

UTOPIAS


1. UTOPIA 

SOCIALISTA


1.1-PARAÍSO  

SOCIALISTA




* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

* Nesta senda de "bloguices" iniciadas em Setembro/17, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

.
.
1046 dias de Theresa May

Como o Brexit trespassou 
a vida da primeira-ministra



FONTE:  Observador


.

.

53-RUMO ÀS
ELEIÇÕES EUROPEIAS

DIA1-BRUXELAS-BÉLGICA
Molenbeek o bairro palco dos
atentados terroristas em 2016



* A Euronews arrancou segunda-feira 18/03/19 numa viagem de dois meses para perceber o espírito dos cidadãos da Europa antes das eleições de maio.

Começando em Lisboa, os nossos jornalistas viajaram por Espanha, França, Itália, Grécia, Bulgária. Roménia, Hungria, Áustria, República Checa, Polónia, Alemanha e Holanda, antes de terminarem em Bruxelas nas vésperas da votação.
Em cada etapa da viagem, jornalistas da Euronews vão viajar juntos e ouvir as pessoas que vivem longe das grandes cidades.

A equipa da euronews depois de entrar na Áustria onde, num país tão importante só passou um dia e num ápice saltitou para a República Checa onde também permaneceu um diazinho, logo a seguir dois dias na Polónia, um país socialmente conservador, que se pensa estar a virar cada vez mais à direita sob o atual governo do Partido da Lei e da Justiça. O aparecimento e aumento de visibilidade de grupos de extrema-direita na Polónia é um fenómeno que poucos negam. 

O sofá vermelho chegou a Bruxelas mas ainda não está no centro de decisões da Europa. Primeiro, a euronews fez uma paragem em Molenbeek, um bairro no centro da cidade que se tornou célebre pelos piores motivos em 2016 na sequência dos atentados de Bruxelas.

Não podiam os jornalistas desperdiçar a oportunidade de falar com os locais para saber o que pensam acerca do bairro em que vivem e acerca das suas preocupações políticas. 

A falta de emprego e a incapacidade de pensar como comunidade foram alguns dos problemas identificados, mas existe a consciência que as instâncias europeias estão longe de ter uma tarefa fácil. Afinal de contas, "cada um puxa para o seu lado."

Como pensionistas europeus e atentos iremos divulgar a viagem que pressupomos com muito interesse.


FONTE:  euronews


.
.
PRETERIDA POR SER DEFICIENTE
Superação e estilo



FONTE:  afpbr

.
.

Kofta Egípcia no forno


De:      Gislaine Lobo
.
.
VOTAR É UM ACTO DE CIVISMO

PARLAMENTO EUROPEU ELEIÇÕES
26/05/19

RESIDENTES



NÃO RESIDENTES




FONTE: COMISSÃO NACIONAL DE ELEIÇÕES

.
.


1985
Senso d'hoje
MAFALDA GANHÃO
JORNALISTA
JORNAL "EXPRESSO
"Um retrato sem moralismos sobre um
  vício que mata até quem não é viciado



 FONTE:

.
.
ANIMAL TV

COLUGO


UM PEQUENO MAMIFERO PLANADOR

  ANIMAL TV

.
.

BOM DOMINGO


.