03/04/2022

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .


.



156-FUTURANDO
2-"Fast fashion": moda barata,
rápida e sustentável?


01:09 Será que a moda pode ser fashion e sustentável? A indústria da moda é conhecida por ser uma grande poluidora. Agora, algumas empresas alegam ter coleções ecologicamente corretas, onde os prejuízos para o meio ambiente são menores. Será que isso é apenas greenwashing ou é uma realidade possível? Entenda no vídeo do Futurando.

14:43 Os danos socioambientais da extração ilegal de areia - A areia é um dos materiais mais usados na construção civil. Justamente para suprir essa demanda em pleno crescimento, máfias extraem o recurso de maneira ilegal. O negócio clandestino provoca danos ambientais quase irreparáveis e afeta a vida de comunidades ribeirinhas. Neste vídeo, o Futurando reúne alguns pontos a respeito do assunto para você entender a dimensão do problema.
 
21:39 Por que muitas coisas na natureza são redondas? Entre as razões está o fato de que a força gravitacional exerce uma influência sobre a matéria, atraindo massas para o centro. Mas não é só isso.


FONTE: DW Brasil

 .

Cɑbo Veɾde
Quɑndo ɑ deficiênciɑ físicɑ nɑ̃o é umɑ limitɑçɑ̃o


FONTE: DW Português para África.

. 
𝐴𝑆𝐼𝑀𝑂𝑉𝐼𝐿𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑖𝑠𝑎𝑎𝑐
𝔸 𝕞𝕒𝕟𝕖𝕚𝕣𝕒 𝕞𝕒𝕚𝕤 𝕗𝕒́𝕔𝕚𝕝 𝕕𝕖 𝕣𝕖𝕤𝕠𝕝𝕧𝕖𝕣 
 𝕦𝕞 𝕡𝕣𝕠𝕓𝕝𝕖𝕞𝕒 𝕖́ 𝕟𝕖𝕘𝕒𝕣 𝕢𝕦𝕖 𝕖𝕩𝕚𝕤𝕥𝕖.

.
.
"Just married"

  KIS KIS - keep it short

.
. 
𝐴𝑆𝐼𝑀𝑂𝑉𝐼𝐿𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑖𝑠𝑎𝑎𝑐
𝔼𝕤𝕔𝕣𝕚𝕥𝕒, 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕞𝕚𝕞, 𝕖́ 𝕤𝕚𝕞𝕡𝕝𝕖𝕤𝕞𝕖𝕟𝕥𝕖 
 𝕡𝕖𝕟𝕤𝕒𝕣 𝕟𝕠𝕤 𝕞𝕖𝕦𝕤 𝕕𝕖𝕕𝕠𝕤


.
.
Amy Cuddy

Linguagem Corporal: poses de poder


A pesquisadora Amy Cuddy ensina como usar a linguagem corporal e as poses de poder a nosso favor, em situações de stress.
.
. 
𝐴𝑆𝐼𝑀𝑂𝑉𝐼𝐿𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑖𝑠𝑎𝑎𝑐
𝕊𝕠𝕟𝕙𝕠𝕤 𝕡𝕠𝕕𝕖𝕞 𝕤𝕖𝕣 𝕚𝕞𝕡𝕠𝕤𝕤𝕚́𝕧𝕖𝕚𝕤, 
𝕞𝕒𝕤 𝕒𝕚𝕟𝕕𝕒 𝕒𝕤𝕤𝕚𝕞 𝕤𝕒̃𝕠 𝕤𝕠𝕟𝕙𝕒́𝕧𝕖𝕚𝕤

.

FRANCISCA GUEDES DE OLIVEIRA

 .




Carta ao governo

O caráter político do elenco, as pessoas de confiança do primeiro-ministro, a vontade aparente de concretizar, aliados à entrada de fundos, merecem um voto de confiança e esperança.

Caro Governo,

Escrevo-lhe para lhe dar as boas-vindas. Finalmente chegou com algumas surpresas boas.

No dia 23 ficámos a saber que é, em termos de género, um governo mais diversificado do que os anteriores, com nove ministras em 17. De uma análise rápida dos CV, concluímos também que é muito qualificado com um número significativo de doutorados e mestres e que as suas qualificações são, na sua esmagadora maioria, adequadas às pastas ocupadas.

Também positivo é a sua juventude, com cerca de metade dos ministros abaixo dos 50 anos e quase metade destes abaixo dos 45. A esta juventude aliam-se duas escolhas menos jovens, mas de peso, pela experiência e relevância: a pasta da Economia e a da Ciência e Tecnologia são entregues a duas pessoas legitimadas pelo reconhecimento inegável nas áreas que vão tutelar. Foi também com satisfação que vimos que dez dos 17 ministros são uma novidade. Não porque tenhamos algo particular contra o anterior elenco, mas estávamos, de facto, a precisar de uma nova energia.

Confesso que no momento seguinte, o de conhecer os seus Secretários de Estado, ficámos menos animados. A diversidade de género desapareceu, com 2/3 de homens e 23 reconduções. Ainda assim, o caráter político do elenco, as pessoas de confiança do primeiro-ministro, a vontade aparente de concretizar, aliados à entrada de fundos, merecem um voto de confiança e esperança.

A guerra veio atrapalhar alguns planos e o Orçamento do Estado, que parecia escrito em pedra, vai ter de ser revisto. Não é uma primeira tarefa que invejemos ao seu ministro das Finanças, que vai ter uma das pastas mais difíceis e desafiantes deste mandato, já que o objetivo de controlo da dívida pública está agora mais custoso.

Ficamos igualmente satisfeitos com a coordenação do PRR pela ministra da Presidência, uma ministra que já provou a relevância do seu papel e que parece ter a capacidade para agilizar e coordenar a execução do plano.

Continuamos contudo expectantes relativamente aos caminhos da descentralização vs. uma visão do país toda centrada em Lisboa. Basta pensar que o aeroporto de Lisboa se discute entre localizações a sul do Tejo, quando 60% da população do continente está a norte da região de Lisboa e Vale do Tejo, e quando uma decente ligação ferroviária continua a tardar: o tempo do Porto-Lisboa é hoje idêntico ao de 1985.

Esperamos, contudo, que isto possa mudar e que possamos contar consigo para o que aí vem, bem mais difícil do que esperávamos. Com efeito, quando o parlamento foi dissolvido, acreditávamos que o grande desafio seria a recuperação pós-Covid e, de repente, temos uma guerra na Europa com o preço da energia a subir. Isto gera pressões adicionais na taxa de inflação que inegavelmente vão trazer pressões nas taxas de juro nominais. Teremos ainda o desafio adicional de com o diferencial de ritmo de crescimento entre a taxa de inflação e a taxa de juro, irmos enfrentar taxas de juro reais cada vez mais negativas.

Vai ter as mãos cheias. Mas espero que não se assuste, que perceba que para ultrapassarmos os desafios eternos da nossa economia, com crescimento muito morno e os desafios novos que apenas se adivinham, tem que ser ousado. Só com coragem política, criatividade, uma máquina ágil e a boa utilização dos fundos conseguiremos o salto estrutural de que precisamos há décadas.

Despeço-me desejando-lhe boa sorte e garantindo-lhe que pode (e deve) contar connosco!

* Docente da Católica Porto Business School

IN "O JORNAL ECONÓMICO" - 31/03/22.

.



2945.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
DIA NACIONAL DO DOENTE COM AVC
 31/03/22




FONTE:   Fala Portugal.

putin  HUYLO

putin é um canalha

.
. 
𝐴𝑆𝐼𝑀𝑂𝑉𝐼𝐿𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑖𝑠𝑎𝑎𝑐
𝕋𝕦𝕕𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕥𝕖𝕞 𝕕𝕖 𝕗𝕒𝕫𝕖𝕣 𝕖́ 𝕕𝕒𝕣 𝕦𝕞𝕒 𝕠𝕝𝕙𝕒𝕕𝕒 𝕖𝕞 
 𝕤𝕚 𝕞𝕖𝕤𝕞𝕒 𝕖 𝕧𝕒𝕚 𝕖𝕟𝕥𝕖𝕟𝕕𝕖𝕣 𝕥𝕠𝕕𝕠 𝕞𝕦𝕟𝕕𝕠

.

 .

ƮꙆᙖᙓƮ

ᒐɩᑲᥱɾᑯᥲᑯᥱ ᥒo ᥱxɩ́Ꙇɩo/1





FONTE:  New Atlantis Full Documentaries .
.
.
LXXXIV-VISITA GUIADA

Tríptico da Paixão de Cristo
em Esmalte de Limoges/2

Évora - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
. 
𝐴𝑆𝐼𝑀𝑂𝑉𝐼𝐿𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑖𝑠𝑎𝑎𝑐
𝔼𝕩𝕡𝕖𝕣𝕚𝕞𝕖𝕟𝕥𝕒𝕔̧𝕒̃𝕠 𝕖́ 𝕠 𝕞𝕖́𝕥𝕠𝕕𝕠 𝕞𝕖𝕟𝕠𝕤 𝕒𝕣𝕣𝕠𝕘𝕒𝕟𝕥𝕖 
𝕕𝕖 𝕘𝕒𝕟𝕙𝕒𝕣 𝕔𝕠𝕟𝕙𝕖𝕔𝕚𝕞𝕖𝕟𝕥𝕠


.
.
Juanjo Mena

Adagietto


Gustav Mahler - Symphony No.5 in C sharp minor

.
. 
𝐴𝑆𝐼𝑀𝑂𝑉𝐼𝐿𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑖𝑠𝑎𝑎𝑐
𝔼 𝕟𝕒 𝕧𝕚𝕕𝕒, 𝕒𝕠 𝕔𝕠𝕟𝕥𝕣𝕒́𝕣𝕚𝕠 𝕕𝕠 𝕩𝕒𝕕𝕣𝕖𝕫, 𝕠 𝕛𝕠𝕘𝕠 
 𝕔𝕠𝕟𝕥𝕚𝕟𝕦𝕒 𝕕𝕖𝕡𝕠𝕚𝕤 𝕕𝕠 𝕩𝕖𝕢𝕦𝕖-𝕞𝕒𝕥𝕖

.
.
32-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
32.3-𝓐𝓼 𝓼𝓸𝓶𝓫𝓻𝓪𝓼 𝓭𝓸 𝓱𝓾𝓶𝓪𝓷𝓸
𝓛𝓾𝓲𝔃 𝓕𝓮𝓵𝓲𝓹𝓮 𝓟𝓸𝓷𝓭𝓮́


*Será que é possível amar toda a humanidade? Será que não é mais sensato admitir que sentimos ódio e, indo mais longe, que às vezes existem boas razões para odiar? O ódio é um dos nossos sentimentos mais reprimidos. Odiar é exclusividade de pessoas más e de vilões de filmes e novelas. Mas será que negar o ódio não é negar uma parte da nossa natureza? Neste Café filosófico, o filósofo Luiz Felipe Pondé aborda o sentimento de ódio de uma perspectiva sincera, e por isso mesmo polêmica.

FONTE:Café Filosófico CPFL

. 
𝐴𝑆𝐼𝑀𝑂𝑉𝐼𝐿𝐼𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑖𝑠𝑎𝑎𝑐
𝕆 𝕤𝕖𝕟𝕥𝕚𝕞𝕖𝕟𝕥𝕠 𝕖́ 𝕤𝕚𝕞𝕡𝕝𝕖𝕤, 𝕤𝕖 𝕙𝕠𝕦𝕧𝕖𝕣 
 𝕦𝕞 𝕕𝕖𝕦𝕤, 𝕖𝕝𝕖 𝕗𝕖𝕫 𝕦𝕞 𝕥𝕣𝕒𝕓𝕒𝕝𝕙𝕠 𝕥𝕒̃𝕠 𝕣𝕦𝕚𝕞 
𝕢𝕦𝕖 𝕟𝕒̃𝕠 𝕧𝕒𝕝𝕖 𝕒 𝕡𝕖𝕟𝕒 𝕕𝕚𝕤𝕔𝕦𝕥𝕚𝕣

.
106-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝐷𝑖𝑐𝑎𝑠 𝑑𝑒 𝑠𝑒𝑔𝑢𝑟𝑎𝑛𝑐̧𝑎 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑞𝑢𝑒𝑚
𝑑𝑜𝑟𝑚𝑒 𝑐𝑜𝑚 𝑜 𝑏𝑒𝑏𝑒́ 𝑛𝑎 𝑐𝑎𝑚𝑎


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

'𝙲𝚊𝚛𝚊𝚗𝚐𝚞𝚎𝚓𝚘𝚜 𝚎𝚞𝚏𝚘́𝚛𝚒𝚌𝚘𝚜'

𝙲𝚊̂𝚖𝚊𝚛𝚊 𝚜𝚞𝚋𝚖𝚊𝚛𝚒𝚗𝚊 𝚖𝚘𝚜𝚝𝚛𝚊 𝚟𝚒𝚍𝚊 𝚊𝚗𝚒𝚖𝚊𝚕

𝚊𝚐𝚒𝚝𝚊𝚍𝚊 𝚎𝚖 𝚖𝚊𝚛 𝚊𝚞𝚜𝚝𝚛𝚊𝚕𝚒𝚊𝚗𝚘



FONTE:   BBC News Brasil.

 .

𝐇𝐨𝐭𝐞𝐥 𝐫𝐮𝐬𝐬𝐨 𝐚𝐜𝐨𝐥𝐡𝐞 𝐫𝐞𝐟𝐮𝐠𝐢𝐚𝐝𝐨𝐬 𝐧𝐚 𝐒𝐞́𝐫𝐯𝐢𝐚


FONTE:   Fala Portugal.

.
BACALHOADA


  Receitas de Pai
.

 .

DIRECTORA REGIONAL DA CULTURA

DO CENTRO


A carantonha acima editada pertence a uma pessoa, Susana Meneses, provavelmente não senhora, que desempenha o cargo de Directora Regional da Cultura do Centro.

Ora a dita pessoa integrou uma camarilha à data em que era funcionária camarária  que segundo o acórdão do Tribunal da Relação tratou uma funcionária da Câmara de S. João da Madeira com comportamentos humilhantes e vexatórios havendo conduta dolosa.

No fascismo era norma a chefia poder tratar um funcionário de modo humilhante e vexatório, num país democrático é anormal. Mas é esta a pessoa que dirige a cultura da região centro, dirigirá de modo democrático ou fascizante, a Relação diz que agiu com dolo, humilhou e vexou, o município pagará em vez da camarilha uma indemnização e a  pergunta que lançamos ao novo ministro da Cultura, dr. Pedro Adão e Silva, pessoa por quem temos muita consideração. Uma proto-fascista na Cultura?

A REDACÇÃO


.

3024
Senso d'hoje
LUÍS AMADO
ECONOMISTA E POLÍTICO
EX-MINISTRO PORTUGUÊS
JOSÉ PEDRO FRAZÃO
HELENA PEREIRA
ENTREVISTAM PARA
PÚBLICO E RENASCENÇA
"A Ucrânia está como está
porque andámos a vender sonhos
de forma displicente"



*Programa  "A HORA DA VERDADE"

FONTE:  PÚBLICO -31/03/22.
.
ANIMAL TV

LEÃO DA RODÉSIA


  ANIMAL TV
.
.

BOM DOMINGO

.

120-CINEMA
FORA "D'ORAS"


𝒳𝐼𝐼𝐼-Toρ Gᥙᥒ - Asᥱs Iᥒdomᥲ́vᥱιs


𝑆𝐼𝑁𝑂𝑃𝑆𝐸:

𝐴 𝑒𝑠𝑐𝑜𝑙𝑎 𝑛𝑎𝑣𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑝𝑖𝑙𝑜𝑡𝑜𝑠 𝑒́ 𝑜𝑛𝑑𝑒 𝑜 𝑚𝑒𝑙𝘩𝑜𝑟 𝑑𝑜𝑠 𝑚𝑒𝑙𝘩𝑜𝑟𝑒𝑠 𝑡𝑟𝑒𝑖𝑛𝑎𝑚 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑟𝑒𝑓𝑖𝑛𝑎𝑟 𝑠𝑢𝑎𝑠 𝘩𝑎𝑏𝑖𝑙𝑖𝑑𝑎𝑑𝑒𝑠 𝑑𝑒 𝑣𝑜𝑜 𝑑𝑒 𝑒𝑙𝑖𝑡𝑒. 𝑄𝑢𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑜 𝑝𝑖𝑙𝑜𝑡𝑜 𝑀𝑎𝑣𝑒𝑟𝑖𝑐𝑘 𝑒́ 𝑒𝑛𝑣𝑖𝑎𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑎 𝑒𝑠𝑐𝑜𝑙𝑎, 𝑠𝑢𝑎 𝑎𝑡𝑖𝑡𝑢𝑑𝑒 𝑖𝑟𝑟𝑒𝑠𝑝𝑜𝑛𝑠𝑎́𝑣𝑒𝑙 𝑒 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑜𝑟𝑡𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑎𝑟𝑟𝑜𝑔𝑎𝑛𝑡𝑒 𝑜 𝑐𝑜𝑙𝑜𝑐𝑎𝑚 𝑒𝑚 𝑑𝑒𝑠𝑎𝑐𝑜𝑟𝑑𝑜 𝑐𝑜𝑚 𝑜𝑠 𝑜𝑢𝑡𝑟𝑜𝑠 𝑝𝑖𝑙𝑜𝑡𝑜𝑠, 𝑒𝑠𝑝𝑒𝑐𝑖𝑎𝑙𝑚𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐼𝑐𝑒𝑚𝑎𝑛. 𝑃𝑜𝑟𝑒́𝑚 𝑀𝑎𝑣𝑒𝑟𝑖𝑐𝑘 𝑛𝑎̃𝑜 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑎𝑝𝑒𝑛𝑎𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑝𝑒𝑡𝑖𝑛𝑑𝑜 𝑝𝑎𝑟𝑎 𝑠𝑒𝑟 𝑜 𝑝𝑖𝑙𝑜𝑡𝑜 𝑠𝑢𝑝𝑒𝑟𝑖𝑜𝑟 𝑑𝑒 𝑐𝑎𝑐̧𝑎, 𝑒𝑙𝑒 𝑡𝑎𝑚𝑏𝑒́𝑚 𝑒𝑠𝑡𝑎́ 𝑙𝑢𝑡𝑎𝑛𝑑𝑜 𝑝𝑒𝑙𝑎 𝑎𝑡𝑒𝑛𝑐̧𝑎̃𝑜 𝑑𝑒 𝑠𝑢𝑎 𝑏𝑜𝑛𝑖𝑡𝑎 𝑖𝑛𝑠𝑡𝑟𝑢𝑡𝑜𝑟𝑎 𝑑𝑒 𝑣𝑜𝑜, 𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡𝑡𝑒 𝐵𝑙𝑎𝑐𝑘𝑤𝑜𝑜𝑑.


ELENCO:

𝑇𝑜𝑚 𝐶𝑟𝑢𝑖𝑠𝑒 - 𝑃𝑒𝑡𝑒 "𝑀𝑎𝑣𝑒𝑟𝑖𝑐𝑘" 𝑀𝑖𝑡𝑐𝘩𝑒𝑙𝑙
𝐾𝑒𝑙𝑙𝑦 𝑀𝑐𝐺𝑖𝑙𝑙𝑖𝑠 - 𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑜𝑡𝑡𝑒 "𝐶𝘩𝑎𝑟𝑙𝑖𝑒" 𝐵𝑙𝑎𝑐𝑘𝑤𝑜𝑜𝑑
𝑉𝑎𝑙 𝐾𝑖𝑙𝑚𝑒𝑟 - 𝑇𝑜𝑚 "𝐼𝑐𝑒𝑚𝑎𝑛" 𝐾𝑎𝑧𝑎𝑛𝑠𝑘𝑦
𝐴𝑛𝑡𝘩𝑜𝑛𝑦 𝐸𝑑𝑤𝑎𝑟𝑑𝑠 - 𝑁𝑖𝑐𝑘 "𝐺𝑜𝑜𝑠𝑒" 𝐵𝑟𝑎𝑑𝑠𝘩𝑎𝑤
𝑀𝑒𝑔 𝑅𝑦𝑎𝑛 - 𝐶𝑎𝑟𝑜𝑙𝑒 𝐵𝑟𝑎𝑑𝑠𝘩𝑎𝑤, 𝑒𝑠𝑝𝑜𝑠𝑎 𝑑𝑒 𝑁𝑖𝑐𝑘
𝑇𝑜𝑚 𝑆𝑘𝑒𝑟𝑟𝑖𝑡𝑡 - 𝑀𝑖𝑘𝑒 "𝑉𝑖𝑝𝑒𝑟" 𝑀𝑒𝑡𝑐𝑎𝑙𝑓
𝑀𝑖𝑐𝘩𝑎𝑒𝑙 𝐼𝑟𝑜𝑛𝑠𝑖𝑑𝑒 - 𝑅𝑖𝑐𝑘 "𝐽𝑒𝑠𝑡𝑒𝑟" 𝐻𝑒𝑎𝑡𝘩𝑒𝑟𝑙𝑦
𝐽𝑜𝘩𝑛 𝑆𝑡𝑜𝑐𝑘𝑤𝑒𝑙𝑙 - 𝐵𝑖𝑙𝑙 "𝐶𝑜𝑢𝑔𝑎𝑟" 𝐶𝑜𝑟𝑡𝑒𝑙𝑙



FONTE:Cine Vintage