21/02/2023

UMA GRAÇA PARA O FIM DO DIA

 .

.

.
265-ARTE ARRISCADA
Vita Morte e fiori

Interpretação:
Atsushi Takenouchi
Música:
Hiroko Komija  
Produção:
CTR Centro Teatrale di Ricerca
Venezia


 
 
 FONTE: centro teatrale di ricerca.
.

ENGENHARIA DE TOPO/42

42.1-Ponte-Chinesa


FONTE:DOCUMENTÁRIOS ptfelicitas
.

 

XXXIII - AS ESPOSAS
DOS DITADORES
4-As Ilusionistas


(CONTINUA PRÓXIMA TERÇA)


FONTE:    Arthur Monteiro


NR: Infelizmente a qualidade de imagem do último episódio desta interessante série é má. Não encontrámos conversores para apresentar melhor e só decidimos editar pela importância do conteúdo histórico revelado pela voz off.
As nossas desculpa por culpa a que somos alheios..
.
Viagem ao Centro da Terra/1


Super Vídeos BR
.

VIRIATO SOROMENHO MARQUES

 .



O "meteorito" que
faz regressar Lutero

Ao escutar o Relatório sobre os abusos sexuais cometidos no âmbito das atividades da Igreja Católica (IC), sobretudo por membros do clero, com incidência sobre menores que, tal como os seus pais, deles esperariam educação e proteção, em vez de uma criminosa predação, não me foi possível evitar o aflorar à memória das declarações de Manuel Linda, em abril de 2019.

Nessa altura, o ainda bispo do Porto, comparava os abusos cometidos na sua diocese à colisão de um meteorito, não necessitando, pela sua manifesta irrelevância, de qualquer investigação organizada. 

Afinal, Portugal não goza de qualquer estatuto excecional. Os infernos ocultos de desordem sexual contra crianças não são diferentes daqueles que foram revelados pelos Boston Globe, em 2002, na diocese de Boston. Nem diversos dos sinistros labirintos de perversidade dos relatórios de 2009 (Irlanda) e 2011 (Holanda) que manifestaram o padrão "endémico" dos abusos na IC. 

Um relatório semelhante, na Austrália, chegava ao ponto de quantificar em 7% o número de sacerdotes da IC que entre 1950 e 2017 tinham cometido crimes de abuso (recomendo aos leitores a consulta dos numerosos artigos que Fernanda Câncio tem dedicado ao assunto nas páginas do DN). No nosso caso, os autores do Relatório estimam numa centena o número de sacerdotes abusadores ainda no ativo. 

Na verdade, o meteorito da metáfora do bispo do Porto revelou-se como um poderoso asteroide com efeitos demolidores ainda longe de poderem ser avaliados.

Esta Comissão foi nomeada pela IC, mas seria um erro pensar que a responsabilidade pelos passos a seguir à divulgação deste Relatório cabe exclusivamente à IC. Inclino-me para crer que o essencial pertencerá aos três poderes do Estado. É verdade que a IC é autónoma e muito mais antiga que o Estado português, e que este muito lhe deve - contrariamente à "lenda negra" eivada de um certo jacobinismo de que tudo foi mau - desde a fundação do Reino de Portugal. Todavia, o que este Relatório coloca como desafio é a clarificação de zonas cinzentas subsistentes na relação entre o Estado e a Igreja Católica. O que está em causa é impedir a omissão do Estado quando urge uma intervenção mais musculada na defesa de direitos humanos fundamentais de menores e jovens, no quadro das instituições tuteladas pela IC.

No fundo, este Relatório desperta a polémica da tese, suscitada por Lutero em 1520, na alvorada da Reforma protestante. Num texto dirigido à nobreza alemã, Lutero criticava os "três muros do papismo", sendo o primeiro o da superioridade do poder do clero sobre "o poder temporal". Muito embora a nossa Constituição reconheça a separação entre o Estado e as igrejas (artigo 41.º da CRP), e a IC já não goze do estatuto de "Religião da Nação Portuguesa" que lhe outorgou o artigo 25.º da nossa primeira Constituição, quase liberal, de 1822, a verdade é que sobrevive ainda uma residual condição de privilégio que separa os sacerdotes do cidadão comum na relação com a Justiça. Como diria Lutero, o clero católico goza de um estatuto de "estado ou ordem" (Stand), protegendo a sua "função ou cargo" (Amt) numa espécie de santuário que dificulta a ação da Justiça. Para cumprir o desígnio da plena universalidade da lei, acabando com os resíduos medievais de legislações paralelas, que se reveja o Código Penal e a própria Concordata, se considerado necessário. 

Depois do Relatório, não dar este passo, seria uma cumplicidade ativa do Estado com a perpetuação de crimes hediondos.

* Professor universitário

IN "DIÁRIO DE NOTÍCIAS" - 18/02/23.

 

 

3267.UNIÃO


EUROPEIA

PORTUGAL
É MELHOR ENSINAR CRIANÇAS
 OU CONSTRUIR PALCOS?
Maioria dos menores ucranianos
não frequenta escolas portuguesas 




FONTE:   euronews   


putin  HUYLO

putin é um canalha.


423-BEBERICANDO

COMO FAZER
"DRINK BLUE WAVE"

FONTE:Mundo dos Drinks

 .

XXVI-OBSERVATÓRIO DE QUASE TUDO

1-TECLA TÓNICA
Sobre a alquímia da electrónica
na música em Portugal


(ATÉ À PRÓXIMA TERÇA)

A música electrónica tem o dobro da idade do Rock’n’Roll, e em Portugal, antes da sua emancipação comercial, vários foram os intervenientes que pintavam a contemporaneidade tentando estender o seu léxico musical com a modernização existente. “Tecla Tónica” explora a alquimia da electrónica na música em Portugal e dos seus reprodutores, desenhando a própria génese de uma maquina como o sintetizador. Documentando a cronologia da evolução tecnológica do género, presente desde as primeiras peças de electroacústica da década de 60 até ao panorama actual, este documentário viaja pela pop electrónica da década de 80, pela emersão do sampling, culminando na liberdade da pista de dança. Realizado e produzido por Eduardo Morais (“Meio Metro de Pedra”/ “Música em Pó” / “Uivo”), este documentário surge de uma sinergia entre o próprio e a Jameson Irish Whiskey, levada a cabo durante o ano de 2015, sobre este género tão fresco como quando por cá surgiu.


FONTE:   Eduardo Morais.
.
Sara Correia
Balada de outono


.

ƮɾᥲꙆᖾᥲ⳽ & Ʈɾᥙϙᥙᥱ⳽
131-tɾᥙϙᥙᥱ⳽ ᥴoຕ ᥴoຕɩᑯᥲ/30


FONTE:IDEIAS INCRÍVEIS

 .

3̷0̷ A̷N̷O̷S̷, 3̷0̷ H̷I̷S̷T̷Ó̷R̷I̷A̷S̷

16- Ɛяα υмα єѕρє́cιє αмєαçα∂α: α єѕραηтσѕα
яєcυρєяαçα̃σ ∂α cєgσηнα-вяαηcα єм Ƥσятυgαℓ



* Que país éramos há 30 anos? E que país construímos desde então? Conheça as 30 histórias que foram notícia no primeiro ano de emissão da SIC e o que aconteceu aos seus protagonistas nas três décadas seguintes. Uma viagem no tempo com os dados da PORDATA. 

No décimo sexto episódio desta série «30 anos, 30 histórias» recorda-se que há 30 anos, a cegonha era uma espécie ameaçada em Portugal. Entretanto, tornou-se sedentária, já não passa o inverno em África e vive agora todo o ano por cá. A espantosa recuperação da cegonha-branca é, no entanto, uma exceção. Nas últimas três décadas, as aves das zonas rurais sofreram um grande declínio em Portugal e em toda a Europa.

FONTE:  ffmspt.
.
𝕮𝕴𝕹𝕰  𝕮𝕷𝖀𝕭𝕰
       163) Não foi burrice sua
       acreditar nesse filme
       TÁR (Óscar 2023)


FONTE:  EntrePlanos
.

 .

SÉCULO XX

LOURENÇO MARQUES-MOÇ.

ANTES DE 1929



FONTE:   Magno Antunes.

 .

Queɱ ʄez estɑ ɱσƞtɑgeɱ é ɱuitσ ɱɑu, ɱɑs teɱ gɾɑçɑ


 * Há gente muito má não é BRUNO?.

.
3346
Senso d'hoje
DANIEL SAMPAIO
MÉDICO PSIQUIATRA
PROF. UNIV. JUBILADO
ESCRITOR
Acredita que a Igreja não defende a
 educação sexual como arma fundamental 
 na prevenção do abuso sexual no sentido
de promover uma sexualidade saudável



* Entrevista conduzida por ANA CATARINA ANDRÉ e DANIELA CARMO

** Programa "HORA DA VERDADE

FONTE:  PÚBLICO.
.
.

Divertindo-se


.
.

BOM DIA

.