08/12/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.
.
.
LXXII~MEGA FÁBRICAS
5- A ESFEROGRÁFICA
E outras invenções argentinas
Ladislao José Biro.

* MEGA FÁBRICAS é um título e dentro dele a fábrica sempre é mega, assim como o espírito inventivo mesmo que sejam pequenos.

FONTE: Eduardo Fernández 
.
UNIVERSO

Lugares Incríveis

LXX - Supernova de Kepler
Explosão de Estrelas Anãs Brancas


Viagens pelo Universo
.
.
AS MULHERES NA HISTÓRIA
73.1-𝑰𝑺𝑨𝑩𝑬𝑳 𝑫𝑬 𝑽𝑨𝑳𝑶𝑰𝑺,
𝑢𝑚𝑎 𝑀𝑒́𝑑𝑖𝑐𝑖 𝑟𝑎𝑖𝑛ℎ𝑎 𝑑𝑎 𝐸𝑠𝑝𝑎𝑛ℎ𝑎

FONTE:Canal História e Tu .

ÁLVARO ARRANJA

 .




A direita Miguel de Vasconcelos

.
Que haja portugueses a apoiar o discurso nacionalista castelhanista/espanholista é algo de muito estranho. Esta direita portuguesa estaria certamente a apoiar Miguel de Vasconcelos…

Ver a direita portuguesa de hoje a apoiar furiosamente o discurso nacionalista castelhanista/espanholista da direita espanhola, eis algo que faria arrepiar os portugueses do 1º de Dezembro de 1640.

Já tinhamos visto André Ventura a gritar repetidamente “Viva Espanha”, num comício do Vox, partido que faz cartazes incluindo Portugal no território espanhol. Agora tivemos Paulo Rangel a discursar longamente na manifestação do PP em Madrid, motivada pela recusa em aceitar a vitória eleitoral da esquerda e pelo anti-catalanismo primário. Temos igualmente o comentariado de direita a repetir diariamente os argumentos da direita espanhola.

A direita espanhola sempre utilizou o fantasma basco ou catalão como arma eleitoral. Lembremos Aznar, quando dos atentados de Atocha em 2004, a culpar imediatamente a ETA e a perder as eleições porque rapidamente se provou ser uma ação da Al-Qaeda. No entanto, quando era necessário, faziam acordos com o Partido Nacionalista Basco ou a direita catalã.

Desde que a extrema-direita do Vox ganhou relevo, com o seu discurso franquista de eliminação das autonomias, condenação do uso da língua galega, catalã ou basca, o PP mudou de rumo.

Agora direita e extrema-direita competem pelos supostos benefícios eleitorais da perseguição aos nacionalismos catalão, basco ou galego. Há décadas que anunciam a “ruptura de Espanha” que nunca se deu. Querem usar a via judicial para resolver uma questão política.

Ignoram ostensivamente que o estado espanhol só existirá enquanto entidade plurinacional, capaz de resolver politicamente as diferenças entre os vários territórios. Galiza, Catalunha e País Basco, são entidades nacionais com identidade própria, com destaque para o uso de línguas com uma história secular.

Que haja portugueses a apoiar o discurso nacionalista castelhanista/espanholista é algo de muito estranho.

Então não se recordam que, em 1 de Dezembro de 1640, os revoltosos que queriam restaurar a independência de Portugal, invadiram o Paço e atiraram pela janela Miguel de Vasconcelos, o português que servia Felipe IV de Espanha, ao que seguiu uma guerra de 28 anos que terminou com o reconhecimento definitivo da independência portuguesa.

Esta direita portuguesa estaria certamente a apoiar Miguel de Vasconcelos…

* Historiador,professor

IN "ESQUERDA"- 01/12/23.

 

 

3548.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
AVALIAÇÃO "PISA 2022"
A IGNORÂNCIA MILITANTE
O desempenho dos alunos no programa de 
 avaliação internacional, PISA, piorou



FONTE:    Fala Portugal - 06/12/23

NR: Esta ignorância é uma herança parental. Enquanto os pais não acompanharem os filhos no seu percurso académico e descarreguem para os professores toda a responsabilidade viveremos no pântano do proto analfabetismo. Claro que o governo é co-responsável praticante pela balda. 

putin  HUYLO

putin é um canalha..

.
Asus Zenfone 10
o smartphone MAIS PODEROSO,
PEQUENO E COMPLETO


FONTE:   Nuno Agonia

.
.
Fernando Daniel e Beatriz Rosário

Metade


.
.
A vida na

GRONELÂNDIA/1


Lifeder Portuguese
.

 

Como são construídos os aviões por dentro?




FONTE:   Aero Por Trás da Aviação- 27/08/23

.
48-Falsidade.com
48.7-Lobo em pele de cordeiro


FONTE:Canal ID
.

 .

ρøƦφuε chøƦα πø$$ø ρlαπε†α?


FONTE:  Grãos de histórias.

 .

ᙓxᥱᥴᥙtɩʋo ຕᥙᥒɩᥴɩρᥲꙆ ⳽oꙆɩᑯᥲ́ɾɩo ᥴoຕ tɾᥲᑲᥲꙆᖾᥲᑯoɾᥱ⳽ ᑯo ᒍoɾᥒᥲꙆ ᑯᥱ ᙁotɩ́ᥴɩᥲ⳽



FONTE:  portoponto.

 .

ΣSΤλ Σ́ MUIΤO Mλ́  

(mαs τεm grαçα)


* Claro que o vídeo é falso mas oh BRUNO graça não é insulto!.

.
3636
Senso d'hoje
CAMILA VERAS MOTA
JORNALISTA BRASILEIRA
BBC NEWS BRASIL
𝟚𝟙 𝕟𝕠𝕥𝕚́𝕔𝕚𝕒𝕤 𝕢𝕦𝕖 𝕞𝕒𝕣𝕔𝕒𝕣𝕒𝕞 𝕠 𝕤𝕖́𝕔𝕦𝕝𝕠 𝟚𝟙
1-Como putin virou líder que 
 comanda a Rússia e intriga o mundo



FONTE:  BBC News Brasil -13/06/21


* A jornalista CAMILA VERAS MOTA construiu uma interessante série que o título indica e nós com o devido respeito vamos editar um episódio em cada nove dias, fique atento porque o passado recente tem a maior importância para o futuro..
.

A LOUCA BIOLOGIA DOS POLVOS



.
.

BOM DIA

.