10/10/2017

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
.
7-ARTE ARRISCADA


THE WASTE CITY


Espacios Públicos/3


SOTANO


Interpretação de TANIA GARRIDO

e NAZARET LASO




Guión y Dirección: Anto Rabzas
Intérpretes: Tania Garrido y Nazaret Laso /CRANÄMOUR butoh dance theater company
Música: Illo Muriel
Audiovisual: Realización, montaje y edición: Anto Rabzas, Pedro Alvera, Denica Saveba, Maite Angulo
Lugar:Facultad de Bellas Artes
Universidad Complutense de Madrid
Año: 2009


.
.

GRANDES LIVROS/41

AUTORES DO MUNDO

3- MADAME BOVARY

Gustave Flaubert



* As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"
Portugal carimba passaporte 
para o Mundial da Rússia

A seleção nacional venceu a Suiça, por 2-0, no Estádio da Luz, graças a um autogolo de Djourou e a um remate certeiro de André Silva
 .
A seleção nacional garantiu esta terça-feira a presença no Mundial 2018, que se realiza no próximo verão na Rússia. O triunfo por 2-0 diante da Suíça permite à equipa de Fernando Santos terminar o grupo B no primeiro lugar, embora com os mesmos pontos dos helvéticos.

Para chegar à sétima fase final de um Mundial, Portugal beneficiou de um autogolo de Djourou na primeira parte, tendo André Silva acabado com as dúvidas aos 57 minutos.

*  Foi um jogo em que os portugueses jogaram mesmo bem, estamos felizes.

.
.

I-ATEÍSMO
A breve história da descrença
5-Sombras da dúvida


As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.
.
.
.
 HOJE NO 
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/ 
/DA MADEIRA"
Governo da Madeira autoriza aumento 
do número de camas de hotel polémico

O governo da Madeira autorizou o aumento do número de camas do hotel Savoy Palace, no Funchal, das 828 camas para 1128, de acordo com uma resolução publicada hoje no Jornal Oficial da Região.
 .
O DINOSSAURO 2018
O executivo madeirense argumenta que o “aumento de 36%” pedido pela Savoy Investimentos Turísticos, S.A., não colide com o Programa de Ordenamento Turístico da região nem tão pouco com o Plano de Urbanização do Infante (PUI), local de integração do hotel.

Nas alegações apresentadas para uma obra que tem merecido diversas críticas pela volumetria do edifício e do seu impacto na paisagem da cidade, o executivo observa que “os empreendimentos turísticos em espaço urbano devem cumprir requisitos arquitetónicos, paisagísticos e ambientais, em especial no que concerne à volumetria dos edifícios que deve integrar-se na volumetria dominante da área em que se localizam”.

Além da justificação prévia, o executivo considerou também que o edifício em causa não constitui “elemento dissonante e/ou destacado”, pois está abrangido pelo PUI, plano esse definido pela Câmara Municipal do Funchal e, como tal, decidiu na reunião de 04 de outubro do Conselho de Governo, e não publicitada, “viabilizar a alteração da capacidade de alojamento do empreendimento turístico”.

Este empreendimento tem, neste momento, um embargo parcial feito pela própria Câmara do Funchal devido a alterações desconformes com o projeto aprovado, num embargo feito em 18 de agosto de 2017, isto apesar de a resolução relembrar que o “projeto, foi deferido pela Câmara Municipal do Funchal em reunião de 12 de fevereiro de 2009”.

Herdeiro do clássico ‘Savoy Hotel’, construído em 1912, mas demolido em 2009 com vista a uma nova unidade do grupo SIET, então propriedade de Horácio Roque e Joe Berardo, o novo Savoy, agora propriedade da AFA - Avelino Farinha Agrela, tem merecido várias críticas entre as quais da Ordem dos Arquitetos devido à sua volumetria: 16 andares e 500 quartos com capacidade para 1.128 camas, num investimento superior a 99,3 milhões de euros.

O “Savoy Palace” (5 estrelas) deverá abrir no verão de 2018.

*  Um investimento de quase 100 milhões de euros justifica muitas alvíssaras.


.
.
III-EXPEDIÇÃO AVENTURA

 10- PANTANAL
1- SUCURI


COM RICHARD RASMUSSEN

As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Fundo participado por chineses
 da TAP entra na REN

O fundo norte-americano OMAM tornou-se accionista qualificado da REN, através da OMAM Inc. Este fundo é controlado em 25% pelos chineses da TAP: HNA Group

O fundo OMAM Inc tornou-se accionista qualificado da REN. O fundo de gestão de activos norte-americano, que pertence ao fundo britânico OM Asset Management (OMAM), tornou-se accionista qualificado da REN, passando a deter mais de 2% do capital da empresa liderada por Rodrigo Costa.
.
A operação teve lugar a 2 de Outubro e a OMAM Inc passou a deter um total de 11,7 milhões de acções da REN, atingindo os 2,19% do capital. No entanto, a OMAM Inc explica que só pode exercer direitos de voto equivalentes a 1,49% do capital, correspondendo a 7,9 milhões de acções, segundo o comunicado divulgado pela REN esta terça-feira, 10 de Outubro.

A diferença entre os 2,19% e os 1,49%, é que a percentagem mais elevada é imputada ao capital detido pelo fundo e também pelos seus clientes, enquanto que a percentagem mais baixa é somente detida pelo fundo.

O OMAM é detido em 25% pelos accionistas chineses da TAP, o HNA Group. A empresa chinesa entrou no capital do OMAM em Março, depois de investir 446 milhões de dólares (378 milhões de euros) para comprar um quarto do fundo, conforme avançou então a Bloomberg.
O HNA Group entrou na TAP este ano através da entrada no capital do consórcio Atlantic Gateway que detém 45% da transportadora. O HNA detém 5,6% deste consórcio, passando assim a deter 2,52% do capital da companhia aérea.

Além da TAP e da OMAM, o conglomerado chinês tem feito vários outros investimentos, como a compra de 10% do banco alemão Deutsche Bank.O maior accionista da REN é a empresa estatal chinesa China State Grid, que detém 25% do capital da energética. Segue-se a Oman Oil com 15% do capital. Os direitos de voto na REN estão limitados a 25% do total do capital da REN.
* Devagale, devagalinho e Poltugal é comidinho.

.

BRUNO RIBEIRO

.




 A extraordinária existência 
do cidadão comum

O mundo mudou muito nos últimos anos. Tenho inveja, essa coisa feia, da maioria dos meus amigos e conhecidos, que vivem vidas extraordinárias, acompanhadas de pessoas espetaculares, saltando entre programas interessantíssimos em que adoraria participar. Sortudos! Eles não passam horas nos transportes (ou quando passam acontece sempre qualquer coisa digna de registo), não põem os pratos na máquina e as suas roupas, sempre impecáveis, certamente lavam-se sozinhas. Apesar de uma ou outra peripécia mais mundana, quase tudo o que vou sabendo deles gostava muito que acontecesse comigo.

Assim acontecem boa parte das nossas relações e interações sociais, pelo menos até tirarmos os olhos do ecrã. Nesse momento, basta olharmos à nossa volta para perceber que o supermercado está cheio de gente, que as luzes estão ligadas na maioria dos edifícios de habitação, que os carros circulam com pessoas lá dentro a caminho de casa. Mas afinal, qual é a realidade em que vivemos: a que observamos no mundo físico, tangível, ou aquela realidade dos alter egos que pululam os sites de redes sociais?

É difícil suportar a afirmação de que as redes sociais são o centro nevrálgico das nossas interações sociais, mas a utilização destas plataformas é cada vez mais frequente e intensiva. Em Portugal, há aproximadamente cinco milhões de pessoas entre os quinze e os sessenta e quatro anos que usam as redes sociais. Destes, mais de 95% afirma ter um perfil criado no Facebook, de longe a plataforma mais popular no nosso país. Considerada a rede mais credível e que melhor informa, o parâmetro de avaliação em que o Facebook mais se destaca das restantes redes sociais é ser ‘o mais viciante’.

Atendendo à popularidade da plataforma, o caráter viciante tem de ser uma das suas virtudes. Depois do Facebook, surgem o Instagram e o Whatsapp como as redes sociais mais utilizadas, menos viciantes e populares (apesar do Instagram ser a rede que mais cresceu o número de utilizadores no último ano).

Em média dedicamos cento e quatro minutos por dia às redes sociais, principalmente ao fim de semana e no período entre as 20 e as 22 horas, sobretudo para enviar e receber mensagens e ver vídeos (as principais utilizações para 77.7% e 67.3%, respetivamente). A maioria das pessoas considera que a quantidade de tempo que dedica a esta atividade não aumentou no último ano, que é adequado e que deverá manter o comportamento nos próximos doze meses.

O principal motivo que nos leva a aderir às redes sociais é a vontade de manter o contacto com pessoas que estão longe. É o que afirmam mais de 50% dos utilizadores. Uma intenção nobre e um esforço louvável, sem dúvida. Mas será que investimos, em média, quase duas horas para manter o contacto com quem está longe? Ou as redes sociais e as vidas fabulosas que promovemos, as nossas e as dos outros, são apenas o sonho que gostávamos de viver e que, inevitavelmente, nos afasta da realidade?

Tenho sérias dúvidas que um like, um comentário ou até uma troca de mensagens seja o suficiente para manter uma relação com alguém que está longe. Duvido ainda mais que a maioria das publicações não procurem, acima de tudo, a valorização individual no seio do grupo. No entanto, tenho a certeza absoluta que, entre as 20 e as 22 horas, a minha vida não é sempre fantástica aos olhos dos outros. Mas é esta a realidade em que quero viver e implica, quase sempre, por a louça na máquina.

Nota: Os dados mencionados foram obtidos no relatório do estudo ‘Os Portugueses e as Redes Sociais - 2017’, realizado pela Marktest. A informação foi recolhida entre 19 julho e 7 de agosto de 2017.

IN "SOL"
04/10/17

.
.


1378.UNIÃO



EUROPEIA



.
 HOJE NO 
"CORREIO DA MANHÃ"
Português que ganhou eleições no
.Luxemburgo não quer ser burgomestre

Um emigrante de Vila Pouca de Aguiar ganhou as eleições municipais numa pequena localidade do Luxemburgo, um feito histórico para os portugueses no país, mas decidiu que não vai assumir o cargo por receio de não estar à altura.
 .
José Vaz do Rio, que ganhou no domingo as eleições em Bettendorf, decidiu renunciar ao cargo, assumindo em vez disso o segundo lugar no executivo camarário, o de primeiro vereador. A quarta classificada, a advogada Pascale Hansen, foi nomeada burgomestre, durante a primeira reunião da autarquia para formalizar as nomeações, foi hoje anunciado em comunicado.

O português, que tem dupla nacionalidade, disse à Lusa que a decisão "é para o bem da autarquia" e invocou "várias razões". "Eu só tenho a quarta classe. É preciso sabermos ocupar o nosso lugar", disse o emigrante, de 61 anos, que também alegou dificuldades com o luxemburguês, a língua em que se desenrolam as reuniões do executivo camarário. "Escrever luxemburguês seria um 'handicap' para mim, e em encontros com outros burgomestres ia ter dificuldades", afirmou. "Ia ser feio daqui a uns meses dizerem-me que não sou capaz e mandarem-me embora", acrescentou.

José Vaz do Rio garantiu à Lusa que tomou a decisão de "livre vontade", depois de se aconselhar com a família. Apesar de não assumir o cargo de burgomestre da pequena localidade - o que seria uma estreia no Grão-Ducado para um português -, o emigrante considera que já conseguiu uma vitória.

"Foi uma vitória para mim e para os portugueses, é verdade. Mas [o cargo de primeiro vereador] também é um posto muito importante e para mim já é uma grande coisa", disse. No domingo, José Vaz do Rio venceu as eleições municipais em Bettendorf, com 588 votos, deixando em terceiro lugar o anterior burgomestre, Albert Back, com 553 votos.

O emigrante já era conselheiro municipal em Bettendorf desde 2011, altura em que foi o quinto mais votado. Nessa altura ainda só tinha o passaporte português, tendo obtido a nacionalidade luxemburguesa há um ano. O emigrante, que tem dupla nacionalidade, estudou luxemburguês durante seis anos, nos cursos noturnos organizados pela autarquia.

"Compreendo cem por cento e falo 80%. Agora vou ter de treinar", afirmou à Lusa no domingo, pouco depois de ser eleito. Natural de Raíz do Monte, Vila Pouca de Aguiar, o português chegou ao Luxemburgo em 1970 e está reformado há quatro anos, depois de ter trabalhado na fábrica de pneus da Goodyear.

* O sr. Vaz do Rio sabe que quem se candidata corre o risco de ganhar! Destaque-se a atitude inteligente e séria de declarar " É preciso sabermos ocupar o nosso lugar", um exemplo.
Quantos borrabotas ocuparam lugares para o qual nada sabiam.

.
.
151-BEBERICANDO


COMO FAZER "CALÇINHA MOLHADA"

. .
.
6- ZOMBIES
UMA HISTÓRIA VIVA


* Para quem gosta de esoterismo de terror, o vídeo aconselhável.


** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

. ..
.
HOJE  NO 
"OBSERVADOR"
Santana despede-se da Santa Casa:
 “Outro ciclo se iniciará”

Pedro Santana Lopes enviou uma carta de despedida aos funcionários da Santa Casa da Misericórdia, que presidia desde 2011. Era o que faltava para, a partir daqui, oficializar a candidatura ao PSD.

Faltava “cumprir os deveres institucionais”, para anunciar a decisão de avançar com uma candidatura à liderança do PSD. E os deveres já terão sido cumpridos. Depois de, esta terça-feira, ter falado com o primeiro-ministro António Costa sobre a sua saída da Santa Casa da Misericórdia, Santana Lopes enviou esta noite uma pequena nota de despedida aos funcionários daquela instituição, avança o Diário de Notícias.
.
“Como já é do conhecimento público, avizinham-se mudanças na administração da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa”, lê-se na carta, citada pelo DN, onde Santana Lopes destaca que “em breve um outro ciclo se iniciará”. Dizendo que conta com “o empenho e dedicação” de todos até a mudança ocorrer, “como tem acontecido até aqui”, o provedor procura descansar os colaboradores garantindo que a mudança não vai pôr “em causa a regular gestão e estabilidade do funcionamento” da instituição.

Feitas as despedidas, aquilo que ontem já era dado como certo no partido vai mesmo ser oficializado. Pedro Santana Lopes deverá defrontar Rui Rio na corrida à sucessão de Pedro Passos Coelho, na liderança do PSD. Falta só saber quando e e que moldes o anúncio vai ser feito. Rui Rio já tem encontro marcado com a comunicação social para quarta-feira às 18h30, em Aveiro, embora sem direito a perguntas.

Santana vai estar esta noite no habitual espaço de comentário que partilha com o socialista António Vitorino, na SIC Notícias. Resta saber se vai usar esse palco televisivo para fazer o anúncio oficial.

* Para o PS Santana Lopes é mais perigoso, para o país ambos são muito maus.

.
.
Elisa Rodrigues e Júlio Resende

Dá-me Lume


.
.
HOJE NO 
"RECORD"
WTCC: 
Tiago Monteiro falha China
 por conselho médico

O português Tiago Monteiro (Honda Civic) foi aconselhado a não alinhar na etapa da China do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC), que lidera, na sequência do acidente que sofreu há um mês em Barcelona.
 .
"Não era isto que queria ouvir por parte dos médicos, não queria de todo falhar esta prova e fiz tudo o que estava ao meu alcance para recuperar. Mas o corpo humano é assim mesmo, tem o seu tempo e as suas limitações e entendo que mais importante que tudo o resto é o meu estado de saúde. Vou falhar esta prova, mas espero poder alinhar na outra", afirmou Tiago Monteiro, citado pela sua assessoria de comunicação.

Tiago Monteiro sofreu um violento acidente em 7 de setembro, numa sessão de testes da Honda, em Barcelona, e, depois de gorada a expetativa de regressar na China, no próximo fim de semana, disse alimentar a esperança de voltar no Japão, entre 27 e 29 de outubro.

"Não vou baixar os braços, vou continuar a fazer todos os tratamentos aconselhados pelos médicos e esperar que o meu corpo continue a progredir como até agora", frisou.

O português lidera o Mundial de WTCC com 200 pontos, mais 12 do que o sueco Thed Bjork (Volvo S60), segundo classificado, e mais 29 do que o húngaro Norbert Michelisz (Honda Civic), após seis etapas.

"O edema cerebral resultante do acidente, que infelizmente ainda não desapareceu por completo, assim como ligeiras limitações em termos de visão e algumas dores cervicais foram determinantes para que a equipa médica que acompanha Tiago Monteiro tivesse decidido que para o seu bem pessoal se mantivesse em Portugal e continuasse o seu programa de recuperação", explicou a sua assessoria.

Na prova chinesa, a disputar em Ningbo, no próximo fim de semana, Tiago Monteiro vai ser substituído pelo italiano Gabriele Tarquini, seu antigo companheiro de equipa.

"O Tarquini, para além de um excelente piloto, como todos sabemos, é também um grande amigo e sei que ele de tudo fará para ser bem sucedido e dar à equipa o melhor resultado", concluiu.

* Não é um conselho médico, é uma ordem, um desportista de alta competição tem de estar nos melhores índices de saúde para competir, não pode correr riscos, Tiago Monteiro faz bem em  ser inteligente.

.
.
 I-TABU
AMÉRICA LATINA
4.Corpos Transformados



* Nesta nova época de "bloguices" que vai de Setembro/17 a Julho/18, iremos reeditar algumas séries que de forma especial sensibilizaram os nossos visitadores alguns anos atrás, esta é uma delas.

** As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.
.

ASHGABAT
 Na rota do desporto



FONTE: EURONEWS

.
.

Transgénero quer vaga em 
Assembleia da Virgínia



FONTE: AFPBrasil

.
.
EXTREMO ORIENTE
Nos ruidosos "twenties"
1920



FONTE: Aaron1912

.
.
APAIXONADOS












.
.
.
1393
Senso d'hoje
ANA NEVES  
ENGENHEIRA INFORMÁTICA 
PLATAFORMA CIDADANIA 2.0 
"Uma plataforma para a cidadania"



FONTE: CANAL "Q" - Programa "INFERNO" entrevista conduzida por AURÉLIO GOMES

.

NOTÍCIAS PARA HOJE

.
COMPRE JORNAIS









.
.
GUERRA ENTRE IRMÃOS

.
.

BOM DIA


.
.


56-CINEMA
FORA "D'ORAS"

II-A CANÇÃO

DE LISBOA



A Canção de Lisboa é um filme português do género comédia, realizado e escrito por Pedro Varela e uma refilmagem do filme homónimo de 1933, do realizador Cottinelli Telmo. Estreou-se em Portugal a 14 de julho de 2016. Foi o terceiro filme da trilogia intitulada Novos Clássicos, produzida por Leonel Vieira, seguido pelos filmes O Pátio das Cantigas e O Leão da Estrela de 2015. 

 ELENCO 
César Mourão como Vasco 
Luana Martau como Alice 
Marcus Majella como Murilo 
São José Lapa como Margot 
Miguel Guilherme como José Caetano 
Maria Vieira como Maria José 
Dinarte de Freitas como Rui 
Carla Vasconcelos como Sónia 
Dimitry Bogomolov como Ivan 
Jani Zhao como aluna 
Nuno Markl como ele mesmo 
Ruy de Carvalho como Professor Mata

FONTE: Filmes PT


.