08/03/2020

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.


.
49-FUTURANDO

A árvore de quatro mil anos





1:10 Além de deixarem as ruas e avenidas mais bonitas, as plantas são fundamentais para auxiliar no resfriamento das cidades, por exemplo. Mas, cuidado: nem todas são adequadas para a jardinagem de cidades. Algumas, inclusive, até têm interacções negativas com os gases emitidos pelos carros, como é o caso de uma das árvores mais amadas pelos alemães: o plátano. Cientistas procuram alternativas para deixar as cidades ambientalmente mais corretas e funcionais, como o uso de fachadas verdes.


6:50 As plantas são mesmo fascinantes - e surpreendentes! Um vegetal pequeno na superfície pode esconder raízes de dezenas de quilômetros. Um tipo de bambu comum na China e no Japão chega a crescer 1 metro e 21 centímetros por dia – e mesmo assim, não é o recordista de altura. E há uma flor tão grande que pode atingir três metros de altura. No Futurando você confere esses e outros recordes do mundo vegetal.

10:25Apesar de serem muito resistentes, as plantas sofrem com as mudanças climáticas. Com o aumento da temperatura do planeta e o ar cada vez mais poluído, cientistas veem como urgente o desenvolvimento de alternativas para que elas consigam suportar essas transformações, já que a adaptação ao meio ambiente será fundamental para manutenção da biodiversidade. Por isso, novas tecnologias vêm sendo estudas e testadas para ajudar nessa preservação, como o uso de drones para medir a altura das plantas e ressonância magnética para avaliar as condições de sementes e mudas.

16:27 E as mudanças climáticas afectam, também, as geleiras. Muitas delas podem simplesmente desaparecer até o fim do século. Para minimizar os prejuízos, pesquisadores já pensam em construir reservatórios com a água do degelo. Seria uma forma de evitar a redução drástica no volume de rios em tempos de seca e ainda que regiões de floresta sejam alagadas.

20:16 Plantas e geleiras, assim como tudo ao nosso redor, o que comemos, vestimos ou vemos, é formado por átomos. Mas você sabe exactamente o que é um átomo? Ele não pode ser visto a olho nu. Um fio de cabelo humano é cinco mil vezes maior que um grande átomo de carbono. O Futurando explica exactamente o que ele é!

22:27 E do microscópio para os radiotelescópios. Esses modernos equipamentos ajudam os cientistas a buscarem vida fora da Terra, em lugares longínquos da nossa galáxia. Mas, afinal, extraterrestres existem? O programa também traz essa resposta!

 FONTE:DW Brasil

.
.
III- G Σ́ N I O S
4-
𝓕𝓻𝓪𝓷𝓬𝓲𝓼 𝓒𝓻𝓲𝓬𝓴,
𝓙𝓪𝓶𝓮𝓼 𝓓. 𝓦𝓪𝓽𝓼𝓸𝓷,
𝓡𝓸𝓼𝓪𝓵𝓲𝓷𝓭 𝓕𝓻𝓪𝓷𝓴𝓵𝓲𝓷,
𝓜𝓪𝓾𝓻𝓲𝓬𝓮 𝓦𝓲𝓵𝓴𝓲𝓷𝓼,
𝓕𝓻𝓮𝓭 𝓗𝓸𝔂𝓵𝓮



FONTE:   DocumentariosCiencia

.
.
𝒞𝒪𝐼𝒮𝒜𝒮  𝒟𝐸 𝒜𝒰𝒯𝒪-𝐸𝒮𝒯𝐼𝑀𝒜 
𝕆 𝕥𝕣𝕒𝕓𝕒𝕝𝕙𝕠 𝕡𝕖𝕣𝕤𝕖𝕧𝕖𝕣𝕒𝕟𝕥𝕖 𝕧𝕖𝕟𝕔𝕖  
 𝕥𝕠𝕕𝕠𝕤 𝕠𝕤 𝕠𝕓𝕤𝕥𝕒́𝕔𝕦𝕝𝕠𝕤


.

A Família Addams/2


  Douglas Figueiredo

.
.
𝒞𝒪𝐼𝒮𝒜𝒮  𝒟𝐸 𝒜𝒰𝒯𝒪-𝐸𝒮𝒯𝐼𝑀𝒜 
𝕆 𝕖𝕟𝕥𝕦𝕤𝕚𝕒𝕤𝕞𝕠 𝕖́ 𝕒 𝕞𝕒𝕚𝕠𝕣 𝕗𝕠𝕣𝕔̧𝕒 𝕕𝕒 𝕒𝕝𝕞𝕒



.
Thiago Raydan

E se a educação
fosse personalizada


Passamos 17 anos dentro de uma sala de aula. Uma sala de aula construída no século XVII. Em contra-partida, discutimos muito sobre qual será o futuro da educação. Mas, para além disso tudo: como deveria ser a educação do presente?
Educador, fundador de uma escola de autoconhecimento (a Órbita), palhaço por hobbie e empreendedor social (Engenheiros da Alegria).
Hoje é coordenador de cursos da Perestroika, uma escola de atividades criativas. E fundador do Dojo, uma metodologia vivencial de aprendizagem livre. Seu propósito é ajudar coletivos a aprenderem a aprender, em sintonia com as mudanças do mundo.
.
.
𝒞𝒪𝐼𝒮𝒜𝒮  𝒟𝐸 𝒜𝒰𝒯𝒪-𝐸𝒮𝒯𝐼𝑀𝒜 
𝔸 𝕘𝕣𝕒𝕟𝕕𝕖𝕫𝕒 𝕙𝕦𝕞𝕒𝕟𝕒 𝕟𝕒̃𝕠 𝕔𝕠𝕟𝕤𝕚𝕤𝕥𝕖  
𝕒𝕡𝕖𝕟𝕒𝕤 𝕖𝕞 𝕥𝕖𝕣 𝕤𝕒𝕓𝕖𝕕𝕠𝕣𝕚𝕒  
𝕖 𝕤𝕚𝕞 𝕖𝕞 𝕤𝕒𝕓𝕖𝕣𝕞𝕠𝕤 𝕦𝕤𝕒́-𝕝𝕒 



.

LUÍS SENA-LINO

.







Notícia fast-food

A alegoria é pobre mas não é por isso que deixa de ser verdadeira.

A velocidade a que hoje consumimos a informação, online e por isso global, não serve de desculpa para que a maior parte dos temas sejam abordados pela superfície e de forma fugaz.

Pior: a suposta atenção dos media sobre um assunto, elegendo um tema para destaque, tão cedo o faz subir às primeiras páginas e abre telejornais como é logo a seguir esquecido e ostracizado, porque trocado por um outro tema. E os temas consomem-se uns aos outros, sucessivamente e banalizando-se entre si.

Tomemos por bons os últimos exemplos: a situação na Venezuela voltou a ser notícia pelas restrições à TAP e num ápice foi esquecida, mas e a situação social e política da Venezuela que há meses abriu telejornais e continua igual; continua esquecida?

Os ataques ao povo sírio não acabaram só porque saíram das notícias; o Brexit agora porque por uns meses já não vende jornais por isso passa para segundo plano? A eutanásia fez do nosso país um espaço de debate sobre a vida e o fim dela na lei, mas já é passado. E o racismo; alguém se lembra do Marega? Foi atropelado na agenda pelo Covi-19.

As agendas mediáticas são influenciadas por diversos sectores com influência no espaço público, de que os partidos políticos, o sistema judiciário ou os clubes de futebol são apenas alguns exemplos em Portugal. Não está certo nem errado, mas é assim que tem funcionado. O espaço público – que nos últimos anos deixou de ser controlado apenas pela media tradicional e está nas redes sociais ao alcance de qualquer de nós – tornou banal e fugaz a eleição dos temas para debate. Se a isto acrescentarmos as “fake news” – que sempre existiram mas hoje têm novos meios de propagação – a mistura é explosiva.

Tomando por válida a ideia de que a falta de informação, muito particular nas ditaduras, não é positiva, o excesso de informação e o comportamento de rebanho da maioria dos media deixam-nos numa espécie de cultura inculta. E, no fim do dia, vivemos num mundo de informação cheia de vazio

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS DA MADEIRA"
05/03/20

.
.


2207.UNIÃO



EUROPEIA




COMO A UNIÃO EUROPEIA TRATA REFUGIADOS ÀS  PORTAS DA GRÉCIA

.
.
𝒞𝒪𝐼𝒮𝒜𝒮  𝒟𝐸 𝒜𝒰𝒯𝒪-𝐸𝒮𝒯𝐼𝑀𝒜 
ℕ𝕦𝕟𝕔𝕒 𝕤𝕖𝕘𝕦𝕣𝕖 𝕦𝕞𝕒 𝕝𝕒́𝕘𝕣𝕚𝕞𝕒 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕞𝕠𝕤𝕥𝕣𝕒𝕣 
𝕢𝕦𝕖 𝕥𝕖𝕞 𝕗𝕠𝕣𝕔̧𝕒 , 𝕞𝕒𝕤 𝕕𝕖𝕚𝕩𝕖-𝕒 𝕣𝕠𝕝𝕒𝕣  
𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕞𝕠𝕤𝕥𝕣𝕒𝕣 𝕢𝕦𝕖 𝕥𝕖𝕞 𝕤𝕖𝕟𝕥𝕚𝕞𝕖𝕟𝕥𝕠


.

.
VI-𝒜𝑒𝓇𝑜𝓅𝑜𝓇𝓉𝑜 𝒞𝑜𝓁𝑜̂𝓂𝒷𝒾𝒶/1



O El Dorado é o principal terminal aéreo da Colômbia, por onde passam milhões de pessoas todo ano. Tráfico de drogas e pessoas, deportação de criminosos e emergências médicas são apenas alguns dos casos que os agentes da segurança enfrentam todos os dias.

* Este é o último episódio da primeira série de "𝒜𝑒𝓇𝑜𝓅𝑜𝓇𝓉𝑜 𝒞𝑜𝓁𝑜̂𝓂𝒷𝒾𝒶".


FONTE:  JP Moura
.
.
.

XXXVIII-VISITA GUIADA

Às 5 (cinco) Igrejas no Chiado/2

LISBOA - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
𝒞𝒪𝐼𝒮𝒜𝒮  𝒟𝐸 𝒜𝒰𝒯𝒪-𝐸𝒮𝒯𝐼𝑀𝒜 
𝕊𝕠́ 𝕢𝕦𝕖𝕞 𝕖𝕟𝕥𝕖𝕟𝕕𝕖 𝕒 𝕓𝕖𝕝𝕖𝕫𝕒 𝕕𝕠 𝕡𝕖𝕣𝕕𝕒̃𝕠  
 𝕡𝕠𝕕𝕖 𝕛𝕦𝕝𝕘𝕒𝕣 𝕤𝕖𝕦𝕤 𝕤𝕖𝕞𝕖𝕝𝕙𝕒𝕟𝕥𝕖𝕤


.
.
Olga Jegunova

Piano Sonata No 11 in A - Major, K.331


W.A. Mozart

.
.
𝒞𝒪𝐼𝒮𝒜𝒮  𝒟𝐸 𝒜𝒰𝒯𝒪-𝐸𝒮𝒯𝐼𝑀𝒜 
𝔸 𝕤𝕠𝕝𝕦𝕔̧𝕒̃𝕠 𝕕𝕠𝕤 𝕟𝕠𝕤𝕤𝕠𝕤 𝕡𝕣𝕠𝕓𝕝𝕖𝕞𝕒𝕤 
 𝕖𝕤𝕥𝕒́ 𝕕𝕖𝕟𝕥𝕣𝕠 𝕕𝕖 𝕟𝕠́𝕤



.

6.2-Ivan Capelatto

.
6-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
6.2-𝓞 𝓪𝓶𝓸𝓻 𝓷𝓪 𝓮𝓻𝓪 
𝓭𝓪 𝓼𝓸𝓫𝓻𝓮𝓬𝓪𝓻𝓰𝓪
Ivan Capelatto


(CONTINUA PRÓXIMO DOMINGO)

*Poetas, religiosos e filósofos estão sempre tentando compreender o amor. 

Neste Café Filosófico, o psicoterapeuta Ivan Capelatto fala do amor a partir de um outro ponto de vista. Quais são as bases psíquicas do amor? Como é possível amar numa sociedade que contribui para uma crescente anestesia de nossas emoções? 

Para o psicoterapeuta Ivan Capelatto, o amor está presente nas diversas fases do desenvolvimento humano. No mundo ideal, deveríamos ir do amor narcísico, em que a criança pequena necessita de alguém para garantir a sobrevivência, até o amor da maturidade, em que temos prazer em cuidar do outro. Mas apenas poucas pessoas alcançam o amor da maturidade. No mundo real, a maioria encontra problemas pelo caminho. 

FONTE:  Café Filosófico CPFL

..
.
E nós a pensarmos que o covil estaria imune....
Covid-19 chega ao Vaticano



FONTE:   afpbr

.
.
G̷U̷I̷N̷É̷-B̷I̷S̷S̷A̷U̷/2
"Quandé ku terrana ranka?"


(REPORTAGEM SIC)

FONTE:  Ricardo Almeida

.
.
VISTOS GOLD
O falso milagre económico português



FONTE:   euronews

.
.
ABOBRINHA CROCANTE


Receitas Dona Dirce

.
.
SAUDAÇÕES CORDIAIS



* Cumprimentando-te JOPE

.
.

2269
Senso d'hoje
LUDMILA
MIHAI
JOANA
VANESSA
WANG
JÉSSICA
GABRIELA
WEBBER
HELENA
ANDING
 CIDADÃOS ESTRANGEIROS
  RESIDENTES EM PORTUGAL
ACONTECE TODOS OS DIAS
10 RELATOS SOBRE RACISMO



* Reiteramos o nosso enorme nojo pelos tratantes racistas.

FONTE:   Observador
.
.

ANIMAL TV

ARAPONGAS


  ANIMAL TV

.
.

BOM DOMINGO


.