17/09/2019

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

.

.
108-ARTE ARRISCADA
REALCE
Interpretação:
Joana Calado

Realização:

Joana Calado,
Mariana Branco,
Patrícia Nunes
Edição:
Mariana Amorim,
Mariana Godet,
Pedro Miranda




FONTE:  Isabel Branco
.
.
.

ENGENHARIA DE TOPO/12

12.4-Ponte à prova de sismos



FONTE: Universo do Documentário

. .
.
V - DITADORES
1-IDI AMIN DADA




FONTE:  documentarios online  

.
.
A MAIOR RAIA DE ÁGUA DOCE
QUE EU JÁ VI


COM RICHARD RASMUSSEN

As nossas séries por episódios são editadas no mesmo dia da semana à mesma hora, assim torna-se fácil se quiser visionar episódios anteriores.

.

CÉLIA CORREIA FRANÇA

.






O doente oncológico e
 o novo Código do Trabalho

Sendo o cancro uma realidade que afeta cada vez mais pessoas, o legislador procurou dar uma maior proteção e clarificação em relação ao doente oncológico.

A sociedade civil tem vindo a exigir um alargamento da proteção dada ao doente oncológico trabalhador.

O doente oncológico gozará a partir de 1 de outubro de 2019 de um regime jurídico próprio, a nível laboral - a Lei n.º 93/2019 de 4 de setembro de 2019 -, que veio alterar o Código do Trabalho (CT), nos seus artigos 85.º a 87.º - inseriu, expressamente, o doente oncológico nas normas de proteção já dadas ao trabalhador deficiente e ao doente crónico.

Tais medidas visam evitar que o doente oncológico seja estigmatizado como trabalhador menos produtivo; e/ou, que, eventualmente, possa representar um maior encargo para as empresas, pois na realidade ainda nos dias de hoje existe muito preconceito em relação ao doente oncológico. Principalmente, ao nível da manutenção do posto de trabalho e, também, ao nível da progressão e promoção na carreira profissional - o cancro não tem de ser o equivalente a uma sentença de morte a nível profissional.

Esta alteração é, no fundo, um alerta à sociedade para que haja mais humanismo no mundo do trabalho, pois é uma realidade crescente e que poderá atingir qualquer pessoa.

O Estado passa a ter o dever de estimular e apoiar a ação do empregador na contratação do doente oncológico e na sua readaptação profissional.

Trabalho suplementar
A Lei n.º 93/2019 salienta que o empregador pode adotar medidas de ação positiva a favor do trabalhador oncológico, desde que não impliquem encargos desproporcionais.

Não é aceitável pela sociedade civil, nos dias de hoje, que um doente oncológico não progrida na carreira só por ser doente oncológico. Se mesmo doente, estiver em igualdade de circunstâncias com os seus colegas, é de toda a justiça que tenha o mesmo tratamento a nível salarial e de progressão, e é uma realidade que muitas vezes não acontece.

Porém, não podemos ignorar que um trabalhador com cancro não está propriamente em igualdade de circunstâncias como um trabalhador saudável - pois o cansaço, a incapacidade para certos esforços físicos, as indisposições ou a perda de memória são sequelas típicas dos tratamentos oncológicos, que podem limitar a capacidade de trabalho. Tendo em conta estas circunstâncias, o doente oncológico poderá ser dispensado da prestação de trabalho se esta prejudicar a sua saúde ou segurança. Não é obrigado a prestar trabalho suplementar. E, por equiparação ao trabalhador deficiente e doente crónico, o doente oncológico pode ter um horário organizado de acordo com o regime de adaptabilidade; e, pode ser dispensado de trabalhar entre as 20 horas e as sete horas do dia seguinte, mas se pretenderem que o doente oncológico trabalhe depois das 20 horas deverá ser submetido a exame de saúde previamente ao início da aplicação do horário em causa.

A violação destas normas poderá constituir contraordenação grave ou muito grave.

Perdeu-se, no entanto, a oportunidade de legislar o pagamento da baixa médica, paga a 100%, ao doente oncológico - tal como acontece no caso do doente com tuberculose.

O doente oncológico, com uma incapacidade igual ou superior a 60%, devidamente atestada, beneficia de alguns direitos a nível fiscal (isenções de IRS e IUC), da banca, dos seguros, da Segurança Social e fica dispensado do pagamento das taxas moderadoras junto do SNS. E, a partir de agora, está também mais protegido a nível laboral.
 
* Jurista da Ordem dos Contabilistas Certificados

IN "JORNAL DE NEGÓCIOS"
15/09/19

.
.


2034.UNIÃO



EUROPEIA




.
250-BEBERICANDO



COMO FAZER
GREEN PASSION
COM
MARCO

.
.
11-LENDAS DA CIÊNCIA
11.3 - EMERGIR



FONTE:  DocumentariosCiencia

.
.

Henrique Feist e Vanessa Silva

Broadway's Medley


.
.

DO MAR, O LIXO
~4~
匕モ尺尺口尺!
Ø ŁเҳØ €کРДŁЋДÐØ ŋØک Ø¢€ДŋØک



TERROR! O LIXO ESPALHADO NOS OCEANOS!!! 

Milhares de toneladas de lixo são despejados nos oceanos todos os anos. 
Esse lixo contamina as águas e por consequência mata muitos animais.

O que podemos fazer para impedir esse terror que acontece nas águas do mundo todo? 


FONTE:  ANIMAL TV
.

Os glaciares estão 
a desaparecer a olhos vistos



FONTE:  euronews

.
.

Aos 12 anos, Lilly reserva 
uma hora por dia para 
"pescar" lixo em Banguecoque




FONTE: Observador

.
.

COMBOIO DE VEÍCULOS MILITARES
DA GUERRA DE 1914-1918/1



To commemorate the 100th Anniversary of the the end of the First World War and to celebrate the 50th Anniversary of the Great Dorset Steam Fair. A special WW1 Convoy was organised to run from the Tank museum at Bovington to Tarrant Hinton at the Show Ground. This film covers the the convoys journey from Bovington to Blandford Forum.


FONTE:  04clemea

.
.
AMEN

.
.

2099
Senso d'hoje
DANIEL OLIVEIRA
AUTOR, ESCRITOR
ANALISTA POLÍTICO
Programa eleitoral do PAN
é delirante



* Excertos de debate no programa EIXO DO MAL exibido na SIC a 12/09/19


FONTE:  SachenSachenSachen

.
.

7 FACTOS SOBRE OS LOBOS


.
.

BOM DIA


.
:.


84-CINEMA
FORA "D'ORAS"
IV-V口口 93


ち工れ口ㄗちモ:

Voo 93 é um filme norte-americano do gênero drama baseado nos atentados terroristas ocorridos nos Estados Unidos no dia 11 de setembro de 2001. 

Foi dirigido por Paul Greengrass e estrelado por Christian Clemenson.
O filme mostra o drama vivido pelos passageiros do voo 93 da companhia aérea United Airlines no dia 11 de setembro de 2001 que teria sido abatido pelos próprios passageiros.

O filme teve sua estreia na América do Norte em 28 de Abril de 2006. Dez por cento de sua receita nos três primeiros dias de exibição foram doados para a criação de um memorial as vítimas do voo United 93.


FONTE: Plantão de Notícias