01/08/2021

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .




.
122-FUTURANDO
A ciência da formação de nuvens/2


 
01:06 Os perigos de acidentes domésticos e como evitá-los - Uma panela de óleo, um smtarphone e um desodorante spray. O que eles têm em comum? Os três são usados no nosso cotidiano e podem representar um risco para a nossa vida. Eles explodem em certas condições. Com a ajuda dos bombeiros, mostramos como e por que esses objetos domésticos podem explodir. Veja no vídeo do Futurando.

07:41 Megaprojeto mapeia nuvens para entender como elas influenciam o clima - O comportamento e a dinâmica exata da formação das nuvens são pontos da pesquisa climática considerados ainda um mistério por cientistas. Da mesma forma, não se sabe ao certo o impacto das estruturas nas mudanças pelas quais o planeta vem passando. As nuvens estão sendo impactadas pelo aquecimento global? Podem ajudar a frear o processo? É o que a ciência está tentando descobrir .

15:23Investimento verde: é possível ganhar dinheiro e proteger o meio ambiente ao mesmo tempo? Investir em empresas social e ambientalmente responsáveis e ainda ter lucros. Parece um bom negócio. Será mesmo? Nós conversamos com especialistas e analisamos esses fundos de sustentabilidade mais de perto.

21:59Como as mudanças climáticas afetam os animais? As mudanças climáticas deixam as temperaturas mais altas em muitos lugares. Os oceanos também estão mais quentes. Isso reflete no comportamento e no habitat de muitas espécies de animais. Algumas até estão mudando seus hábitos de acordo com a nova condição, mas outras espécies estão ameaçadas de extinção.


FONTE:DW Brasil

 .

𝗔𝗕𝗦𝗢𝗟𝗨𝗧𝗔𝗠𝗘𝗡𝗧𝗘 𝗡𝗢𝗥𝗠𝗔𝗟 𝗗𝗜𝗧𝗔𝗗𝗢𝗥𝗘𝗦

𝗠𝗔𝗡𝗧𝗘𝗥𝗘𝗠 𝗘𝗦𝗧𝗥𝗘𝗜𝗧𝗔 𝗖𝗢𝗢𝗣𝗘𝗥𝗔𝗖̧𝗔̃𝗢

PRESIDENTE DE ANGOLA E DA TURQUIA ASSINAM ACORDOS DE INVESTIMENTOS E DE COOPERAÇÃO


FONTE:  CANAL DO BODIDÓ

.


𝑁𝐸𝐿𝑆𝑂𝑁𝐼𝑇𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑑𝑖𝑏𝑎

ℕ𝕒̃𝕠 𝕖́ 𝕧𝕒𝕝𝕖𝕟𝕥𝕖 𝕢𝕦𝕖𝕞 𝕟𝕒̃𝕠 𝕥𝕖𝕞 𝕞𝕖𝕕𝕠, 
𝕞𝕒𝕤 𝕤𝕚𝕞 𝕢𝕦𝕖𝕞 𝕤𝕒𝕓𝕖 𝕕𝕠𝕞𝕚𝕟𝕒́-𝕝𝕠


.
.
As Aventuras de Tintim

Explorando a Lua/2


  andré neto
.


𝑁𝐸𝐿𝑆𝑂𝑁𝐼𝑇𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑑𝑖𝑏𝑎

𝔸𝕤 𝕖𝕤𝕔𝕠𝕝𝕙𝕒𝕤 𝕕𝕖𝕧𝕖𝕞 𝕣𝕖𝕗𝕝𝕖𝕔𝕥𝕚𝕣 𝕒𝕤 𝕖𝕤𝕡𝕖𝕣𝕒𝕟𝕔̧𝕒𝕤, 
𝕟𝕒̃𝕠 𝕠𝕤 𝕞𝕖𝕕𝕠𝕤


.
.
João Seabra

Os Portugueses e os Minhotos


.


𝑁𝐸𝐿𝑆𝑂𝑁𝐼𝑇𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑑𝑖𝑏𝑎

ℕ𝕒̃𝕠 𝕤𝕖 𝕖́ 𝕒𝕞𝕒𝕕𝕠 𝕡𝕠𝕣𝕢𝕦𝕖 𝕤𝕖 𝕖́ 𝕓𝕠𝕞,
 𝕖́-𝕤𝕖 𝕓𝕠𝕞 𝕡𝕠𝕣𝕢𝕦𝕖 𝕤𝕖 𝕖́ 𝕒𝕞𝕒𝕕𝕠


.

JOANA MORTÁGUA

 .


 

 

Já se sentiu espiado 

pelo seu telemóvel? 

Parece contraditório que sociedades que tanto prezam o segredo bancário e profissional, facilmente concebam a transformação de informações pessoais e políticas em produtos comerciais. A contradição é apenas aparente, já que tudo é, afinal, um negócio ao serviço dos grandes poderes.

Pegasus. Assim se chama o software de espionagem mais invasivo do Mundo, utilizado por serviços secretos de vários países para vigiar jornalistas, organizações não governamentais, académicos, líderes religiosos e membros de governos. Ao todo, segundo a investigação divulgada pelo jornal "The Guardian", em que participou também a Amnistia Internacional, são mais de 50 000 entidades vigiadas, muitas de forma ilegal.

O método é assustadoramente simples. O Pegasus entra nos telemóveis como um vírus, passando a ter acesso a todos os movimentos do seu utilizador, a todas as horas. E não é pouco o que um telemóvel pode contar, se pensarmos no poder deste software para gravar chamadas telefónicas ou conversas tidas ao alcance do microfone do aparelho, para usar a câmara e aceder às fotografias, mas também e-mails, mensagens ou pesquisas de Internet.

Na origem do dispositivo está a israelita NSO, uma das muitas startups que, sob a capa de "combate ao terrorismo", desenvolvem os mais sofisticados dispositivos securitários. Não é por acaso que Israel, um dos estados mais militarizados do Mundo, que promove uma violenta perseguição ao povo palestiniano, acolheu muitas destas empresas. Não são novas as denúncias de obtenção ilegal de informações pessoais junto de palestinianos, que depois eram utilizadas em todo o tipo de chantagens e ameaças destinadas a desestabilizar os territórios ocupados.

Sobre a desculpa esfarrapada desta empresa milionária, que diz servir o combate ao terrorismo, a Amnistia Internacional responde que a "NSO Group não pode continuar a garantir que os seus produtos só são utilizados contra delinquentes quando mais de 3500 ativistas, jornalistas, opositores políticos, políticos estrangeiros e diplomatas têm sido selecionados... não há dúvida de que o seu software espião é utilizado para exercer repressão à escala mundial: as provas são irrefutáveis".

Mas a Amnistia vai mais longe, ao denunciar a existência de um mercado de ciberespionagem fora de controlo, que opera à margem da legalidade, em violação grotesca de direitos fundamentais, ao serviço de estados, serviços secretos e, quem sabe, até de empresas privadas.

Em Portugal, a utilização destes mecanismos é proibida. O que não impede que existam portugueses espiados pela NSO. E isto sem falar, é claro, naquela sensação estranha ao vermos no telemóvel um anúncio a um produto que já tínhamos referido em conversa...

Parece contraditório que sociedades que tanto prezam o segredo bancário e profissional, facilmente concebam a transformação de informações pessoais e políticas em produtos comerciais. A contradição é apenas aparente, já que tudo é, afinal, um negócio ao serviço dos grandes poderes.

 * Deputada à A.R. pelo Bloco de Esquerda

 IN "JORNAL DE NOTÍCIAS" 27/07/21

.

 .

 

2708.UNIÃO

EUROPEIA

  A energia nuclear é "limpa"
e sustentável?



FONTE:  euronews

.


𝑁𝐸𝐿𝑆𝑂𝑁𝐼𝑇𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑑𝑖𝑏𝑎

𝕊𝕖𝕞𝕡𝕣𝕖 𝕡𝕒𝕣𝕖𝕔𝕖 𝕚𝕞𝕡𝕠𝕤𝕤𝕚́𝕧𝕖𝕝, 𝕒𝕥𝕖́ 𝕢𝕦𝕖 𝕤𝕖𝕛𝕒 𝕗𝕖𝕚𝕥𝕠



.

 .

3-𝓑𝓞𝓞𝓚 𝓡𝓞𝓢𝓐

𝙰𝚙𝚕𝚒𝚌𝚊𝚝𝚒𝚟𝚘 𝚙𝚊𝚛𝚊 𝚎𝚗𝚌𝚘𝚗𝚝𝚛𝚘𝚜 𝚍𝚎 𝚜𝚎𝚡𝚘


FONTE:  A Liga

.

.
LXXI-VISITA GUIADA


Mulçumanos do Al Andalus/1
(Castelo e Poço Cisterna)

Silves - PORTUGAL


* Viagem extraordinária pelos tesouros da História de Portugal superiormente apresentados por Paula Moura Pinheiro.
Mais uma notável produção da RTP

* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.


𝑁𝐸𝐿𝑆𝑂𝑁𝐼𝑇𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑑𝑖𝑏𝑎

ℕ𝕒𝕤𝕔𝕖𝕞𝕠𝕤 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕞𝕒𝕟𝕚𝕗𝕖𝕤𝕥𝕒𝕣 𝕒 𝕘𝕝𝕠́𝕣𝕚𝕒 
𝕕𝕠 𝕌𝕟𝕚𝕧𝕖𝕣𝕤𝕠 𝕢𝕦𝕖 𝕖𝕤𝕥𝕒́ 𝕕𝕖𝕟𝕥𝕣𝕠 𝕕𝕖 𝕟𝕠́𝕤



.
.

Francesco Demuro

Aria de Rudolfo


Giuseppe Verdi - Luisa Miller

.


𝑁𝐸𝐿𝑆𝑂𝑁𝐼𝑇𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑑𝑖𝑏𝑎

𝔸 𝕖𝕕𝕦𝕔𝕒𝕔̧𝕒̃𝕠 𝕖́ 𝕒 𝕒𝕣𝕞𝕒 𝕞𝕒𝕚𝕤 𝕡𝕠𝕕𝕖𝕣𝕠𝕤𝕒 𝕢𝕦𝕖 
𝕤𝕖 𝕡𝕠𝕕𝕖 𝕦𝕤𝕒𝕣 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕞𝕦𝕕𝕒𝕣 𝕠 𝕞𝕦𝕟𝕕𝕠


.
.
27-ꉣꍏꀤꊼꂦ̃ꍟꌗ ꉣꃅꀤ꒒ꂦꌗꂦ́ꎇꀤꉓꍏꌗ
27.4 -𝓐 𝓮𝓿𝓸𝓵𝓾𝓬̧𝓪̃𝓸 𝓭𝓪 𝓯𝓪𝓶𝓲́𝓵𝓲𝓪
Joel Birman


FONTE:Café Filosófico CPFL


𝑁𝐸𝐿𝑆𝑂𝑁𝐼𝑇𝐴𝑆 𝑑𝑒 𝑚𝑎𝑑𝑖𝑏𝑎

ℕ𝕒̃𝕠 𝕙𝕒́ 𝕔𝕒𝕞𝕚𝕟𝕙𝕠 𝕗𝕒́𝕔𝕚𝕝 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕒 𝕃𝕚𝕓𝕖𝕣𝕕𝕒𝕕𝕖


.
71-𝕺 𝖓𝖎𝖓𝖍𝖔 𝖉𝖆 𝖈𝖊𝖌𝖔𝖓𝖍𝖆
𝐴𝑙𝑒𝑟𝑡𝑎! 𝐺𝑒𝑠𝑡𝑎𝑛𝑡𝑒𝑠 𝑐𝑜𝑚𝑜
𝑝𝑟𝑒𝑣𝑒𝑛𝑖𝑟 𝑚𝑖𝑐𝑟𝑜𝑐𝑒𝑓𝑎𝑙𝑖𝑎


FONTE:Dra Luciana Herrero

 .

JAPAN POM POM



FONTE:  AFP Português

.

 .

“𝕾𝖎𝖓𝖙𝖔 𝖒𝖆𝖎𝖘 𝖌𝖔𝖟𝖔 𝖊𝖒 𝖑𝖎𝖇𝖊𝖗𝖙𝖆𝖗 𝖚𝖒 𝖆𝖙𝖚𝖒

𝖉𝖔 𝖖𝖚𝖊 𝖊𝖒 𝖒𝖊𝖙𝖊̂-𝖑𝖔 𝖓𝖔 𝖇𝖆𝖗𝖈𝖔”


FONTE:   PÚBLICO

.

.

Polvo Guisado


  Sabor dos Açores Leonor Santos
.

 .

EVOLUÇÃO DOS AFECTOS


.
.

2779
Senso d'hoje
NATÁLIA PASSARINHO
JORNALISTA BRASILEIRA
BBC NEWS BRASIL EM LONDRES
Como Copa, Olimpíada e Bolsonaro
implodiram imagem do Brasil no exterior



* Bolsonasno é tão boçal que nem procurou ter agenda para ir à reabertura do Museu da Língua Portuguesa que é a Pátria comum de Brasil e Portugal.


FONTE:  BBC News Brasil
.
.
ANIMAL TV

COBRAS FANTÁSTICAS


  ANIMAL TV
.
.
BOM DOMINGO


.