16/04/2010

PRECAVIDO

clique para ampliar

José Régio - Soneto (O PEC)



Surge Janeiro frio e pardacento,
Descem da serra os lobos ao povoado;
Assentam-se os fantoches em São Bento
E o Decreto da fome é publicado. Edita-se a novela do Orçamento;
Cresce a miséria ao povo amordaçado;
Mas os biltres do novo parlamento
Usufruem seis contos de ordenado.
E enquanto à fome o povo se estiola,
Certo santo pupilo de Loyola,
Mistura de judeu e de vilão,
Também faz o pequeno sacrifício
De trinta contos só! por seu ofício
Receber, a bem dele... e da nação.


JOSÉ RÉGIO Soneto (quase inédito),
escrito em 1969 no dia de uma reunião de antigos alunos.

LEONOR PINHÃO



10 Abril 2010

Grande Área

A competição entre factos

Torna-se cada vez mais difícil formar uma opinião concreta, sólida e definitiva sobre um sem números de acontecimentos que têm vindo a enriquecer o dia-a-dia, normalmente sensaborão, do futebol português.

A competição entre factos aparentemente consonantes no conteúdo mas que se contradizem entre si, na forma, não dá a mínima hipótese a qualquer tentativa frutuosa de análise dos mesmos factos.

Tomemos por primeiro exemplo, o caso premente da Liga de Clubes que vive num momento pré-eleitoral, por força dos seus Estatutos e por força suplementar da surpreendente demissão do seu presidente, Hermínio Loureiro. Neste momento, há já dois candidatos, Rui Alves, presidente do Nacional da ilha da Madeira, e Fernando Gomes que ainda na estação anterior, o Inverno, ocupava as funções de administrador da SAD do Futebol Clube do Porto. Ambos prometem medidas exemplares tendo em vista a dignificação do futebol português e estão no seu pleno direito. Compreende-se.

Mas o que não se compreende é o facto seguinte que, estando ligado ao facto anterior, se apresenta com grande descaramento a fingir que nem sequer se conhecem. Entendem? Falamos de factos, obviamente. E, muito objectivamente, do facto de Pinto da Costa ter afirmado solenemente na RTP que o FC Porto, ou seja, ele, não estava de modo algum interessado em promover candidatos para a Liga, em ter gente na Liga, nem sequer em conhecer pessoas da Liga.

Perante uma coisa destas, fica uma pessoa na dúvida sobre o que há-de pensar

Esta última semana foi também marcada por uma onda de comunicados, aparentemente diversos na origem e no conteúdo mas, se os lermos com atenção, logo chegaremos à conclusão de que são obra de um único autor e ainda por cima benfiquista. É difícil, concordarão, aceitar que o redactor dos dois comunicados enviados pelo Sporting para a CMVM possa ser um sportinguista que estime o seu clube e que o queira em sossego.

Se já é esquisito despedir, por comunicado, a seis jornadas do fim do campeonato, um treinador que está perto de atingir o objectivo que lhe foi colocado, o quarto lugar, enfim… ainda mais esquisito é despedir, também por comunicado, um outro treinador que ainda nem sequer tinha sido contratado. Só um benfiquista conseguiria fazer isto em nome do Sporting. E, certamente, trata-se da mesma pessoa que em nome da Comissão Disciplinar da Liga redigiu o comunicado que pune Rui Costa com 40 dias de suspensão, acusando-o de ser “uma pessoa de bom senso, ponderado e recto” e um “profissional sério e cordial”. São só benfiquistas.

in "CORREIO DA MANHÃ"

HOMEM NA COZINHA

JONH MCDERMOTT

HOMEM PRECISA-SE


enviado por MARTINS

INDIA MISTICA




Todas estas imagens lindissimas são o véu de um povo que, apesar de uma
minoria tecnologicamente ultra desenvolvida, vive na profunda miséria,
vive na maior porcaria e é ultra explorado. Sendo a maior democracia do
mundo a segregação é clara e vísivel.

1 - PORTUGAL MARAVILHOSO



enviado por MARTINS

14 - CARROS MILIONÁRIOS - Maybach

TENHA UM BOM DIA


...São seis as razões da Quercus para exigir ao Governo que renuncie à construção de quatro novas barragens no rio Tâmega (Gouvães, Padroselos, Alto Tâmega e Daivões). Entre elas a degradação da qualidade da água e a submersão de terras agrícolas.
Estas quatro barragens terão mais prejuízos que benefícios, escreve a Quercus no âmbito da Consulta Pública ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) que terminou ontem.
No entender da associação, as barragens irão causar a deterioração da qualidade da água e “afectar irreversivelmente vários ecossistemas valiosos, que são os últimos refúgios de espécies actualmente em perigo de extinção”.
"PÚBLICO"

O turismo português poderá crescer em 2010 três por cento relativamente a 2009,
ano "muito mau" para o setor, mas não conseguirá recuperar as receitas alcançadas
antes da crise económica.

O cenário foi traçado à agência Lusa pelo presidente do Instituto do Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), António Jorge Costa, no dia em que o organismo apresenta, em Lisboa, o anuário "O Turismo em 2010"
"i"

A factura do gás natural vai ficar mais cara, a partir de 1 de Julho, para 1,2 milhões de consumidores. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai propor ao conselho tarifário um agravamento de 3,2% no preço das tarifas para as famílias e pequenas empresas.
"CORREIO DA MANHÃ"

Depois de décadas em que caiu em desuso, a electroconvulsivoterapia, mais conhecida por choques eléctricos, voltou a ser usada para tratar patologias mentais graves e resistentes à medicação. Em Portugal, já é aplicada em várias unidades com toda a segurança.
..."Actualmente, a técnica é usada com recurso a anestesia geral, relaxantes musculares, para evitar os espasmos, e com todos os meios de reanimação", explica António Gamito, director do Departamento de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Setúbal e organizador do 2.º Encontro Nacional de Electroconvulsivoterapia, que hoje se realiza em Sesimbra.
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

A polémica proposta do Estado, através da Parpública e da Caixa, de limitar as
remunerações dos administradores de empresas em que participa,
começa a morrer hoje, nas assembleias-gerais da EDP e da PT.

O presidente da Assembleia da EDP diz que nem será apreciada, por ser irregular; a PT não
a colocou em agenda. Também a Galp e a Cimpor deixaram de fora a proposta, que só a Zon listou.
Para chumbá-la.

"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Por cada reunião do conselho de administração das cotadas do PSI--20, os administradores não executivos- ou seja, sem funções de gestão - receberam 7427 euros. Segundo contas feitas pelo DN, tendo em conta os responsáveis que ocupam mais cargos deste tipo, esta foi a média de salário obtido em 2009. Daniel Proença de Carvalho, António Nogueira Leite, José Pedro Aguiar-Branco, António Lobo Xavier e João Vieira Castro são os "campeões" deste tipo de funções nas cotadas, sendo que o salário varia conforme as empresas em que trabalham.
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

HUMOR MOÇAMBICANO

É SÓ UM GATINHO


clique para ampliar


JORNAIS DE HOJE

clique para ampliar